Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento com Abdução - a modinha do momento


Locemar

Post Destacado

  • Moderador

Por Paulo Gentil

 

post-69938-0-03675800-1389923693_thumb.j

 

Nessas férias estou me divertindo com algumas invenções. A nova (para mim) é um tal agachamento na cadeira abdutora! Nesse exercício, se realiza um "agachamento" concomitantemente com a abdução de quadril. Bem, poderíamos discorrer sobre Fisiologia, Biomecânica... mas é possível simplificar a análise.

Façamos um pequeno teste: segure o sabonete molhado entre suas mãos, deixando apenas um pequeno espaço livre acima. Agora, aperte! O que acontece? Ele vai pular, né!? Sim, dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e, como o sabonete não pode atravessar suas mãos, ele irá para o lugar de menor resistência! Agora, pensemos no "agachamento" na cadeira abdutora. Há uma máquina te espremendo e você não pode atravessar a máquina... então, qual o caminho mais fácil? Ir para cima, para o local de menor resistência!

Dessa forma, o movimento poderia ser considerado um anti-agachamento, pois se faz força para sentar e não para levantar! Mas, calma aí! O movimento de extensão de quadril, no qual o glúteo trabalha é justamente o movimento de levantar, ou seja, o contrário do que está sendo sobrecarregado. Assim, nessa variação, o que faz seu corpo voltar à posição inicial é basicamente a força da gravidade, força dos membros superiores e um pouco da ação dos abdutores para livrar o espaço. Dessa forma, no final das contas, o que se está fazendo é brincar de gangorra com a máquina. 

Ah, há também um pouco de abdução, mas de uma maneira muito esquisita (ou será que é normal e eu que estou ficando velho?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Moderador

Pior é o comentário do "personal" que postou o vídeo:

 

"Uso como último exercício sempre. Há mais sobrecarga sobre a musculatura de coxas e glúteos e um leve recrutamento do core em função do equilíbrio"

 

O único agachamento que a mulher está fazendo aí é com a resistência do próprio peso (imagino como isso deve ser pesado) e segundo ele, há leve recrutamento do core. Ou seja, se tu faz a porcaria do agachamento completo vc continua estimulando muito mais as coxas, muito mais o glúteo e infinitamente mais o core. No final, os básicos continuam ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara... tenho visto muito isso, a mulherada fazendo abdução com o rosto de frente pro encosto do banco tmb, ou seja, ao contrário!!! e já vi a mulherada tentando fazer em pé na cadeira abdutora...

porra o povo tá original esse ano viu!!! to quase indo treinar de venda nos olhos na academia pra não ter um infarte!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...