Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

TPC feminina - Detalhes e Importância


Mestre

Post Destacado

A mulher tem como origem ovariana a produção de Estrogênios, tendo como percursores para isso os Androgênicos(predominante nos hormônios Masculinos), isso obriga a mulher a primeiro ter que produzir hormônios masculinos para, posteriormente, poder transforma-los em hormônios femininos1. Como mostra a ilustração abaixo:

testosterona estrogênio.jpg

Esse árduo trabalho ovariano que promove a transformação dos Androgênicos em Estrógenos, que se traduz em um processo bioquímico chamado aromatização, com o passar do tempo causa a atresia ou morte dos Folículos Ovarianos, que traz um esgotamento dos ovários em um prazo de 50 anos aproximadamente1.

Desta forma se acredita que a administração exógena(via externa) de Anabolizantes, no pós ciclo, pode causar nas mulheres um aumento no nível dos Estrogênios.

Todo Anabolizante tem a sua parcela Andrógena, uns mais e outros menos, pois não há como dissociar a parte Anabólica da parte Androgênica nos Anabolizantes, e ao inserir uma substância com uma parcela Andrógena no delicado sistema hormonal feminino, pode ser a causa da mulher ter seus níveis de Estrogênios desregulados pós ciclo.

Mas nem todo o desarranjo do ciclo hormonal feminino, tendo como base o uso de Anabolizantes, acontece devido ao aumento dos Estrogênios, pois ainda podem existir outros meios de ação, onde os Anabolizantes poderiam influenciar no ciclo hormonal feminino.

Nem todo Anabolizante aromatiza, ou seja, se converte em Estrogênio, onde podemos citar como exemplo a Oxandrolona5,6, mas mesmo assim existem casos relatados de inconsistências no ciclo hormonal feminino com o uso de Oxandrolona, causando problemas no ciclo menstrual, como o caso da amenorreia, que se caracteriza pela ausência da menstruação, durante ou após um ciclo de Anabolizantes e, acredita-se, que isso seja pelo motivo inibitório que alguns Anabolizantes possam ter nos hormônios FSH e LH, que controlam o processo do ciclo hormonal feminino4.

Na figura abaixo, podemos acompanhar o ciclo da Ovulação e Menstruação:

Mestruação.jpg

Podemos observar partindo da hipófise que a liberação de LH(hormônio Luteinizante) e de FSH (Hormônio Folículo Estimulante) acabam por estimular os Folículos Ovarianos a transcrever aquilo demonstrado na primeira figura, originando uma liberação de Estrogênios. Estrogênio que por sua vez, em uma primeira etapa acaba a nível do Hipotálamo inibindo a liberação de GnRH, que por sua vez diminui as concentrações de LH e FSH2.

Portanto o nível de Estrogênio pós ciclo de Anabolizantes nas mulheres, entre outras coisas, podem influenciar e desregular o ciclo menstrual, causado por variações abruptas e anormais nos níveis de LH e FSH no corpo feminino.

O uso de Drogas como Tamoxifeno e Clomifeno pós ciclo de Anabolizantes, podem estimular novamente a liberação do GnRH3 na mulher, ajudando dessa forma a regular a ação do Estrogênio promovendo a liberação de LH e FSH pela Hipófise, fazendo com que seja mais propícia a regulação do ciclo menstrual.

Algumas fontes, como o Dr. Michael Scally por exemplo, acham melhor no caso Feminino, ir reduzindo aos poucos a dose do Anabolizante no final, na tentativa de que o próprio corpo feminino consiga lidar com a situação e regular todo o complexo quadro hormonal feminino.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 – Dr. Nelson Soucasaux Ginecologista

2 – UFRS – Midias digitais, Fisiologia2

3 –  Inhibition of luteinizing hormone secretion by testosterone in men requires aromatization for its pituitary but not its hypothalamic effects: evidence from the tandem study of normal and gonadotropin-releasing hormone-deficient men. Pitteloud N, Dwyer AA, DeCruz S, Lee H, Boepple PA, Crowley WF Jr, Hayes FJ. J Clin Endocrinol Metab. 2008 Mar;93(3):784-91. Epub 2007 Dec 11

4 - IP, E. J. et al. Women and anabolic steroids: an analysis of a dozen users. Clinical Journal of Sport Medicine, New York, v. 20, no. 6, p. 475-481, 2010

5 - William Llewellyn’s, Anabolics E-Book Edition 2011

6 - Rea, Author L., 2002, Chemical Muscle Enhancement: Bodybuilders Desk References

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

7 horas atrás, Loirafitness disse:

Muito bom, mestre! 

Eu tenho uma dúvida: No meu caso, estou tomando anastrazol pós ciclo, para inibir o estrogênio (me corrija se estiver errada). Devo tomar clomid tb? 

Precisaria ver como estão atualmente seus níveis de Estrogênios, principalmente o Estradiol. Pois precisaria avaliar como o Anastrozol estaria agindo, pois pode ser que seus níveis de Estrogênio já estejam normais com o uso do Anastrozol, e dependendo da dose usada e de como seu corpo está reagindo à isso, pode até ser que o seu Estrogênio já esteja até abaixo do aceitável pra uma mulher, dependendo ai de como seu corpo está reagindo ao Anastrozol. E no caso, ficar também com o Estrogênio muito baixo não é bom, e se ele já estiver baixo e você usar o Clomid que é um anti-estrogênico, pode assim causar uma menor ação ainda do Estrogênio.

E lembrando também, que a mulher pode alterar seu ciclo de ovulação e menstruação usando o Clomid, e pode acontecer ai uma gravidez indesejada.

Precisa ver isso mesmo bem certinho para poder falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
39 minutos atrás, PWS Couple disse:

@Mestre alguma diferença ocorre em mulheres que já tenham feito laqueadura? (Fora o fato de não engravidar, claro)

O esquema da imagem lá em cima na postagem, que demostra a Ovulação e a formação do Corpo Lúteo, ocorre igual nas mulheres que fizeram laqueadura. E é esse o processo na mulher, que é responsável por parte do ciclo hormonal feminino, por tanto, em tese, as mesmas consequências em termos de desregular o ciclo hormonal feminino que o Anabolizante pode causar em uma mulher que não fez laqueadura, vai acontecer com uma que fez laqueadura, sem que sejam esperados maiores ou diferentes efeitos colaterais em mulheres que se submeteram a uma laqueadura.

Algumas mulheres acabam tendo alguma alteração no ciclo menstrual, depois da laqueadura, fato não bem esclarecido, mas não daria para falar que isso causaria alguma espécie de disfunção hormonal na mulher que fez uma laqueadura. Portanto eu acho que o ciclo de Anabolizantes vai afetar igual as mulheres que fizeram ou não uma laqueadura, sem que haja uma problema maior por parte das mulheres que se submeteram ao processo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...