Pular para conteúdo

Foto
- - - - -

MEC CRIA UM 4º ano NO ENSINO MEDIO...

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas a este tópico

#1 Lombrão

Lombrão

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6.410 posts

Postado 21 agosto 2003 - 10:36

Carla Bittencourt

O que você acharia de passar mais um ano na escola, depois do 3º ano, fazendo matérias ligadas ao que escolheu no vestibular, cursos técnicos ou voltados para o mercado de trabalho? A pergunta, pelo menos por enquanto, ainda fica na hipótese. Mas pode tornar-se realidade em todas as escolas do país: o Ministério da Educação (MEC) propôs a implementação opcional de um 4º ano no ensino médio. Inventamos um personagem para divagar sobre essa idéia. E como ela pode vir a acontecer, pedimos a jovens “de verdade” que pensassem na mesma pergunta. Veja no que deu (e aproveite para pensar você também sobre o assunto).

Falta o tempo para estudar

A questão maior da ampliação de um ano no currículo do Ensino Médio é o fato do aluno, muitas vezes, não ser estimulado a aproveitar o tempo que passa na escola. Estímulo não quer dizer que todas aulas devam ser dinâmicas, toda disciplina exigir trabalho ou todo professor contar piada, seria melhor que o programa do conteúdo fosse mais inteligente. O programa atual talvez seja a maior dificuldade em conseguir bons resultados no fim da vida colegial.

As universidades têm razão ao reclamar da falta de preparo dos alunos em relação às competências básicas, mas não fazem nada para reverter o quadro. O atual conteúdo do Vestibular da Ufba é um grande entrave para uma boa formação do futuro universitário. Não há como ensinar o aluno a pesquisar, analisar as questões com calma e desenvolver seminários criativos, e ao mesmo tempo aprofundar o aluno em todas as áreas do conhecimento, mesmo as que ele nunca vai utilizar na sua profissão (para passar no vestibular de economia da Ufba, terei que saber coisas sobre a Tabela Periódica que o próprio Mendeleyev ficaria abismado). É por isso que não há tempo de formar um aluno que consiga pesquisar e produzir conhecimento na universidade. Criaria-se um quarto ano para aprofundamento nas matérias de interesse do estudante, mas não seria resolvida a principal questão: para onde todo esse conteúdo vai? (fernando pacheco,17, é escritor e estudande do 3º ano do ensino médio)

Tudo o que eu mais quero é acabar logo a escola. Entrar na faculdade, que dizem que é um mundo totalmente diferente. Então, para quê mais um ano? Seria melhor distribuir as matérias que a gente aprende durante os outros anos. Só que as escolas te fazem decorar muito e aprender pouco - Bruna Carvalho, 16, 2º ano do Isba

Estudo muito porque quero tentar Medicina e ainda tenho que ajudar lá em casa. Trabalho de tarde e dou banca de noite. Tirando matemática, sou muito boa aluna. Dou um jeito, não deixo nada atrapalhar minha decisão em ser pediatra. Talvez com esse 4º ano, fosse melhor para a gente, de escola pública, talvez aumentasse nossa chance. Mas eu também acho que os outros anos precisam melhorar. Quelly Mota,17, 1º ano do Colégio Estadual Manoel Novaes

Tenho algumas dúvidas quanto ao 4º ano, mas iria tentar cursá-lo como se estivesse dentro da faculdade. Estou tentando medicina há três anos. Estudo muito, mas o emocional me atrapalha na hora da prova. No 3º ano foi fogo, quando chegou no final, só tinha estressado. Se o 4º ano mudar isso, ótimo. - Paulo Santana Filho, 21, faz cursinho no Mendel

FONTE JORNAL A TARDE

1mr

#2 Lombrão

Lombrão

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6.410 posts

Postado 21 agosto 2003 - 10:39

E AÍ? O QUE A MENINADA ACHA DE ESTUDAR MAIS UNM ANINHO?
É UMA VIAGEM, SE POR UM LADO SE CRIA MAIS UM ANO, OS SUPLETIVOS E ACELERAÇÕES CRESCEM A CADA DIA...
PARADOXO! OPINEM...

#3 dtzao

dtzao

Avançado

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 672 posts

Postado 21 agosto 2003 - 10:53

sai fora, estou no segundo ano aki rezando pra xegar no 3o. e acabar de vez, um 4o. eu nao suportaria hehehe

#4 Visitante_The Phoenix_*

Visitante_The Phoenix_*
  • Visitantes

Postado 21 agosto 2003 - 11:03

Ainda bem q já acabei o colegial !

tá loko...

Não sei se tou errado...mas existe coisa mais inútil do que o colegial ?

Pra mim 1o e segundo grau vai ficando menos important em ordem cronológica mesmo.
A 1a série é a mais importante...onde se aprende a ler mesmo...escrever..gramática..e tal..quando a criança tem q levar a série.
Na 8a série já é um preparo para a coisa mais chata e monótona e inútil que existe: O colegial.
Ce vai aprendendo coisas q vc raramente vai usar na sua vida.claro que tem uns lances úteis..mas a maioria das coisas úteis foram no ginásio...primário principalmente !

Pow..e o MEC ainda quer colocar mais 1 ano ? fala sério !

#5 guiespm

guiespm

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.415 posts

Postado 21 agosto 2003 - 11:07

PÔ..TUDO A VER...

17 anos naum é suficiente pra vc ter certeza dakilo q ker..além disso qto mais informação tiver, melhor..eu mesmo, q no 2º ano tive q me decidir do q ia fazer da vida..escolhi exatas, passei em engenharia pra ver q era uma merda, q naum tinha nada do q eu keria..fikei mais um ano perdidaço e eis q conheci o q era administração e o q envolvia..resultado: show d bola..eu acho q ficará melhor sim..

#6 Visitante_The Phoenix_*

Visitante_The Phoenix_*
  • Visitantes

Postado 21 agosto 2003 - 12:04

Bom..se for por esse lado...acho q nem com 20 é legal se decidir..

a maioria das pessoas q conheço tem profissiões diferentes dakilo que estudou na faculdade !

#7 j i u

j i u

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 5.088 posts
  • Website

Postado 21 agosto 2003 - 12:28

ainda bem que ja saí do colegio a 3 anos e meio

#8 Kasmodan

Kasmodan

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 133 posts

Postado 21 agosto 2003 - 01:08

Colegial hoje não serve pra nada, não ensina nada, é apenas aula pra tentar se passar na merda do vestibular.

#9 Lombrão

Lombrão

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6.410 posts

Postado 21 agosto 2003 - 03:10

O 4º ano seria legal pois seria opcional, ou seja, faz quem quer... com a extinção do ensino tecnico como era antes, e a deficiencia do sistema SENAT no treinamento de jovens , seria uma saida para ajudar a profissionalizar o estudante do ensino medio , atraves de cursos voltados a realidade de mercado e estagios... seria como ter um ensino colegial e ao mesmo tempo profissionalizante... suprindo a "inutilidade" apontada pelo PHOENIX...

o governo lula tá com umas propostas ousadas em avaliação educacional... depois do 4º ano do ensino medio vão tentar abolir o provão para os alunos e só avaliar o quadro docente(os professores)...

#10 Visitante_M.Bernes_*

Visitante_M.Bernes_*
  • Visitantes

Postado 22 agosto 2003 - 10:39

Ainda bem que eu ja to terminando o 3.......só que eu bombei o 1...........definitivamente,escola não é um lugar legal....

#11 Visitante_Gui01_*

Visitante_Gui01_*
  • Visitantes

Postado 22 agosto 2003 - 12:54

ceis tao loko!! so depois que vc sai da escola vc ve que ela eh uma coisa muito boa!!!
em que lugar que vc for trabalhar na sua vida vc vai poder zuar tanto qnt zoa na escola?? rodeado de amigos e mulheres e aprontando por ai?
e outra, enquanto vc ta na escola, vc tem uma moral, pq vc pelo menos fingi que faz alguma coisa!!!

#12 Lombrão

Lombrão

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6.410 posts

Postado 22 agosto 2003 - 12:59

Afe, ainda bem q jah passei por essa fase

eu também... :roll: :wink:
apesar de que foi uma epoca legal em minha vida, tudo muito mais simples...

#13 Morpheus-SP

Morpheus-SP

Intermediário

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 256 posts
  • Website

Postado 22 agosto 2003 - 01:01

Bom..se for por esse lado...acho q nem com 20 é legal se decidir..

a maioria das pessoas q conheço tem profissiões diferentes dakilo que estudou na faculdade !

pow... eu conheço pessoas que mesmo depois de ter tido uma carreira de sucesso em alguma area (la pelos 40 anos) ainda não tem certeza se esta na carreira certa... :-? :-? :-? tah certo que rola um lance de psico ai tb na historia....

escola/faculdade é muito bom.. hehehe.. pena que soh descobri depois de formado... na epoca que eu fazia facul mais bebia do que assitia as aulas... pow.. tenho uma puta vontade de estudar... toh ate pensando em fazer outra facul ano que vem... acho que vai ser de marketing agora...

hehehe

[ ]s

#14 g_roots

g_roots

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3.803 posts

Postado 22 agosto 2003 - 01:01

ceis tao loko!! so depois que vc sai da escola vc ve que ela eh uma coisa muito boa!!!
em que lugar que vc for trabalhar na sua vida vc vai poder zuar tanto qnt zoa na escola?? rodeado de amigos e mulheres e aprontando por ai?
e outra, enquanto vc ta na escola, vc tem uma moral, pq vc pelo menos fingi que faz alguma coisa!!!

po gui tb acho cara

colegial eh bem loko, a mulecada descobrindo a vida, zuando feito uns animal na sala, mulherada pagando mo pau, churras da sala etc

se tivesse 5 anos de colegial eu faria os 5 com orgulho

quem ta dizendo q nao curtiu colegio eh pq era nerd

#15 CKIKO

CKIKO

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 4.042 posts

Postado 22 agosto 2003 - 01:18

po gui tb acho cara

colegial eh bem loko, a mulecada descobrindo a vida, zuando feito uns animal na sala, mulherada pagando mo pau, churras da sala etc

pode cre.
colegial foi a melhor época da minha vida. ahahahaha. qm ve pensa q so mó idoso né! OAIUEhiiuAE
colegial num tava nem ai pra escola. so zuava.
agora na facul vc toma mais responsabilidade, claro que aidna dá umas zuadinhas, mas nada de avacalha igual na escola, pq o q vc aprende lá na facul é pro tu futuro, pro teu ganha pão.
na escola presta atenção pra q em aula de quimica, biologia, literatura, historia, geografia... ?!?!
so pra qm vai faze faculdade relacionada com alguma dessas máterias. como nao era meu caso so ficava bagunçando na sala.
qnd eu tava no 1 colegial meu irmao saiu da escola e eu falava pra ele "q sorte a sua, quero sai logo da escoal tb", e ele falava pra mim "q nada, escola é ótimo, qnd vc sai q vc vai ve, vai quere volta".
e agora q eu sai, faria tudo pra volta.
boa época da escola.
varias festinha de fim de ano....
saudade viu.

#16 paullao

paullao

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 3.131 posts

Postado 23 agosto 2003 - 01:31

po gui tb acho cara

tb achei minha epoca de colegial mto loka, soh que nao faria 5 anos de colegial como vc disse, pq o bom mesmo eh saber que depois que vc entra na facul tem muito mais zueira, muito mais churras, e muuuuuuuuuuuito mais mulherada!!! 8)

#17 dansf

dansf

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.898 posts

Postado 24 agosto 2003 - 10:11

po to nu 2 colegial e até gostaria q tivesse um 4 colegial ehehe meu colégio eh mto loko lá ten vários mlk fmrz , várias mina gente boa e só zuação todas as aulas ´, fico vaganbundeando o dia td sem ter q me preocupar com vestibular, trampo ,profissão etc.........melhor faze da vida........sem contaq quando vc sai da escola vc perde contato com mta gente q vai morar em outras cidades , faz intercambio etc........

#18 Taerone

Taerone

Gostosão do Forum

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 18.445 posts

Postado 24 agosto 2003 - 08:38

po gui tb acho cara

pode cre.
colegial foi a melhor época da minha vida. ahahahaha. qm ve pensa q so mó idoso né! OAIUEhiiuAE
colegial num tava nem ai pra escola. so zuava.
agora na facul vc toma mais responsabilidade, claro que aidna dá umas zuadinhas, mas nada de avacalha igual na escola, pq o q vc aprende lá na facul é pro tu futuro, pro teu ganha pão.
na escola presta atenção pra q em aula de quimica, biologia, literatura, historia, geografia... ?!?!
so pra qm vai faze faculdade relacionada com alguma dessas máterias. como nao era meu caso so ficava bagunçando na sala.
qnd eu tava no 1 colegial meu irmao saiu da escola e eu falava pra ele "q sorte a sua, quero sai logo da escoal tb", e ele falava pra mim "q nada, escola é ótimo, qnd vc sai q vc vai ve, vai quere volta".
e agora q eu sai, faria tudo pra volta.
boa época da escola.
varias festinha de fim de ano....
saudade viu.

EU TB ACHU.....TO NO 3º E JÁ TO SENTINDU SALDADES QUANDU ACABAR.....SOU TAO FAMOSO,POPULAR E MAU NA ESCOLA EM Q ESTUDU! :lol: (MODESTIA PARTE)
MAS UM QUARTO ANO???E O EXERCITO COMO É FARIAM????

#19 driano

driano

Expert

• Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 6.631 posts

Postado 24 agosto 2003 - 09:04

do jeito que tah a educação nesse país, se o ensino médio fosse feito em 10 anos,daria na merma ou seria até pior pq muitos desitiriam.

eh muito melhor ter qualidade do que quantidade,tanto eh que os melhores colégios fazem assim,tem puxar muito por isso os melhores saum sempre o CM e o resto eh tudo pago,e no mínimo a mensalidade eh 600 contos.

0 usuário(s) visualizando

0 membros, 0 visitantes, 0 utilizadores anônimos

Lipo 6