Pular para conteúdo

Foto
- - - - -

queima de gordura/musculos


  • Por favor, faça o login para responder
6 respostas a este tópico

#1 Necr0Potenc3

Necr0Potenc3

    Expert

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.601 posts

Postado 22 junho 2005 - 09:21

todo mundo ja sabe que aerobicos por 15mins pra cima (ideal 30 mins pra cima) queima gordura. durante o sono tambem


mas agora ficou essa duvida na minha cabeça. quando, durante o dia, nosso corpo usa a gordura em vez dos musculos ou qualquer outra fonte de energia?

que eu me lembre, o corpo soh usa a gordura em gliconeogenese promovida pelo glucagon... eeeeeeeentao me ajudem aqui, quando que isso acontece, tirando o sono e aerobicos?

acho que a pergunta mais correta seria, o que promove a liberaçao de glucagon e o que acontece se o glicogeneo liberado nao eh utilizado pelo corpo? volta a ser gordura?

vlw

1mr

#2 Boiader0

Boiader0

    Assíduo

  • Membros
  • PipPipPip
  • 183 posts

Postado 22 junho 2005 - 10:10

O glucagon só é liberado quando há uma situação de hipoglicemia, ou seja, baixa de glicose no sangue. A sua função , como vc sabe, é promover a gliconeogênese, utilizando reservas do corpo, sendo primeiramente o glicogênio hepático e muscular, e depois as gorduras.

Logo, vc só vai ter glicogênio liberado quando necessitar de energia, então esse glicogênio será convertido em glicose e utilizado pelos seu sitema, não havendo brecha para a re-transformação em gordura ou glicogênio muscular ou hepático denovo.

Resumindo: vc tem só tem a gliconeogênese através de glucagon quando em situação de jejum (aqui mais de 4 hrs sem se alimentar) ou stress (aqui entra cortisol tb), e segundo o mcardle no seu livro Fisiologia do Exercício, vc começa a queimar gordura a partir de 2 minutos de atividade contínua.


Acho q fico meio confuso, mas qq coisa pergunta denovo q eu tento outra vez hehehe! Falou!

#3 Necr0Potenc3

Necr0Potenc3

    Expert

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.601 posts

Postado 23 junho 2005 - 05:26

heh foi bem explicativo, vlw brother ^^

mas o que eu nao consigo entender eh, quando o glucagon promove a gliconeogenese o que faz ele escolher os musculos ou a gordura?

#4 Boiader0

Boiader0

    Assíduo

  • Membros
  • PipPipPip
  • 183 posts

Postado 23 junho 2005 - 11:10

Ele age primeiramente sobre o glicogênio muscular e hepático (principalmente esse último quando estamos em repouso, isso é mt importante frisar) porque o glicogênio é nossa primeira fonte de armazenamento energético ! Sempre que iniciarmos um trabalho estaremos usando primeiramente o glicogênio do que os lipídeos.

Isso porque as gorduras são as principais fontes energéticas armazenadas no nosso organismo, tendo em vista que um grama de gordura tem 9 calorias, e a mesma quantidade de carboidrato e proteínas tem 4 !! Mais que o dobro! É ela que realmente segurará a onda se entramos numa situação de necessidade extrema. Olha o exemplo que o McArdle dá no mesmo livro, Fisiologia do Exercício :

"O conteúdo de gordura do corpo constitui cerca de 15% do peso corporal em homens e 25% em mulheres. Consequentemente, a energia potencial armazenada nas moléculas de gordura de um homen em torno de 20 anos pesando 70kgs é de aproximadamente 94.500 kcal (10.500 de gordura corporal x 9,0 kcal/g). A maior parte dessa energia fica disponível para o exercício e poderia alimentar uma corrida desde a cidade de Nova York até Madinson, Wisconsin, admitindo-se um gasto energético de aproximadamente 100 calorias por milha (~1,6km). Isso contrasta com a reserva limitada de 2000 calorias de carboidratos armazenados que poderiam fornecer energia para uma corrida de 20 milhas (~32km)! Vista de perspectivas diferentes, as reservas corporais de energia provenientes dos carboidratos poderia acionar uma corrida de maratona por apenas 1,6 hora, porém a reserva de gorduras poderia fornecer combustível por aproximadamente 120 horas! À semelhança do que ocorre com os carboidratos, a utilização de gorduras como combustível "poupa" a proteína para a realização de suas importantes funções de síntese e reparo de tecidos."

Essas escolhas foram moldadas por milhares de anos de evolução! Aí explica-se porque o glucagon age primeiro em cima do glicogênio do que das gorduras, e também como funciona aquela história do aeróbico de que "tem q correr 30 minutos" !

Imagina se a gente detonasse logo de cara todo o glicogênio do corpo! Não íamos aguentar lançar as lanças e flechas pra cima dos mamutes depois de 1 dia de caçada! auehuaehuea

auehue foi mau a bíblia mas acho q vai servir pra vc! Qualquer coisa tamos ae!

#5 gabows888

gabows888

    Expert

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.853 posts

Postado 24 junho 2005 - 06:21

UP pro topico q tah interessantissimo! 8)

#6 Necr0Potenc3

Necr0Potenc3

    Expert

  • Membros
  • PipPipPipPipPipPip
  • 1.601 posts

Postado 24 junho 2005 - 12:53

sim, o topico tah mto legal ^^

mas assim, uma coisa que eu nao entendo eh quando o corpo usa cada coisa. a ordem de necessidade energetica eu sei. o que eu nao entendo eh quando o corpo faz a distinçao..

to ligado que a gordura demora pra ser quebrada e por isso ela tem menor ordem no uso energetico. mas eu to pensando nisso:

1 - glicogenio hepatico. liberado primeiro e principalmente no repouso
2 - glicogenio muscular. liberado durante os primeiros instantes (ou os curtos instantes) de atividade muscular
3 - gordura. quebrada pra periodos longos e de alta intensidade energetica como aerobicos (mas no sono tambem)


outra coisa, na gliconeogenese pelos musculos, sao usadas as proteinas dos musculos pra energia, certo? mas isso soh acontece quando o corpo precisa de energia imediatamente, tah certo?


e o mais importante, o que determina (na fisiologia msm) se a gliconeogenese vai ser feita pelos musculos ou gordura?

topico quente heh

#7 Boiader0

Boiader0

    Assíduo

  • Membros
  • PipPipPip
  • 183 posts

Postado 25 junho 2005 - 01:01

Antes de responder queria deixar uma explanação aqui que esqueci acima pra quem ainda não sabe:

Glicólise: Processo de quebra de glicose em ATP na respiração celular.

Glicogênese: Processo pela qual a glicose passa à sua forma de armazenamento : o glicogênio.

Glicogenólise: Processo de conversão do glicogênio de volta para glicose.

Gliconeogênese: PRocesso pelo qual novas moléculas de glicose são formadas a partir de fontes que não são carboidratos.


Na verdade, as proteínas musculares só serão usadas no caso extremo de falta de glicogênio muscular, hepático e por fim, gordura! Se tivermos bom suprimentos de glicose sanguínea e glicogênio muscular o catabolismo das proteínas musculares será diminuída drasticamente, uma vez que vc não vai precisar quebrá-las para liberar energia pros processos de reparo ou utilização de mais energia pro trabalho! Daí o porque de beber Dextrose ou Malto antes e logo depois da atividade física intensa: elevar o nível de glicose sanguínea rapidamente para atuar como combustível no processo de reparo muscular, e voltar a completar as reservas musculares de glicogênio"

Olha o Tortora no livro Princípios de Anatomia e Fisiologia Humana:

"Embora algum catabolismo de triglicerídeos e proteínas ocorra normalmente, o catabolismo dos triglicerídeos e proteínas em larga escala, não ocorre a menos que o indivíduo esteja em jejum, faminto, ingerindo alimentos que contenham muito poucos carboidratos ou que seja portador de distúrbio endócrino."



Sobre a última pergunta EU, com meus humildes conhecimentos de fisiologia que tive na faculdade e pelo que leio nesses livros, acho que depende do tipo de gliconeogênese. Porque eu esqueci de falar, mas temos gliconeogênese mediadas por 2 hormônios basicamente : glucagon do pâncreas, e cortisol da glândula supra-renal.

O glucagon age mais em situações de jejum, e o cortisol em situações de stress (como a atividade física intensa).
Logo, eu imagino que o glucagon se utilizaria mais das gorduras do que das proteínas musculares pelo fato de não estar havendo uma situação de stress muito forte (claro que fome é stress, mas se temos uma alimentação regular isso é minimizado), com realização de trabalho ou outras fontes stressoras.

Já o cortisol, agiria mais sobre as proteínas porque além de promover a gliconeogênese ele tem outras funções, principalmente liberar ATP para combater jejum, medo, extremos de temperatura, altas atitudes, sangramento, infecções, cirugia, trauma e doenças.... Além de terem funções antiinflamatórias. Quadros que só ocorrem em situações de stress intenso, onde o corpo usa de todos os recursos disponíveis para manter a homeostase (equilíbrio do corpo como um todo).

Ai a intensidade ou ordem pelo qual a gliconeogênese se utilizaria dos recursos dependeria da situação. No caso de aeróbicos, com alimentação pré-treino, proteínas e gorduras meio a meio num primeiro instante, tendendo as gorduras com o passar do tempo. No caso de jejum, gorduras mais que proteínas por um longo período.

hehe só lembrando q essas últimas colocações é o meu ponto de vista!


Tópico show! falousss tamos ae




0 usuário(s) visualizando

0 membros, 0 visitantes, 0 utilizadores anônimos

Comente no Facebook

Revista Online GRÁTIS (Newsletter)

Revista Online Grátis (Newsletter)

Cadastre-se AGORA para receber todos os meses em seu e-mail as últimas novidades sobre suplementos alimentares, treinamento de musculação, nutrição esportiva, esteroides anabolizantes, campeonatos, fisiculturistas e muito mais! É grátis!

Cadastre-se GRÁTIS

Quente Tópicos Quentes

Tópicos mais movimentados da nossa comunidade, com mais de 25 respostas!



Mais Tópicos Quentes

Novo! Tópicos Recentes

Participe dos tópicos mais novos da nossa comunidade!



Mais Tópicos Novos

Novo! Comentários em Matérias

Veja a opinião dos membros nas matérias elaboradas por nossos colaboradores.



Matérias

Consulte os Profissionais

No FISIculturismo.com.br você pode tirar as suas dúvidas com profissionais qualificados:



Precisamos de um médico endocrinologista para tirar dúvidas no fórum de esteroides anabolizantes. Entre em contato conosco se puder nos ajudar a encontrar um profissional interessado em participar de nossa comunidade.

Colaboradores

O conteúdo do FISIculturismo.com.br é criado por uma série de colaboradores gabaritados de diversas áreas do conhecimento. A seguir, alguns de nossos colaboradores:



Mais Colaboradores


Você é nutricionista esportivo, personal trainer, endocrinologista ou fisioterapeuta? Quer ser um colaborador de nossa comunidade?


Como ser Colaborador

Eventos

Participe dos próximos eventos de fisiculturismo e musculação:



Você está promovendo um campeonato de fisiculturismo, curso, palestra, congresso ou feira de musculação?


Cadastre seu Evento

Lipo 6

IMPORTANTE:

Conteúdo postado neste site é de responsabilidade exclusiva do respectivo autor. É PROIBIDO anunciar ou comercializar suplementos alimentares, esteroides anabolizantes ou qualquer outro produto sem observância das determinações legais. Atividade ilegal está sujeita a denúncia às autoridades. Antes de iniciar um programa de treinamento com pesos, uma dieta ou suplementação alimentar, consulte o especialista adequado. Não coloque sua saúde em risco, ela é seu bem mais precioso. Participe de nossa comunidade de modo responsável.