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% FAT - como calcular?


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1 resposta a este tópico

#1 gwv86

gwv86

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Postado 29 julho 2005 - 12:03

como que eu faço pra calcular o percentual de gordura do meu corpo?? :roll:

1mr

#2 Visitante__*

Visitante__*
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Postado 29 julho 2005 - 04:21

Fonte:
Carnaval, 1995- Medidas e Avaliação em Ciências do Esporte
Filho,José Fernandes -A prática da avaliação Física -

Medida de massa através da balança

Quando se fala em medir massa , surge a idéia de peso. O peso é uma das medidas mais utilizadas em E.F. como elemento de controle do esforço e obesidade. Entretanto, vários autores chama a atenção para o fato de que esse dado isoladamente não é adequado para se afirmar se uma pessoa é obesa ou magra; tão pouco é o elemento de controle de esforço. Uma pessoa pode aumentar o peso corporal ganhando músculos, ao mesmo tempo que baixa o peso de gordura. Por isso, faz-se necessário conhecer a quantidade de gordura no corpo. Mas vamos ao peso pela balança:

O peso é medido com uma balança oscilando seus valores entre 100 grs.

Técnica de manejo da balança:

*Travar a balança , sempre que ela apresentar trava;
*O indivíduo testado deve subir pisando no centro dela, mantendo-se ereto e de costas para a escala de medida;
*Movimentar o cilindro maior para encaixar na dezena correspondente;
*Destravar a balança;
*Movimentar o cilindro menor até que ocorra o nivelamento dos ponteiros guia;
*Travar a balança;
*Pedir para o avaliado descer da balança;
*Fazer a leitura;
*Dar o reset na balança.

obs: antes de iniciar a execução da medida , observar se a balança está nivelada, se o testado está com mínimo de roupa, está sempre fazendo a medida num mesmo horário ,deslocar os cilindros com suavidade e com a balança travada e ainda não fazer a medida do peso após a atividade física.

A obesidade pode ser definida , de acordo com padrões varidos . Dados colhidos no séc. passado , por companhias de seguro levou a se definir percentuais ideais para uma determinada idade e altura. Ver como calcular e Tabela.

Avaliação Corporal

A composição corporal envolve a gordura e a massa corporal magra, a qual é composta de todos os componentes do nosso corpo exceto a gordura. O conhecimento da composição corporal é importante não só para a E.F. , mas também para outras profissões da área de saúde, já que existem inúmeras doenças que são intimamente relacionadas com a obesidade (percentual de gordura elevado).

Sloan, 1970, afirma que comparações de peso entre indivíduos possuindo a mesma estatura, idade e sexo são um índice falho de obesidade, mas a um maior desenvolvimento de ossos e músculos. Como os tecidos ósseo e muscular são mais densos e logo mais pesados que o tecido adiposo, um índice de obesidade pode ser muito mais preciso se determinado a partir da medida da densidade do corpo (pesagem hidrostática):

Peso específico = peso do ar/(peso no ar-peso na água).

O método da densitometria , além de consumir muito tempo, ainda exige aparelhagem sofisticada e dispendiosa, não sendo, portanto viável no dia-a-dia do professor .
Sendo assim Brozek, 1951, observou a correlação entre a densidade corporal e a espessura das dobras cutâneas e desenvolveu uma equação através da qual se torna possível estimar a gordura percentual a partir do conhecimento da espessura das dobras cutâneas , já que a densidade do corpo depende da composição corporal.
Para se conseguir esta medida utilizamos um aparelho chamado plicômetro ou compasso de dobras cutâneas.



Como Usar o Compasso

O COMPASSO é um aparelho utilizado para medir a distância entre dois pontos . O processo para medir a espessura das pregas cutâneas consiste em pinçar firmemente com o polegar e o indicador formando uma prega cutânea .
A espessura da dupla camada de pele e tecidos subcutâneos é lida a seguir no mostrador do compasso e registrada em milímetros. Deve-se ter cuidado de não incluir tecido muscular, se houver dúvida, pedir ao avaliado que faça uma contração da musculatura do local. Todas as medidas devem, de preferência, ser feitas de um só lado do corpo - alguns aconselham o lado direito - com o indivíduo de pé e com vestimenta apropriada para facilitar as medidas.

Tanto o teste como o reteste deve ser executado pelo mesmo avaliador a fim de se evitar grandes margens de erros. É recomendado que sejam feitas 3 tentativas para cada dobra e seja levado em conta o valor médio das mesmas e que se espere um tempo de pelo menos 2 segundos para que o compasso possa precionar a dobra corretamente (GARCIA e col.,1989).

Roteiro das Dobras Cutâneas Mais Utilizadas

PEITO (PT) :

Homens : toma-se uma dobra diagonal na metade da distância entre a parte superior do peitoral e o mamilo;
Mulheres: Toma-se uma dobra diagonal a um terço da distância da linha axilar anterior e a mama ;

SUB-AXILAR (SA) : Toma-se uma dobra vertical na linha axilar média ao nível do apêndice xifóide no estermo ;

TRÍCEPS (TR) : Toma-se uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço, a meio caminho entre o ombro e o cotovelo ;

BÍCEPS (BI): Toma-se uma dobra vertical na linha média da parte superior do braço a meio caminho entre o ombro e a fossa cubital , sobre o bíceps braquial, ao nível do mamilo;

SUBESCAPULAR (SB):Toma-se uma dobra oblíqua média imediatamente abaixo da extremidade inferior da escápula;

ABDOMINAL (AB): Toma-se uma dobra vertical medida a uma distância lateral de aproximadamente 2 cm do umbigo ;

SUPRAILÍACA (SI): Toma-se uma dobra ligeiramente oblíqua medida imediatamente acima do osso do quadril, coincidente com uma linha imaginária descida da linha axilar anterior ;

COXA (CX) : Toma-se uma dobra vertical na região anterior da coxa na metade da distância entre o quadril e as articulações do joelho ;

PERNA (PR): Toma-se uma dobra vertical no lado medial da perna no local de maior circunferência ( meio do gastrocnêmio, ou panturrilha).Para facilitar deve-se pedir que o testado apoie seu pé em um banco voltado para o examinador;

Ver as equações para Cálculo do Percentual de Gordura através de Dobras Cutâneas

Tabelas de Classificação do Nível de Obesidade


Com o resultado das dobras cutânes, o indivíduo pode ser classificado de acordo com a tabela abaixo desenvolvida nos padrões médios da população norte-americana. Calcule seu valor preciso de % de gordura aqui

Limite Normal Moderadamente Obeso Excessivamente Obeso Gordura Ideal Gordura essencial
Homens 15%-20% 20%-25% 25%-30% 10%-14% 3%
Mulheres 25%-30% 30%-35% 35%-40% 14%-18% 12%
(Indivíduos acima de 18 anos- Mcardle, 1992)

Excessivamente
Baixa Baixa Adequada Moderadamente
Alta Alta Excessivamente
Alta
Homens até 6,0% 6,01%-10% 10,01%-20% 20,01% a 25% 25,01%a 31% > 31,01%
Mulheres até 12% 12,01%-15% 15,01%-25% 25% a 30% 30,01% a 36% > 36,01%
(Crianças e Adolescentes de 7 - 17 anos - Deurenberg, PP. Pieters, J.J. L. e Hautuast, J.G.L., 1990)
VEJA AS TABELAS-PADRÃO (Pollock ,1993) PARA: HOMENS , MULHERES E CRIANÇAS

"O conceito de padrões de referência não significa que homens e mulheres devam esforçar-se para alcançar a composição corporal dos modelos de referência, nem que homem e mulher de referência sejam de fato "médias" .
Os modelos são úteis como estrutura de referência para comparação estatística e interpretação dos dados (McCARDLE e e col.,1985) . "



A importância da Avaliação Física

A Qualidade Faz a Diferença
(Profa. Daisy Pinheiro)

Atualmente, há uma grande procura pela prática de atividades físicas. Porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente, àqueles com mais de 35 anos que apresentam fatores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios.

Para uma boa avaliação física temos de analisar muitas variáveis: antropométricas; composição corporal; análise postural; avaliações metabólicas e neuromusculares; avaliações nutricionais, psicológica e social. Estas duas últimas são essenciais para que um programa de treinamento tenha pleno sucesso, porque nos dão acesso aos hábitos e à personalidade da pessoa.

Associando a identificação de parâmetros pessoais de cada um com todas as outras variáveis conseguimos descobrir uma ou mais atividades prazeirosas para que o indivíduo com elas se identifique, e alcance os objetivos pretendidos sem ser contrariado.

Quando uma pessoa não se identifica com algum aspecto de uma atividade física é natural que a abandone. É difícil alguém continuar por muito tempo algo que não lhe dê prazer. Se faz então, mais do que necessário, uma avaliação completa, envolvendo todas as variáveis biopsicossociais para que a maioria das pessoas não desista antes de desenvolver o hábito de praticar algum tipo de exercício físico, adquirindo assim seu verdadeiro seguro saúde.

Uma avaliação bem feita é aquela em que se utiliza critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado. Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais permitir a utilização do protocolo do "achismo", ainda empregado por alguns profissionais em suas avaliações. Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.




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