Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OVO - Galinha de granja X Galinha caipira


guniz

Post Destacado

antes de mais nada

sim, eu pesquisei e nao achei nada sobre o assunto

o q to querendo saber é:

quanto o ovo de granja é mais prejudicial (nao sei se pode se dizer assim) do que o de galinha caipira?

minha mae soh fala q o de granja faz mal, pq as galinha soh come ração, ja a galinha caipira come capim, milho, ração, etc...

quase o mesmo q se comparar alimentos com e sem fertilizantes, herbicidas, etc...

se fosse digamos para comer 1 ou 2 duzias de clara por dia

qual ovo seria o mais aconselhavel

tem uma granja aqui perto de casa e la da pra conseguir por 1,30 1,50 a duzia do ovo

ja o ovo de granja minha mae chega a pagar 3,00 até 3,50 a duzia

oq acham ?

vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sei lá, posso estar errado, mas os ovos de granja registradas no ministério da saúde são controlados não possuem salmonela, porém os ovos de galinhas caipiras costumam ser mais gostosos, com gemas maiores e mais amarelas (não sei porque), no entanto acho que vc deve estar interessado na clara, então faça o seguinte se for comprar o da graja perto da sua casa não esqueça de cozinhar bem o bichinho.

Será que falei besteira??????????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, posso estar errado, mas os ovos de granja registradas no ministério da saúde são controlados não possuem salmonela, porém os ovos de galinhas caipiras costumam ser mais gostosos, com gemas maiores e mais amarelas (não sei porque), no entanto acho que vc deve estar interessado na clara, então faça o seguinte se for comprar o da graja perto da sua casa não esqueça de cozinhar bem o bichinho.

Será que falei besteira??????????

entao

é isso mesmo

estou interessado apenas na clara

qto a cozinhar

as vezes eu costumo tomar a clara crua

faço um shake com leite, clara, aveia, banana, mel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ovos Caipiras são mais Ricos em Vitaminas e Isentos de Resíduos Químicos

Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que os ovos de galinhas criadas soltas possuem cerca de quatro vezes mais vitamina "A" que os ovos de granja (GUIA RURAL ,1991).

Além dessa vantagem (determinada pela presença de maiores teores de carotenóides totais e retinol – Figura 3), o ovo de galinha caipira, criada em sistema orgânico, não contém resíduos de antibióticos e de outros produtos químicos, pois não recebem rações comerciais. Já as galinhas de granja, tanto as criadas em galpões como em gaiolas, em sua maioria, são alimentadas com rações comerciais que apresentam antibióticos e produtos químicos.

FIGURA 3 – COMPARAÇÃO DE VALORES DE CAROTENÓIDES TOTAIS E RETINOL, EM MICROGRAMA POR GRAMA DE GEMA, DE OVO CAIPIRA E OVO DE GRANJA.

Um cuidado que o consumidor deve tomar é não procurar determinar o valor nutritivo de um ovo pela coloração de sua casca. A cor pode variar conforme a raça da galinha. Portanto, um ovo de galinha orgânica pode ter tanto casca branca como vermelha.

Quanto ao conteúdo do ovo, a análise realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, procurou determinar os teores de carotenóides totais e de retinol. Os Carotenóides Totais são as substâncias (pigmentos) que dão a cor avermelhada à gema do ovo. Entre eles, o que existe em maior quantidade na gema é o beta-caroteno, uma pró-vitamina A, isto é, uma substância que se transforma em vitamina A depois de absorvida pelo organismo humano ou animal.

O Retinol é outro nome dado a vitamina A, essencial para regeneração da pele e das mucosas. Na análise da USP, como mostra a Figura 3, o ovo caipira continha três vezes mais retinol que o ovo de granja. Além disso, os carotenóides, também se transformam em vitamina A no organismo humano. Assim, a quantidade final dessa vitamina no ovo caipira, nesta pesquisa, ficou em torno de quatro vezes a existente no ovo de granja.

Em resumo, observamos que também para os alimentos de origem animal existe uma tendência de superioridade na qualidade nutricional do alimento orgânico quando comparado ao sistema convencional, porém este é um campo de pesquisa ainda novo que deve ser aprofundado em benefício de toda comunidade científica e, sobretudo, do consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aquele negócio, vamos ver se entendi, o ovo caipira é mais rico em determinadas substancias, inclusice o caroteno (daí o porquê da gema ser mais amarelada), porém boa parte destes nutrientes a mais está na gema, se vamos comer somente a clara e desprezar a gema tanto faz um ou outro, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 14 anos depois...
  • Administrador
Em 14/09/2005 em 22:27, AndProenca disse:

É aquele negócio, vamos ver se entendi, o ovo caipira é mais rico em determinadas substancias, inclusice o caroteno (daí o porquê da gema ser mais amarelada), porém boa parte destes nutrientes a mais está na gema, se vamos comer somente a clara e desprezar a gema tanto faz um ou outro, correto?

Coma as gemas também!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...