Pular para conteúdo

Foto
* * * * - 1 votos

Batata doce

batata batata doce

• Por favor, faça o login para responder
37 respostas a este tópico

#1 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 17 abril 2008 - 10:30

galera eh o seguinte...essa eh uma coisa q sempre me deixou encucado....

tem alguma diferença (nutricionalmente falando) entre a batata doce branca e a roxa???
tipo de sabor eu sei q a roxa eh um pouco mais adocicada....porem existe alguma diferença no IG entre elas???

e vc costumam comer qual das duas???

eu como sempre da roxa....

1mr

#2 GUILSILVA

GUILSILVA

Moderador

• Moderadores
  • 4.577 posts

Postado 18 abril 2008 - 06:21

Diferença entre IG não, mas a batata doce roxa é mais rica em micronutrientes (vitaminas e minerais) que ficam presente na sua casca.

#3 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 18 abril 2008 - 06:57

Diferença entre IG não, mas a batata doce roxa é mais rica em micronutrientes (vitaminas e minerais) que ficam presente na sua casca.

GUILSILVA vc come ela com a casca?

#4 GUILSILVA

GUILSILVA

Moderador

• Moderadores
  • 4.577 posts

Postado 18 abril 2008 - 07:48

Sim

#5 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 19 abril 2008 - 12:26

Sim

eh bom saber...pq eu sempre cozia a batata doce com a casca mas depois tirava a casca e jogava fora....

#6 GUILSILVA

GUILSILVA

Moderador

• Moderadores
  • 4.577 posts

Postado 19 abril 2008 - 10:21

Sim

eh bom saber...pq eu sempre cozia a batata doce com a casca mas depois tirava a casca e jogava fora....

Eh na costa que se concentra a maior parte de micronutrientes desse alimento.

#7 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 19 abril 2008 - 11:10

Sim

Eh na costa que se concentra a maior parte de micronutrientes desse alimento.

então a parte de agora eh batata doce com casca pra dentro =D hahaha

#8 mach1

mach1

Avançado

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 542 posts

Postado 19 abril 2008 - 01:45

Uma boa é assar a batata doce, sem cozinhar. Daí a casa fica ainda mais gostosa: "CO-CRAN-TE".

Mas vendo o título desse tópico, não posso deixar de colocar a célebre frase, dita há milênios, na época da construção da muralha da china, por um sábio monge da província de Yun-shi-low:

"Quem planta vento come batata-doce"

Abraços.

#9 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 19 abril 2008 - 03:07

Uma boa é assar a batata doce, sem cozinhar. Daí a casa fica ainda mais gostosa: "CO-CRAN-TE".

Mas vendo o título desse tópico, não posso deixar de colocar a célebre frase, dita há milênios, na época da construção da muralha da china, por um sábio monge da província de Yun-shi-low:

"Quem planta vento come batata-doce"

Abraços.

vc assa ela por quanto tempo??? adiciona alguma coisa??? tipo agua azeite ???

#10 mach1

mach1

Avançado

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 542 posts

Postado 19 abril 2008 - 03:41

Olá till,

A melhor maneira de assá-la é direto na brasa. Pra quem tem fogão à lenha, fica fácil.

Mas pra quem costuma fazer churrasco de vez em quando, dá pra fazer também. É só jogar a batata-doce na brasa, sem nada (mas em brasa, não no fogo direto). Então, esquece ela lá. Fica algumas horas. Daí se raspa um pouco da casca, só pra tirar o queimado e pronto.

Garanto. Fica uma delícia.

Agora, assar em forno à gás, acho que nem vale a pena, pois vai demorar muito tempo....Aí penso que vale a pena cozinhar antes e depois assar, da mesma forma que se faz batata inglesa ao forno, só que com casca.

Abraços.

#11 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 19 abril 2008 - 04:11

Olá till,

A melhor maneira de assá-la é direto na brasa. Pra quem tem fogão à lenha, fica fácil.

Mas pra quem costuma fazer churrasco de vez em quando, dá pra fazer também. É só jogar a batata-doce na brasa, sem nada (mas em brasa, não no fogo direto). Então, esquece ela lá. Fica algumas horas. Daí se raspa um pouco da casca, só pra tirar o queimado e pronto.

Garanto. Fica uma delícia.

Agora, assar em forno à gás, acho que nem vale a pena, pois vai demorar muito tempo....Aí penso que vale a pena cozinhar antes e depois assar, da mesma forma que se faz batata inglesa ao forno, só que com casca.

Abraços.

mach1 vlw pela dica...
vo tenta fazer ela na brasa....

abração....

#12 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 21 abril 2008 - 05:51

soh pra constar....
fiz a batata doce no forno convencional e ficou simplesmente mto mto bom.....
demora um pkinho eh verdade...mas o resultado final vale a pena

(obs: com casca e inteira!! hahahaha)

#13 GUILSILVA

GUILSILVA

Moderador

• Moderadores
  • 4.577 posts

Postado 21 abril 2008 - 06:12

soh pra constar....

Você enrolou no papel aluminio ou somente botou em uma assadeira e levou ao forno ?

Vou experimentar desse modo, pois sempre comia ela somente cozida, até que enjoei do gosto e não descia por nada.

Batata doce sem dúvida é uma das melhores fonte de carbo, o problema que ela causa muita flatulência, ai fica complicado.

#14 Till

Till

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 60 posts

Postado 21 abril 2008 - 06:54

soh pra constar....

Você enrolou no papel aluminio ou somente botou em uma assadeira e levou ao forno ?

Vou experimentar desse modo, pois sempre comia ela somente cozida, até que enjoei do gosto e não descia por nada.

Batata doce sem dúvida é uma das melhores fonte de carbo, o problema que ela causa muita flatulência, ai fica complicado.

naum enrolei em nada...
fikei ateh com medo que desse errado...
apenas coloquei em uma assadeira anti-aderente e deixei lah no forno...demoro como uns 40 min mais ou menos...
mas o resultado foi mtooo bom...
o sabor ficou otimo...melhor que cozida....

por falar em flatulencia a coisa tah feia pra mim mesmo...
comendo mta batata doce e tomando mta albumina...ta foda...
mas td tem seu preço...hahahaha

#15 Match

Match

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 54 posts

Postado 23 abril 2008 - 08:44

Ok
Eu tb comia batata rocha sempre tirando a casca.
POde comer crua mesmo. Faço isso porque é mais prático do que ficar sempre assando, cozinhando, etc.
Vamos ver se consigo comer crua e com casca e tudo.
Mas afinal, quais a composição que tem na casca da batata? O mesmo do centro da mesma?

#16 Visitante__*

Visitante__*
  • Visitantes

Postado 09 junho 2008 - 10:39

Povo deste fórum, boa tarde !
Alguém sabe informar qual a quantidade diária recomendada de ingestão de batata doce, lembrando que o intúito e de ganho de massa, e seguindo a receita que reza 2gramas de preteína por kilo de massa corpórea. grato e no aguardo.

#17 laerte

laerte

Intermediário

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 316 posts

Postado 28 junho 2008 - 07:05

Eu faço o seguinte :

Pego as batatas parto-as ao meio, coloco para cozinhar durante 20 minutos. Imediatamente após coloco no forno com a parte cortada para cima e deixo assar por 35 a 40 min. fica ótima.

#18 Roderic

Roderic

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 30 junho 2008 - 10:23

Eu posso substituir a batata-doce por mandioca ou grão de bico ?

Elas possuem IG parecido ?

vlw

#19 novato_arnold

novato_arnold

Assíduo

• Membros
  • PipPipPip
  • 133 posts

Postado 02 julho 2008 - 10:31

Batata-doce crua é pra quem tá bom de apetite.. rs

Eu faço no microondas..

Aliás.. alguém tem boas informações sobre a possível perda de nutrientes dos alimentos, relacionada à sua forma de preparo? Microondas, vapor, brasa.. etc.

Abraços

#20 BigBro

BigBro

Avançado

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 504 posts

Postado 02 julho 2008 - 02:27

Faço assada, um fiozinho de azeite em cada metade, sal e pimenta moída na hora...

0 usuário(s) visualizando

0 membros, 0 visitantes, 0 utilizadores anônimos

Lipo 6