Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

FAQ - Importar Suplementos para o Brasil


Rolke

Post Destacado

Conto com a ajuda de todos no sentido de completar as informaçoes:

Nao vamos transformar este topico em mais um pergunta-responde que existem no forum. Duvidas, usem o outro tópico. Aki, vamos somente complementar informaçoes ok?

Grande Abs a todos

_______________________________

Quero importar suplementos. O que fazer?

Primeiro, tenha disponivel um cartao de credito internacional. É a maneira mais facil e segura de se comprar, pois 99,9% das lojas só aceitam esta forma de pagamento.
Segundo, procure uma loja de confiança. Nao irei dar maiores detalhes sobre lojas pois nao é a intençao deste tópico. O forum esta repleto de dicas sobre lojas. No ebay existem varias lojas cadastradas tbm que realizam vendas para o Brasil. Pelo ebay, paga-se na maioria das vezes pelo sistema Paypal. O Paypal nada mais é q um site de pagamentos, aonde vc cadastra seu cartao de credito internacional e toda vez que algum site (loja) usar o sistema paypal, somente sera necessario vc digitar login e senha, nao precisando mais digitar o seu numero de cartao de credito em toda compra realizada. Quando fizer sua conta no ebay, ele automaticamente te redireciona para criar uma conta no paypal.

Existe maneira segura de importar produtos sem receita medica ou impostos?

NAO. Nao existe maneira de tentar burlar o sistema sanitario e de impostos no Brasil. Este sistema é feito atraves de amostragem, ou seja seu produto pode ou nao ser taxado ou mesmo ser devolvido ao remetente sob a justificativa de que nao se enquadra na relaçao de produtos que podem ser importados pelo país.

Como funcionam os sistemas de frete para o Brasil? Qual a diferença entre eles

Normalmente existem 2 tipos: Atraves do USPS ou International Postal Service (7-14 dias para entregar) ou do Express Courier (2-5 dias para entregar). Na maioria dos casos, o valor de menor frete refere-se ao sistema de entrega internacional do correio americano (publico). O de maior valor de frete refere-se ao FEDEX (sistema privado de correio americano). A diferença é a seguinte: pelo menor frete (USPS, International Postal Service) vc nao terá um numero de rastreamento para o seu pedido. Ou seja, uma vez que pediu, tera que aguardar sem poder ver online o status do seu produto. Pelo FEDEX (Express Courier) vc logo apos o envio recebera um e-mail com o tracking number do seu pedido.

Quais sao as vantagens e desvantagens dos dois metodos?

Ae que mora o maior problema em importar. Para nós brasileiros é dificil responder essa pergunta. Em ambos os casos, a mercadoria chega ao pais. Pelo sistema mais lento de entrega, ela entra no processo de amostragem. Pelo sistema mais rapido, a FEDEX diretamente entra em contato com a Receita Federal e a Anvisa. Qual o resultado disso?
Pedindo pelo metodo mais lento, como seu produto esta na Amostragem, ele poderá ou nao ser taxado e poderá ou nao precisar de receita medica para ser liberado. Resumindo: seu produto pode chegar na sua casa livre de qualquer dor de cabeça, ou voce recebera um AR (Aviso de Recebimento dos Correios) pedindo que compareça a uma Agencia dos Correios (que estará especificada na AR) para pagar o imposto, ou recebera um telegrama da ANVISA pedindo que envie uma Receita Médica (como fazer a receita encontra-se no final deste tópico) por fax atraves do telefone que eles irão informar no telegrama (cuidado que o prazo para envio da receita é bem pequeno). Ou pode acontecer do seu produto ser barrado na hora, somente chegando um telegrama da anvisa dizendo que seu produto nao atende as especificaçoes de importaçao pelo país, sendo devolvido ao remetente. (por isso procure lojas confiaveis que possuam o metodo de devolver seu dinheiro, caso isso aconteça). Veja bem que nao é uma coisa que leva a outra. Seu produto pode somente precisar de Receita, ou somente precisar pagar impostos, ou entao chegar direto na sua casa, sem maiores problemas.
Pelo metodo mais rápido, como a FEDEX entra em contato com a Receita e a ANVISA, vc será obrigado a pagar a taxa (q é maior pois tem a taxa da FEDEX tbm) e tambem a enviar a Receita Medica por fax. A receita voce envia na hora para o tel da FEDEX que sera indicado pelo proprio atendente FEDEX que liga para voce. Os impostos voce deve pagar com cheque nominal a FEDEX assim que a encomenda chegar a sua casa, entregando ao funcionário FEDEX. Resumo deste enrolo todo:

Metodo mais lento:Mais barato, nao tera tracking number, seu produto tem a possibilidade de chegar na sua casa sem dor de cabeça (ou entao criar a maior dor de cabeça que vc ja viu, rsrs) ou ate mesmo ser barrado de entrar no país.
Metodo mais rápido: Mais caro, tera um tracking number, seu produto precisara de receita medica e sera taxado antes de ser liberado.

Existem casos (como o meu) de pedir produtos expressamente proibidos no pais (creatina) e mesmo pela FEDEX, entrando em contato com a ANVISA, eles liberam mediante Receita Medica.

Ouvi dizer algo sobre pedidos abaixo de 50 dolares, escrito gift de PF para PF tem menor probabilidade de serem pegos na amostragem. É verdade?

Sim. Mas isto nao é uma regra. A norma é que existem produtos que nao sofrem com as abusivas taxas de importaçao (como livros por exemplo). Suplementos igual compramos nao se enquadram em nenhuma norma de importaçao a qual existe isençao de impostos.De acordo com a lei (ou melhor, ja que a lei nao fala nada, ele é taxado!) podem ser taxados em qualquer valor, nao importa se é menor que 50 dólares e gift de Pessoa Fisica para Pessoa Fisica.
Quando se coloca Gift e PF para PF, é somente uma forma de tentar fazer com que o seu pacote nao chame a atençao da fiscalizaçao na hora da amostragem, uma vez que junto com seu pacote, existirao milhares junto com eles. Vc tem que entender que se seu produto vier numa caixa com o Logo da loja gigantesco do lado de fora, ela chamara a atençao dos fiscais. Por isso que muitas vezes, vc compra numa loja e seu produto chega com o nome de uma pessoa estrangeira como remetente ao inves da loja em si. As principais lojas americanas sabem da dificuldade que nos temos em importar e tentam ajudar da melhor forma.

Meu produto nao chegou depois do prazo dado pela empresa. O que fazer?

Pelo Fedex isso nao acontece. Por outros meios, o jeito é esperar, nao adianta. Pode tentar entrar em contato com a empresa para que ela lhe passe o estado do seu produto (eles tem o tracking number mas nao lhe passam, NAO INSISTA). Mas ATENÇAO = SEJA EDUCADO. A culpa pelo produto nao ter chegado ate sua casa nao é deles. Seu produto ja se encontra no Brasil, mas esta travado pelas autoridades.

Tenho lido relatos de varias pessoas que conseguem importar sem dor de cabeça e outras que perderam seus produtos. Porque isso acontece?

Simplesmente por causa da Amostragem. Em alguns estados, esta mais que comprovado aqui mesmo no forum, que a fiscalizaçao é mais branda.

O que precisa ter na Receita Médica

> Meu nome completo
> Meu endereço completo
> Nome do produto (inclua aki o numero de produtos. EX: 2 NO Shotgun VPX V3
> Descrição do produto (suplementação para dieta)
> Peso total do produto
> Dosagem (1 scoop)
> Periodicidade (EX: 1 x ao dia antes do treino durante 56 dias)
> Carimbo do médico
> Assinatura do médico
> CPF do médico
> Data

EH DE SUMA IMPORTANCIA QUE A RECEITA TENHA UM CRM NO TOPO. SE SEU MEDICO NAO TIVER UMA RECEITA DESTA FORMA, CERTIFIQUE-SE DE QUE O CARIMBO DO CRM ESTEJA BEM LEGIVEL, POIS COMO A RECEITA VAI POR FAX, OCORRE O BORRAO DO CARIMBO.

Bom, vale a pena importar? Rola mais alguma dica?

Ae vai de cada um. Eu ainda acho que importar vale a pena. Mesmo pagando os impostos, ainda sai mais barato que comprar no Brasil (se eh que vc acha os produtos aki.) Algumas dicas que podem facilitar o processo: (LEMBREM, SAO DICAS, NAO NORMAS)

- Procure realizar pedidos pequenos = caixas menores de PF para PF chamam menos atençao. Ao inves de comprar 2 Shotguns por exemplo em um mesmo frete, pague 2 fretes e peça-os separados. Assim facilta a vida da empresa tbm, pois ela pode colocar a sua INVOICE (nota fiscal) em um valor menor, que pode ajudar tbm a seu produto passar reto pela amostragem.
- Evite produtos com peso grande = normalmente sao produtos grandes, em embalagens grandes, o que favorece seu produto ser pego.
- Evite produtos que venham escritos no rotulo algo proibido no Brasil = Exemplo: sabemos que a creatina é proibida. Evite entao produtos que contenham no rotulo um CREATINE bem chamativo. Aumentam as chances do seu produto ser pego.
- Procure se informar nos tópicos do fórum: existem alguns tópicos que relatam diversas experiencias dos usuarios daki com importaçao de suplementos. Faça uma amostragem dos Estados aonde esta sendo mais facil receber os produtos sem dor de cabeça e veja algum parente ou amigo que tenha por lá. As vezes valhe a pena mandar o produto ser entregue neste Estado ao inves de onde vc mora. O problema esta no produto entrar no país. Depois, a circulaçao em territorio nacional, ainda mais sendo PF pra PF é muito mais tranquila.

 

Leiam este:

_____________________________________________

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Graças a deus um tópico, como eu falei no meu.

Perguntas e respostas, senão fica neguinho lotando a caixa de mensagem particular.

O negócio é tem algo a adicionar manda uma MP para o criador e ele coloca no tópico, de resto, tópico fechado.

abraço

Vale lembrar que existem metodos entre os mais baratos e o FEDEX que geram track number e não sao tao lentos. O priority em média para o estado do parana tem demorado 12 dias com trakc number.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom FAQ, mas só precisa corrigir uma coisa.

Na USPS existem formas de transporte com tracking number também, e que também entram na amostragem e podem não ser taxados.

Vou colocar abaixo em mais detalhes.

Tem 3 métodos básicos. First Class International, Priority Mail International e Express Mail International.

Sendo o primeiro mais lerdo, o segundo um pouco mais rápido, e o terceiro tão rápido quanto um Fedex, mas mesmo assim entra na receita.

Mas o maior problema de lentidão é aqui no Brasil mesmo, eu mesmo já tive produtos de First Class chegando em 10 dias aqui em casa, já quando para na receita, até o Express (nunca usei) deve demorar mais de 1 mês. O negócio eh que a Fedex desembaraça tudo na alfândega pra você, mas pra isso existe um preço, você paga bem mais imposto e ainda taxa de desembaraço.

Em relação ao tracking:

-O primeiro não tem tracking number.

-O segundo só não tem caso seja Small Flat Rate Envelope ou Small Flat Rate Box (são uma caixa ou envelope que o correio vende e que você pode enviar qualquer coisa que couber ali dentro e tem um preço fixo), se for por peso, ou Medium ou Large Flat Rate tem tracking.

-Já o terceiro sempre tem tracking number, mas é bem caro e se parar na receita demora de qualquer jeito.

Mas tem uma coisa, se você comprar no ebay, de alguém que manda como pessoa física, e o produto custar menos de 50 dólares e a pessoa declarar como gift (presente) é CERTO não pagar imposto, porém não é certo que a Anvisa não peça receita médica, uma coisa não está ligada à outra.

Já quando se declara o produto abaixo do preço, é possível, apesar de improvável, que a receita pegue e taxe o produto.

Outra coisa que seria legal colocar no FAQ, é quanto se paga de imposto quando se é taxado.

No caso é:

Envio por USPS ou correio oficial de qualquer país:

60% do valor declarado mais o frete

Envio por empresas Courier, como Fedex, UPS ou DHL:

60% do valor declarado mais o frete

ICMS variável de acordo com o estado de destino (acho q de 7 a 19%)

Taxa alfandegária (não sei exatamente o valor)

Taxa de desembaraço aduaneiro (também não sei)

Ou seja, não vale a pena pedir por Courier, a não ser que seja urgente, o imposto é 100% certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem uma coisa, se você comprar no ebay, de alguém que manda como pessoa física, e o produto custar menos de 50 dólares e a pessoa declarar como gift (presente) é CERTO não pagar imposto, porém não é certo que a Anvisa não peça receita médica, uma coisa não está ligada à outra.

Já quando se declara o produto abaixo do preço, é possível, apesar de improvável, que a receita pegue e taxe o produto.

Amigo ótimos comentários, mas vale ressaltar que não é certo que você não pague, se o fiscal achar que tem mutreta no preço ele vai estipular um preço. Eu comumente compro roupas no EUA, para que não seja taxado como é pra uso próprio e tiro todas as etiquetas. Comprei 3 jaquetas da ralph lauren, caiu na fiscalização e o fiscal liberou sem imposto, creio eu porque estava sem etiqueta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ae gente, vamos ajudar a completar.

Realmente peço desculpas quanto as observaçoes do frete....comprei agora pelo ebay e eles me deram um tracking number mesmo nao sendo fedex e paguei o frete mais barato. Perdao ae pela ignorancia.

Quanto a isençao, suplementos nao se enquadram. LeandroCM, vc esta errado, foi mal ae. Nao tem como eu passar toda a legislaçao tributaria aki no forum, bem como todas leis que indicam isençoes de II. A unica forma q eu vi de nao pagar impostos em suplementos (ae eh na forma de norma tributaria mesmo, nada a ver com amostragem, onde a pessoa pode mto bem nao pagar imposto e apresentar receita), e se vc comprovar atraves de uma laudo medico de que vc necessita daqueles "medicamentos" para viver. Ae vc nao paga imposto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Encontrei em outro fórum (Mundo Anabólico) relatos sobre a importação de suplementos, achei bem legal:

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: Bodybuilding.com

Suplementos importados: Controlled Labs Purple Wraath

Preço total: U$ 59

Forma de envio: FEDEX

Preço da forma de envio: U$ 26

Modo gift (sim ou não/outro): NÃO

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 8 dias, entre chegada, liberação e entrega em casa (teve um fim de semana no meio)

Tempo de espera para chegar na receita: 2 dias

Houve taxação? Quanto? R$ 58

Precisou levar receituário médico? SIM

Dicas ou informações adicionais:

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: NO Shotgun V.3, Glutaform 1kg da Prima force e Lipo 6 240 caps.

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): $120,97 (R$191,13)

Forma de envio: USPS (international postal service)

Preço da forma de envio: $39.99

Modo gift (sim ou não/outro): não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 20 dias

Tempo de espera para chegar na receita: -

Houve taxação? Quanto? 60% no total de 158 reais

Precisou levar receituário médico? Sim

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$415,36

Dicas ou informações adicionais: -

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: Elite Whey Protein Dymatize 5 lbs

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): U$35,99 (R$ 60,47)

Forma de envio: International Post Service

Preço da forma de envio: $39.99

Modo gift (sim ou não/outro): não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 14 dias

Tempo de espera para chegar na receita: -

Houve taxação? Quanto? Não

Precisou levar receituário médico? Não

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$126,89

Dicas ou informações adicionais: -

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.nutraplanet.com

Suplementos importados: ON 100% Casein 2 lbs

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): U$24,95

Forma de envio: International Post Service

Preço da forma de envio: $27.00

Modo gift (sim ou não/outro): não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 12 dias

Tempo de espera para chegar na receita:

Houve taxação? Quanto? Sim, R$55

Precisou levar receituário médico? Sim

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$ 143

Dicas ou informações adicionais: A encomenda chegou em 12 dias ao Brasil, mas depois ficou zanzando pelos correios...e PAROU na fiscalização de Brasília por quase 20 dias. Corri atrás, fiz amizade com um cara dos correios que identificou o pacote, conseguiu passar na frente e fui lá antes de receber notificação de Anvisa e/ou RF. O pior foi o fiscal velhão achando que EU tinha dado golpe...ficou puto com o valor de 13 dólares declarado pela loja e foi pesquisar na web...voltou com papelzinho mostrando pesquisa do Google e disse que ia cobrar 35 doletas + o frete. Eu não entendi (juro) e fiquei quieto...aí veio a taxação...errada, claro. E tirei do bolso a fatura do cartão e a impressão da compra, com valor correto de US$52. Aí o velho pirou...e foi refazer a burocracia toda.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: REDuction (Controlled Labs)

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): U$27,99

Forma de envio: International Postal Service

Preço da forma de envio: $18.99

Modo gift (sim ou não/outro): não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: Não sei dizer. Não tem tracking number.

Tempo de espera para chegar na receita: Recebi o aviso da Anvisa após 70 dias (pasmem)

Houve taxação? Quanto? Não, o fiscal disse que ia me liberar...

Precisou levar receituário médico? Sim

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$ 72 (recebi 10% de desconto sobre o valor do produto)

Dicas ou informações adicionais: Este pedido tinha acabado de ser estornado no meu cartão...2 dias depois, chegou a carta da Anvisa. Levei a receita, retirei a encomenda e avisei à loja (bb.com) para (re)debitar o valor, pois seria sacanagem eu receber e não pagar...

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: nano vapor 3Lbs, 100% whey protein 10Lbs

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): U$128.98

Forma de envio: International Postal Service

Preço da forma de envio: $65.99

Modo gift (sim ou não/outro): não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: Não sei dizer. Não tem tracking number.

Tempo de espera para chegar na receita: acabou de chegar aqui em casa apos 109 dias de espera achei que nem viria mais.

Houve taxação? Quanto? Não, entregaram direto em casa

Precisou levar receituário médico? nao

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas):

R$ 321,00

Dicas ou informações adicionais:

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.ebay.com (Fennimore Fitness)

Suplementos importados: PlasmaJet + Superpump 250 (Gaspari)

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): $70,98

Forma de envio: USPS Priority

Preço da forma de envio: $40.00

Modo gift (sim ou não/outro): sim, pessoa física pra física, sem invoice

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 5 dias

Tempo de espera para chegar na receita: mais 30 dias até constar como "Aguardando Retirada" nos Correios

Houve taxação? Quanto? Sim, 115 Reais (maldita crise)

Precisou levar receituário médico? Não, Anvisa inspecionou e liberou

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$ 202

Dicas ou informações adicionais: PlasmaJet + Superpump 250, via pessoa física, sem nota/recibo. Mifu por um lado e me "dei bem" por outro.

Mifu 1) Fui taxado sobre o valor de 80 dólares. Em reais, devo 115 pilas ao Lula. Pagarei de tarde.

Menos mal 1) a compra deu 110 dólares na verdade. Me taxaram em "apenas" 80. Podia ser pior.

Menos mal 2) Anvisa abriu, mas não pediu receita.

Pelo histórico anterior, se fosse aqui em Brasília, certamente teria me ferrado mais...tanto em valor quanto em necessidade de receita. Mandei pro meu endereço do RJ...

Website: www.ebay.com (Supplement Central)

Suplementos importados: Scivation Xtend 345g BCAA + Glutamine Watermelon

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): $20,95

Forma de envio: USPS Priority

Preço da forma de envio: $24.05

Modo gift (sim ou não/outro): sim, pessoa física pra física, sem invoice

Tempo de espera para chegar ao Brasil: 2 dias!!!

Tempo de espera para chegar na receita: mais 35 dias, entre Anvisa e RF, até a entrega em casa

Houve taxação? Quanto? Não

Precisou levar receituário médico? Não, Anvisa-RJ inspecionou e liberou

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$ 76

Dicas ou informações adicionais: Scivation Xtend 345g, via pessoa física, sem nota/recibo. Mais uma vez, mandei pro meu endereço do RJ. Pelo histórico anterior, se fosse aqui em Brasília, certamente teria me ferrado mais...tanto em valor quanto em necessidade de receita.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: TFSupplements

Suplementos importados: Whey Optimun 10lbs + Nano vapor 2,2lbs

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): $110.90

Forma de envio: USPS International

Preço da forma de envio: $21.95

Modo gift (sim ou não/outro): Não

Tempo de espera para chegar ao Brasil: Cerca de 10 dias

Tempo de espera para chegar na receita: Não sei, mas até chegar aqui em casa demorou uns 70 dias ou mais

Houve taxação? Quanto? Não

Precisou levar receituário médico? Não

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): aproximadamente 250 reais

Dicas ou informações adicionais: O valor declarado da encomenda foi de 69 dolares e nao veio invoice dentro da caixa, mesmo se tivesse taxado eu ia me dar bem :lol:

Demorou 11 dias para ser enviado, contando apartir do dia da compra.

(Order Date: 03/08/2008

Order Status: Shipped: 03/19/2008)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: Bsn Nitrix 180 Caps

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): U$ 24,99

Forma de envio: USPS (International Post Service)

Preço da forma de envio: U$ 9,99

Modo gift (sim ou não/outro): Sim

Tempo de espera para chegar ao Brasil:23 dias

Tempo de espera para chegar na receita: 8 Dias

Houve taxação? Quanto? Não

Precisou levar receituário médico? Não

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): U$34,98

Dicas ou informações adicionais: Meu pedido não passou pela anvisa somente pela RF, acho que pelo volume, essas paradas de caps e pequenas são mais fáceis de passar.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Website: www.bodybuilding.com

Suplementos importados: Xplode BSN

Preço dos suplementos (sem a forma de envio): $39.99

Forma de envio: International Post Service

Preço da forma de envio: U$ 18,99

Modo gift (sim ou não/outro): Sim

Tempo de espera para chegar ao Brasil:19 dias

Tempo de espera para chegar na receita: 2 Dias

Houve taxação? Quanto? Não

Precisou levar receituário médico? Sim , enviei via correio

Preço total dos suplementos em reais (produto + frete + taxas): R$ 118,92

Dicas ou informações adicionais: Vou fazer mai disso !!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Seria legal se o povo aqui do fórum também fizesse relatos como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...