Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o Metabolismo Basal - TMB


Raffera

Post Destacado

Para quem não tem idéia da sua TMB segue uma forma para calcular !

Mulheres

3 a 10 anos [0,085 x P + 2,033] x 239

10 a 18 anos [0,056 x P + 2,898] x 239

18 a 30 anos [0,062 x P + 2,036] x 239

30 a 60 anos [0,034 x P + 3,538] x 239

Homens

3 a 10 anos [0,095 x P + 2,110] x 239


10 a 18 anos [0,074 x P + 2,754] x 239


18 a 30 anos [0,063 x P + 2,896] x 239


30 a 60 anos [0,048 x P + 3,653] x 239


P = peso corporal em kg


-Mulher pouco ativa (taxa basal + 20% = gasto calórico diário)


-Mulher ativa (taxa basal + 30%)

-Mulher muito ativa (taxa basal + 40%)


-Homem pouco ativo (taxa basal + 25%)


-Homem ativo (taxa basal + 35%)


-Homem muito ativo (taxa basal + 45%)



Exemplo da taxa metabólica de uma mulher de 37 anos ativa: taxa basal 1.381 calorias + 30% = 1.795 calorias

* Essa conta não é válida para mulheres durante o período de amamentação.



Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Para contribuir com o topico, vou por uma formula mais facil, mais o resultado é quase o msm q a do raffera.

Formula de Layne Norton. Só lembrando que nenhuma fórmula é exata, pois cada corpo é um corpo.

Ectomorfos usem essa: 37 calorias para cada kg que você pesa. Faça 37 x seu peso.

Endomorfos usem essa: 29 calorias para cada kg que você pesa. Faça 29 x seu peso.

Mesomorfos usem essa: 33 calorias para cada kg que você pesa. Faça 33 x seu peso.

Para saber mais sobre os biotipos, Resumidamente:

Ectomorfos são indivíduos com dificuldade em ganho de músculos e facilidade em perder peso/gordura/músculos. Corpo tende a ser magro.

Endomorfos são indivíduos com facilidade em ganho de peso/músculos/gordura e dificuldade em perder peso/gordura. Corpo tende a ser gordo.

Mesomorfos são indivíduos com facilidade em ganho de músculos e perda de gordura. Corpo tende a ser atlético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PangaDayWalker !

Como o Ippo disse não é uma conta muito exata porém em alguns pesquisas que fiz verifiquei que o nivel de atividade interfere muito no resultado portanto esse diferença possa estar relacionada ao fato da segunda formula não levar isso em conta !

Gostei desse primeira formula porque fiz um exame de Bioimpedancia que é um metodo mais confiavel e o resultado deu bem proximo com o que tive nessa primeira formula ! Porém existem varias outras na net ! Faça algumas outras e veja o resultado mais frequente que aparece !

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como o raffera ja falou isso era pra ser um dado aproximado, mais dificilmente vc terá um dado bem correto, tem varios metodos, o negocio é so vc ir testando... ja vi ectos comendo 36 x o seu peso e nao tendo resultados nenhum, moral da historia, aumentaram pra 40 x o peso pra poder ganharem peso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Dando um up neste tópico...

No cálculo da TMB não deve ser levado em conta a gordura corporal?

Para os mais entendidos, existe alguma fórmula que mais se aproxima do valor correto?

No cálculo que realizei baseado em várias fórmulas, o menor resultado foi de 1730 a 3341. É muita diferença.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu utilizo outra formula..eu acho que é ate melhor do que essa...vejo bem precisa...ou mais proxcimo ainda da precisao

1º PASSO - Calculando minha TMB

Para Homens

BMR = 66 + (13.7 x peso em kg) + (5 x altura em cm) - (6.8 x idade em anos)

Para mulheres

BMR = 655 + (9.6 x peso em kg) + (1.7 altura em cm) - (4.7 x idade em anos)

*OBS: o peso em kilos de preferencia deve ser calculado em cima da massa magra que é tirado em avaliações fisicas

2º PASSO - Calculando Meu nível de atividade

1.0 - Sedentário

1.2 - Super levemente ativo

1.4 - Levemente ativo

1.6 - Moderadamente ativo

1.8 - Altamente ativo

2.0 - Extremamente ativo

Ser sedentário significa que você não faz nada o dia todo (assiste TV e dorme o dia inteiro)

Ser super levemente ativo significa que você não faz nenhuma atividade física. Você trabalha no

escritório, no computador, e não faz nenhum tipo de atividade física durante o dia.

Ser levemente ativo significa que você tem um trabalho que não necessita de esforço físico (escritório, escrivaninha, etc.) mas faz algum tipo de atividade física durante o dia, por exemplo, caminhada, mas nada pesado.

Por moderadamente ativo nós queremos dizer que você tem um trabalho que não necessita de esforço físico (escritório, escrivaninha, etc.), faz uma atividade física durante o dia e um treino diário na sua rotina. Aqui é onde a maioria de vocês está.

Por altamente ativo nós queremos dizer que ou você treina e faz um trabalho que exige esforço físico, ou tem um trabalho sem esforço físico e treina duas vezes por dia.

Por extremamente ativo nós queremos dizer que você tem um trabalho bem duro que exige bastante esforço físico e ainda treina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heraldo, sobre o nível de atividade, não devo inserir em alguma fórmula?

bom..como eu treino de segunda a sabado...ou seja 6 dias na semana, eu faço a multiplicação em 1,6

pois eu treino bastante e gosto muito...dificilmente eu vou na semana 4 ou 5x...minha rotina é 6 dias na semana mesmo de treino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...