Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dia do lixo: correto ou incorreto?


Héverson Gomes
 Compartilhar

Dia do lixo: correto ou incorreto?

Dá-se o nome de dia do lixo para aquele dia em que você tira livre da dieta. Nele você pode ingerir o que você gosta, ou seja, faz-se a dieta por 6 dias e em apenas um dia come-se de tudo o que você gosta, tira-se férias da dieta. Isso não vai atrapalhar sua dieta?

Durante uma dieta muito rigorosa os níveis de leptina (agente regulador de fome e metabolismo do organismo) caem, com isso, você queima menos calorias. Outra reação do organismo é a homeostase, que ocorre com o organismo devido à manutenção da mesma dieta por muitos dias.

Portanto, é recomendado que em um dia da semana se aumentem as calorias da dieta em torno de 25 a 50% e duplique-se a ingestão de carboidratos.

Aí você pensa: "então eu posso ingerir pizzas, sorvetes, doces e outras guloseimas?".

Errado!! Essa ingestão calórica majorada deve ser de "carboidratos bons", de baixo índice glicêmico (macarrão e arroz integrais, batata doce, etc).Ocorre que quando eu uso os carboidratos provenientes de "lixos" como doces, pizzas, chocolates e outros de alto índice glicêmico, a insulina sobe em picos, inibindo o fator de crescimento IGF-1.

Por consequência, há diminuição da síntese protéica muscular e tendinosa, comprometendo-se a manutenção de massa muscular.

Uma refeição ruim apenas ferra a dieta inteira? Sim! Apenas um pequeno erro e você ferra sua semana toda!

"Então eu não posso comer nada, tenho que parar de viver?". Isso depende do seu objetivo. É lógico que uma pessoa que nunca fez uma dieta e vai iniciar a sua primeira experiência não deve cortar tudo drasticamente.

Caso contrário, tal pessoa fará a dieta uma semana no máximo e não vai dar conta de continuar seguindo a rigidez nutricional. Nesses casos, começa-se liberando-se duas refeições livres, de preferência no final de semana, e no meio do dia.

Isso evita picos de insulina à noite, o que prejudica a liberação de GH. Aos poucos a dieta deve ser mais restritiva, liberando-se uma refeição "lixo" por semana, até que o sujeito se adapte e aprenda que não há necessidade de "lixos" para se viver bem.

Melhor a felicidade de refeições cheias de porcaria ou a felicidade em exibir na praia um físico esbelto?

Vamos enumerar algumas dicas para você não sentir necessidade de fazer o "dia do lixo":

  • 1ª dica: corte açúcar e doces, pois estes farão sua insulina subir e seus níveis de IGF-1 cairem;
  • 2ª dica: evite o uso de álcool (qualquer tipo é ruim e estraga a sua dieta) devido à liberação de insulina por ele gerada. Li uma vez em um artigo do Dr. Paulo Muzy que muitas vezes você não fica tonto pelo álcool ingerido, mas sim pela hiper-resposta à insulina;
  • 3ª dica: evite o uso de refrigerantes, e isso quer dizer todos, inclusive os zero e light. Além do alto teor de sódio (que causa retenção de líquidos), essas bebidas contêm aspartame (que segundo estudos aumentam a gordura visceral);
  • 4ª dica: evite o uso de leites e derivados, pois segundo estudos a biodisponibilidade (capacidade de absorção pelo organismo) do leite é muito pequena. É muitíssimo baixa a absorção do cálcio presente no leite;
  • 5ª dica: no desespero para perder peso rapidamente, o sujeito passa a ficar em torno de 3 a 4 hs na academia, e isso é incorreto, pois após os 40 minutos iniciais de exercícios o corpo baixa a taxa de testosterona e inicia o aumento do cortisol (hormônio catabólico), que consome sua massa magra;
  • 6ª dica: controle seu final de semana, deixe seu corpo descansar, afinal, seus músculos hipertrofiam na recuperação. Não fique sem se alimentar, faça as refeições corretamente e nos horários corretos, e não use os carboidratos incorretos ou de forma incorreta, pois a insulina poderá destruir tudo;
  • 7ª dica: não use suplementos como refeição, procure se alimentar com alimentos sólidos, use-os apenas nos horários corretos, pois eles são complementos e não alimentos. Alguns contêm carbos de alto índice glicêmico e há horários corretos para serem consumidos, de modo que não façam a insulina novamente subir inadequadamente e te atrapalhar mais uma vez.

Agora vamos dar um exemplo do que um "dia do lixo" pode fazer em sua dieta:

Num treino de musculação de alta intensidade por 1 hora se gasta em torno de 300 a 400 calorias. Realizado tal treino por 5 vezes na semana, o gasto calórico semanal girará em torno de 1.500 a 2.000 calorias.

Agora veja a destruição do "dia do lixo":

1 fatia de pizza de queijo = 400 calorias. 5 fatias destroem sua semana;

1 dose de vodka ou whisky = 240 calorias por dose (isso sem contar a liberação da insulina mencionada antes);

1 energético = 110 calorias;

1 coca cola lata de 350ml = 137 calorias;

Some as calorias "vazias" (sem valor nutricional) ingeridas num "dia do lixo" e tire suas próprias conclusões. Ele destrói facilmente a sua dieta, além de gerar picos de insulina supressores do estado anábolico.

Abraço a todos e até a próxima.

 Compartilhar

Publique seu conteúdo como colaborador

Comentários

Comentários Destacados

Ok, tudo muito interessante na teoria. Só que na prática, quem segue dieta restrita de verdade, sabe que chega uma hora que o metabolismo fica lento mesmo e não tem jeito, tem que jogar a insulina pra cima no dia do lixo. Inclusive tem artigos recentes da Flex Magazine (US) mostrando que é ruim suprimir demais a liberação de insulina.

Talvez seja uma questão de individualidade biológica, só que comigo, que possuo o metabolismo rápido, jogar carbo de baixo índice glicêmico no dia do lixo realmente não funciona. Também lí artigo do nutricionista Rodolfo Peres onde ele apoia, respeitando os limites individuais de cada um, um do Dia do Lixo feito com porcarias.

Sem querer discordar do artigo acima, deixo aqui apenas o relato da experiência do que funciona para mim, não deixando de lado que cada indivíduo é diferente e reage de forma diferente a certos procedimentos na dieta. Afinal, tenho amigo próximo que nunca dispensa doces e alcool e tá sempre trincadão o ano todo. Genética é genética e cada um faz um o que funciona pra cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambem concordo com o companheiro acima, pratico o dia do lixo desde que comecei com minha dieta ha 2 anos e acho essencial pelo aspecto psicologico que nao foi mencionado acima, o stress subconsciente que a manutencao de uma dieta rigida ou nao gera na mente do sujeito que se reprimido pode levar a rejeicao completa ou parcial da dieta, ou seja, a famosa "antipatia".Assim como tambem mencionado pelo companheiro acima o metabolismo fica muito lento estagnando o crescimento e sintese proteica tambem, acredito ser o caso de nem tanto ao mar e nem tanto a terra.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é por nada não, mas alimentos como pizza, refrigerantes e outros com alto de teor de gordura e açucar, se dosados adequadamente a uma dieta, são capazes de nos fornecer nutrientes e energia para um melhor funcionamento do metabolismo. Além de fazer a nossa Insulina renascer das cinzas, ja que ficou suprimida a semana inteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive adotando a estratégia do dia do lixo, porém estava me trazendo o sentimento de culpa. É como andar 5 passos pra frente e 2 pra trás. E o próximo dia normal seguinte ao dia do lixo, o corpo não gosta dos alimentos saudáveis, ele quer mais lixo.

O que estou fazendo no momento é o dia do lixo limpo, onde eu me permito comer uma pequena porção de algum alimento que não esteja na dieta e de forma mais saudável. Por exemplo: Ao invés de um picolé de chocolate tomo um de frutas. Sempre dá pra substituir alguma coisa para que não seja apenas calorias "vazias".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A estratégia do dia do lixo limpo é bem interessante. Insere-se na dieta um alimento subjetivamente gostoso, e que não seja demasiadamente prejudicial em termos nutricionais. Faz bem pra cabeça, e pouco ou nenhum mal ao corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

×
×
  • Criar novo...