Ir para conteúdo

Agachamento com barra

ou agachamento livre ou agachamento livre com barra ou agachamento com barra livre ou agachamento ou squat

Agachamento com barra: posição inicial Agachamento com barra: posição intermediária Agachamento com barra: posição final Agachamento com barra: posição intermediária

Ampliar posições do movimento:

  • Agachamento com barra: posição inicial
  • Agachamento com barra: posição intermediária
  • Agachamento com barra: posição final

Vídeo explicativo:

Execução correta ou padrão:

  1. Posicionar a barra no trapézio (não posicionar na cervical);
  2. Colocar os cotovelos para baixo ou para frente;
  3. Fixar os pés paralelos, com abertura próxima à da largura dos ombros;
  4. Orientar a ponta dos pés ligeiramente para fora (posição mais anatômica);
  5. Manter a coluna ereta (lombar estável, em isometria);
  6. Fazer a força nos calcanhares e não na ponta dos pés;
  7. Realizar o movimento completo de descida e subida, sem descansar embaixo ou em cima.

Erros comuns ou movimentos evitados:

  • Colocar os cotovelos para trás (a barra pode rolar para a cervical);
  • Arredondar as costas;
  • Projetar a cabeça para frente;
  • Fazer a adução do quadril (os joelhos devem ser mantidos paralelos e equidistantes durante toda a execução);
  • Concentrar a força na ponta dos pés;
  • Usar o acolchoamento (a barra pode acabar sendo posicionada na cervical);
  • Realizar o movimento incompleto (destreina os ângulos inferiores, promove o encurtamento muscular e diminui a qualidade muscular);
  • Aduzir (abrir) demasiadamente as pernas (causa perda na amplitude do movimento e movimento não é natural, não é anatômico e causa compressão desnecessária);
  • Aproximar demasiadamente os pés (provoca perda de equilíbrio e acentua a curvatura da lombar);
  • Ao usar a gaiola, jogar a barra para trás na falha mecânica, a barra deve ser jogada para frente.

Músculos envolvidos:

  • Quadríceps;
  • Posterior de coxa;
  • Adutores;
  • Glúteo máximo;
  • Panturrilha;
  • Paravertebrais lombares.
Talles Sucesso
  • , 4.058 visualizações

Participaram da produção do(a) Agachamento com barra:


Comentários

Comentários Destacados

O agachamento é chamado por muitos como "o rei dos exercícios". Todos os praticantes de musculação deveriam fazer o agachamento. Geralmente, homens costumam ser arredios aos treinos de coxa, e, muitas vezes, têm pavor do agachamento. A musculatura do quadríceps é muito grande, e executar o agachamento pode ser um grande desafio em razão do esforço que demanda e da vascularização que pode implicar na queda de pressão.

O grande Arnold Schwarzenegger costumava dizer que a qualidade de seus treinos de coxa somente era boa quando ao menos sentia ânsia de vômito ao terminar o treino. Mas Arnold era uma pessoa especial, fora da curva.

Quanto aos normais, inclua o agachamento em sua rotina de treinamentos, seguindo a execução correta explicada nesta página, e colha benefícios muito mais do que estéticos (coxa e bunda grandes), benefícios relacionados com a saúde, principalmente com desenvolvimento de força e aptidão para desempenhar com facilidade as tarefas do dia a dia.

Vale lembrar que o agachamento é um dos exercícios mais aptos para desencadear maior produção natural de hormônios para a hipertrofia e emagrecimento:

E quanto à aqueles que gostam de debater qual seria o melhor exercícios de musculação, considerando entre o levantamento terra e agachamento, não se acanhe em fazer os dois:

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O agachamento com amplitude completa está sendo recomendado por muitos profissionais da educação física, quebrando o mito de que o agachamento seguro é até 90°. Veja mais um exemplo:

 

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente vídeo.

 

Seguem algumas impressões pessoais. Coisa de leigo mas que, se ajudar, valeu ter escrito.

 

A moça não é humana, meu Deus. Essa mobilidade que ela tem assemelha-se às atletas chinesas de levantamento de peso olímpico. O butt-wink é mínimo, sem prejuízo praticamente nenhum. A profundidade que ela atinge mantendo a dorsal firme é tal, que eu aposto que lá embaixo, na transição excêntrica-concêntrica, ela consiga tranquilamente realizar uma série de desenvolvimento por trás da nuca! Enfim, é definitivamente a melhor atleta-modelo que eu vi realizando agachamento instrucional. Aliás foi a profundidade da foto do vídeo na página principal que me trouxe até aqui.

 

Penso que seria de grande valia o professor, quando for elaborar a versão v2, contar com uma representante do sexo feminino, preferivelmente a Ana novamente pra repetir essa performance impressionante, mas também, que traga um representante do sexo masculino, pois certamente o que foi chamado ali de agachamento menos eficaz (descer somente ao nível das paralelas ou "só mais um pouco abaixo disso) será o que ele irá realizar caso seja um atleta-modelo na faixa dos 90-100 kg. Tal agachamento "paralelo" seria inclusive representativo de uma parcela, provavelmente esmagadora, de alunos regulares de academia. Por esse motivo é que eu senti falta do professor atacar pra valer os agachamentos mais criminosos: os que sequer atingem o nível das paralelas, muito comum em pessoas que gostam de pagar imagem com grandes cargas que não têm capacidade de realizar um movimento completo ou, ao menos, até o nível das paralelas. E, por fim, com relação ainda a esse assunto das paralelas, penso que, como o professor comentou anteriormente, muitos até gostariam de descer mais, mas atingir o nível paralelo não foi uma opção. Foi o que puderam alcançar.

 

E finalizo com um pedido pra sua versão v2: se é pra descer até o talo, muitos vão precisar de dicas e recomendações sobre calçados específicos para agachamento: Nike Romaleos, Adidas Adipower, Rebook Lifter 2.0, FoostLifter (estes dois últimos disponíveis pra venda no BR). Tais dicas seriam importantes, penso eu, por causa exatamente daquilo que o professor comentou: o aumento do esforço na região patelar quando o centro de gravidade começa a se deslocar devido ao aumento da pressão na ponta dos pés. Se nada for dito, advinha se não vão apelar para as ripinhas debaixo dos calcanhares? kkk

 

Abraços

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Participe nos comentários

Você pode postar agora e se registrar em seguida. Se você já tem uma conta, entre agora para postar pela sua conta.

Visitante
Adicionar um comentário

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   O link foi incorporado automaticamente.   Exiba como um link normal

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Conteúdo Similar

    • Por gordinhafit
      Ola pessoal, estou iniciando uma dieta para secar, da ultima vez que fiz foi a mais ou menos dois anos atras estava muito acima do peso e perdi em torno de 17 kg! Ja praticava musculação mas deixava muito a desejar! Nesse periodo de cerca de 6 meses perdi quase todo o gluteo e o volume de perna, fiquei com muita flacidez! No desespero para recuperar um pouco do volume fiz um "bulking" sujo e acabei ganhando muita gordura junto, porém apesar de estar controlando minha alimentação faz alguns meses , tenho muito medo de fazer o cutting! Qual seria a melhor estrategia para manter o pouco que consegui? Treinar pernas e gluteos todos os dias seria o ideal? para nao faltar estimulos e não perder massa? oque eu faço?😭
    • Por rafaelsarrus
      Saalve galera.
      Nessa semana saiu uma reportagem no Uol a respeito da Carol Vaz. Acredito que a maioria de voces a conheça, ja que ela treina nomes bem conhecidos das midias sociais.
      A matéria é interessante, toca em alguns pontos do estilo de treino e de vida, tanto dela quanto das atletas. E passa brevemente tambem pela vida da treinadora.
      Segue o link:
      https://paulosampaio.blogosfera.uol.com.br/2019/01/31/com-1-milhao-de-seguidores-personal-carioca-e-chamada-de-fada-das-bundas
      A essa mesmo respeito, fiz um video (caso nao queiram ler a materia que é um pouco longa hehe) no meu canal. Quem puder dar um força la!
      O que vocês acham do estilo de treino dela?
      Um abraço a todos!
    • Por SHEYwarzenegger
      Olá!
       
      Estou no meu primeiro ciclo de Stano (Gold-labs; 100mg; 1ml dia sim/dia nao). Comecei aplicando no glúteo e ate então estava ciente das dores, porém ficou dois calombos bastante duros, nao doem. Estou dando compressa e passando pomada, mas ainda não saíram. Comecei a aplicar no vasto lateral e não ficou nenhum calombo.. creio que não seja abscesso, Pq eles nao doem nada.. mas estou preocupada que não saia. Alguém pode me ajudar com experiência ou indicação do que fazer?
    • Por Luan Viana
      Fazer a pegada da barra do modo mais confortável (apoiar a lombar e deixar o cotovelos voltados para baixo ou para frente); Posicionar os pés na largura dos ombros; Fixar um ponto à frente para se equilibrar; Manter a coluna ereta (fazendo isometria da lombar e do abdome); Flexionar a perna da frente concentrando a força no calcanhar e levando a outra perna atrás até encostar o joelho no chão; Fazer o movimento na vertical (para cima) e não para frente; Evitar fazer força com a pena de trás, concentrar a força na perna que está à frente.
×
×
  • Criar Novo...