Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Protocolos de Terapia Pós-Ciclo (TPC) DUDU


duduhaluch

Post Destacado

A ideia desse artigo é apenas apresentar alguns protocolos TPC mais avançados e eficientes para diferentes ciclos. Os protocolos variam porque o grau de inibição do eixo HPT pode variar muito, dependendo das doses e drogas que você usou, e também da meia-vida das drogas (drogas de meia-vida longa levam mais tempo para sair do corpo e portanto prolongam a inibição do eixo).

1) Quando começar a TPC e tempo de TPC?

Se você faz um ciclo só com drogas orais, a tpc pode ser começada no dia seguinte, uma vez que essas drogas possuem meia-vidas de apenas algumas horas. A TPC deve durar média de 4 a 6 semanas. Em geral só um SERM (tamox ou clomid) com vitamina E já são suficientes.

Em um ciclo em que as drogas sejam esteres de meia-vida curta como propionato, acetato, fenilpropionato, a TPC pode ser começada ~5-10 dias depois do ciclo. A TPC deve durar média de 5 a 7 semanas. HCG com um SERM (tamox ou clomid) e vitaminas E e D.

Em um ciclo com esteres de meia-vida longa a TPC pode ser iniciada entre 20 a 30 dias depois do ciclo (enantato, cipionato, undecilinato, decanoato). A TPC deve durar média de 6 a 10 semanas.  HCG com um SERM (tamox ou clomid), talvez também um inibidor de aromatase (exemestano ou anastrozol) e vitaminas E e D.

Não existe uma regra geral, o ideal é fazer exames após a TPC para verificar as condições hormonais (principalmente testosterona, estradiol), e também caso não se sinta recuperado continuar com o protocolo TPC.

2) PROTOCOLOS TPC MAIS EFICIENTES:

Para ciclos só com orais recomendo tamoxifeno em ~20-40mg dia por ~4-6 semanas com algumas vitaminas E (1000UI dia) e talvez vitamina D.

Para ciclos tradicionais, com testosterona e/ou drogas de meia-vida longa principalmente HCG deve ser a principal droga na TPC, uma vez que ele vai trazer seu eixo hormonal muito mais rápido (por elevar níveis de testosterona diretamente nos testículos reduzindo atrofia testicular, imitando LH) que qualquer outra droga auxiliar, como SERM's ou inibidores de aromatase (exemestano, anastrozol, letrozol). Isso acontece porque após o ciclo os níveis de LH se recuperam muito mais rapidamente que os níveis de testosterona.

Então a função do HCG é trazer seus níveis de testosterona mais rapidamente para que não tenha grandes perdas pós-ciclo, enquanto SERM's e IA's vão ter a função auxiliar de estimular LH e FSH e controlar aromatização. Para ser eficaz o HCG deve ser usado no tempo certo (quando níveis de hormônios exógenos já são baixos suficientes para manter inibição do eixo HPT), em doses boas (~1500-3500UI semana), e também apenas nas primeiras semanas da TPC, para evitar algum problema com dessensibilização do LH.

Exemplos:

a ) Ciclos com testosterona, trembolona, esteres curtos:

  • 1-3 HCG 1000UI 2x na semana
  • 1-6 tamoxifeno 40mg dia
  • 1-6 vitamina E 1000UI dia

b ) Ciclos com drogas de meia-vida longa, testosterona, trembolona, etc:

  • 1-4 HCG 1000UI 2-3x na semana
  • 1-4 aromasin 25mg dia ou anastrozol 1mg dia
  • 1-8 tamoxifeno 40mg dia
  • 1-8 vitamina E 1000UI dia

Estou sempre pressupondo também que você siga o protocolo tradicional de dieta e treino para TPC.

REFERÊNCIAS:
Post Cycle Therapy (Anthony Roberts) 
http://thinksteroids...le-therapy-pct/
Understanding Post Cycle “T” Recovery By William Llewellyn 
http://www.steroidol...-llewellyn.html
Why Use Both Clomid and Nolvadex Together for PCT?
http://thinksteroids...gether-for-pct/
How Do I Use HCG with Steroids?
http://thinksteroids...ing-and-dosing/
TPC Completa (DUDU)
https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/100467-tpc-completa-dudu/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Muito bom, Dudu!

A propósito, vc estava muitíssimo bem no campeonato! Shape simétrico, muito bonito mesmo!!

 

 

mto obrigado :)

 

Boa Duduh, so não concordo muito com o hcg na tpc, mais de resto ta muito bom..

 

rsrsr, o mais importante é o HCG na TPC, essa é a ideia

leia as referências q vai entender melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Caraca, o que é melhor??? usar o HCG intra ciclo, ou na TPC???

to na duvida de como tomar o HCG...

Body sempre me falaram que o HCG é INTRA. Não sei muito bem a explicação mas pelo que eu me lembro ele deixa o LH em um nivel normal fazendo as celulas de leydig (acho que é isso) continuarem funcionando normalmente, sendo que a produção de testo vai continuar normalmente tbm. Nao afetando a testo e as celulas de leydig, deixando a produção de testosterona o mais normal possível pós ciclo, para menores perdas. Se eu tiver errado, alguém corrige ai.

 

Mas ai "Para ciclos tradicionais, com testosterona e/ou drogas de meia-vida longa principalmente HCG deve ser a principal droga na TPC," Ai eu fiquei confuso, porque todo mundo fala pra usar intra e nunca na TPC, sera que o dudu consegue explicar o porque disso? e porque não usar intra?

Editado por sirgold
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...