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OVO - NUNCA MAIS TENHA DÚVIDAS SOBRE ESTE ALIMENTO!

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OVO - NUNCA MAIS TENHA DÚVIDAS SOBRE ESTE ALIMENTO!

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Hoje acho que deixarei vocês mais felizes, pois sou um crítico severo dos alimentos vendidos com promessas enganosas de saúde, mas que no entanto significam verdadeiros venenos para o corpo humano, entretanto, preciso também deixar claro que existe uma gama de alimentos que são sim extremamente saudáveis e que pelo grande poder da indústria alimentícia, acabam muitas vezes sendo “apedrejados” de todas as formas para tentar confundir as pessoas a consumirem os industrializados “enriquecidos” e etc... E o pior é que não só conseguem seu objetivo com a população em geral, mas também fazem com que um número absurdo de profissionais de saúde sejam levados por informações superficiais, aceitem como verdades sem pesquisar a verdadeira fonte, sem procurar estudar profundamente o assunto e pra piorar ainda mais, passem a orientar seus pacientes tendo como única fonte uma notícia qualquer, uma entrevista ou um “professor”.

 

Vamos começar do início. Vocês sabiam que é raro que uma universidade de medicina (eu pessoalmente não sei de nenhuma) tenha aulas sobre nutrologia? Nós médicos costumamos saber tanto de alimento quanto qualquer outra pessoa (ou até menos na maioria das vezes), pois não existem professores específicos. Imaginem então, quando haverão professores de Nutrigenética? Mas qual é a importância disto, se aprendemos a dar remédios, não é mesmo? Pois é exatamente este tipo de pensamento que domina a mente da imensa maioria dos médicos.

 

Amigos, Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna,  400 anos antes de Cristo já dizia: “Deixe que o alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento.” E esta frase tem um impacto enorme na medicina atual, uma vez que cada vez mais estamos descobrindo que o caminho da cura não é o tratamento, mas sim a prevenção das doenças! Não adianta esperarmos que a doença se instale, pois muitas vezes tentar tratar uma afecção, dependendo de qual seja, se torna um caminho doloroso e com final infeliz. O fundamental é compreendermos que enquanto fazemos prevenção, ou seja, um programa preventivo de manutenção de saúde, temos um plano A, B, C, D, etc... A partir do momento em que se instala uma doença, aí não temos mais opções. A única opção é o plano A e aí uso de medicamentos, efeitos colaterais, sequelas.

 

E os 3 pilares da Antiaging Medicine são Modulação Hormonal, Exercícios Físicos Moderados e justamente a Nutrigenética, por isto dedico grande parte de meu tempo à busca dos mais variados e importantes estudos sobre os alimentos.

 

Mas vamos então ao nosso tema e falar sobre este alimento que hoje é considerado pelos maiores especialistas do mundo, como o segundo melhor alimento do mundo. Surpresos? Pois foi isto mesmo que escrevi, e vou provar a vocês. Aliás, percebam que não estou ganhando nada de nenhuma indústria que vende ovos nem nada do tipo, portanto, não sou eu quem provarei, mas os estudos. E contra estudos sérios, idôneos, publicados em revistas internacionais e indexados, não há espaço para opinião pessoal. É assim e pronto. Aliás, deixem-me fazer uma observação aqui e pedirei uma colaboração de vocês.

 

Comecei a escrever por simples incentivo de amigos queridos e na busca de ajudar as pessoas, trazer informações comprovadas e atualizadas e guiar as pessoas no sentido de tentar mudar, não só por si mesmas, mas pelas crianças. Quem me conhece sabe que tenho verdadeira adoração por crianças e imensa preocupação com o preço que pagarão por tudo a que estão expostas hoje em dia. Mas vejo que esta iniciativa de escrever em um blog tem tomado proporções muito grandes e de fato não esperava, pois já concedi inúmeras entrevistas sobre cirurgia plástica, algumas também sobre antienvelhecimento nas maiores emissoras de TV, jornais, revistas, sites, porém são sempre editadas com o que mais atrai as pessoas, então acho que sempre me sinto parte realmente de um show. Falta poder explicar realmente as coisas, orientar de forma abrangente aqueles que nos lêem e assistem.

 

Acontece que, como bons brasileiros, algumas pessoas não se prestam a ler os artigos que são compartilhados por diversas pessoas que me acompanham principalmente compartilhando nas redes sociais, e aí volta e meia aparece um desinformado e lança frases do tipo “eu não concordo com isso...” Olha, não sou de ficar bravo com a ignorância das pessoas, pois faz parte da natureza humana. Mas isso me entristece... Dá vontade de escrever pras mesmas: “Queridos(as), não existe a opção de concordar ou não frente a provas. O que escrevo, por exemplo, não é a minha opinião, porque quando quiser expressar a minha visão, escreverei antes -eu acho-. Tudo que coloco a disposição é ciência, resultado de estudos científicos atuais e com grande impacto para a saúde, caso contrário não teria motivo para me prestar a escrever. Então a opção é ler, ou não ler e não escrever sobre o que não sabe. Além disso, a próxima opção é, com o conhecimento da informação, aplicar ou não em suas vidas, isto sim é uma opção pois ninguém é obrigado a fazer algo que não deseja. Temos o livre arbítrio, não é mesmo!”

 

E é uma atitude clara daquelas pessoas que não se interessam realmente pelos assuntos ou vivem encontrando desculpas para o que NÃO alcançam em suas vidas. Deixem-me eu explicar dando um exemplo: há dias os noticiários vêm revelando escutas telefônicas de políticos com um contraventor. E sabem porque estas histórias não vão para frente e não dão em nada? A culpa é do próprio povo obviamente. Boa pare das pessoas serão capazes de ouvir a chamada da notícia, dizendo que “escutas revelam ligação de tais políticos com o crime”, não se prestarão a ler ou ouvir as provas que são indiscutíveis (vozes de ambos os lados fazendo combinações) e aí quando indagadas sobre aquele fato virão com o famoso bordão de quem não faz idéia do assunto, mas tem obviamente opiniões vagas: “Ah, eu não acredito, não concordo com isso...” Mas eu pergunto, concordar com o quê se não é algo para se omitir opinião de concordância rs?

 

Então quando lerem algum comentário do tipo, respondam simplesmente orientando a pessoa que leia o artigo ao invés de emitir um comentário sem conteúdo ok!

 

Mas vamos parar de “filosofia” (desculpem, mas precisava desabafar para compartilhar com vocês) e falemos do OVO. Como já escrevi anteriormente, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o côco, quarto a quinoa real. Mas e porque já ouvimos tantas vezes algum “gênio” falar mal deste alimento? Infelizmente também não sei o motivo, mas vou fazer com que todos vocês que estão lendo tenham mais informações do que qualquer pessoa que seja contra o ovo e possa arguir com sabedoria para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto.

 

Muito se fala a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve NENHUM estudo que conseguiu comprovar esta teoria absolutamente furada. A culpa pelo colesterol elevado vem de tempos meus amigos e se nós médicos estudássemos história da medicina, encontraríamos muitas respostas.  Ainda escreverei sobre o mito do colesterol, mas posso lhes assegurar que colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo. Ele é considerado hoje pela medicina moderna internacional, como um biomarcador. Mas isto explicarei com detalhes em um outro artigo. O importante é que vocês saibam, médicos e não médicos, que não só eu, como qualquer médico que tenha estudado profundamente sobre o tema, colocamos a disposição inclusive nossos diplomas de médico se alguém trouxer um, apenas um estudo comprovando que o ovo aumenta o colesterol!

 

Pois bem, o ovo é composto por:

 

- Ácidos Graxos Saturados

 

- Ácidos Graxos Insaturados

 

- 20 Aminoácidos

 

- 14 Minerais

 

- 12 Vitaminas

 

- Carotenóides

 

Dentre os componentes, destaco principalmente:

 

- Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K

 

- Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporicionada por 1 Ovo)

 

- Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina)

 

- Carotenóides Luteína / Zeaxantina*

 

* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas

 

Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism EM, 2008, foi escrito que o estudo evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:

 

- Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa)

 

- Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina- antigamente chamado de GBP28)

 

- Aumento do HDL (o colesterol chamado de “bom”)

 

- Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas eu ingerem*)

 

* Insulina hoje é um exame imprescindível, mas que ainda não é solicitado como deveria na medicina. É isoladamente o exame que consegue predizer com maior fidedignidade a longevidade de uma pessoa, além de hoje ser o principal indicador de diabetes. Fazer o que pessoal, a medicina avança, os paradigmas são quebrados, o conhecimento evolui, então se você nunca realizou, saiba que deveria saber seus índices basais. E se você é um colega médico, aproveite a informação e passe a utilizar esta medida como rotina. Estude o assunto, pois glicose isoladamente já não tem valia nenhuma.

 

Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o “caipira”, mas melhor comer o “não caipira” do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 d que o não orgânico!

 

Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa idéia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.

 

Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido! Vou disponibilizar a vocês a porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível à nós:

 

- Leite Materno – 49% de absorção

 

- Ovo (clara+gema) – 48%

 

- Carne, peixe e frango – 32%

 

- Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%

 

- Soja – 17%

 

- Produtos láteos – 16%

 

- Clara de ovo – 17%

 

- Espirulina – 6%

 

E para que percam o medo, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses.  Querem saber o resultado? O colesterol baixou... Pena que estas coisas não prosperam na medicina. Se fosse a descoberta de uma nova medicação para que as pessoas devessem usar diariamente para tratar alguma doença, podem ter certeza de que no dia seguinte teríamos um representante laboratorial batendo em nossas portas em nossas clínicas oferecendo amostras grátis. Isso quando não oferecem viagens, jantares, entre outros meus amigos. O lado escuro da medicina...

 

Para finalizar, vou explicar como a nutrigenética enxerga alimentos como possíveis  remédios. Olhem o exemplo do ovo:

 

- Bom para alergias devido à presença de Zinco

 

- Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no corpo, apelidado de guardião do nosso corpo: A Glutationa (que já tem para aplicação injetável e em breve terá também em gel com nanotecnologia lipossômica, ou seja, gel para passar na pele e através da pele a substância é absorvida diretamente para a circulação.

 

-Tem a presença desta que é a última Vitamina descoberta na Nutrologia, chamada PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona) é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal

 

-Atua na degeneração macular

 

Resumindo caros leitores, não tenho dúvidas de que provei a vocês que o ovo deveria fazer parte da dieta de todas as pessoas diariamente. Eu procuro comer cerca de 5 ovos por dia e não tenho nenhuma alteração sanguínea. Pelo contrário, meus níveis sanguíneos estão dentro dos padrões ótimos, pois para mim não basta somente estar dentro da normalidade. Trabalho buscando a otimização dos níveis das substâncias importantes no corpo, uma outra forma de examinar o metabolismo humano que é objetivo da medicina antiaging: não deixar que os níveis tenham quedas nem aumentos, mas mantenham-se estáveis dentro dos melhores índices para que não haja declínio metabólico corporal.

 

Bom, espero que de agora em diante, frente a QUALQUER pessoa que contraindique o ovo como alimento, vocês indaguem os motivos se quiserem, ou perguntem sobre estas substâncias e estes estudos que coloquei a disposição neste artigo. Ou melhor, não fale nada, mas volte, leia novamente e lembre de que aqui estão as provas, porque não quero causar nenhum problema a ninguém, só não acho justo que as pessoas continuem sendo mal orientadas.

 

Reparem no absurdo que a ignorância tem causado às pessoas, que hoje em dia têm medo de comer um alimento fundamental. De 1974 a 2003, houve uma diminuição de 84% na ingesta de ovos no Brasil. Aí de 2003 a 2009, houve ainda uma diminuição de mais 87% sobre a quantidade já diminuída! Isto são dados do IBGE. Sei que a grande culpa final disto é do próprio médico e me culpo também por ter aprendido isto um dia e aceitado como verdade por um período. Repito, não estou aqui querendo falar mal de ninguém, mas sim fazendo uma crítica muito sensata ao ensino médico de maneira geral.

 

Como sempre aconselho, leve a informação aos seus familiares, peçam que leiam o artigo e compreendam a importância fundamental do conhecimento correto na saúde das pessoas e das gerações futuras.

 

Você pode fazer a diferença em sua família e mudar o futuro das crianças.

 

Dos diversos estudos que pesquisei, acredito que o mais acessível e prático para a leitura de vocês todos, principalmente médicos é este livro magnífico escrito pelo Dr. Sérgio Pupin, que vocês podem comprar pela internet: “O Mito do Colesterol”. Aliás, se você tiver um amigo ou familiar médico, seria um ótimo presente à qualquer um!
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Não confio muito em algumas informações por não ter referenciaS bibliograficas. Publicar um livro é muitas vezes mais facil e descomplexo do que um artigo academico. Estranhei muito as taxas de absorção mostradas por ele, mas mesmo assim, no contexto geral, muito bom o artigo.

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O autor do texto

 

Dr. Victor Sorrentino

 

Médico
Cirurgia Plástica e Nutriendocrinologia

 

- Diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia
- Clínica Sorrentino de Cirurgia Plástica
- Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil.
- Especialização em Cirurgia Geral na 15ª enfermaria do Hospital de Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
- Especialização em Cirurgia Plástica e reconstrutiva da mama na 28ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.
- Membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
- Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.
- Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética
- Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva
- Membro do Grupo Longevidade Saudável Membro da WOSIAM – World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine

- Membro da HS – The International Hormone Society
- Membro da American Academy of Anti-Aging Medicine

- Diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF)

 

O cara por si só tem condições de escrever um artigo desses, mas ele citou um estudo da Nutrition and Metabolism EM, 2008.

Ratliff, J., et al. Eggs Modulate the Inflammatory Response To Carbohydrate Restricted Diets in Overweight Men. Nutrition and Metabolism. 2008. 5(6).

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Por causa de que se apregoou aos quatro ventos sobre o ovo, também eu como milhares de pessoas deixaram práticamento de ingerir esse tão rico e poderoso alimento.

Hoje as coisas são bem diferentes. Não estou preocupado com isso, e tento pelo menos comer nem que seja só um ovo por dia.

 

Boa matéria. de facto é hora de desmistificar a causa/efeito de determinados alimentos. Eu já tinha lido algo parecido, e então para os mais interessados aconselho verem no You Tube, o que um grande nutricionista (nutrólogo) brasileiro Dr. Lair Ribeiro fala sobre o ovo. Muito bom.

 

Abraço

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Eu como cerca de 10 ovos inteiros por dia, conheço gente que come muito mais. E meu colesterol nunca esteve tão baixo. 

Eu não dou conta de comer essa quantidade por dia, o meu estomago começa a pedir arrego, com apenas quatro. Sabe me dizer algum alimento, que eu possa estar colocando no lugar do ovo? 

 

Gosto de variar a minha dieta, mas lógico mantendo a quantidade exata, que o meu corpo necessita. 

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Eu não dou conta de comer essa quantidade por dia, o meu estomago começa a pedir arrego, com apenas quatro. Sabe me dizer algum alimento, que eu possa estar colocando no lugar do ovo? 

 

Gosto de variar a minha dieta, mas lógico mantendo a quantidade exata, que o meu corpo necessita. 

A quantidade depende da pessoa tambem. Bem provável que eu tenha quase o dobro do seu peso entao o volume de comida pra mim será bem maior.

Mas substituir exatamente o ovo nao tem como. O ovo além de ter as características inerentes a ele, é o alimento com maior concentração de albumina que existe. Vc pode até encontrar em outras fontes mas em concentrações muito baixas o que inviabiliza a dieta visto a quantidade q vc teria que ingerir pra chegar num nível aceitável de proteínas.

 

Mas se for pensar apenas em fontes de proteína, o único alimento que fornece exclusivamente esse macronutriente é a carne.

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    • By fisiculturismo
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      Fonte: Stephan van Vliet, Evan L Shy, Sidney Abou Sawan, Joseph W Beals, Daniel WD West, Sarah K Skinner, Alexander V Ulanov, Zhong Li, Scott A Paluska, Carl M Parsons, Daniel R Moore, Nicholas A Burd. Consumption of whole eggs promotes greater stimulation of postexercise muscle protein synthesis than consumption of isonitrogenous amounts of egg whites in young men. The American Journal of Clinical Nutrition, 2017; 106 (6): 1401 DOI: 10.3945/ajcn.117.159855
      https://nutrindoideias.com/musculacao/hipertrofia/ovo-inteiro-ganho-de-massa-muscular/
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