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Cutting com Sódio


MsYuxx
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Boa tarde amigos. Seguinte tô numa dieta de cutt focada com suplementação ok e obtendo resultados, porém o meu foco central a priori é apenas a queima da gordura, do qual estou obtendo resultados, mais gostaria de tirar uma dúvida sobre o Sódio, quero colocar ele na minha dieta, em duas refeições, isso vai me atrapalhar em algo na queima de gordura? Obrigado aguardo respostas.

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Praticamente todos os cardápios regulares têm sódio. A incidência é tão grande que basta um cardápio, mesmo que equilibrado mas que tenha usado sal em seus temperos, que facilmente atinge-se de cinco a dez vezes (média do cardápio brasileiro) o VRD (Valor de Referencia Diário) de sódio.

 

Seria sódio mesmo sua necessidade? Ou seria potássio?

Editado por Jaraqui
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A dúvida é com relação a atrapalhar a queima de tecido adiposo, ou se apenas ele causa retenção hídrica e somente isso de fato entende. Quanto a ingestão, já tenho em mente em que refeições utilizar a quantidade pequena, afinal minha dieta atual é ausente de sódio, eu a montei dessa forma, por isso a dúvida se devo incluir ou não o Sódio, pelo motivo citado no inicio do tópico.

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Eu sou hipertenso e passei um tempo sem utilizar sal e removendo alimentos que continham altas taxas de sódio. O resultado foi que, pelas contas, de acordo com a tabela TACO da Unicamp, mesmo assim, eu já alcançava o VRD de sódio. 

 

A confirmação veio com uma palestra de uma nutricionista desportiva e mais uma entrevista que vi na TV, pois os alimentos, cozidos ou fritos, mesmo sem sal, já contêm sódio em quantidade tal que nos atende.

 

Ingerir-se mais sódio, ao longo dos anos, pode causar retenção em pessoas sedentárias ou que já comecem a apresentar exames de urina que indiquem evolução para o desenvolvimento de cálculo renal.

 

O que os competidores de BB fazem (ou faziam) é (era) cortar o sal em período pré-contest pra diminuir quaisquer pequenas retenções que apresentassem e que fossem prejudicá-los em suas apresentações.

 

Pra pessoas jovens e saudáveis, o consumo de sal normal em pequenas quantidades (5 g totais ao dia) ou ainda o sal light, ao meu ver, tá de bom tamanho.

O bom de se consumir o sal light nas doses certas é que também ingerimos potássio, mantendo o equilíbrio destes sais (sódio 2000 mg / potássio 4700 mg).

 

Já com relação ao sódio inibir a lipólise essa eu passo. Não sei lhe responder.

 

Pra quem segue a via metabólica de glicogênese, isto é sem estar em cetose (turma do low-carb) o que queima a gordura é estar com um balanço energético negativo. Tal queima é otimizada se a pessoa se alimenta de uma maneira tal que a insulina haja durante e após as refeições e logo caia a níveis considerados baixos (enquanto a insulina está alta a queima de gordura não é prioridade para o organismo). Consegue-se isso através a ingestão de fontes de carboidratos mais apropriadas.

 

Estando a pessoa saudável e atendendo a estes dois requisitos, quero acreditar que possa queimar gordura estando a pessoa ingerindo o VRD de sódio ou valores acima  disso.

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o grande problema é que pessoas como eu que almocam todo dia fora se veem sem saída, tudo tem sódio no meio e em grande quantidade.

o que eu venho fazendo é minimizar o efeito como o fato de ter cortado tudo que é artificial da minha alimentacao com excecao de coisas como iogurte natural que nao dá pra fazer em casa...

no fim das contas ainda consumo mais sodio que o recomendado sempre...

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