Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Este tópico tem o intuito de informar sobre diversos estudos com o medicamento Finasterida, usado para tratar queda de cabelo e geralmente usado durante ciclos de hormonios para prevenir a queda.

Infertilidade masculina associada ao uso de finasterida

"A finasterida é um potente e específico inibidor da enzima 5a-redutase em homens. Estudos clínicos demonstraram que finasterida 1mg/dia diminui a progressão da queda e aumenta o crescimento do cabelo em homens que sofrem de queda de cabelo hereditária. Por sua influência no metabolismo dos andrógenos existe uma preocupação a respeito do seu uso, principalmente em pacientes em idade fértil. Neste trabalho são descritos 3 casos de pacientes jovens, que apresentaram piora do espermograma durante o uso continuado de finasterida 1mg revertida após a suspensão do mesmo. Dois deles tinham varicocele unilateral e o terceiro era obeso. Aparentemente o tratamento com finasterida promoveu alteração significativa na qualidade seminal. Pode-se especular que talvez a finasterida por si só não traga alteração para a espermatogênese como reportado por Overstreet et al. (1999), mas que em pacientes de risco com possíveis causas de infertilidade associadas, possa ocorrer a amplificação da influência deletéria da finasterida. Estudos futuros devem ser realizados para esclarecer a influência da finasterida nestes pacientes."

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0041-87812004000400009

Influência da Finasterida no desenvolvimento do câncer de próstata

"Finasteride previne ou retarda o aparecimento de câncer de próstata, mas este possível benefício e um risco reduzido de problemas urinários devem ser pesados contra os efeitos colaterais sexuais e aumento do risco de câncer de próstata de alto grau."

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa030660

Finasterida e disfunção erétil

"Estudos recentes com baixo grau de evidência descreveram 92% de disfunção da ereção após seu uso, o que preocupa a mídia e o meio médico. Analisando-se estudos cegos randomizados placebo-controlados, a incidência média da referida disfunção foi 15% vs. 6% em controles de usuários de finasterida 5 mg para hiperplasia prostática benigna e 4% vs. 2% em homens jovens com uso de finasterida, 1 mg, para alopecia androgenética. A maioria dos casos foi reversível mediante descontinuação da droga ou não. A prevalência da disfunção aumentou com a idade, presença de manifestações de obstrução urinária e fatores de risco cardiovascular. No total, o uso cego de finasterida aumentou discretamente o risco relativo de disfunção da ereção, possivelmente por interferência sutil na produção de óxido nítrico pelo corpo cavernoso após redução de di-hidrotestosterona, que poderia potencializar outras causas de menor biodisponibilidade de óxido nítrico e disfunção endotelial. Entretanto, quando o aconselhamentomédico sobre efeitos sexuais adversos foi fornecido junto à prescrição de finasterida, o risco da disfunção quase triplicou, criando um efeito nocebo. Em conclusão, deve se avaliar função de ereção e fatores de risco para disfunção antes e durante o tratamento com finasterida. O tipo de informação que o médico deve dar junto à prescrição deve serembasado e dosado em cada indivíduo, no sentido de fazer mais bem do que mal.(AU)"

http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=639311&indexSearch=ID

Finasterida: Mitos e Verdades

"Um estudo, muito pequeno, analisou o esperma de três homens que estavam tomando finasterida (1 mg/dia) há cinco anos. Usando microscopia de transmissão de elétrons, a pesquisa encontrou alterações morfológicas nos espermatozoides, compatíveis com necrose. Um dos pacientes apresentou azospermia e os outros dois concentração normal de espermatozoides, porém com severa redução da motilidade. Após um ano da interrupção do tratamento, os testes foram repetidos e houve retorno dos processos normais. Existem, ainda, dois relatos de caso de severa azospermia, resultando em infertilidade (9)."

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0041-87812004000400009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Finasterida: Disfunção erétil e queda da libido

"Em 2012, o FDA publicou os resultados de sua própria investigação sobre os efeitos adversos da finasterida. Usando dados coletados 1998-2011, este estudo identificou disfunção sexual persistente de pelo menos três meses, em 14% dos 421 casos avaliados. Enquanto a agência afirmou que um claro nexo de causalidade entre a finasterida e efeitos colaterais sexuais não tinha sido estabelecida, advertências dessas complicações foram adicionados a informação de prescrição do medicamento."

http://www.drugwatch.com/propecia/side-effects/

Efeitos colaterais persistentes da Finasterida

"Na maioria dos homens que desenvolveram efeitos colaterais sexuais persistentes (≥3 meses) apesar da retirada da finasterida, a disfunção sexual continuou por muitos meses ou anos. Apesar de vários estudos com ratos mostraram alterações prejudiciais função erétil causada por inibidores da 5-alfa redutase, a natureza persistente dessas mudanças é uma área de pesquisa ativa. Os prescritores de finasterida e homens que contemplam seu uso devem ser avisados dos potenciais efeitos adversos de medicamentos."

Risco de disfunção erétil da Finasterida

"Efeitos colaterais relatado com a finasteride incluem:

• A disfunção erétil (impotência)
  • Ejaculação anormal
  • Baixo volume ejaculatório
  • Função sexual anormal
  • Dor testicular
  • Ginecomastia - desenvolvimento de mamas masculinas
  • Depressão - Merck adicionou este efeito colateral em dezembro de 2010"

http://www.medicalnewstoday.com/articles/247858.php

Sintomas depressivos e pensamentos suicidas entre ex-usuários de finasterida com efeitos colaterais sexuais persistentes

"Os médicos e potenciais utilizadores de finasterida deve estar ciente do risco potencial de sintomas depressivos e pensamentos suicidas. Os resultados preliminares deste estudo demanda novas pesquisas com estudos controlados."

http://europepmc.org/abstract/med/22939118

Muito interessante ,na bula já fala sobre alguns desses efeitos colaterais , mas conforme vai se aprofundando nos estudos vamos sabendo de mais coisas . Eu já usei , hoje em dia não ligo se ficar careca . 

Antes de decidir raspar a cabeça, pesquisei muito sobre isso e principalmente nos foruns dos carecas, os relatos eram que a finasterida dava melhor resultado do que o minôxidil, mas a grande maioria tinha problemas em relação a libido e muitas vezes graves graves...

Se pesquisarem nos foruns em relação a calvice, vão encontrar varios relatos.

Não tenho muito conhecimento em tratamentos de calvície, mas até onde sei, existem outros tratamentos eficazes feitos em clínicas sem o uso do medicamento.

Um atleta que eu sei que se tratou foi o Kaka, atleta amador e treinador da atleta IFBB Aline Barreto 9x campeã wellness.

Ano passado, salvo engano, ele ia deixar de competir por conta do tratamento da calvície e depois quando mudou o tratamento, pode subir nos palcos e pelo visto fez efeito pois o cara competiu no mundial e o que nao falta é cabelo na cabeça dele rss. Mas não sei mais informações sobre o que ele fez. 

esses efeitos não é geral, principalmente em relação a libido!!!

tomo fina ja nem sei a quanto tempo e nunca tive nenhum desses colaterais!!!

talvez a longo prazo tenha alguma zica, ja pensei em parar de tomar, mas...

tem saído muitos estudos sobre a finasterida e esses últimos são meio assustador pra que toma icon_eek.gif !!!

Não é 100% né. Tem gente que fuma e nunca tem nada. Tem gente que cicla por décadas e nao tem nada. 

É verdade mesmo , um colega meu ficava sempre falando que não tem coragem de tomar nada porque tem medo , que eu era louco , recentemente descobriu que está com os dois rins comprometidos , está fazendo tratamento , as coisas são muito relativas , cada caso é um caso.

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

• Similar Content

• By Lh6
      E aí galera do fórum. 
      Estou na terceira semana do meu ciclo. Enantato 300mg, boldenona 300mg, não estou com dosagens fixas, ex: 600mg semana. Vou alterando o protocolo conforme o Sheipe responde(aumento ou mantenho a dose )Período é de 12 semanas. Iniciei estava pesando 89kg ,13%bf, altura 1,88. 
      No termino da segunda semana senti uma sensibilidade no mamilo, porém entrei com o tamox, minha maior dúvida é sou muito ansioso, e venho perdendo  sono, principalmente nos 2 dias após a aplicação isso é normal ? Nunca tive nem um tipo de
      problema de saudade, ressenti fiz exames e estavam tudo ok , incluindo coração , rins, colesterol etc.. venho tendo dificuldade em respirar fundo e uns formingamento, me disseram que é pelo fato de eu ser muito ansioso. Gostaria de algumas dicas para melhorar isso, sem remédios por favor rsrs. E eu não corro risco de ter AVC , essas parada assim né ? A sobre a tpc, por mais que insistam em dizer que so devo mandar o tamoxifeno, vou  insistir nas pesquisas para usar o hcg , maior medo de todas é que pare o saco rsrs qualquer dúvida eu esclareci valeu 
    • By Baleifous
      Fala galera, tudo bom? Vou deixar uma breve resumo meu aqui e gostaria de uma ajudinha, por gentileza.
      Tenho 30 anos e treino a 8 anos sem parar. Resolvi fazer meu 1º ciclo por curiosidade. 
      Estou no começo da segunda semana usando somente enantato de testosterona da Gold Labs. Dose de 250mg na segunda e 250mg na quinta. Só que no final da primeira semana, comecei a sentir náuseas, diarreia, falta de apetite e uma queimação na barriga na parte do umbigo. (Suspeito que estou com o fígado inflamado). Minha alimentação é normal, só como algo diferente no final de semana.
      Pesquisei aqui no fórum, mas a única coisa que li a respeito é sobre a impureza das drogas underground.
      Eu acho que vou interromper o uso, me recuperar completamente e voltar a usar um enantato de outra marca. (Tenho enantato da DuoPharma aqui também).
      O que vocês me recomendariam fazer?

• By Luz_MAO
      Boa Tarde a todos
      Gostaria de começar agradecendo ao pessoal do fórum. Muitas dúvidas são sanadas aqui! 
      Preciso ouvir a "voz da experiência", por isso peço ajuda dessa equipe de peso.
      @Foston@Apollo Galeno @Bravo Costa   e todos que possam me auxiliar.
      Primeiro vou preencher a ficha que vocês sempre solicitam!
      Altura:156 cm
      Peso:58 kg
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Anticoncepcional Norestin (Esse é apenas com progestagênio, 1 hormônio - é mais fraco que os outros, mas previne)
      Problemas de Saúde: 0
      Tempo de treino: 4 anos
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: oxandrolona 15mg/dia + testo em gel 10 mg - já fiz 3 uns ciclos de 12 semanas cada 
      Divisão de treino e horario do mesmo: 5 x na semana - Seg/Sex - Posterior e Gluteo>>>>Ter/Qui: Superior>>>> Qua: Quadriceps
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
      Proteinas: 120g
      Carboidratos:195 g
      Gorduras: 60 g
      Dieta diaria:
      Acordar: 07h00: AEJ: 1h no transport
      Café:  08h00: 3 claras+1 ovo +café +adoçante>>>09h30: Treino: BCAA>>. 11h30: Pós treino: Whey>>>
      Almoço: 12h30: 130g de carne/frango+50g de arroz ou batata doce+salada
      INTERVALOS:maça ou iogurte light>>>
      Lanche: 17h30: 2 ovos cozidos ou macaxeira 50g>>>
      Jantar: 22h: 130g de frango+20 g de requeijão light+70g batata doce.
      Bom essa é minha dieta, massss nos FDS eu dou uma escapada e faço umas 2 refeições livres.
      Fotos: 
      Vamos lá!
      Treino firme a 5 anos, dieta a uns 2 anos. Faço acompanhamento com endrocrino e ele prescreve normalmente oxandrolona 15mg/dia + testosterona em gel 10mg.
      Mudei de médico a uns 4 meses e ele, me prescreveu oxandrolona 15mg/dia + testosterona em gel 5% ( eu pensei que fosse 5 mg - acho que a merda toda começou aqui!)
      Sempre consegui controlar os colaterais, acnes, voz e pelos...nada que não desse para aguentar. 
      Mas de um mês para cá, tem sido horrível. Meu colo, seios e embaixo deles estão repletos de acnes, as costas com um pouco e abaixo do queixo também. No rosto nem tanto.
      Outro colateral que veio forte foi a queda de cabelo e muuuitos pelos nas coxas (eu faço depilação a laser a um tempo e mesmo assim tá nascendo até no meu bumbum).
      Enfim, voltei no médico  e ele me disse que é o DHT que está alto, passou exames e as seguintes formulas:
      Finasterida 5 mg+Espirolactona 50 mg +Sawpalmetto 100 mg com Pygeum africanum 70mg
      E ainda continuou com o ciclo de oxandrolona 15mg/dia e a testo em gel 5%
      Eu questionei esses 5% de testosterona e perguntei se equivalia a 50 mg o que é muuuito alto para mim. Ele deu uma enrolada e acho q meu prescreveu errado, acho que ele queria botar 5 mg. 😞
       Minhas perguntas são:
      1. A espirolactona e finasterida cortarão o efeito da testo em gel e da oxandrolona?
      2. Faz sentido toda essa mistura?
      3. Estou tomando a uma semana essas formulas, sabem dizer depois de quanto tempo começa a cortar esses colaterais?
      4. Eu ainda não tive coragem de usar nem a testo em gel nem a oxandrolona, estou com a libido ruim e meio depre por isso, mas com medo de misturar tudo, devo misturar?  o médico disse q podia, mas eu fiquei com o pé atrás.
      5. Como tenho 1 pote e meio de testo a 5% ele me indicou usar só um pouquinho para tentar chegar a 10 mg, faz sentido usar assim?
      Obs.: Como meu colesterol está alto (acho que foi a oxandrolona, sei la) , estou tomando rusovastatina+ezetimiba.
      Perdi um pouco a confiança no médico e vou até trocar, acho que foi a testo 5% que me ferrou.
      Coloquei umas fotos para mostrar como estou. Meu corpo está longe de ser seco ou trincado, mas eu gosto de ser feliz FDS rsrs. Minha preocupação é só evoluir sem pressa.

Os exames: O DHT ainda não saiu
      TESTOSTERONA TOTAL: 38,48 ng/dL
      TESTOSTERONA LIVRE: 0,03560 nmol/L  e   10,26 pg/mL (Não entendi os 2, mas está nos níveis)
      PROLACTINA: 11,6 ng/dL
      ANDROSTENEDIONA: 0,75 ng/dL
      SDHEA 124 ng/dL

Se vocês puderem me ajudar com informações, eu agradeço muito!
      Obrigada  🙂

• By Camisfac
      Olá galera!
      Meu nome é Camila tenho 30 anos
      1,57 de altura e 60kg
      Minhas medidas são:
      Peito 92cm
      Cintura 77cm
      Quadril 102 cm
      Coxa na prega do glúteo 63cm
      Panturrilha 33cm
      Bíceps 29cm
      Treino há 3 anos e meio 6 dias por semana.
      Tento fazer uma dieta equilibrada na medida do possível, por conta de uma rotina pesada em casa.
      Meu desejo é secar abdômen o Max possível e ganhar mais massa muscular que somente com o treino e alimentação não estou conseguindo...de um ano pra cá cresci 8 kg porém a barriga veio junto.
      Desta maneira estou pesquisando bastante sobre oxandrolona e seus efeitos, tantos os bons quantos os ruins, e confesso que tenho pavor das espinhas, pois já sofri com isso e não queria passar por esse pesadelo de novo. 
      Então minha dúvida seria qto a dosagem, tempo de uso e algum remédio q diminuísse o aparecimento de acnes.
      Se alguém puder ajudar a sanar minhas dúvidas fico muito grata galera!
      Aguardo opiniões!
      😘
    • By tina_bc
      Bom dia pessoal ! 
      Tenho 27 anos , treino há 6 anos ( com idas e vindas hehheh) . 
      Em 2014 fiz meu primeiro ciclo com Oxandrolona e Stano injetável  , obtive bons resultados na época pois era acompanhada por coach .
      Após esse periodo nunca mais ciclei e gostaria de voltar iniciando com oxandrolona de 5 mg de 12/12h . Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a dosagem e se esse seria o momento certo para eu retornar ao uso de anabolizantes . Estou treinando sem interrupção há 7 meses . Porém só retornei a dieta correta há 2 semanas.
      *27 anos 
      * 1,54 de altura 
      * 55 kg 
      * bf : 18 a 20 % 
      * 73 cintura 
      * 99 quadril 
      *56 coxa 
      -->>> não faço uso de anticoncepcional <<--------

• Create New...