Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Métodos de dieta cetogênica (Keto)


R.Ortolan

Post Destacado

Criscouto.

Encontrei a matéria.

Citar

Gêmeos passam por experiência com dietas ricas em gordura e açúcar
Durante um mês, um se entupiu de açúcar; o outro se acabou na gordura. Gêmeos vão ser avaliados para descobrir como reagimos a essas dietas. 

De um lado, a gordura, do outro, o açúcar. Qual deles é o vilão dos vilões para a sua saúde?

Há quem diga que é o açúcar. Há quem garanta que é a gordura. Obesidade, diabetes e problemas cardíacos são alguns dos males na conta dessa dupla. Mas, o que é pior: se entupir de açúcar, ou se acabar na gordura?

Dois médicos, gêmeos idênticos, fizeram o teste. Mas não foi em rato de laboratório, não. Eles mesmos decidiram ser cobaias dessa experiência.

Quando se fala em hábitos alimentares, uma das maiores polêmicas entre nutricionistas é: qual o maior inimigo da nossa saúde? O açúcar ou a gordura?

Durante um mês, Xand Van Tulleken vai fazer um regime com altíssimo teor de gordura. No prato do Chris Van Tulleken, apenas alimentos ricos em açúcar e carboidratos - pães, massas, doces. Nesse período, os médicos gêmeos vão ser avaliados para descobrir como o organismo deles reage à overdose de açúcar e gordura. Os dois são cópia um do outro, geneticamente a mesma pessoa - o que facilita o teste. O resultado dessa experiência vai ser surpreendente.

Chris: Quando eu estudei Medicina, gordura era o grande vilão porque aumentava o colesterol, entupia as artérias, causava derrames e infarto.

Xand: Mas, para muita gente é o açúcar que é veneno, é tóxico.

Muita gente não sabe, mas massas, pães, arroz, batata, tudo isso acaba se transformando em açúcar na corrente sanguínea.
“Quando você ingere muito açúcar, você gera muita energia imediata pro seu corpo. Altera insulina, que é o hormônio responsável por metabolizar o açúcar”, diz a nutricionista Danielle Toledo.
Alterações na insulina podem levar ao diabetes. Chris vai comer tudo isso e mais frutas e vegetais, mas nada de gorduras. Já o Xand vai se limitar a queijos, frango, carne, maionese - tudo bem gorduroso. Açúcar, nem pensar.
“Dietas com baixo açúcar vão gerar cansaço, fadiga, mau humor, porque o açúcar é um nutriente importante pro cérebro”, explica a nutricionista.

Xand: O que me preocupa é que eu acho que vou deixar de ir ao banheiro por um mês.
Antes de iniciar a experiência, uma bateria de exames.

Xand: Você parece mais gordinho do que da última vez que eu vi.
Uma máquina mede a quantidade de gordura e músculos no corpo. Xand tem 26,7% de gordura corporal. Chris está um pouco melhor tem 22%.

Chris: Um quarto de você é gordura.
Duas semanas depois, vamos saber se os regimes já afetaram o cérebro dos gêmeos. Poucos lugares exigem tanta atenção e rapidez de raciocínio quanto o mercado de ações. Xand e Chris vão virar corretores por um dia.

Chris: Depois de um curso rápido, a gente recebeu cem mil dólares de mentirinha para fazer transações financeiras.

Xand: Eu posso comprar algumas dessas ações. Se o petróleo subir, eu vou fazer um bom dinheiro.

Xand, que está seguindo a dieta da gordura, se atrapalha.

Xand: Sei lá o que essas coisas querem dizer. Eu não consigo lembrar quantas eu comprei e quantas eu vendi. Droga! Eu fali uma empresa!

O problema do Xand é que uma alimentação com pouco açúcar limita a quantidade de energia para o cérebro.
Já o Chris, que está consumindo muito açúcar, se sente mais alerta, com a memória mais afiada.

Chris: Eu sinto de verdade a atividade dentro da minha cabeça. Toneladas de números, códigos... Para eu ganhar dinheiro, essa tela precisa estar verde. Então eu estou indo muito bem.
Fim do teste. Adivinhe quem ganhou? O Chris, claro.

Chris: Eu consegui um lucro de US$ 800. Acabei com ele. Eu não tenho dúvida de que um café da manhã cheio de carboidratos foi o responsável por isso.

Xand: Eu não consigo nem lembrar o que eu precisava fazer.
O problema é que se as calorias de uma dieta rica em açúcar não forem gastas, o resultado é inevitável: ganho de peso.
Chegou a hora do nosso segundo teste. Entre gordura e açúcar, qual dos dois é melhor como combustível para atividades físicas pesadas?

Chris: O teste seguinte é na bicicleta.

Xand: Esse é o primeiro exercício físico que a gente faz em semanas.
Uma hora apenas de aquecimento. E a coisa fica séria.

Chris: Eu estou morto...
O desafio: correr até o topo de uma colina. Xand, o da dieta gordurosa, vai comer uma barra de manteiga! E Chris vai beber um gel que é basicamente um concentrado de açúcar.
E começa a corrida entre Gordura, de vermelho, e Açúcar, de azul. Quem chegará ao topo?

Xand: Ele não para de abrir vantagem. E eu não consigo fazer minhas pernas se mexerem.
O que aconteceu é que Chris tem um monte de energia imediata para gastar.
Um mês se passou e as dietas finalmente chegaram ao fim.

Chris: A gente voltou ao laboratório para saber como nossos corpos se comportaram.
Primeiro, os resultados do regime com alta concentração de açúcar do Chris.

Xand: Você comeu massas, pães e doces por um mês e perdeu um quilo? Isso não é ruim.
Só que Xand, com a dieta da gordura, perdeu mais peso ainda, quatro quilos em um mês.
Mas, dois quilos perdidos foram de músculos. Ou seja: o organismo de Xand foi obrigado a queimar massa muscular para obter energia.
Por que isso é tão ruim?
“Seu corpo fica mais fraco, você envelhece mais rápido e a sua expectativa de vida cai”, explica o médico.
O teste do colesterol dos dois não apresentou nenhuma alteração significativa mesmo para o Xand que comeu muita gordura.
Para surpresa de todos, a insulina de Chris está normal. Mesmo com todo o açúcar que ele ingeriu. Mas o espanto maior veio com o resultado do Xand. Mesmo sem consumir açúcar, a glicose dele disparou. Ele quase ficou diabético. Por que isso aconteceu?

Xand: Eu fiz uma dieta sem açúcar. Eu devia estar com a insulina baixa. E é o contrário.
Carente de energia, o corpo de Xand aumentou a produção de insulina, numa tentativa desesperada de processar qualquer quantidade disponível de açúcar. E isso sobrecarregou o pâncreas, elevando o risco de diabetes.

Xand: Nossa! Em um mês eu estraguei o meu próprio corpo desse jeito. Para o corpo humano, nada é tão simples. Não é questão de cortar açúcar ou gordura. Nunca é apenas uma coisa só. É sempre mais complicado do que isso.
O experimento mostrou que simplesmente tirar a gordura ou o açúcar da dieta não é a solução para perder peso, nem para se ter uma vida saudável. Então, o que está fazendo a população se tornar mais obesa? O corpo humano sabe lidar com excesso de açúcar ou de gordura. Em milhões de anos, nosso organismo aprendeu a se adaptar e buscar soluções. Exatamente como esses ratinhos de laboratório.

Chris: Quando alimentados apenas com açúcar ou apenas com gordura, os ratos em um determinado momento param de comer.

Xand: O nome disso é mecanismo de saciedade. O cérebro deles manda o corpo parar de comer.
Assim, os bichinhos não engordam. O mesmo que aconteceu com o Chris e o Xand.

Xand: Mas quando se dá cheesecake para os ratos, eles não param de comer. Comem até estourar de tão gordos.

Chris: Acontece assim: isso é creme de leite, gorduroso e sem gosto. E isso é açúcar. É impossível comer mais de uma colherada. Mas quando a gente mistura os dois o resultado é sorvete. Dá para passar o dia inteiro comendo.
Aí está a resposta. O grande problema é a combinação de açúcar e gordura. Uma mistura saborosa, rica em calorias e muito comum em alimentos processados. Na natureza nada tem gordura e açúcar na mesma proporção. Assim, o cérebro não nos manda parar de comer e a gente engorda.
“Ambas as dietas, dietas ricas em gordura ou açúcar, são maléficas pro indivíduo. Mas, claro que a combinação de dietas ricas em açúcar e gordura vão fazer o indivíduo ganhar peso e ter alterações metabólicas, cardíacas, renais”, diz a nutricionista Danielle Toledo

Xand: Então o que parece estar nos deixando mais gordos e menos saudáveis são as comidas processadas.

Chris: Agora nós sabemos quem são nossos inimigos. Não é o açúcar nem a gordura. O vilão dos hábitos alimentares é a combinação dos dois.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/05/gemeos-passam-por-experiencia-com-dietas-ricas-em-gordura-e-acucar.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Exatamente como o Cris falou, qqr tipo de PROTEINA ou CARBOIDRATO, tem total capacidade de provocar o pico de insulina, mesmo o carbo sendo de Baixo IG. Ainda se mantendo no carbos, a maioria das pessoas pararam no tempo, e na hora de montar uma dieta, se baseiam apenas no IG, e isso é totalmente contraprodutivo, ja que existe CARGA GLICEMICA tbm, que influencia MUITO. Um exemplo é a cenoura, o IG dela é bem alto, ja a carga glicemica é baixa, ou seja para aver um pico de insulina com ela, a quantidade teria que ser BEM alta.

Agora falando sobre proteinas e pico de insulina, só para vc ter noção, existe protocolos de uso de slin SEM carbo lol, apenas com prot e fat (Keto, porem com um consumo muito maior de prot que o recomendado em keto).

E sobre o tipo de gorduras, isso depende muito de todo o contexto, Sensibilidade a insulina, biotipo, NTF etc... Só um adendo, não adianta vc se privar totalmente de gorduras trans, ja que saturadas e poliinsaturadas podem se converter em trans, caso o consumo esteja bem "desrregulado".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

vou tirar umas fotos para vc avaliar mais estou gordo não sei como começar me ajude por favor !

Seria legal para ficar mais fácil de obter ajuda, você criar um tópíco novo seu, aqui mesmo nesta seção e detalhar como está sua atual dieta, especificando as refeições e os horários.

 

Aproveite para colocar no tópico uma descrição de como é seu treino e os dias da semana também das atividade que você faz.

 

 

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...