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Criscouto.

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Gêmeos passam por experiência com dietas ricas em gordura e açúcar
Durante um mês, um se entupiu de açúcar; o outro se acabou na gordura. Gêmeos vão ser avaliados para descobrir como reagimos a essas dietas. 

De um lado, a gordura, do outro, o açúcar. Qual deles é o vilão dos vilões para a sua saúde?

Há quem diga que é o açúcar. Há quem garanta que é a gordura. Obesidade, diabetes e problemas cardíacos são alguns dos males na conta dessa dupla. Mas, o que é pior: se entupir de açúcar, ou se acabar na gordura?

Dois médicos, gêmeos idênticos, fizeram o teste. Mas não foi em rato de laboratório, não. Eles mesmos decidiram ser cobaias dessa experiência.

Quando se fala em hábitos alimentares, uma das maiores polêmicas entre nutricionistas é: qual o maior inimigo da nossa saúde? O açúcar ou a gordura?

Durante um mês, Xand Van Tulleken vai fazer um regime com altíssimo teor de gordura. No prato do Chris Van Tulleken, apenas alimentos ricos em açúcar e carboidratos - pães, massas, doces. Nesse período, os médicos gêmeos vão ser avaliados para descobrir como o organismo deles reage à overdose de açúcar e gordura. Os dois são cópia um do outro, geneticamente a mesma pessoa - o que facilita o teste. O resultado dessa experiência vai ser surpreendente.

Chris: Quando eu estudei Medicina, gordura era o grande vilão porque aumentava o colesterol, entupia as artérias, causava derrames e infarto.

Xand: Mas, para muita gente é o açúcar que é veneno, é tóxico.

Muita gente não sabe, mas massas, pães, arroz, batata, tudo isso acaba se transformando em açúcar na corrente sanguínea.
“Quando você ingere muito açúcar, você gera muita energia imediata pro seu corpo. Altera insulina, que é o hormônio responsável por metabolizar o açúcar”, diz a nutricionista Danielle Toledo.
Alterações na insulina podem levar ao diabetes. Chris vai comer tudo isso e mais frutas e vegetais, mas nada de gorduras. Já o Xand vai se limitar a queijos, frango, carne, maionese - tudo bem gorduroso. Açúcar, nem pensar.
“Dietas com baixo açúcar vão gerar cansaço, fadiga, mau humor, porque o açúcar é um nutriente importante pro cérebro”, explica a nutricionista.

Xand: O que me preocupa é que eu acho que vou deixar de ir ao banheiro por um mês.
Antes de iniciar a experiência, uma bateria de exames.

Xand: Você parece mais gordinho do que da última vez que eu vi.
Uma máquina mede a quantidade de gordura e músculos no corpo. Xand tem 26,7% de gordura corporal. Chris está um pouco melhor tem 22%.

Chris: Um quarto de você é gordura.
Duas semanas depois, vamos saber se os regimes já afetaram o cérebro dos gêmeos. Poucos lugares exigem tanta atenção e rapidez de raciocínio quanto o mercado de ações. Xand e Chris vão virar corretores por um dia.

Chris: Depois de um curso rápido, a gente recebeu cem mil dólares de mentirinha para fazer transações financeiras.

Xand: Eu posso comprar algumas dessas ações. Se o petróleo subir, eu vou fazer um bom dinheiro.

Xand, que está seguindo a dieta da gordura, se atrapalha.

Xand: Sei lá o que essas coisas querem dizer. Eu não consigo lembrar quantas eu comprei e quantas eu vendi. Droga! Eu fali uma empresa!

O problema do Xand é que uma alimentação com pouco açúcar limita a quantidade de energia para o cérebro.
Já o Chris, que está consumindo muito açúcar, se sente mais alerta, com a memória mais afiada.

Chris: Eu sinto de verdade a atividade dentro da minha cabeça. Toneladas de números, códigos... Para eu ganhar dinheiro, essa tela precisa estar verde. Então eu estou indo muito bem.
Fim do teste. Adivinhe quem ganhou? O Chris, claro.

Chris: Eu consegui um lucro de US$ 800. Acabei com ele. Eu não tenho dúvida de que um café da manhã cheio de carboidratos foi o responsável por isso.

Xand: Eu não consigo nem lembrar o que eu precisava fazer.
O problema é que se as calorias de uma dieta rica em açúcar não forem gastas, o resultado é inevitável: ganho de peso.
Chegou a hora do nosso segundo teste. Entre gordura e açúcar, qual dos dois é melhor como combustível para atividades físicas pesadas?

Chris: O teste seguinte é na bicicleta.

Xand: Esse é o primeiro exercício físico que a gente faz em semanas.
Uma hora apenas de aquecimento. E a coisa fica séria.

Chris: Eu estou morto...
O desafio: correr até o topo de uma colina. Xand, o da dieta gordurosa, vai comer uma barra de manteiga! E Chris vai beber um gel que é basicamente um concentrado de açúcar.
E começa a corrida entre Gordura, de vermelho, e Açúcar, de azul. Quem chegará ao topo?

Xand: Ele não para de abrir vantagem. E eu não consigo fazer minhas pernas se mexerem.
O que aconteceu é que Chris tem um monte de energia imediata para gastar.
Um mês se passou e as dietas finalmente chegaram ao fim.

Chris: A gente voltou ao laboratório para saber como nossos corpos se comportaram.
Primeiro, os resultados do regime com alta concentração de açúcar do Chris.

Xand: Você comeu massas, pães e doces por um mês e perdeu um quilo? Isso não é ruim.
Só que Xand, com a dieta da gordura, perdeu mais peso ainda, quatro quilos em um mês.
Mas, dois quilos perdidos foram de músculos. Ou seja: o organismo de Xand foi obrigado a queimar massa muscular para obter energia.
Por que isso é tão ruim?
“Seu corpo fica mais fraco, você envelhece mais rápido e a sua expectativa de vida cai”, explica o médico.
O teste do colesterol dos dois não apresentou nenhuma alteração significativa mesmo para o Xand que comeu muita gordura.
Para surpresa de todos, a insulina de Chris está normal. Mesmo com todo o açúcar que ele ingeriu. Mas o espanto maior veio com o resultado do Xand. Mesmo sem consumir açúcar, a glicose dele disparou. Ele quase ficou diabético. Por que isso aconteceu?

Xand: Eu fiz uma dieta sem açúcar. Eu devia estar com a insulina baixa. E é o contrário.
Carente de energia, o corpo de Xand aumentou a produção de insulina, numa tentativa desesperada de processar qualquer quantidade disponível de açúcar. E isso sobrecarregou o pâncreas, elevando o risco de diabetes.

Xand: Nossa! Em um mês eu estraguei o meu próprio corpo desse jeito. Para o corpo humano, nada é tão simples. Não é questão de cortar açúcar ou gordura. Nunca é apenas uma coisa só. É sempre mais complicado do que isso.
O experimento mostrou que simplesmente tirar a gordura ou o açúcar da dieta não é a solução para perder peso, nem para se ter uma vida saudável. Então, o que está fazendo a população se tornar mais obesa? O corpo humano sabe lidar com excesso de açúcar ou de gordura. Em milhões de anos, nosso organismo aprendeu a se adaptar e buscar soluções. Exatamente como esses ratinhos de laboratório.

Chris: Quando alimentados apenas com açúcar ou apenas com gordura, os ratos em um determinado momento param de comer.

Xand: O nome disso é mecanismo de saciedade. O cérebro deles manda o corpo parar de comer.
Assim, os bichinhos não engordam. O mesmo que aconteceu com o Chris e o Xand.

Xand: Mas quando se dá cheesecake para os ratos, eles não param de comer. Comem até estourar de tão gordos.

Chris: Acontece assim: isso é creme de leite, gorduroso e sem gosto. E isso é açúcar. É impossível comer mais de uma colherada. Mas quando a gente mistura os dois o resultado é sorvete. Dá para passar o dia inteiro comendo.
Aí está a resposta. O grande problema é a combinação de açúcar e gordura. Uma mistura saborosa, rica em calorias e muito comum em alimentos processados. Na natureza nada tem gordura e açúcar na mesma proporção. Assim, o cérebro não nos manda parar de comer e a gente engorda.
“Ambas as dietas, dietas ricas em gordura ou açúcar, são maléficas pro indivíduo. Mas, claro que a combinação de dietas ricas em açúcar e gordura vão fazer o indivíduo ganhar peso e ter alterações metabólicas, cardíacas, renais”, diz a nutricionista Danielle Toledo

Xand: Então o que parece estar nos deixando mais gordos e menos saudáveis são as comidas processadas.

Chris: Agora nós sabemos quem são nossos inimigos. Não é o açúcar nem a gordura. O vilão dos hábitos alimentares é a combinação dos dois.

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/05/gemeos-passam-por-experiencia-com-dietas-ricas-em-gordura-e-acucar.html

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Exatamente como o Cris falou, qqr tipo de PROTEINA ou CARBOIDRATO, tem total capacidade de provocar o pico de insulina, mesmo o carbo sendo de Baixo IG. Ainda se mantendo no carbos, a maioria das pessoas pararam no tempo, e na hora de montar uma dieta, se baseiam apenas no IG, e isso é totalmente contraprodutivo, ja que existe CARGA GLICEMICA tbm, que influencia MUITO. Um exemplo é a cenoura, o IG dela é bem alto, ja a carga glicemica é baixa, ou seja para aver um pico de insulina com ela, a quantidade teria que ser BEM alta.

Agora falando sobre proteinas e pico de insulina, só para vc ter noção, existe protocolos de uso de slin SEM carbo lol, apenas com prot e fat (Keto, porem com um consumo muito maior de prot que o recomendado em keto).

E sobre o tipo de gorduras, isso depende muito de todo o contexto, Sensibilidade a insulina, biotipo, NTF etc... Só um adendo, não adianta vc se privar totalmente de gorduras trans, ja que saturadas e poliinsaturadas podem se converter em trans, caso o consumo esteja bem "desrregulado".

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  • 1 mês depois...

vou tirar umas fotos para vc avaliar mais estou gordo não sei como começar me ajude por favor !

Seria legal para ficar mais fácil de obter ajuda, você criar um tópíco novo seu, aqui mesmo nesta seção e detalhar como está sua atual dieta, especificando as refeições e os horários.

 

Aproveite para colocar no tópico uma descrição de como é seu treino e os dias da semana também das atividade que você faz.

 

 

abraços.

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  • fisiculturismo alterou o título para Métodos de dieta cetogênica (Keto)

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      SEXO: FEMININO
      IDADE: 20
      ALTURA: 1.50
      PESO:51
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      https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/117302-oxandrolona-testosterona-em-gel-5/
      https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/117801-projeto-far-far-away-parte-2/
       Tudo que eu faço hoje de dieta e treino, foi aprendido aqui. Vocês são demais! Tive apoio de gigantes @Apollo Galeno @Joaninha @Locemar @Bravo Costa @Foston Só gente topp!!!
       
      Mas hoje venho aqui depois de me deparar com uma situação estranha. Concluí um ciclo a mais de um ano, e ao fazer exames de sangue me deparei com meu colesterol alto. Sendo que antes dos ciclos sempre estive abaixo dos valores de referência.
      No meu primeiro ciclo (2018), era acompanhada por um endócrino que me passava rusovastatina e ezetimiba. Os índices ficavam controlados, mas o uso desses medicamentos acabou sobrecarregando o fígado.
      Depois eu fiz dois ciclos com vocês e tive ótimo resultados, mas o @Apollo Galeno sempre falava que é normal alterar os valores nos exames e que era bom sempre aguardar o ciclo encerrar para normalizar. No meu caso, está subindo (exames atuais em anexo – coloquei também o último exame de testosterona que fiz, mas esse já é antigo).
      MINHA PERGUNTA: É normal depois de um ano sem fazer uso de absolutamente nenhum esteroide, o colesterol começar a subir como o meu? Será que vou ficar dependente de estatina? Já pensei em levar meu exame para o cardiologista, mas ele vai acabar me passando esses remédios para tomar! Resolvi abrir esse tópico para ouvir a voz da experiência.
      APROVEITANDO A OPORTUNIDADE
      Conheço a dinâmica do fórum, por isso vou aproveitar e pedir um help para ajustar no ajuste do meu peso! Gostaria de ficar mais seca.  Tenho tentado, mas com resultados nem tão bons.
      Idade: 32
      Altura: 1,57 m
      Peso: 60 kg – 61kg (Quero muito perder uns 3 kg)
      Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivo, anti hipertensivo, etc...): Nada
      Problemas de Saúde e história de cirurgias: n/a
      Exames de sangue hormonais recentes OU que tiver recente = Anexo
      Tempo de treino: 6 anos ininterruptos
      Ciclos FEITOS com dose e tempo:
      2018 - Oxandrolona manipulada 10mg/dia + texto gel 10mg – 20 semanas 2019 - Oxandrolona Landerlan 10 mg/dia – 16 semanas  2020:  # 3 a 12 semanas de Propionato= 4 ui por aplicação = 12ui/ semana (aplicar 3x na semana no dom/terca/quinta) (12mg/sem) # 1 a 12 Semanas de Nandro = 2 ui por aplicação = 6 ui/ semana (aplicar 3x na semana no dom/terca/quinta) (12mg/sem)  OBS. Sobre esse último ciclo, tive muitos problemas com aplicação. Fiquei meses com manchas escuras, precisei de dermato.
      Mas não tenho alterações permanentes em nada, voz normal, cabelo está saudável, sem espinhas. E apesar de não estar tomando absolutamente nada de esteroide ou outro auxiliar, consigo treinar e bem e manter alguns músculos.
      Divisão de treino e horário do mesmo:
      Treino geralmente na parte da manhã: 09h00 (já acordo, tomo café e vou para a academia)
      Esse treino venho adaptando a bastante tempo, mas quem me passou foi o @Locemar! Passo aproximadamente 2 h na academia (1h30 de treino +30 min de cardio)
      Seg – posterior
      1. Flexora sentada 4x 8 a 12
      2. Flexora deitada 5 x 15
      3. Agachamento terra 4 x12
      4. Stiff 4 x 12
      5. Agachamento sumô 4 x 12
      6. Agachamento livre 4x12
      7. Agachamento unilateral smith 4 x 15
      8. Elevação pélvica no banco 5 séries de 12 com pico de contração
      9. Panturrilha em pé 4x15 com pico de contração
       Ter – peito/ombro/tríceps
      1. Crucifixo na máquina 4x12
      2. Supino reto c/ halter 4x12
      3. Elevação lateral + desenvolvimento com barra 4x12+12
      4. Elevação frontal com anilha 4x12 + Voador invertido 4x12
      5. Tríceps máquina 4x12
      6. Tríceps barra/corda 4x12
      7. Flexão fechada 3x max reps
      8. Circuito abdominal : Prancha inclinada 15 reps + rodinha abdominal 15 reps + prancha estática 15 reps + elevação de pernas 15 reps :: fazer 4x o circuito
        Qua – quadríceps
      1. Cadeira extensora 5x20
      2. Agachamento livre + agachamento gobblet 6 séries de 12 + 12
      3. Leg unilateral 4x15
      4. Hack machine base fechada ou leg 45 base fechada 5 séries de 15/12/10/8
      5. Passada 4x15
      5. Cadeira extensora (sim, de novo) 3 séries de max reps
      6. Abdutora 4x12 com pico de contração
      7. Adutora 4 x 12
        Qui - costas/bíceps
      1. Puxada aberta frontal 4x12
      2. Pulldown na corda
      3. MTS Front Pulldown 4 x 12
      3. Remada aberta máquina 4x12
      4. MTS Remada 4x12
      5. Remada alta na máquina 4x12
      6. Voador invertido (é, aqui também) 4x12
      7. Rosca direta polia baixa 4x12 + Rosca martelo alternada 4x12
      8. Rosca máquina 4x12
      9. Abdominal máquina 4 x 15
      10. Lombar 4 x15
       Sex– posterior
      1. Flexora sentada 4x 8 a 12
      2. Flexora deitada 5 x 15
      3. Agachamento terra 4 x12
      4. Stiff 4 x 12
      5. Agachamento sumô 4 x 12
      6. Agachamento livre 4x12
      7. Agachamento unilateral smith 4 x 15
      8. Elevação pélvica no banco 5 séries de 12 com pico de contração
      9. Panturrilha em pé 4x15 com pico de contração
      Dieta com quantidade de proteína/carboidrato/gordura por dia:
       08h00 - CAFÉ DA MANHÃ o    Opção 1 – 3 ovos mexidos + 25 g de requeijão light + café com adoçante
      o    Opção 2 – 70g de cuscuz + 10g de manteiga + 2 ovos+ café com adoçante
      o    Opção 3 – 2 fatias de pão integral multigrãos + 2 ovos+ 25g de requeijão + 20 g de queijo muçarela + café com adoçante
      12h00 – ALMOÇO o    Opção 1: 100 g de sobrecoxa de frango + 60g de coxa de frango+ 80 g a 100 g de arroz parboilizado
      o    Opção 2: 100 g de sobrecoxa de frango + 60g de coxa de frango+ 80 g de batata doce
      o    Opção 2: 100 g de sobrecoxa de frango + 60g de coxa de frango+ 80 g de batata inglesa
      o    Como umas 80g de feijão umas 2x por semana
       14h-22h00 – TRABALHO  LANCHE (Às vezes como uma maça ou whey ou iogurte antes do jantar)   Estou tentando fazer jejum por algumas horas, por isso minha última refeição está acontecendo entre 17h e 18h  
        18h00 – JANTAR  o    Opção 1 – 70g de cuscuz + 10g de manteiga + 2 ovos+ café com adoçante
      o    Opção 2 – 2 fatias de pão integral multigrãos + 80g de frango desfiado+ 30g queijo muçarela + (gosto de usar aqui ketchup e maionese) + café com adoçante
       Observações: Aos finais de semana sempre faço duas refeições livre: o    Espetinho com guarnições (arroz, vatapá, maionese, vinagrete, farofa) – isso é vício 😪
      o    Pizza Pan + coca zero (ou algo zero) – outro vício😪
      o    Às vezes troco o espetinho por hambúrguer artesanal ou outra coisa.
      o    Completo essa perdição com uma sobremesa em cada dia do final de semana.
       Como planejo minhas refeições
      Uso o FatSecret para contagem de macros...sinceramente nunca bateu! Mas chego perto
      POR FAVOR, isso aqui embaixo deve ter muito erro de cálculo, mas vamos lá...
      Nas minhas “pesquisas” verifiquei que:
      Para manter o peso, deveria ingerir 30 Kcal/kg – Mas uso 28Kcal/kg >>>Meu alvo é 28x60 = 1680 kcal >>> (Obs: Atualmente não chega a isso, pois estou tentando perder peso, assim fico entre 1400-1600
      1g de proteína tem 4 Kcal 1g de carboidrato tem 4 Kcal 1g de gordura tem 9 Kcal Para praticantes de atividade física >> 2g de proteína por Kg = 120 g de proteína/dia (120 x 4 = 480 Kcal/dia) 1g de gordura por kg >>> 60 g de gordura = 60 x 9 = 540 Kcal/dia (Aqui, todo dia passa...e muito)  A diferença restante das colorias fica para os carboidratos, que dá 660. Esse é meu parâmetro hoje! Tende a ficar perto desses números, mas nunca igual.
      Agora, a gordura sempre fica perto de 90g/dia  (mas não ligo muito...a  gema do ovo tem muita gordura).
      Agradeço se puderem me ajudar nas duas questões, tanto estou preocupada com meu colesterol, quanto com o meu peso estagnado.
       Tmj
       












    • Por Vemgraciane
      Olá pessoas, então preciso de ajuda e vi que aqui vcs orientam real quem quer melhorar. Treino desde 2016. Treino e faço dieta flexível, contando macros, pesando comidas e suprindo minhas calorias diárias desde 2019. Inicio de 2020 deu uma quebrada mas consegui ficar de boa na alimentação e assim que pude voltei pra academia. Fui sedentária desde sempre, aquela magra que tem mais gordura que massa rsrs. Mas mudei, tenho foco, sem frescura que furar dieta e dou meu máximo nos treinos. Tento sempre progredir de carga e tudo mais. Consegui ganhar massa e perder gordura. Meu percentual inicial de gordura em 2019 era quase 25%. Agora tá na faixa dos 20% (usei a calculadora do gorgonoide, quase sempre bate com a avaliação da academia). Mas já esteve na faixa dos 18% (bons tempos).
      Entretanto não tenho sucesso em ganhar volume/peso. Pq digo isso? Pq no maximo que cheguei malhando e comendo cerca de 2700kcal dia foi em 53 kg. Não ganho coxas e posteriores, gluteo nem se fala. Superiores com foco aparecem que é uma blz. Sem falar que esse peso não me agrada, sou franzina e magrinha, mesmo comendo muito e sendo forte, noto que pego as mesmas cargas das mulheres muito maiores que eu na academia.
      Enfim, tô feliz pq me encontrei e já melhorei muito, já não sou mais uma tança desgovernada. Sei que quase tudo é dieta, agua, treino, descanso. Mas tbm sei que não é só isso. Cheguei nos 30 e quero dar um gás. Sei que não vou ficar gigante(ainda), mas quero ir além, ganhar uns bons kg de massa e definição e sobretudo manter. Então tenho aqui meu primeiro frasco de oxandrolona da vida haha. São 200 cap de 10 mg. Manipulado numa farmácia de confiança. O médico que receitou tbm pôs na receita a silimarina. 
      Ahh, sou baixa renda gente, então não me julguem. O que pude fazer fiz. Exames gerais que deram ótimos resultados. Nenhum indicio de alteração hormonal, parei com o anticoncepcional tem uns 3 anos amem, vit D ok, colesterol ok (o "Bom" bem alto) e é isso eu acho. Minha dieta é básica porem eficaz, e sim sempre muito repetitiva pq sou só uma, cuido de casa, bicho, estudos, marido. Então faço uma caralhada de comida por vez: tem peito de frango desfiado, tem arroz, feijão (sem mistura), batatas em geral, cenoura, abobrinha, beterraba, tudo básico...quando saio do peito é peixe. Ovo...muito ovo. Banana, leite, whey, pasta de amendoim, goma de tapioca, muita aveia, mingau de arroz. Agora tô comendo 2400kcal dia, sem muito critério, só batendo no myfitnesspal, tô com 52kg. Não tenho feito cardio, mas farei.
      O treino, bem esse que tô fazendo agora tá meia boca, o cara da academia nova passou um treino full body bem fraco. Mas a estrutura do local é ok, tem equipamentos que ate hj não tinha usado, tipo o pra levantamento pelvico e flexor nórdico. Queria um treino bacana pra esse ciclo.   
       
      Idade: 30 anos
      Altura: 1,55m
      Peso: 52kg
      Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivo,anti hipertensivo, etc...): clenil pra asma
      Problemas de Saúde e histórico de cirurgias: tenho asma mas cuido 
      Exames de sangue hormonais recentes OU que tiver recente= em anexo
      Tempo de treino: 4 anos. Sendo 2 anos com dieta OK
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: Nenhum
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: oxandrolona manipulada 200 cp 10 mg; Tenho muitas dúvidas (me ajudem nisso) por ser o primeiro ciclo e pq quero conseguir manter aquilo que ganhar. Então pensei em: num ciclo de 10 semanas: fazer 1°sem 1cap dsdn; 2°sem 1cap por dia; 6 semanas tomando 2caps dia de 8-8h; volto pra 9°sem 1cap ao dia; e ultima semana 1cap dsdn. 
      Divisão de treino e horário do mesmo: treino de 5 a 6 dias na semana em geral pelas 3h da tarde, não tenho nenhum treino digno pra postar aqui sinceramente me ajudem.
      Dieta com quantidade de proteína/carboidrato/gordura por dia: 2400Kcal dia, sendo 1g de gordura por kg de peso, 2g de proteina por kg de peso e o restante carbo. Mas costumo consumir um pouco mais de proteina em alguns dias e menos de carbo. no geral fica 20% de prot, 20% de gordura e 60% carbo. No myfitnesspal isso dá 360g de carb ; 120g de prot; e 53g de gord.
      Em geral divididos nessas refeições:
      Cafe: em geral panqueca de ovo aveia e goma, recheio pasta de amendoim ou queijo ricota ou ketchup
      almoço: peito de frango com arroz e feijão, ou macarrão, ou pure de batatas. e sempre que dá incluo legumes.
      lanche: vitamina de banana, leite, whey, pasta de amendoim e aveia
      jantar: mesmo do almoço
      Fora isso é agua, cafe com adoçante e algum chá. nd de mais.
       










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