Jump to content
Sign in to follow this  
Mestre

Uso de T3 e T4 com a finalidade de diminuição de Gordura

Rate this topic

Recommended Posts

Não é aconselhável o uso de T3 e de T4 para pessoas que apenas visam a diminuição da gordura corporal, a não ser que esse aumento de gordura corporal esteja vinculado a problemas de hipotireoidismo ou uma tireopausa(diminuição de hormônios da tireoide causados pela idade mais avançada).

Os hormônios da Tireoide são como o “acelerador” do corpo se comparado a um carro, pois eles que ditam as regras de quanta energia(“calorias”) cada célula do nosso corpo estaria autorizada a utilizar para seu funcionamento.

Uma quantidade reduzida desses hormônios, que pode ser um hipotireoidismo ou uma tireopausa, leva a um consumo calórico menor, fazendo com que a pessoa possa acumular gordura com mais facilidade.

T3 e T4 são hormônios liberados pela glândula Tireoide, sendo que o T3 é o que apresenta função ativa biológica 5 vezes maior do que o T4, mas a Tireoide produz T4 predominantemente em quantidades muito maiores do que a de T3.

O T4 nos tecidos alvo é convertido em T3, e esse sim passa a ter papel fundamental no metabolismo do corpo1.

A Levotiroxina comparada em farmácias, é na verdade o T4 sintético, que nos tecidos alvo vai se converter em T32 que é propriamente dito o hormônio ativo que atua no nosso Metabolismo.

Só que essa conversão nem sempre acaba em T3 ativo para agir no nosso metabolismo, pois algumas coisas interferem nessa conversão.

Em algumas situações o corpo acaba por converter o T4 no que é chamado de T3 reverso, com função biológica inativa, e essa é a forma de autodefesa do corpo, quando ele precisa poupar energia por exemplo7.

Ao fazer dietas rigorosas onde a pessoa se submete a passar fome, ou quando o intervalo entre as refeições é longo e o corpo sente a necessidade de economizar energia, ele acentua a conversão de T4 em T3 reverso diminuindo assim o metabolismo corporal7.

Uma das coisas que colaboram para diminuir essa conversão, é o stress e a liberação excessiva de Cortisol8, que inibem a conversão de T4 em T3 originando uma conversão de T4 em T3 reverso, alguns medicamentos como os glicocorticoides também atuam nessa conversão, resultando em uma quantidade maior de T3 reverso3.

É muito comum ver pessoas do meio da musculação que praticam atividades físicas em academias, usando Levotiroxina(T4 sintético) para tentar aumentar o metabolismo afim de baixar mais facilmente o % de gordura. Mas como descrito acima, nem sempre uma quantidade grande de T4 irá resultar em uma grande quantidade de T3.

Isso ocorre, pois simplesmente existem algumas pessoas que ao ingerir Levotiroxina, acabam não obtendo o resultado desejado por deficiência na conversão de T4 em T3 ativo4.

Isso também ocorre em alguns dos tratamentos de hipotireoidismo tratados com Levotiroxina(T4 sintético), nesses casos é comum atualmente alguns médicos5 citarem a indicação do tratamento com T3 sintético também, que é a forma mais ativa dos hormônios da tireoide.

O T3 na sua forma sintética já foi vendido nas farmácias antigamente com o nome de Cynomel, mas sua comercialização foi suspensa pela ANVISA, justamente pelo fato dos abusos do uso do medicamento por pessoas que tinham a vontade de emagrecer. Hoje apenas encontramos T3 para venda com receita em farmácias de manipulação.

E no caso do uso de Levotiroxina(T4 sintético) para fins de emagrecimento onde não estiver havendo resultado, como explicado acima, e a pessoa aumentar a dose, isso poderia trazer junto com o aumento da dose do T4, todos os colaterais do produto aumentados, criando uma maior possibilidade de problemas cardíacos.

Outro problema enfrentado pelas pessoas que usam Levotiroxina(T4 sintético) para diminuir a gordura corporal, é que todo T3 oriundo da conversão de T4 em T3, causa um feedback negativo sobre a Hipófise e o Hipotálamo6, oque poderia causar após a suspensão do uso da Levotiroxina um efeito rebote, onde algumas fontes apontam para uma possível tendência de aumento de peso após a Levotiroxina ser descontinuada.

Outra coisa que as pessoas que usam Levotiroxina para emagrecer as vezes desconhecem, é que a Meia Vida Plasmática dela(T1/2) é longa, e estima-se que ela demore cerca de 3 a 4 semanas para atingir sua concentração em equilíbrio(Css) na corrente sanguínea, ponto onde ela poderia estar mais ativa no corpo agindo de forma mais intensa.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 - Greenspan MF. The thyroid gland. In: Greenspan FS, Strewler GJ, editors. Basic & clinical endocrinology. 5thed. London: Prentice Hall, 1997

2 – Bula do Medicamento Puran T4 - Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

3 - Re RN, Kourides IA, Ridgway EC, Weintraub BD, Maloof F. The effect of glucocorticoid administration on human pituitary secretion of thyrotropin and prolactin. J Clin Endocrinol Metab. 1976

4 - Equilíbrio hormonal: Como perder peso entendendo seus hormônios e metabolismo, Scott Isaacs - Novo Século Livraria e Editora Ltda, 2015 

5- Dr. João Rosário Haddad - Clínica Haddad, Maringá-PR

6- Davis PJ, Davis FB. Non-genomic actions of thyroid hormone. Thyroid 1996

7 - Fisiologia Linda Costanzo - Elsevier Brasil - Tradução autorizada da edição publicada por Saunders - Elsevier Editora 2014

8 - Transtornos Alimentares e Obesidade, Maria Angélica Nunes, José Carlos Appolinario, Ana Luiza Galvão, Walmir Coutinho - Artmed Editora, 2009

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

  • Similar Content

    • By maurice
      Temos a taxa metabólica basal, uma quantidade de energia necessária para manter nossos órgãos em funcionamento. Sem ingestão de comida(energia), não sobrevivemos.
      Você sabia que dietas restritivas fazem com que percamos uma certa quantidade de massa de nossos órgãos? Sim, quando fazemos uma dieta restritiva, não perdemos apenas gordura e massa muscular, perdemos massa de nossos órgãos.
      Artigo: https://www.cambridge.org/core/journals/proceedings-of-the-nutrition-society/article/metabolic-adaptations-during-negative-energy-balance-and-their-potential-impact-on-appetite-and-food-intake/92FC7CC3D00F801FBC1B8F4A164ADECD
      Imagem abaixo sobre custo energético de cada órgão(lado direito da imagem) e dentre outros fatores que afetam nosso gasto e ingestão energética.

    • By Robin hood
      Fala galera do forun, beleza ? 
      Meu nome é Adriano e já tenho um tópico aberto aqui sobre aes, porém quis abrir esse para obter informações sobre alimentos no qual eu possa acrescentar na minha dieta.
      Tenho 1.77 de altura e peso 81 kg 
      Treino 5/6 X por semana. 
      Minha dieta e composta por 
      160 de proteína 
      160 carbo 
      80 gordura 
      Divido essa quantidade em 6 refeições 
      Queria que a galera me ajudasse no conhecimento de alimentos no qual eu possa adicionar na dieta. Valeu forte abraço. 

    • By Pedro353
      Olá, sou novo aqui no fórum! Porém vejo que muita gente ainda tem dúvida na hora de fazer uma dieta, e que não quer ir a um nutricionista, então venho apresentar a vocês um vídeo informativo que fiz para ajudar e ampliar sua mente na hora de criar sua dieta! Lembrando que não sou nenhum profissional, apenas estou passando o que venho aprendendo ao longo da minha caminhada no mundo da musculação!!

      VIDEO: https://www.youtube.com/watch?v=eBsv4iRKSEc&t=82s
    • By soloko D O futuro
      Olá, fiz 2 exames esses meses e descobri ter hipotireoidismo, logo a doutora da consulta disse para tomar um comprimido de levotiroxina puran t4 25mcg por dia antes do cafe da manha em jejum. Fazem 2 dias que estou fazendo isso e me sinto estranho, algumas partes do meu corpo como nariz, orelha, pés, ou alguns musculos dão como se fosse, uma cocega ou uma leve sensação de vibração e para logo vai para outra parte do corpo e isso acontece mais em lugares como que tem uma espinha, ou um machucado ou uma inflamação mesmo que leve, ou até no couro cabeludo onde eu tenho uma ferida por causa da caspa que as vezes me pego tirando a casquinha com a unha, é normal isso nos primeiros dias tomando levotiroxina?
       
       
       Não sei se este site podem me responder algo assim, mas como já vi algumas pessoas falando de levotiroxina no forum deve ter alguém que saiba me responder, até
×
×
  • Create New...