Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela de índice glicêmico de Harvard com alimentos mais comuns


Mestre

Post Destacado

Tabela Índice Glicêmico de Harvard com alimentos mais comuns:

tabela ig.PNG

Fontes:

Sobre a discussão do Índice Glicêmico do pão branco e do pão integral industrializado, segue abaixo um link com alguns esclarecimentos:

http://circuitomt.com.br/editorias/saude/64055-pao-integral-industrializado-e-pior-do-que-pao-branco.html

É difícil achar um consenso entre alguns itens desse tipo de tabela, e se alguém tiver algum comentário a fazer, bem como mais esclarecimentos sobre o tema do pão integral industrializado, como cita a matéria do link que coloquei, seria legal que fosse compartilhado conosco.

abraços colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Administrador

Não sabíamos que existia essa discussão em torno do pão integral industrializado.

Lemos a matéria apontada e pelo que ali é posto a razão pela qual do pão integral industrializado ser pior do que o pão branco seria em função dos "anutrientes" (que impediriam a absorção das vitaminas, minerais e proteínas) e das fibras, que causariam inflações no organismo.

Também se lê na matéria que o pão integral caseiro não teria "anutritientes".

Por fim, os pães integrais de supermercado conteriam apenas 25% de massa integral, o resto seria de farinha branca.

O texto parece não ser muito bem fundamentado. A chamada sensacionalista diz "Pão integral industrializado é pior do que pão branco", e, no entanto, estes pães são praticamente como pães brancos.

Nunca vimos nenhuma matéria séria afirmando que as fibras causam inflações no corpo.

Sem dúvida que qualquer produto caseiro (assim como o pão) é melhor do que um industrializado, que contém conservantes, corantes, reassaldores de sabor e outros produtos químicos.

@Dra. Elissa Amaral da Cunha, pode nos ajudar nesta questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei uma outra colocação, que acabou se tornando útil (https://www.thekitchn.com/whole-wheat-might-not-be-healthier-than-white-bread-252828)

Neste link acima, afirma que pesquisadores mediram o IG do pão branco e do pão integral, e que o resultado foi que a diferença do IG não é significativa no ponto de vista deles e, acabaram então, definindo que ambos teriam aproximadamente o mesmo IG.

 A explicação acabou fazendo sentido, quando depois eu traduzi outros itens da tabela de IG da Harvard Medical School que eu havia postado.

A explicação que consta do link que postei agora, diz que o pão 100% integral tem sim um IG significativamente menor. Que na tabela da Harvard Medical School que eu havia postado, consta como "100% Whole Grain® bread (Natural Ovens)" com IG de 51.

Que nos EUA, seria o item da foto abaixo:

100.PNG.c4ed9bfec43563458d684f72c932f717

Ainda no link que coloquei acima, eles ainda afirmar que "De acordo com a Agência de Controle de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, um grão inteiro é um grão que mantém a sua forma básica com os principais componentes intactos após moagem. Você pode chamar um produto de grãos “grão integral” se pelo menos 51% de seus grãos são inteiros. A estrutura do grão e o equilíbrio entre as vitaminas, os minerais, e “fitoquímicos” trazem os efeitos benéficos, enquanto que estes mesmos ingredientes na sua forma refinada e enriquecida, separada do grão, não tem os mesmos benefícios.

O rótulo de 100% de grãos integrais garante que um alimento contém uma porção completa ou mais de grãos inteiros em cada porção, e que TODOS os grãos são grãos inteiros. Isto é o que você quer procurar quando você fizer compras."

E que no Brasil parece ser o pão da foto abaixo, o "talvez" similar ao da foto de comercialização nos EUA, tido como 100% pão integral.

5674b8dd3ee14_100brasil.PNG.6e50bb10861d

No caso do pão da foto acima, o fabricante afirma que ele é produzido com 100% farinha integral.

Mas vamos aguardar por mais esclarecimentos neste tópico, e se for isso mesmo, depois eu incluo na figura da Tabela do IG da Harvard Medical School que eu havia postado, a tradução do que eles se referem como "100% Whole Grain® bread (Natural Ovens)" com IG de 51.

abraços colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, fisiculturismo disse:

Então é mito dizer que o índice glicêmico do pão integral é inferior ao do pão branco? Curioso... será que está a salvo o pão francês que o povo tanto ama... rs

No caso desse pão integral industrializado mais básico(normal), parece ser mito mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais interessante disso, é oque a ANVISA regulamenta, pelo que pude procurar.

Na resolução da ANVISA - Resolução - CNNPA nº 12, de 1978, constava que pão integral era:

- "pão integral ou pão preto - produto preparado, no mínimo, com 50% de farinha de trigo integral, sendo-lhe proibido o emprego de caramelo"

*Resolução atualizada: http://portal.anvisa.gov.br/legislacao#/visualizar/27619

 Mas ai uma outra resolução da ANVISA - Resolução - RDC nº 90, de 18 de outubro de 2000, acaba revogando a afirmação anterior que regulamentava isso, ai ficou como está escrito abaixo:

- "pão integral: produto preparado, obrigatoriamente, com farinha de trigo e farinha de trigo integral e ou fibra de trigo e ou farelo de trigo"

Outra coisa que vem nessa determinação de 2000, é o seguinte "quando o produto apresentar em sua composição farinha de trigo integral, fibra de trigo, farelo de trigo e ou farinha de cereais (exceto trigo), leguminosas, raízes e tubérculos, deve ser declarado, no rótulo,o percentual destes ingredientes."

Foi provavelmente isso que iniciou essa confusão do pão integral, pois pela determinação da ANVISA de 2000, um pão pode ser chamado de Integral no ato da comercialização, se tiver farinha integral na composição, independente da sua proporção, e isso está regulamentado desde que o fabricante informe na embalagem o percentual de farinha integral.

Pelo visto, na interpretação da lei de 2000, eu posso fabricar um pão com 25% de farinha integral, escrever na frente bem grande "Pão Integral", cobrar mais caro por ele, e no verso da Embalagem colocar em letras miúdas que ele contém 25% de farinha Integral.

Não sei se existe uma regulamentação mais recente sobre isso, pois pesquisando não achei algo posterior a 2000 divulgado pela ANVISA, que ajuste novamente essa regulamentação.

Oque eu achei foi um projeto de lei 5.081-A, DE 2013, link abaixo: (http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=226E6ECE954781AC32D5C837E054773F.proposicoesWeb2?codteor=1199665&filename=Avulso+-PL+5081/2013)

Onde se tenta voltar à regulamentação de que para chamar "Pão Integral", deve ter mais de 50% de farinha integral na sua composição, mas segundo outras informações, estava ainda tramitando para aprovação em 2014, e não sei se algo saiu até agora do papel para a prática.

No link abaixo tem mais informações sobre essa regulamentação:

https://www.cfn.org.br

abraços colegas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Será que hoje somente esse Nutrella Supreme é totalmente integral? 

A cada dia ficamos menos supreendidos com a enganação marketeira das empresas.

E o que é pior, com o aval do Estado, que parece ser cada vez mais corrupto e falido no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, fisiculturismo disse:

Será que hoje somente esse Nutrella Supreme é totalmente integral? 

Eu realmente não sei dizer Igor, acho que seria mesmo importante a opinião de um Nutricionista.

Vamos aguardar para ver se conseguimos mais esclarecimentos sobre o assunto.

Ai isso abre mais precedentes, será que o mesmo não ocorre com o macarrão? Qual seria a proporção da farinha integral na produção de outros produtos industrializados que levam farinha integral?

abraços irmão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente! Super interessante essa discussão. Nossa legislação ainda está cheia de falhas e o FDA também tem as deles... A questão da rotulagem nutricional é algo muito sério e a indústria SEMPRE, vai achar um meio de burlar para encaixar o produto em determinada categoria que o torne mais saudável, ou mais rentável! Por isso é de extrema importância aprender a ler os rótulos! Vamos lá! O primeiro ingrediente é sempre o que tem mais, independentemente de qual seja o produto, se é pão integral, nos ingredientes não pode ter farinha branca, entende? Se é Whey isolada, não pode ter somente Whey porque seria concentrada! Nessas e outras eles diminuem os custos e acabam enganando o consumidor ! Por que o caseiro é melhor? Porque você compra o saco de farinha integral, o ovo que pode ser caipira e faz o seu pão com a garantia de que não tem conservantes e outros aditivos! quando ao índice glicêmico, pode ter certeza que é a menor das preocupações da indústria! Essa é a nossa preocupação e precisamos ler os rótulos e compartilhar as informações para que bons produtos sejam colocados no mercado, ok?! As regras de dieta, estarão sempre associadas a leitura dos rótulos! Os biscoitos integrais só vi uma marca até hoje que é a piraque! Todos os outros misturam as farinhas.... Ou seja.... Precisa ver mesmo o rótulo, ok? Beijos e boa semana! Ah! E feliz natal! Tá chegando né !? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...