Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças na escolha do Éster de Testosterona - Propionato ou Cipionato?


Mestre

Post Destacado

Isso as vezes causa polêmica, e algumas pessoas escolhem o Propionato para ciclos de Cutting com a ideia de que ele aromatiza menos, e por esse motivo daria uma menor retenção de água e tendência ao acumulo de gordura.

Na escolha do éster de Testosterona, o que difere basicamente é o tempo de ação e a meia-vida da substância.

Apesar de algumas pessoas dizerem que o éster de cadeia mais curta como o Propionato e o Fenilpropionato, teriam a tendência de reter menos água causado por menores efeitos estrogênicos e, isso por aromatizar menos, não é bem assim que algumas obras e autores trazem essa informação, onde é citado por alguns autores, de que ésteres não alteram a atividade do esteroide pai de maneira nenhuma, e não colocam o uso de Propionato de Testosterona como droga boa para rotinas de corte1.

Por isso que algumas pessoas que defendem que "Testosterona é Testosterona", independente da forma de administração e do éster.

Oque se criou a cerca disso, foi meramente empírico, onde por observação ao longo dos anos se criou o fato entre as pessoas do meio do Fisiculturismo, de que Testosterona esterificada por um éster de cadeia mais curta, retem menos água por aromatizar menos.

A única coisa mais científica a cerca disso, foi um estudo2 publicado feito em macacos, onde se cita que Testosterona esterificada por éster mais longo originou nos testes uma maior quantidade de Estrogênio no corpo, mas o modo da ação farmacológica que levou a isso, não foi bem compreendido e explicado.

Dentro do conceito farmacológico da ação, podemos dizer que uma Testosterona baseada em um éster ao ser aplicada no formato Intramuscular, ela forma um depósito muscular, e a liberação do depósito é feita de forma gradual seguindo algumas regras dependendo do éster usado3.

Após liberado do depósito muscular e entrando para a corrente sanguínea e metabolizada, ela é Testosterona, independente de qual éster estava anteriormente associado à ela na hora antes da aplicação.

Algumas pessoas dizem que o Propionato aromatiza menos, pois entende-se que com uma meia-vida menor isso seria possível, mas quando se faz um uso de qualquer éster de Testosterona, aplicando ele com doses bem acima do uso clínico e fazendo isso com aplicações frequentes, que é oque fazemos em um ciclo, isso faz com que qualquer éster de Testosterona atinja no corpo oque em farmacocinética se chama Css, ou seja, a concentração em estado de equilíbrio4, e independente de qual éster de Testosterona está sendo usado, e usando ele em doses indicadas para ciclos e de forma regular, a Css irá chegar de qualquer maneira.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 -  William Llewellyn’s, Anabolics E-Book Edition 2011

2 - Journal of Andrology, Vol. 24, No. 5, September/October 2003

3 - Steroid Pharmacology -  Pharmacology 101

4 - Farmacologia Integrada, Roberto De Lucia Jan/2008.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Visitante FitCoupleHim

Interessantíssimo... @Mestre o estrogênio fruto da administração de testo em alguma coisa se equipara às dosagens referentes ao uso da nandrolona, ou não faria sentido compará-las? A minha pergunta, na verdade, foi pensando no texto do Toxi ("deca x stano" se não me falha a memória) acerca dos efeitos da nandrolona no que concerne às articulações e o efeito anti-inflamatório. De antemão, me perdoe se falei grande bobagem...rsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, FitCoupleHim disse:

Interessantíssimo... @Mestre o estrogênio fruto da administração de testo em alguma coisa se equipara às dosagens referentes ao uso da nandrolona, ou não faria sentido compará-las? A minha pergunta, na verdade, foi pensando no texto do Toxi ("deca x stano" se não me falha a memória) acerca dos efeitos da nandrolona no que concerne às articulações e o efeito anti-inflamatório. De antemão, me perdoe se falei grande bobagem...rsrsrsrs.

Não daria na minha opinião para fazer um comparação direta, pois a Nandrolona segundo referências literárias, aromatiza apenas cerca de 20% sem comparada com a Testosterona, e os efeitos de retenção mais intensos que a Nandrolona carrega, segundo essas referências, viria do seu potencial Progestênico forte, onde William Llewellyn’s coloca, que os efeitos colaterais da Progesterona no corpo do homem de certa forma, são muito parecidos com as colaterais do Estrogênio na questão retenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante FitCoupleHim
26 minutos atrás, Mestre disse:

Não daria na minha opinião para fazer um comparação direta, pois a Nandrolona segundo referências literárias, aromatiza apenas cerca de 20% sem comparada com a Testosterona, e os efeitos de retenção mais intensos que a Nandrolona carrega, segundo essas referências, viria do seu potencial Progestênico forte, onde William Llewellyn’s coloca, que os efeitos colaterais da Progesterona no corpo do homem de certa forma, são muito parecidos com as colaterais do Estrogênio na questão retenção.

?obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...