Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VITAMINA D3 (mini compilação)


Toxi

Post Destacado

GANHOS MUSCULARES COM A VITAMINA D

Por Hélcio Sabatella

 

As vitaminas são normalmente associadas a funções de proteção e dão suporte à saúde geral e bem-estar. Por exemplo, a vitamina C tem propriedades antioxidantes que mitigam muitos efeitos negativos associados com o dano oxidativo em biomoléculas, tais como ADN dentro do corpo. A vitamina D é um pouco diferente. Como outras vitaminas, promove saúde-geral, mas também desempenha um papel ativo na promoção do crescimento e força muscular.

A vitamina D é uma vitamina solúvel em esteróides semelhantes a gordura que funciona como um auxiliar pró-hormonal em muitos processos diferentes, tais como a absorção e o metabolismo do cálcio e do fósforo nos ossos. Além disso, baixos níveis de vitamina D que são predominantes em nós ocidentais correlacionam-se com diversas doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Algumas das propriedades na promoção muscular associadas à vitamina D, aparentemente vêm um pouco a partir da estrutura química similar entre a vitamina D e as moléculas de esteróides como testosterona. Estudos demonstraram que a vitamina D se pode ligar-se ao receptor androgênio, talvez imitando algumas das propriedades de reforço muscular da testosterona. A vitamina D pode também ligar-se e ativar o receptor D que regula diretamente a expressão de centenas de genes, com vários dos genes ligados por vitamina D diretamente envolvidos na geração do crescimento e da força muscular.

 

AUMENTO DOS NÍVEIS DE TESTOSTERONA E RECEPTOR DE ANDRÓGENO

Entre os genes regulados pela vitamina D, alguns parecem estar envolvidos na produção de testosterona. Um estudo realizado por Wehr investiga a relação entre os níveis de vitamina D e com a testosterona em mais de 2.200 homens. O estudo mostrou uma forte correlação entre estes níveis. O grupo com os níveis mais baixos de vitamina D tinha as medições mais baixas de testosterona, e o grupo com a maior quantidade de vitamina D possuía a mais testosterona.

Curiosamente, Wehr também descobriu que níveis mais altos de vitamina D produzia menores quantidades do hormônio sexual da proteína de ligação (SHBG). A testosterona circula na corrente sanguínea ligada principalmente à SHBG e apenas uma pequena fração é livre, portanto, biologicamente ativa, onde ele pode ativar o receptor andrógeno. A vitamina D tem a capacidade de reduzir os níveis de SHBG o que vai dar lugar a uma maior atividade de testosterona.

Assim, a vitamina D não só aumenta a produção de testosterona, mas também aumenta a atividade da testosterona, diminuindo influência inibidora da SHBG em função da testosterona.

Uma vez que a produção de vitamina D pode ser se dá por exposição à luz solar, as diferenças na produção de vitamina D induzida por luz solar deve variar ao longo do ano. Assim, numa outra parte do presente no estudo, Wehr validou ainda mais a relação entre a vitamina D e a produção de testosterona por descobrir a estreita correlação entre os níveis de vitamina D e a produção de testosterona durante todo o ano. Os pesquisadores demonstraram que a produção elevada de vitamina D nos meses de verão acarretam num maior nível de testosterona, e vice-versa, durante os meses de inverno.

Ao todo, este estudo destaca a capacidade da vitamina D para aumentar ou manter os níveis de testosterona. A pesquisa enfatiza a importância de consumir o suficiente de vitamina D na dieta, especialmente durante os longos meses de inverno, quando a exposição ao sol é diminuída e a necessidade de vitamina D a fim de estimular ou manter a produção de testosterona.

Além de aumentar os níveis de testosterona, a vitamina D tem sido relatada por pesquisadores da empresa holandesa Organex . A investigação para estimular a atividade do receptor andrógeno em células musculares esqueléticas isoladas. O aumento do receptor de androgênico estimulado pela vitamina D promoveu a proliferação de células satélites do músculo em novas fibras musculares, o que pode conduzir a um aumento do crescimento muscular. Além da influência da vitamina D sobre o receptor de androgênio, os investigadores constataram que o esteróide anabólico decanoato de nandrolona (DECA) estimulou a expressão do receptor da vitamina D isolada nas células musculares e que a combinação de decanoato de nandrolona e vitamina D tinha uma sinergia esmagadora no efeito da conversão de células satélite em tecido muscular em células musculares esqueléticas isoladas.

Estes resultados sugerem que o consumo de vitamina D juntamente com esteróides anabolizantes deve ser extremamente influente sobre o crescimento muscular. Além do mais, dado que os esteróides anabólicos tem efeitos colaterais negativos que são amplificados pelo consumo de grandes quantidades destes fármacos, a ingestão de doses menores de esteróides suplementadas com vitamina D deve mitigar alguns dos efeitos colaterais associados com o uso de esteróides, enquanto ainda estimular aumentos significativos no tamanho muscular e força.

Em suma, a capacidade da vitamina D de aumentar a quantidade de testosterona e receptores de androgênio deve estimular poderosamente o crescimento muscular não só por iniciar a proliferação de células satélites, mas também por aumentar a síntese de proteínas no tecido muscular considerando que a testosterona e a função do receptor de androgênio cooperam ativamente para estimular a síntese de proteínas nas células musculares.

 

ATIVIDADE ANTIAROMATASE

De acordo com uma investigação feita por Krishnan A de vitamina D diminui consideravelmente a expressão da enzima aromatase nas células de gordura. Uma vez que a atividade da aromatase em células de gordura pode diminuir os níveis de testosterona por catalisar a conversão de testosterona em estradiol, um composto estrogênio, A vitamina D tem capacidade de diminuir a aromatase o que representa um outro mecanismo no seu arsenal para aumentar a testosterona.

Além disso, os investigadores neste estudo mostraram que a vitamina D diminui a atividade da aromatase e os níveis em células da mama como a conhecida ginecomastia, que é um tipo de célula que normalmente expressa grandes quantidades em consequência da enzima aromatase. Esta constatação implica que as funções da vitamina D tem forma semelhante em seres humanos através da diminuição da quantidade e da atividade da aromatase. Além disso, os pesquisadores também investigaram a influência da vitamina D em combinação com inibidores da aromatase tais como Arimidex sobre a atividade da aromatase, também em células da mama humana isoladas. Curiosamente, os seus resultados mostraram que a vitamina D aumenta o efeito de inibidores de aromatase.

Uma vez que alguns atletas e desportistas consumem inibidores da aromatase durante ciclos de esteróides anabólicos para evitar a conversão dos esteróides em estrogênio, a vitamina D em combinação com inibidores da aromatase deve diminuir a capacidade da aromatase em converter esteróides anabólicos para prevenir estrogénio assim alguns dos efeitos colaterais desagradáveis associados com uso de esteróides anabolizantes, como o desenvolvimento do tecido mamário, também conhecida como ginecomastia.

Em conclusão, a vitamina D tem a poderosa capacidade de regular a expressão de genes específicos que estão intimamente envolvidos no crescimento muscular. Além disso, a maioria das pessoas parecem ter valores inferiores de vitamina D devido à inadequação dietética e uma falta de exposição à luz solar. Consequentemente, a vitamina D é, evidentemente, um complemento necessário e influente para o atleta, fisiculturista e levantador de pesos ou ganhar músculos e aumentar a força.

 

 

____________________________________________________________________________________________________________

O Hormônio-Vitamina D interfere com cerca de 3.000 genes associados a muitas doenças, diminuindo os seus riscos

Até agora , os cientistas encontraram cerca de 3.000 genes que são regulados pela vitamina D, o que é notável quando se considera que o corpo humano tem apenas entre 20-25,000 genes totais. Pesquisadores da vitamina D continuam a encontrar benefícios para a saúde na vitamina D em praticamente todas as áreas que eles olham, incluindo:

Câncer (mais de 17 tipos)       Hipertensão       Doenças cardíacas
Autismo       Obesidade       Artrite Reumatoide
Diabetes 1 e 2       Esclerose Múltipla       Doença de Crohn
Resfriados       Doença Inflamatória Intestinal       Tuberculose
Doença de Alzheimer       Infecção por MRSA       Demência
Defeitos de Nascença       Esquizofrenia       Infertilidade
Melanoma (câncer de pele)       Asma       Depressão
Osteoporose       Doenças Autoimunes      

A vitamina D há muito que está associada ao bom funcionamento dos tecidos musculares e esqueléticos e à disponibilidade celular de cálcio. O cálcio é essencial para a contração muscular assim como é um mensageiro químico intracelular, com papel importante na atividade das mitocôndrias. Estas, para além de serem as “fábricas” de energia celular, estão envolvidas diretamente na saúde celular, como seja na co-regulação do seu ciclo de divisão (precisamente por mitose) assim como em processos de morte programada, ou apoptose. As mitocôndrias estão ainda envolvidas no nível de stress oxidativo a nível celular.

Assim não é de estranhar a ligação dos níveis de vitamina D e um número grande de distúrbios que interferem com o estado de saúde e que podem originar doenças, mais ou menos graves ou mesmo mortais.

Vários dados apresentados em estudos epidemiológicos publicados nos últimos anos têm associado a deficiência (menos de 20 ng/mL no sangue) ou insuficiência (entre 21-29 ng/mL no sangue) nos níveis sanguíneos de vitamina D com um risco acrescido no desenvolvimento de doenças cancerosas, autoimunes, infecciosas, diabetes tipo 2 e cardiovasculares.

Agora, num artigo (DOI:10.1371/journal.pone.0058725) publicado on line na revista PLOS ONE nodia 20 de Março de 2013, cientistas do Centro Médico da Universidade de Boston, em Massachusetts nos Estados Unidos, apresentam pela primeira vez resultados que indicam que os níveis de vitamina D (especificamente o colecalciferol ou vitamina D3) têm um impacto direto sobre a expressão de muitos genes (291 genes foram investigados neste estudo) envolvidos em várias vias metabólicas que se sabe estarem associadas com o desenvolvimento de células cancerígenas, com doenças infecciosas e autoimunes, com doenças cardiovasculares. Assim este estudo dá um passo em profundidade na ligação entre os níveis presentes de vitamina D e os processos moleculares que estão na origem ou que estão envolvidos naquelas doenças.

O estudo indica ainda que a manutenção de níveis suficientes de vitamina D desempenha um papel importante no robustecimento do sistema imunitário e na diminuição do risco em desenvolver aquelas doenças.

Segundo Michael F. Holick, um dos líderes da investigação, «este estudo identifica marcadores moleculares que ajudam a explicar os benefícios da vitamina D na saúde dos sistemas não esqueléticos», e acrescenta que «enquanto muitos mais estudos são necessários para confirmar as nossas observações, os dados obtidos demonstram que manter os níveis recomendados de vitamina D pode ter um efeito marcante sobre a expressão  genética  nas células do nosso sistema imunitário e  pode ajudar a explicar o papel da vitamina D na redução do risco para as doenças cardiovasculares, câncer, entre outras».

Recorde-se que esta é a única vitamina que tanto pode ser ingerida através da dieta como sintetizada  no  organismo  após exposição solar.   Assim, aproveite o despertar da Primavera e reponha os seus níveis de vitamina D. Vai ver que se sentirá muito melhor.

 

António Piedade

Referência ao artigo:

Arash Hossein-nezhad, Avrum Spira, Michael F. Holick.Influence of Vitamin D Status and Vitamin D3 Supplementation on Genome Wide Expression of White Blood Cells: A Randomized Double-Blind Clinical Trial. PLoS ONE, 2013; 8 (3): e58725 (DOI:10.1371/journal.pone.0058725)

http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0058725

 

 

____________________________________________________________________________________________________________

QUANTO DE "VITAMINA D3" PRECISAMOS TOMAR?

Por Ademir Lima Júnior Fúria

 

Uma nova pesquisa constatou que as recomendações atuais de ingestão de vitamina D3 são muito baixas e que o peso corporal deve ser levado em conta para se determinar a dose adequada para cada indivíduo.

O estudo foi realizado pela The Pure North S’Energy Foundation, uma ONG canadense que utiliza suplementos nutricionais baseados em evidências científicas, para a prevenção de doenças crônicas. Atualmente ela é a maior organização sem fins lucrativos do Canadá, focada na prevenção primária.

Eles estudaram o efeito combinado da suplementação da vitamina D3 e do peso corporal sobre a vitamina D3 e o cálcio séricos em uma grande população, com 17.614 adultos saudáveis. Os participantes relataram a suplementação de vitamina D3 variando de 0 a 55.000 UI por dia e tinham níveis séricos variando de 4 a 157,6 ng/mL.

Nenhum aumento no risco de hipercalcemia foi observado com o aumento da suplementação de vitamina D3. Os autores recomendam que as diretrizes clínicas para a suplementação de vitamina D3 sejam específicas para o peso normal, sobrepeso e obesos.

Intervalo do IMC e Suplementação necessária para atingir níveis de 60 ng/mL

Baixo peso (<18,5) -------------- 5.000 a 9.000 UI/dia
Normal (18,5 a 24,9) ----------- 9.000 a 10.500 UI/dia
Sobrepeso (25 a 29,9) --------- 12.500 a 14.000 UI/dia
Obeso (30 a 35) ----------------- 19.500 a 24.000 UI/dia
Excessivamente obeso (> 35) ---- > 20.000 UI/dia

Eles concluíram dizendo:

“As recomendações nacionais atuais sobre as doses de vitamina D3 são demasiadamente baixas para atingir níveis séricos de 25(OH)D acima de 60 ng/mL. Nossa pesquisa usou valores de doses para atingir níveis séricos alvos de 25(OH)D de 60 ng/mL, que são mais altos que o nível de ingestão tolerável pela Saúde do Canadá, de 4.000 UI/dia. Isso demonstra que a suplementação de vitamina D3 de pelo menos 15.000 UI/dia não representa um risco aumentado para efeitos adversos.”

Fontes:
http://www.plosone.org/…/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pon…

http://www.purenorth.ca/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Bacana demais! A minha taxa de vitamina D sempre foi baixa. Fazia exame de sangue e levava ao médico. Ele receitava aquelas vitaminas líquidas de pingar na língua. Um preço relativamente alto por pouco ml. Comprei outro dia uma desta vitamina D comum e meu irmão, que não mexe em nada de saúde falou comigo que o melhor é a D3. Então comecei a olhar. Ia comprar esta aqui no site da Health Designs:  Origens saudáveis, a vitamina D3 10.000 IU 360 Cápsulas Está barato lá, só que ia demorar demais.

Então achei uma no site do Mercado Livre:  41FHYCM3%2BpL._SY300_.jpg

A minha intenção, com o frasco brando, era tomar uma cápsula por dia durante 360 dias seguidos. Só que a minha endocrinologista falou para não tomar por dia, pois 10000ui é muito forte e poderia dar hipervitaminose, então disse para eu tomar apenas 1 cápsula por semana (achei a internet neste caso mentirosa). Estou tomando toda segunda-feira 1 cápsula.

Quando fiz exame de sangue, a minha taxa de vitamina D tá boa, está 37. Abaixo de 30 que fica ruim. E nem estou tomando Sol.

Comprei o de vidro e o pior poderia acontecer: Correios. O vidro veio quebrado na embalagem. Eles não tratam a mercadoria com cuidado. Por isso que aqui na minha cidade, lojas de perfumes não compram vidros para serem enviados pelos Correios, mandam pela transportadora. Tive que tirar cápsula por cápsula do vidro, tirar os caquinhos que sobravam e guardei num frasco de vitamina. 

E este frasco de 120 cápsulas para mim vai durar uns 3 anos seguindo a orientação da endocrinologista. Para terminar: comprei importada, esta é do Canadá, de vidro. Não achei aqui desta forma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Toxi disse:

Pode tomar 10.000ui por dia, sem problemas. Monitore os níveis de 25-hidroxivitamian D, procure manter em torno de 60~70 que é o ideal.

Seguirei a prescrição médica com 10000ui por semana. Agora este monitoramento de níveis, onde devo manter, não tem como eu saber, mas a minha taxa de vitamina d deve estar aumentando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/01/2016 at 11:43, renatobhmg disse:

Seguirei a prescrição médica com 10000ui por semana. Agora este monitoramento de níveis, onde devo manter, não tem como eu saber, mas a minha taxa de vitamina d deve estar aumentando.

Você monitora pelo exame que te falei, o 25-hidroxivitamina D. Qualquer laboratório faz e você não necessita de requerimento médico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...