Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como elaborar uma dieta à base do jejum intermitente?


PKdor

Post Destacado


  • Moderador

Caso você queira tentar a dieta, e não tenha a força de vontade necessária para começar logo com o jejum do dia inteiro, elimine o café, a primeira refeição, e depois de alguns dias elimine, também, o almoço, e continue até que sua primeira refeição aconteça por volta das 18:00 hs. Notaram que falei em primeira refeição? Isso porque quando a dieta trata de apenas uma refeição, na verdade ela divide esse período da noite para três refeições. Por exemplo, a primeira as 18:00h, a segunda as 21:00h, e a última a 00:00h. E não é necessário que sejam respeitados os mesmos intervalos entre uma e outra. Siga a sua vontade.
Se quiser comer de uma em uma hora, até a hora de dormir, ok. Apenas siga o seu instinto. Essa fase de jejum, que começa ao acordar, e segue até o começo da noite, recebe o nome de undereating, e o período da comilança é chamado de overeating.

Tim Patterson, um jornalista de revistas de bodybuilding, é um apaixonado pela dieta, e recomenda que durante a fase do undereating você abuse de vitamina C, glutamina, Whey Protein e termogênicos, para acelerar, ao máximo, a queima de gordura e produção de GH :

- Ao acordar: termogênicos (chá verde, ECA, etc...); 10 gramas de glutamina, vitamina C (2 grs), 20 a 40g de Whey Protein;

- Meio da manhã: 10 gramas de glutamina;

- Almoço: termogênicos, e caso a fome aperte, 20 a 40g de Whey Protein;

- A Tarde: 10 gramas de glutamina e vitamina C (2 grs)

- Antes do treino (para quem treina no final da tarde): 10 gramas de glutamina, termogênicos, vitamina C (2 grs);

HORA DE JANTAR
- Fase do OVEREATING -
Refeições ricas em proteínas, com percentuais moderados de carboidratos e gordura ou conforme suas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, fisiculturismo disse:

Este jejum intermitente parece ser bem desgastante para se adotar como rotina alimentar.

É realmente muito difícil, seja por ficar muito tempo sem comer, seja por ter que comer muito em poucas refeições (esse foi o problema que enfrentei). É uma estratégia muito boa, mas é preciso bastante disciplina, tem um site que ajuda a calcular os macronutrientes que você precisa ingerir no período, mas eu não me recordo o link agora, em algumas semanas quando estiver com meu computador comigo novamente eu posso postar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
41 minutos atrás, Toxi disse:

É realmente muito difícil, seja por ficar muito tempo sem comer, seja por ter que comer muito em poucas refeições (esse foi o problema que enfrentei). É uma estratégia muito boa, mas é preciso bastante disciplina, tem um site que ajuda a calcular os macronutrientes que você precisa ingerir no período, mas eu não me recordo o link agora, em algumas semanas quando estiver com meu computador comigo novamente eu posso postar aqui.

@Toxi, você já fez algum relato de sua experiência com este tipo de dieta? Seria bem interessante acompanhar a rotina com essa estratégia alimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, PKdor disse:

Obrigado Pessoal. Vou tentar encontrar uma forma de fazer os calculos dos nutrientes necessários e seguir o ''protocolo'' propostos pelo Locemar. No mais tentarei gravar alguns videos e tirar algumas fotos para ir tendo uma noção da evolução.

Eu só acrescentaria o seguinte: eu experimentei a Dieta do Guerreiro (Warrior Diet), que é um tipo de Jejum Intermitente. Na WD, a gente fica 20 h em jejum, permitindo desta forma uma janela de 4 h para alimentar-se. Eu fazia jejum das 22 h de um dia até às 18 h do outro dia. Portanto, a janela de alimentação era das 18 h às 22 h. Durante o jejum era só água e café. Na hora da comida era legal porque dava pra montar um tijelão com tudo dentro...rs. Era um banquete. Depois disso só lá perto de meia-noite é que eu comia alguma outra coisa "pra me despedir". Ficava fácil, portanto, manter-se fiel aos macros da dieta, pois as refeições foram reduzidas a somente duas.

A adaptação não durou mais do que um a dois dias. Já na primeira semana, nos períodos em jejum, eu me sentia alerta, ficava mais atento para as coisas e estudava melhor. Enquanto todos saíam pra comer ao meio dia, eu tocava direto minha atividade e conseguia produzir bem mais. Não havia aquela inércia do tipo "ah isso eu vou ver depois do almoço" e o complemento disto "ah, acabei de voltar do almoço... deixa eu dar uma sapeada na Internet antes...". Na segunda semana, eu já estava fazendo levantamento terra com 70-80% da minha 1RM estando 12 h em jejum. Na parte financeira é que foi engraçado, pois como eu não comia no trabalho, as despesas com restaurantes foram a zero.

Mas tudo que é bom dura pouco. Como eu tenho diabetes tipo 2, preciso monitorar a minha glicemia e por esse motivo não deixei de monitorá-la durante o período em que experimentei a WD. Pois bem, o que tenho a comentar é: a minha glicemia "explodiu". Houve manhãs em que a leitura em jejum chegou a bater 270 mg/dl (uma leitura "normal" deve ser abaixo de 100). Por esse motivo eu tive de interromper esse tipo de sistema, pois mesmo sem remédios, eu era/sou capaz de manter a minha glicemia abaixo de 100 mg/dl só através do controle da alimentação, dos horários e do tipo de alimento selecionado. Como eu estava gostando muito de seguir a dieta, até tentei levar mais alguns dias, por pensar que o corpo estava em um processo de adaptação. Mas acabei desistindo. Tem tem c... tem medo, enfim.

Logo, se você tem ou teve predisposição ao diabetes tipo 2, recorda-se de exames de sangue em que foram registradas leituras beirando o pré-diabético (acima de 90 mg/dl), talvez seja interessante você tomar alguma cautela.

Editado por Jaraqui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...