Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A importância de fracionar os Anabolizantes Orais de 12 em 12 horas.


Mestre

Post Destacado

Este presente texto, tem a intenção de explicar o porquê da necessidade de se fracionar a dose diária do anabolizante oral que será usado ao longo do dia.

Isso traz aquela velha pergunta, “vou tomar 40mg de Dianabol por dia, posso tomar 40mg uma vez por dia ou divido a dose em 20mg de 12 em 12 horas? ”

Partindo do fato de que a meia-vida do Dianabol pode ser considerada em torno de 5 horas2, onde alguns autores até trazem a informação de cerca de 6 horas3, dividir a dose diária em duas administrações de 12 em 12 horas no dia, seria conveniente.

Fazendo isso, teríamos a chance de manter no corpo de forma mais constante, as concentrações plasmáticas do Dianabol.

Tudo vai depender da meia-vida da substancia usada.

A meia-vida é explicada em conceitos farmacêuticos, e a parte que explica sobre isso é a farmacocinética.

Para esse nosso exemplo aqui, tudo parte da meia-vida, que é representada por T1/2.

Em farmacocinética, meia-vida(T1/2), é o tempo que a concentração plasmática de fármaco no corpo demora para atingir 50% da dose inicial ingerida1.

Por exemplo, se uma pessoa tomar uma dose 100mg de um fármaco de meia-vida de 12 horas, passadas 12 horas da ingestão dessa dose, essa pessoa teria a metade da dose inicial tomada, ou seja, 50mg. Passadas então mais 12 horas, a pessoa teria novamente a metade, ou seja, 25mg da dose inicial de 100mg tomada. Passadas então mais 12 horas, a pessoa teria novamente a metade, ou seja, 12,5mg da dose inicial de 100mg tomada. E assim sucessivamente até que toda dose tomada inicialmente de 100mg fosse completamente expelida do corpo1.

Eu criei um exemplo bem fácil de entender, que serve apenas para exemplificar aqui de forma didática, para nos dar esse entendimento, e que usa uma dose de 200mg por dia de um fármaco de 12 horas de meia-vida(T1/2), usando o fármaco por 5 dias.

Lembrando que as imagens não exprimem exatamente a realidade técnica, e são apenas hipotéticas.

A primeira imagem, mostra o caso de uma pessoa que tomou as 200mg diárias do fármaco toda de uma vez, em apenas uma administração diária:

dose única.JPG

Note na coluna concentração plasmática, que a concentração da substância no corpo oscila muito.

Vamos agora colocar nessa segunda imagem, o exemplo de uma pessoa que tomou a dose diária de 200mg do fármaco, dividindo ele de 12 em 12 horas:

dose fracionada.JPG

Note agora na coluna concentração plasmática, que a concentração da substância no corpo oscila menos do que se comparada ao exemplo acima da pessoa que tomou tudo em uma única dose diária.

É exatamente nesse ponto, que colocamos que fracionar a dose da substância ao longo do dia dependendo da sua meia-vida se torna interessante.

Existem outros conceitos de farmacocinética para serem colocados a cerca desse assunto, como Cmax, Tmax e Css, mas isso fica para uma próxima vez, pois a intenção agora era apenas criar um exemplo com a intenção didática e de simples entendimento.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 - Hardman, J. G.; Limbird, L. E.; Gilman, A. G. Em ref. 29, cap. 1.

2 - William Llewellyn’s, Anabolics, E-Book Edition 2011.

3- Rea, Author L., 2002, Chemical Muscle Enhancement: Bodybuilders Desk References.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

14 minutos atrás, Renan Max disse:

Boaa estava precisando dessa aulinha, no caso da oxandrolona de meia-vida 4-6hrs, é interessante manter a dose de 6 em 6hrs correto? Mas vai atrapalhar as 8horas de descanso, seria interessante nessa condição então manter de 12 em 12hrs?

Para falar exatamente, teria que fazer as contas e colocar na forma de planilha como eu fiz acima nos exemplos que citei, mas eu creio que não haja assim tanta diferença.

Eu acho que para casos onde a pessoa quer fracionar mais a dose diária, de 8 em 8 horas é também bem satisfatório.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Mestre disse:

Para falar exatamente, teria que fazer as contas e colocar na forma de planilha como eu fiz acima nos exemplos que citei, mas eu creio que não haja assim tanta diferença.

Eu acho que para casos onde a pessoa quer fracionar mais a dose diária, de 8 em 8 horas é também bem satisfatório.

abraços.

12 em 12Hrs é viável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Mestre disse:

Eu acho viável sim. Mas também acho que se fosse possível fazer de 8 em 8, a concentração plasmática se manteria mais estável.

E quando cair durante o descanso, desregularia tomar antes ou depois de dormir? Por exemplo:

No meu caso seria...

1°Dosagem 10:30;

2°Dosagem 18:30;

3°Dosagem 02:30 ( No caso dessa, poderia tomar antes de dormir, Umas 22Hrs?)

Editado por Renan Max
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Renan Max disse:

E quando cair durante o descanso, desregularia tomar antes ou depois de dormir? Por exemplo:

No meu caso seria...

1°Dosagem 10:30;

2°Dosagem 18:30;

3°Dosagem 02:30 ( No caso dessa, poderia tomar antes de dormir, Umas 22Hrs?)

O Ruim de dividir de 8 em 8 horas é esse, pois uma das doses acaba geralmente caindo no horário em que a pessoa estaria dormindo.

Até acho que pode fazer oque você cita acima no exemplo antecipando a dose das 2:30, mas tente deixar essa dose que seria às 2:30, o mais perto possível dos horário original da dose, onde por exemplo, se pudesse ser às 23:00 seria melhor. Mas nem se preocupe tanto assim em demasia, pois nem é isso que vai ser um diferencial muito grande para que o ciclo dê certo ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Mestre disse:

O Ruim de dividir de 8 em 8 horas é esse, pois uma das doses acaba geralmente caindo no horário em que a pessoa estaria dormindo.

Até acho que pode fazer oque você cita acima no exemplo antecipando a dose das 2:30, mas tente deixar essa dose que seria às 2:30, o mais perto possível dos horário original da dose, onde por exemplo, se pudesse ser às 23:00 seria melhor. Mas nem se preocupe tanto assim em demasia, pois nem é isso que vai ser um diferencial muito grande para que o ciclo dê certo ou não.

Vou ajustar para 06:30; 14:30; 22:30 caso oscile a dosagem nesse caso, seria de no máximo meia hora...

Você considera algum outro diferencial (tirando dieta, descanso e treino pesado)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renan Max disse:

Você considera algum outro diferencial (tirando dieta, descanso e treino pesado)?

Não, eu na verdade acho que essas 3 coisas juntas(treino, dieta e descanso) são tudo.

Claro que manter também podemos citar outras coisas como evitar bebidas alcoólicas por exemplo, que acaba fazendo parte da disciplina geral também.

Eu acho que fora de um ciclo, fora de uma rotina mais focada, ou um bulk ou cuting, a pessoa sair e se descontrair ingerindo de forma social uma bebida alcoólica de vez em quando, é até aceitável, mas "enfiar o pé na jaca", sempre na minha opinião vai ser prejudicial.

Pessoas com eu por exemplo, que não podem e não conseguem beber assim esporadicamente de forma social e moderada apenas, é bom nem arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mestre disse:

Não, eu na verdade acho que essas 3 coisas juntas(treino, dieta e descanso) são tudo.

Claro que manter também podemos citar outras coisas como evitar bebidas alcoólicas por exemplo, que acaba fazendo parte da disciplina geral também.

Eu acho que fora de um ciclo, fora de uma rotina mais focada, ou um bulk ou cuting, a pessoa sair e se descontrair ingerindo de forma social uma bebida alcoólica de vez em quando, é até aceitável, mas "enfiar o pé na jaca", sempre na minha opinião vai ser prejudicial.

Pessoas com eu por exemplo, que não podem e não conseguem beber assim esporadicamente de forma social e moderada apenas, é bom nem arriscar.

Entendo, sabe, depois de um tempo perde até a graça de beber?!

Então estou no caminho certo, os 3 pilares estão firmes, bora crescer!
Abraço ai mano, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...