Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[ESTUDO] TESTOSTERONA vs. STANOZOLOL: Comparação dos efeitos no colesterol


Toxi

Post Destacado

Esteroides anabolizantes orais produzem grandes reduções nas concentrações séricas de lipoproteína de alta densidade-HDL (colesterol bom). Nossa hipótese é que este efeito relacionado com a sua via de administração e não estava relacionado com a sua potência androgênica.

Nós administrada Stanozolol oral (6 mg/dia) ou doses supra fisiológicas de enantato de testosterona intramuscular (200 mg/semana) a 11 levantadores de peso do sexo masculino durante seis semanas em um desenho cruzado. O Stanozolol reduziu o HDL-colesterol e a subfração HDL2 por 33% e 71%, respectivamente. Em contraste, a testosterona diminuiu a concentração de HDL-colesterol em apenas 9% e a diminuição foi na subfração HDL3.

O nível de apolipoproteína A-I (principal componente proteico do HDL) diminuiu em 40% durante o uso de Stanozolol, mas apenas 8% durante o tratamento com testosterona. A concentração de colesterol de lipoproteína de baixa densidade-LDL (colesterol ruim) aumentou 29% com Stanozolol e diminuiu 16% com o tratamento com testosterona.

Além disso, o Stanozolol aumentou a atividade hepática da pós-heparina triglicérides Lipase em 123% (a deficiência dessa enzima evolui com hipertrigliceridemia), enquanto a variação máxima durante a terapia com testosterona (+ 25%) não foi significativa. O ganho de peso foi similar com ambas as drogas, mas a testosterona foi mais eficaz na supressão de hormônios gonadotróficos. Conclui-se que os efeitos indesejáveis de lipoproteínas de esteroides 17-alfa-alquilados administrados por via oral são diferentes daquelas de testosterona parentérica (injetada) e que a testosterona pode ser preferível em muitas situações clínicas.

Traduzido e adaptado de http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2915439

Editado por Toxi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


1 hora atrás, fisiculturismo disse:

Em resumo: é melhor o uso de esteroides injetáveis em relação aos orais e a testosterona causa menos efeitos colaterais do que o stanozolol?

Sim, é isso mesmo, estamos falando em termos de efeitos colaterais. O estudo deixa bem claro " a testosterona pode ser preferível em muitas situações clínicas", mas alguns orais podem ter melhor efeito estético em determinadas situações, mesmo causando maiores colaterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz dois ciclos de oxandrolona 10 e 20 mg, com bons resultados. Estou com um frasco de testosterona via oral guardado, era p meu marido tomar mas ele adoeceu fez cirurgia e ainda não está treinando. Estou pensando em fazer um ciclo com ela, minha dùvida é: qual seria um protocolo interessante para um primeiro ciclo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...