Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A retenção da Deca - Decanoato de Nandrolona


Mestre

Post Destacado

Apesar de alguns autores1, apontarem os efeitos de retenção da Deca(Nandrolona) em menor escala que a Testosterona, a Deca se tornou famosa no mundo do Culturismo por essa sua característica.

Já é conhecido que um dos causadores dessa retenção, seria o Estrogênio2, onde alguns Anabolizantes passam por um processo bioquímico no corpo, denominado Aromatização3, onde com isso há uma conversão em Estrogênio.

Portanto é comum no mundo do Culturismo, as pessoas tentarem evitar a retenção com o auxílio de fármacos que combatem a ação do Estrogênio.

Isso se daria com o uso de um Inibidor de Aromatase4, onde como exemplo poderíamos citar o Anastrozol, que impediria o processo de Aromatização que origina o Estrogênio. É comum também se pensar em usar os Antiestrogênicos4, que tem uma ação diferente dos Inibidores de Aromatase, onde no caso eles bloqueiam a ação do Estrogênio nos seus receptores, e que como exemplo podemos citar o Tamoxifeno.

Mas o que algumas pessoas desconhecem, é que a Nandrolona(Deca), tem um potencial de aromatização muito inferior ao da Testosterona, onde é apontada em cerca de apenas 20%5 em relação à Testosterona.

Portanto, esse pensamento nos leva ao fato de que não seria tão efetivo utilizar o Anastrozol ou qualquer outro Inibidor de Aromatase, para combater os efeitos de retenção da Deca, como é comumente feito com a Testosterona.

De onde então viria o efeito de retenção tão falado da Deca?

Alguns autores4, colocam que o efeito progestênico acentuado no corpo, teria em algumas situações os mesmos colaterais sentidos com o estrogênio, onde podemos relacionar a retenção.

Sabendo então que a Deca(Nandrolona) tem um acentuado efeito progestênico6, acaba sendo essa a maior causa do efeito de retenção da Deca, como colocam alguns autores4.

Portanto essas referências colocadas acima no texto, validam a afirmação de algumas pessoas, que citam que Inibidores de Aromatase, não livram as pessoas do inconveniente de retenção da Deca.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 - Rea, Author L., 2002, Chemical Muscle Enhancement: Bodybuilders Desk References.

2 - Glenville, Marilyn PhD, Fat arround the middle. 2011.

3 -  Aromatization of androgens by muscle and adipose tissue in vivo. Longcope C, Pratt JH, Schneider SH, Fineberg SE. J Clin Endocrinol Metab. 1978.

4 - William Llewellyn’s, Anabolics E-Book Edition 2011.

5 - Biosynthesis of Estrogens, Gual C, Morato T, Hayano M, Gut M and DorfmanR. Endocrinology 71 (1962).

6 - Competitive progesterone antagonists: receptor binding and biologic activity oftestosterone and 19-nortestosterone derivatives. Reel JR, Humphrey RR, Shih YH, Windsor BL, Sakowski R, Creger PL, Edgren RA. Fertil Steril 1979 May;31(5).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Eu tinha levantado essa discussão em um grupo, de que deca converte muito menos em e2 que a testosterona, e que o uso de IA em um ciclo de Testosterona Baixa + Deca poderia levar a uma baixa muito acentuada de estrogênio.

Agora fica aqui o questionamento, como controlar o nivel de progesterona para minimizar a retenção? Seria melhor nao controlar usando algum farmaco e simplesmente manipular a dieta para controlar a retençao, ou seria adequado encaixar algum farmaco que controle os niveis progestenicos?

Ótimo conteúdo @Mestre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, FrancoSirena disse:

Agora fica aqui o questionamento, como controlar o nivel de progesterona para minimizar a retenção? Seria melhor nao controlar usando algum farmaco e simplesmente manipular a dieta para controlar a retençao, ou seria adequado encaixar algum farmaco que controle os niveis progestenicos?

Essa é uma boa pergunta irmão.

Eu não cheguei a pesquisar a fundo sobre isso, mas isso já me ocorreu.

O Tamoxifeno, Clomifeno conhecidos como SERMS, são os Moduladores Seletivos do Receptor de Estrogênio, que atuam em alguns casos bloqueando a ação do Estrogênio em alguns receptores alvo.

Existem os MSRP - Moduladores Seletivos do Receptor de Progesterona, que agem na teoria basicamente igual, mas atuando nos receptores de Progesterona.

Os MSRP são bem menos estudados que os SERMS, e confesso que não sei dizer se algum deles poderia servir para essa finalidade que levantamos aqui neste tópico.

Abaixo tem um material que fala melhor sobre eles:

http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2011/v39n12/a2973.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo @Mestre, estou lendo e realmente no proprio estudo fala da falta de conhecimento ainda sobre os efeitos dos MSRP .. Os mesmos nem sao comercializados no Brasil ainda ( nao eram na data do estudo ).

Além do mais, ele tem efeito agonista e antagonista.. Podendo acentuar os niveis de progesterona em alguns tecidos e reduzir em outros e ainda o tempo de exposição ao medicamento pode mudar a resposta do organismo a ele.

Realmente é muito delicado.. Acho que para nossa realidade no bodybuilding, os MSRP não seriam ideiais mesmo.. Eles sao usado mais como contraceptivos ou na reproduçao assistida, dependendo do ciclo menstrual. Entao no nosso mundo, acho que ainda são muitas incertezas associadas para que possamos tirar algum tipo de proveito.

Forte abraço e obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renan Max disse:

Ótimo conteúdo!

Grosseiramente falando, seria mais efetivo utilizar um fármaco de que interfira diretamente em seu receptor (tamoxifeno) do que um fármaco que iniba a aromatização, durante o uso da deca?

Eu acho que daria na mesma.

Temos que considerar, que como fala o texto, que a aromatização é de cerca de 20% em comparação com a Testosterona, portanto, usando como sugerem alguns autores que cito no texto, o Anastrozol ou algum Antiestrogênico como o Tamoxifeno, isso iria incidir sobre esses 20% na teoria. Mas estaria longe de ter a mesma eficácia que isso costuma ter com a Testosterona por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo conteúdo, mas do meu ponto de vista a preocupação com retenção hídrica é exagerada, é mais que evidenciado que hipertrofia e hidratação celular tem tudo a ver. Quando você tem uma boa hidratação, a célula se torna mais sensível a fatores de crescimento, como o próprio IGF-1.

Já vi inclusive um atletas que fazem preparação/cut com Deca e o resultado fica muito bom. Por essas e outras que penso que não é tão simples discorrer sobre isso, dificilmente é apenas um fator que vai determinar se você fica com bom aspecto físico ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Toxi disse:

Ótimo conteúdo, mas do meu ponto de vista a preocupação com retenção hídrica é exagerada, é mais que evidenciado que hipertrofia e hidratação celular tem tudo a ver. Quando você tem uma boa hidratação, a célula se torna mais sensível a fatores de crescimento, como o próprio IGF-1.

Já vi inclusive um atletas que fazem preparação/cut com Deca e o resultado fica muito bom. Por essas e outras que penso que não é tão simples discorrer sobre isso, dificilmente é apenas um fator que vai determinar se você fica com bom aspecto físico ou não.

Verdade sim, as pessoas as vezes exageram mesmo com isso de retenção, onde vemos as vezes até pessoas bem abaixo do peso indo fazer ciclos de Bulk e se preocupando em demasia com a retenção e o Estrogênio.

Eu fui uma pessoa que ao longo da minha vida onde usei Anabolizantes, a minha última preocupação era a retenção.

forte abraço mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...