Jump to content
Sign in to follow this  
Mestre

A retenção da Deca - Decanoato de Nandrolona

Rate this topic

Recommended Posts

Apesar de alguns autores1, apontarem os efeitos de retenção da Deca(Nandrolona) em menor escala que a Testosterona, a Deca se tornou famosa no mundo do Culturismo por essa sua característica.

Já é conhecido que um dos causadores dessa retenção, seria o Estrogênio2, onde alguns Anabolizantes passam por um processo bioquímico no corpo, denominado Aromatização3, onde com isso há uma conversão em Estrogênio.

Portanto é comum no mundo do Culturismo, as pessoas tentarem evitar a retenção com o auxílio de fármacos que combatem a ação do Estrogênio.

Isso se daria com o uso de um Inibidor de Aromatase4, onde como exemplo poderíamos citar o Anastrozol, que impediria o processo de Aromatização que origina o Estrogênio. É comum também se pensar em usar os Antiestrogênicos4, que tem uma ação diferente dos Inibidores de Aromatase, onde no caso eles bloqueiam a ação do Estrogênio nos seus receptores, e que como exemplo podemos citar o Tamoxifeno.

Mas o que algumas pessoas desconhecem, é que a Nandrolona(Deca), tem um potencial de aromatização muito inferior ao da Testosterona, onde é apontada em cerca de apenas 20%5 em relação à Testosterona.

Portanto, esse pensamento nos leva ao fato de que não seria tão efetivo utilizar o Anastrozol ou qualquer outro Inibidor de Aromatase, para combater os efeitos de retenção da Deca, como é comumente feito com a Testosterona.

De onde então viria o efeito de retenção tão falado da Deca?

Alguns autores4, colocam que o efeito progestênico acentuado no corpo, teria em algumas situações os mesmos colaterais sentidos com o estrogênio, onde podemos relacionar a retenção.

Sabendo então que a Deca(Nandrolona) tem um acentuado efeito progestênico6, acaba sendo essa a maior causa do efeito de retenção da Deca, como colocam alguns autores4.

Portanto essas referências colocadas acima no texto, validam a afirmação de algumas pessoas, que citam que Inibidores de Aromatase, não livram as pessoas do inconveniente de retenção da Deca.

Elaborado por Mestre fórum FISIculturismo

Referências:

1 - Rea, Author L., 2002, Chemical Muscle Enhancement: Bodybuilders Desk References.

2 - Glenville, Marilyn PhD, Fat arround the middle. 2011.

3 -  Aromatization of androgens by muscle and adipose tissue in vivo. Longcope C, Pratt JH, Schneider SH, Fineberg SE. J Clin Endocrinol Metab. 1978.

4 - William Llewellyn’s, Anabolics E-Book Edition 2011.

5 - Biosynthesis of Estrogens, Gual C, Morato T, Hayano M, Gut M and DorfmanR. Endocrinology 71 (1962).

6 - Competitive progesterone antagonists: receptor binding and biologic activity oftestosterone and 19-nortestosterone derivatives. Reel JR, Humphrey RR, Shih YH, Windsor BL, Sakowski R, Creger PL, Edgren RA. Fertil Steril 1979 May;31(5).

Eu tinha levantado essa discussão em um grupo, de que deca converte muito menos em e2 que a testosterona, e que o uso de IA em um ciclo de Testosterona Baixa + Deca poderia levar a uma baixa muito acentuada de estrogênio.

Agora fica aqui o questionamento, como controlar o nivel de progesterona para minimizar a retenção? Seria melhor nao controlar usando algum farmaco e simplesmente manipular a dieta para controlar a retençao, ou seria adequado encaixar algum farmaco que controle os niveis progestenicos?

Ótimo conteúdo @Mestre

2 minutos atrás, FrancoSirena disse:

Agora fica aqui o questionamento, como controlar o nivel de progesterona para minimizar a retenção? Seria melhor nao controlar usando algum farmaco e simplesmente manipular a dieta para controlar a retençao, ou seria adequado encaixar algum farmaco que controle os niveis progestenicos?

Essa é uma boa pergunta irmão.

Eu não cheguei a pesquisar a fundo sobre isso, mas isso já me ocorreu.

O Tamoxifeno, Clomifeno conhecidos como SERMS, são os Moduladores Seletivos do Receptor de Estrogênio, que atuam em alguns casos bloqueando a ação do Estrogênio em alguns receptores alvo.

Existem os MSRP - Moduladores Seletivos do Receptor de Progesterona, que agem na teoria basicamente igual, mas atuando nos receptores de Progesterona.

Os MSRP são bem menos estudados que os SERMS, e confesso que não sei dizer se algum deles poderia servir para essa finalidade que levantamos aqui neste tópico.

Abaixo tem um material que fala melhor sobre eles:

http://files.bvs.br/upload/S/0100-7254/2011/v39n12/a2973.pdf

Otimo @Mestre, estou lendo e realmente no proprio estudo fala da falta de conhecimento ainda sobre os efeitos dos MSRP .. Os mesmos nem sao comercializados no Brasil ainda ( nao eram na data do estudo ).

Além do mais, ele tem efeito agonista e antagonista.. Podendo acentuar os niveis de progesterona em alguns tecidos e reduzir em outros e ainda o tempo de exposição ao medicamento pode mudar a resposta do organismo a ele.

Realmente é muito delicado.. Acho que para nossa realidade no bodybuilding, os MSRP não seriam ideiais mesmo.. Eles sao usado mais como contraceptivos ou na reproduçao assistida, dependendo do ciclo menstrual. Entao no nosso mundo, acho que ainda são muitas incertezas associadas para que possamos tirar algum tipo de proveito.

Forte abraço e obrigado mais uma vez

1 hora atrás, Renan Max disse:

Ótimo conteúdo!

Grosseiramente falando, seria mais efetivo utilizar um fármaco de que interfira diretamente em seu receptor (tamoxifeno) do que um fármaco que iniba a aromatização, durante o uso da deca?

Eu acho que daria na mesma.

Temos que considerar, que como fala o texto, que a aromatização é de cerca de 20% em comparação com a Testosterona, portanto, usando como sugerem alguns autores que cito no texto, o Anastrozol ou algum Antiestrogênico como o Tamoxifeno, isso iria incidir sobre esses 20% na teoria. Mas estaria longe de ter a mesma eficácia que isso costuma ter com a Testosterona por exemplo.

Ótimo conteúdo, mas do meu ponto de vista a preocupação com retenção hídrica é exagerada, é mais que evidenciado que hipertrofia e hidratação celular tem tudo a ver. Quando você tem uma boa hidratação, a célula se torna mais sensível a fatores de crescimento, como o próprio IGF-1.

Já vi inclusive um atletas que fazem preparação/cut com Deca e o resultado fica muito bom. Por essas e outras que penso que não é tão simples discorrer sobre isso, dificilmente é apenas um fator que vai determinar se você fica com bom aspecto físico ou não.

5 minutos atrás, Toxi disse:

Ótimo conteúdo, mas do meu ponto de vista a preocupação com retenção hídrica é exagerada, é mais que evidenciado que hipertrofia e hidratação celular tem tudo a ver. Quando você tem uma boa hidratação, a célula se torna mais sensível a fatores de crescimento, como o próprio IGF-1.

Já vi inclusive um atletas que fazem preparação/cut com Deca e o resultado fica muito bom. Por essas e outras que penso que não é tão simples discorrer sobre isso, dificilmente é apenas um fator que vai determinar se você fica com bom aspecto físico ou não.

Verdade sim, as pessoas as vezes exageram mesmo com isso de retenção, onde vemos as vezes até pessoas bem abaixo do peso indo fazer ciclos de Bulk e se preocupando em demasia com a retenção e o Estrogênio.

Eu fui uma pessoa que ao longo da minha vida onde usei Anabolizantes, a minha última preocupação era a retenção.

forte abraço mano.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Axe
      Boa tarde pessoal
      estou iniciando meu primeiro ciclo
    • By kamikase!!
      ae comecei meu ciclo essa segunda... o ciclo é 100 mg deca/ 250 mg dura durante 8 semanas .... não vou tomar tamoxifeno será q prescisa ??? tô com o clomid pra mandar 21 dia apos o ciclo ... eu tava pensando em mandar o ciclo basico de 200 mg deca e 500 mg dura .. mais pensei bem como é meu primeiro ciclo vou fazer 100 mg deca e 500 mg dura mesmo... e ae será q tá blz assim ??? tô distribuindo as apicaçoes assim : seg 100mg deca ... qui : 250 dura tá legal tb ??? flw....
    • By Batata...
      Salve galera, resolvi abrir um tópico para relatar uma nova fase de um novo objetivo...
      Nome : Sidney
      Altura : 175 cm
      Peso atual : 78,5 kg
      Nível de atividade : Extremamente ativo
      Objetivo inicial: Força e resistência para ( primeira maratona de 21 km e segunda de 42 kg ) 
      Medidas atuais:
      circunferências
      Braço: 41,8 cm
      Antebraço: 34 cm
      Perna: 60 cm
      Panturrilha: 37 cm
      Ombros: 62,5 cm
      Peito: 115 cm
      Cintura: 82 cm
      Abdômen: 84 cm
      Quadril: 99 cm
      7 dobras
      Subscapular: 9 mm
      suprailíaco: 9 mm
      Peito: 5 mm
      Axila: 5 mm
      Tríceps: 3 mm
      Abdômen: 6 mm
      Perna: 4 mm
      Avaliação física atual
      Abdominal completo = 47 repetições / 60 segundos
      Barra fixa = 32 repetições / 39 segundos
      Flexão = 50 repetições / 76 segundos
      100 metros = 14,3 seg

1 RM básicos atuais
      Supino reto 141 kg
      Levantamento Terra 188 kg
      Agachamento 170 kg
      Dieta:
      Antes do cut em novembro era de 3500 kcal peso de 88,5 kg... Durante cut 2500 kcal peso final 78,5 kg... menos 10 kg
      Antes do cut estava um pouco mais retido que a foto abaixo, esqueci de tirar foto antes de iniciar

Fotos do começo dessa semana com 80,5 kg ... já cai pra 78,5 kg

Dieta atual começarei com 3000 kcal e irei fazendo alterações conforme o andar da carruagem. Macros ora mais cabs, ora mais gorduras conforme o dia de treino e sempre mantendo alta as proteínas.
      Recursos ergogênicos:
      No momento terminando a TPC para depois fazer exames... que posso dizer que me sinto muito bem, libido muito boa, disposição e alto estima tb... como tive uma redução alto de peso em pouco tempo, sinto um pouco as articulações principalmente nas corridas... já sabia que isso ocorreria, agora começará a voltar ao normal com a dieta e logo o uso da nandro...
      Pretendo fazer TRT d 125mg testo + 40 mg de Nandrolona a partir da outra semana... Depois 250mg de testo + 40 mg de nandrolona + 37mg de trembo DSDN
      Treino que usarei na primeira fase...

Na terça a noite tem corrida curta de 2,5 km de alta intensidade e Domingo corrida longa a noite
      Por enquanto é isso, quando começar a TRT farei atualização...
      Abraços...
    • By rafitness
      Aqui estou eu dnovo pra mais um ciclo, e dessa vez quero volume, quero peso kkkkkkkkkkkkkk
      Gente, na verdade eu quero muitooooo um quadríceps legal, pois já percebi que o meu acúmulo de gordura só fica nas coxas e no posterior, e eu preciso mudar isso. Enfim:
      Altura: 1,63
      Peso: 58,5
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Nenhuma
      Problemas de Saúde: Não 
      Tempo de treino: 5 anos
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: Oxandrolona Landerlan 5mg por 5 semanas, depois aumentei pra 10mg por 3 semanas e + uma semana com 5mg
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: Enantato de Testosterona Landerlan + Decanoato de Nandrolona Landerlan (preciso da ajuda com a dose e o tempo) E se tudo der certo começarei amanhã 24-10-19
      Divisão de treino e horário do mesmo:
      Segunda: Inferiores com foco em quadríceps
      Terça: Peito, Ombro e tríceps
      Quarta: Costas, Bíceps
      Quinta: Inferiores com foco em posterior e glúteo
      Sexta: Ombro, bíceps e tríceps
      Abdominais: 3x na semana
      Hit ou Caminhada: 4/5 vezes na semana
      Dieta: Depois do ciclo eu tenho seguido essa mesma dieta que o @Apollo Galeno já havia me passado qd tava usando a Oxan. Mas queria mudanças!
      - Primeira refeição:(07hs)
      100g de mamão + 40g de aveia + 4 ovos inteiros omelete + 1 xicara de café
      - Segunda refeição e pré treino(10:30hs)
      150g de arroz integral + 100g de carne moída ou 100g de frango desfiado +1 xicara de café de 150ml antes de treinar 10 minutos antes.
      - Pós treino dentro da academia= 2 bananas
      - Pós treino e almoço:
      150g de arroz integral  + 70g de feijão + 120g de carne ou frango + salada de cor verde ou de cor laranja a vontade (obrigatório) + 1 colher de sopa de azeite extra virgem
      - Lanche:
      150 ml de iogurte natural + 30g de aveia
      - Jantar:
      100g de arroz integral + 70g de feijão + 120g de carne ou frango + salada de cor verde ou de cor laranja a vontade (obrigatório)
      - CEIA
      3 ovos inteiros + 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral + 1 copo de suco de uva integral

Mais uma vez estou aberta pra seguir a ajuda de vocês <3333

• By Bravo Costa
      Bom dia Marombas e Marombas
      Como tempo passa rápido e planejamento é tudo, com tempo, iniciando hoje o estudo do meu 5° Ciclo.
      Terminei esta semana o ciclo relatado em https://fisiculturismo.com.br/forum/topic/117258-bulking-testo-e-deca-bold-kick-start-e-fecha-ciclo/
      Agora, planejando o próximo ciclo que darei início, se todos os exames estiverem ok, em novembro.
      Neste momento, estou em cruise (com dose de TRT - 125mg de Testosterona + 50mg de Deca). Farei exames daqui a 45 dias: cardiologicos, angiologicos e sanguíneos.
      Convido os amigos a construirmos a varias mãos este empreendimento kkk 
      @Apollo Galeno, @Foston, @Batata..., @FitCoupleHim, @Joana Darc sb, @Sereiafit, e demais amigos experientes.
      CICLO PLANEJADO INICIALMENTE partindo do princípio que trembo foi uma excelente experiência no ciclo anterior e masteron um sucesso com E2.
      CICLO 1 - o ciclo de fato começa na 9 semana. Bold na preparação.
      1-4 Testosterona 250mg/semana
      1-4 Dianabol 30mg/dia
      1-10 Boldenona 500mg/semana
      5-8 Trembolona 100mg/semana)
      5-16 Testosterona 350mg/semana
      9-10 Trembolona 300mg/semana
      11-12 Trembolona 350mg/semana
      13-14 Trembolona 400mg/semana
      15-16 Trembolona 450mg/semana
      11-12 Masteron 300mg/semana
      13-14 Masteron 350mg/semana
      15-16 Masteron 400mg/semana

CICLO 2
      1-4 Testosterona 250mg/semana
      1-4 Dianabol 30mg/dia
      3-4 Trembolona 200mg/semana
      5-8 Testosterona 350mg/semana
      9-12 Testosterona 400mg/semana
      5-6 Trembolona 350mg/semana
      7-8 Trembolona 400mg/semana
      9-12 Trembolona 450mg/semana
      7-8 Masteron 300mg/semana
      9-10 Masteron 350mg/semana
      11-12 Masteron 400mg/semana

CICLO 3 - ciclo de fato começa na 7 semana. Deca na preparação.
      1-12 Testosterona 350mg/semana
      1-4 Dianabol 30mg/dia
      1-8 Deca 350mg/semana
      7-10 Trembolona 300mg/semana
      11-12 Trembolona 350mg/semana
      13-14 Trembolona 400mg/semana
      9-10 Masteron 300mg/semana
      11-12 Masteron 350mg/semana
      13-14 Masteron 350mg/semana

Tudo pode ser mudado, ok? Kkkk
      Aceito sugestões, sem teimosia e sem trembo na veia neste momento kkkkk
      Postarei a seguir dados e informações
      Altura: 1,86 m
      Peso: 89,7 kg
      Medicações em uso: Não.
      Problemas de Saúde: Hérnia de disco, condromalacia patelar tipo 2.
      Tempo de treino: mais de 6 anos
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: em referência no link acima citado.
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: acima descrito
      Divisão de treino e horario do mesmo:
      Atualmente em cruise
      Seg - peitoral + ombro
      Ter - Costas + trapézio
      Qua - Pernas
      Qui - Natação
      Sex - Tríceps e biceps
      Sab - Pernas
      Durante o ciclo
      Seg e Qui - peitoral + ombro + triceps
      Ter e Sex - costas + trapezio + biceps
      Qua e Sab - pernas
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
      Durante o ciclo (se for ciclo 1 proposto) penso em fazer  (proteina 3g/kg e 1g/kg de gordura)
      1-2 3200 KCal
      3-4 3400 KCal
      5-8 3600 KCal
      9-10 3400 KCal
      11-12 3200 KCal
      13-14 3000 KCal
      15-16 2800 KCal
      Fotos: Constam no relato com link acima citado.
  • Create New...