Alexandre Magno Miranda

Emagrecimento: Quais são as PRINCIPAIS DIFICULDADES que você teve?

Avalie este tópico:

7 posts neste tópico

Vejo constantemente pessoas falharem no processo de emagrecimento ou então emagrecerem mas logo depois recuperarem todo o peso novamente. Não tendo êxito algum apesar de um enorme esforço.

Através de pesquisas percebi que nessa indústria há muito charlatanismo e pouca aplicação prática de pesquisas científicas de ponta.

Meu sonho é justamente DEMOCRATIZAR O CONHECIMENTO QUE SE TEM HOJE SOBRE O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO para que enfim a população tenha acesso à profissionais e informações de qualidade sobre o assunto.

Em virtude disto, ESTOU BUSCANDO ENTENDER MELHOR quais são as principais dificuldades de quem busca o emagrecimento. Me conte quais são as suas dificuldades.

Abs,

Alexandre Miranda.

Acadêmico de Medicina

Foi Pesquisador-Assistente no Massachusetts General Hospital/Harvard Medical School

Editado por Alexandre Magno Miranda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostou? Compartilhe!

Pela experiência que temos, a maior dificuldade das pessoas é seguir o planejamento alimentar prescrito pelo nutricionista. E, em segundo lugar, vencer a preguiça para praticar as atividades físicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!
7 horas atrás, fisiculturismo disse:

Pela experiência que temos, a maior dificuldade das pessoas é seguir o planejamento alimentar prescrito pelo nutricionista. E, em segundo lugar, vencer a preguiça para praticar as atividades físicas.

Bem isso,  falta mais determinação nas pessoas tanto na parte alimentar como na pratica de atividades físicas, as pessoas tem vontade de mudar mas esperam resultados da noite pro dia e duradouros e por isso a maioria acabam desistindo...

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!

Cara,

Eu tentei dezenas de vezes emagrecer, hora só com "dieta"(EU ACHAVA QUE FAZIA A DIETA CERTA), hora só com exercicios, hora com remedios para tirar apetite mas nunca orientado por um nutricionista, nunca focado realmente no que eu queria para minha vida. Tudo isso por simples acomadação.

Há 1 ano e 4 meses decidi mudar de hábitos e adquirir saude apos um periodo de obesidade.

Com isso eliminei 32 kg na balança tendo um ganho de 7kg de massa magra, ou seja 39kg de gordura eliminada.

Hoje tenho 13% de gordura corporal, em comum acordo com minha nutricionista mudamos minha dieta para ganho de massa magra já que as anteriores era com intuito de perder peso.

Então eu constumo dizer que a derminação é o carro chefe, não existe milagres, existe dieta e exercicios, mas principalmente a reeducação alimentar, voce entender o que te faz bem e o que te faz mal, não simplismente parar de comer para emagrecer.

Dificuldades sempre existem, desvios e pisadas fora tbm, mas se esta focado e determinado a parada acontece. É igual a matematica.

Abs

Editado por Tiago de Oliveira Balestrero
Acrescimo de texto

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!
2 horas atrás, batataney disse:

Bem isso,  falta mais determinação nas pessoas tanto na parte alimentar como na pratica de atividades físicas, as pessoas tem vontade de mudar mas esperam resultados da noite pro dia e duradouros e por isso a maioria acabam desistindo...

Entendi. E porque elas tem essas dificuldades? Achas que isso poderia ser apenas a ponta do iceberg não? Você já teve a experiência de tentar emagrecer? Se sim, se incomodaria de falar como foi a sua experiência?

Forte Abraço!

28 minutos atrás, Tiago de Oliveira Balestrero disse:

Cara,

Eu tentei dezenas de vezes emagrecer, hora só com "dieta"(EU ACHAVA QUE FAZIA A DIETA CERTA), hora só com exercicios, hora com remedios para tirar apetite mas nunca orientado por um nutricionista, nunca focado realmente no que eu queria para minha vida. Tudo isso por simples acomadação.

Há 1 ano e 4 meses decidi mudar de hábitos e adquirir saude apos um periodo de obesidade.

Com isso eliminei 32 kg na balança tendo um ganho de 7kg de massa magra, ou seja 39kg de gordura eliminada.

Hoje tenho 13% de gordura corporal, em comum acordo com minha nutricionista mudamos minha dieta para ganho de massa magra já que as anteriores era com intuito de perder peso.

Então eu constumo dizer que a derminação é o carro chefe, não existe milagres, existe dieta e exercicios, mas principalmente a reeducação alimentar, voce entender o que te faz bem e o que te faz mal, não simplismente parar de comer para emagrecer.

Dificuldades sempre existem, desvios e pisadas fora tbm, mas se esta focado e determinado a parada acontece. É igual a matematica.

Abs

Que legal Thiago. Muito bom o teu relato. Tu se incomodaria de dizer como foi a tua experiência? O que te fez tu procurar ajuda? Qual razão te levou a procurar um nutricionista e tudo mais? E quais os fatores contribuiram de maneira mais relevante neste teu processo?

Forte abraço! Parabéns! E muito obrigado pela contribuição!

10 horas atrás, fisiculturismo disse:

Entendi. E porque elas tem essas dificuldades? Achas que isso poderia ser apenas a ponta do iceberg não? Você já teve a experiência de tentar emagrecer? Se sim, se incomodaria de falar como foi a sua experiência? Quais fatores poderiam ser causas-base dessas duas dificuldades que você citou?

Muito obrigado pela contribuição!

Forte Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!
15 minutos atrás, Alexandre Magno Miranda disse:

Entendi. E porque elas tem essas dificuldades? Achas que isso poderia ser apenas a ponta do iceberg não? Você já teve a experiência de tentar emagrecer? Se sim, se incomodaria de falar como foi a sua experiência?

Forte Abraço!

Que legal Thiago. Muito bom o teu relato. Tu se incomodaria de dizer como foi a tua experiência? O que te fez tu procurar ajuda? Qual razão te levou a procurar um nutricionista e tudo mais? E quais os fatores contribuiram de maneira mais relevante neste teu processo?

Forte abraço! Parabéns! E muito obrigado pela contribuição!

Não, sem problemas algum, Na verdade hoje tenho 28 anos, tudo começou quando tinha 22 anos e tive seguidas lesoes de tornozelos que me fizeram parar de jogar futebol(minha unica atividade física até então), com essas lesoes veio o sobrepeso e saltei de 84 kg para 120kg, tudo por relaxamento, acomodação e também por mudança de rotina(Casamento, faculdade,trabalho e etc)

O que me fez procurar ajuda e procurar uma nutricionista foi a ideia de seguir um plano personalizado para mim, para minha vida e rotina com a certeza que se eu fizesse aquilo de acordo com o proposto eu iria ter sucesso.

O fator principal foi a vontade de voltar ao que eu era antes, costumo brincar que passei 4 há 5 anos dentro de outra pessoa hahaha, mas agora to de volta e buscando outros voos, graças a deus não precisei ter problemas de saude para querer mudar. Foi um estalo que me fez parar e pensar no que eu queria da minha vida.

Basicamente é isso, mudanças de habitos seguidos de boa alimentação , bons exercicios e mta vontade.

Forte abraço e parabens pelo topico.

Editado por Tiago de Oliveira Balestrero

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!

Não seguir a dieta, não se exercitar.

Erros crassos e comuns como os amigos já disseram acima.. Certamente é a ponta do Iceberg, cada indivíduo trava, perde sua determinação ou força de vontade por um motivo específico e que acredito que em 90% dos casos é puramente emocional.. dito isso acho que jamais chegará a um entendimento GERAL além dessa afirmação que todos expusemos. 

Não é a toa que Coachs de Emagrecimento estão surgindo aqui e acolá.. Alguns colocando sua experiência individual a prova para outros ou pondo em prática conhecimentos adquiridos por observação e na literatura para descobrir e desatar os nós emocionais que nos prendem. (Trabalho esse que eu acredito que deveria ser do Psicólogo)

Nos outros 10% estão os que não emagrecem por doença, desde sindrome metabólica a outros problemas hormonais.. talvez aí você deva se aprofundar e democratizar o conhecimento como academico de medicina que é.

Compartilhar este post

Link para o post
Gostou? Compartilhe!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Gostou? Compartilhe!
  • Conteúdo Similar

• Por miyagi
      Treino há mais ou menos 1ano e uns meses, sem uma dieta fixa (comendo de tudo). Já parei alguns dias nesse tempo que eu tô treinando, emagreci um pouco, mas depois de um certo ponto não evolui mais.. meu metabolismo é bem lento, e eu procuro tomar café (sem acuçar) uns 30/40 min antes do treino, faço sempre bike no fim do treino, porém não estou satisfeito com meu desempenho e meu resultado, será que foi um ano jogado no lixo por questão de eu ser preguiçoso e relaxado?
      Tenho 19 anos, 1,76 e 80kg.
      Se possivel dicas de como montar uma dieta, minha condição financeira não é muito boa pra investir em suplementos ou comprar muita comida, como secar e definir mesmo tendo uma estrutura óssea larga e um metabolismo tão lento?
      OBS/ Sou iniciante, completo frango, mas já li bastante coisa relacionada ao esporte e tenho muito interesse, meu estrutor da academia sempre fala em trocar meu treino, mas jamais troca, to com o mesmo treino a quase um ano.

• Por Leonaardo Tevee
      Eu sei que muita gente vai vir aqui falar o de sempre, que um deficiet muito grande de calorias, vai baixar seu metabolismo etc e vai fazer... Mas eu realmente não consigo fazer uma dieta de cutting por 5-6 meses, e eu quero fazer isso rapido em 3 meses, estou com 94 kgs 1,64cm, meu tmb eh 2000 calorias + 300 da academia, estou fazendo ciclo de carbos, e tento manter a dieta em 1300-1500 calorias, e mes que vem nao vou mudar nada na dieta, mas vou comecar aej todos os dias ou hiit...
      e no 3 mes vou usar termogenicos e talvez pulmonil, e talvez aumentar um pouco a intensidade do aerobico.... O meu objeitvo e perder de 10-12 kg de pura gordura nesses 3 meses.... Algumas sabias palavras a respeito disso? ... Estou com uns 20-23% de gordura, para eu chegar em 10-13% vai uns 10kg de gordura... então é isso...
      Sei que a maioria e crick crick vai chegar falar que vai fuder metabolismo etc, vai perder massa, da um deficiet de 400 calorias ae e fica 6 meses de dieta pra chegar nesse objetivo kk, bem u quero chegar nos 10-12% nesses 3 meses apenas...Igual muitas pessoas que eu ja vi em relatos na net.... Gostaria de algumas sabias palavras a respeito, como ja dito!.
    • Por Tom7
      E aí pessoal, boa noite.

Estou tentando montar uma dieta pra aumento de massa, mas estou com algumas dúvidas pra fechar ela.
      Tive que levar três coisas em consideração: custo, alimentos que tenho maior facilidade de comer/encontrar, facilidade/agilidade de preparo.
      Como amanhã começam as aulas na faculdade, não vou frequentar academia. Saio de casa às 17:00 e retorno depois da meia noite.
      Fechei 4 refeições, com 3.179,4 calorias, porém quando eu chegar em casa, vou estar com fome e precisarei comer alguma coisa.

Ectomorfo
      Taxa de manutenção: 2.781 calorias
      22 anos
      1,81 altura
      67 kg

Pela manhã, tenho dificuldade de comer algo sólido, então preferi fazer uma batida, e repito antes de ir pra aula.
      Achei que as refeições ficaram ok, tenho facilidade pra comer, encontro os alimentos com facilidade e não fica tão cara.
      Ainda gostaria de adicionar alguma coisa pra comer quando chegar em casa, mas não sei o que colocar. Dificilmente como na rua a noite pois não tenho muitas opções, comida na faculdade é ruim ou cara quando não as duas ao mesmo tempo.

Gostaria de uma orientação pra complementar ou melhorar.

• Por Rafael do Carmo Saraiva
      Encontro diariamente pessoas interessadas em iniciar um treinamento de musculação. Após esclarecerem algumas dúvidas em relação à freqüência e ao tempo necessários, demonstram total interesse em iniciar o treinamento resistido, porém finalizam com a frase: “Então primeiro vou emagrecer, para depois começar a treinar”.
      Acreditando neste conceito, as pessoas esforçam-se ao máximo para aumentar seu gasto calórico através de atividades aeróbias prolongadas, aliadas a dietas radicais de baixo valor nutricional. Tanto a caminhada quanto à corrida oferecem muitos benefícios para uma boa saúde.
      O grande risco é realizá-las em intensidades fortes, onde a pressão arterial e a freqüência cardíaca aumentam durante o exercício, correndo o risco de sofrer problemas cardiovasculares.
      Outro fator de risco é o impacto, que a longo prazo pode originar lesões. Com o objetivo de “queimar” gordura, a tendência das pessoas é correr por longos períodos, causando catabolismo muscular (degradação de músculos).
      Vários malefícios estão relacionados com a perda de massa muscular, como perda de força, agilidade e principalmente redução do metabolismo basal (quantidade calórica ou energética que o corpo utiliza durante o repouso para o funcionamento de todos os órgãos), tornando assim, mais difícil o processo de emagrecimento.
      Os exercícios aeróbios reduzem a gordura, mas não aumentam a massa muscular. Os efeitos dependem da continuidade da atividade física.
      A literatura cita hoje a musculação como o primeiro passo para o indivíduo começar o emagrecimento.
      Quer começar a emagrecer, comece ganhando músculos, pois a taxa basal será mais alta, ou seja, mais calorias você gasta quando estiver em repouso.
      Os exercícios resistidos reduzem a gordura e aumentam a massa muscular e os efeitos persistem mais após o término da atividade física.
      Treinamento de musculação de quarenta minutos associado a exercício aeróbio de no máximo trinta minutos após a musculação, praticado de três a quatro vezes por semana, têm mostrado ótimos resultados no processo de emagrecimento.
      Vale lembrar que, para efeito de segurança, a musculação também é a atividade mais indicada, pois todas as variáveis do treinamento são controladas (carga, intensidade, freqüência, posição do corpo e amplitude do movimento), respeitando a individualidade biológica de cada indivíduo.
    • Por amaralpriscylla
      O que li na web é que quando você faz musculação, você desenvolve a musculatura, e com a musculatura desenvolvida seu gasto calórico é maior, fazendo você perder peso. Porém, eu acredito que uma pessoa só desenvolve a musculatura (com musculação) se ela estiver em uma dieta que possibilite o ganho de massa magra.
      No entanto, eu gostaria de saber se uma pessoa que está em uma dieta de contagem de pontos, ou seja, uma dieta pra perder gordura, se a musculação ainda poderia ajudar. Gosto muito de musculação, e não gosto muito de aeróbico. Será que a musculação pra quem está em uma dieta de baixa caloria acaba sobrecarregando o organismo? Substituo a musculação por aeróbico (se sim, porque)?