Jump to content

Rate this topic

Recommended Posts

Eai pessoal, eu fiz exames e constatei minha testo muito baixa, e pretendo fazer TRT com deposteron, quero minha testo nos 1000, eu e meu irmão fizemos os mesmos exames e a testo dele deu quase 600 e ele tem 28 anos, já a minha deu 297 e tenho 25 anos, estou treinando já faz 2 anos, vou por meus resultados aqui e queria a opinião de como fazer por conta própria, não quero gastar com endócrino, já gasto muito com exames, esse último que fiz deu 310 reais tudo, vamos aos dados

Testo. Total= 297.4 ng/dl (referência 300 a 900)

Testo. Livre calculada= 0.339 nmol/l (ref. 0.118 a 0.854)

Shgb-globulina= 13.7 nmol/l (ref. 13.5 a 71.4)

Prolactina= 8.0 ng/ml (ref. 2.1 a 17.7)

Estradiol= 27 pg/ml (ref. 11 a 41)

Lh=  2.8 mUI/ml (ref= 1.5 a 9.3)

Fsh= 1.6 mUI/ml ( ref 1.55 a 10.00)

Quero minha testo no 1000, vcs podem me dar dicas? 

Tem perigo de ficar broxa ?

Tem perigo de ficar infértil 

Vou comprar deposteron e aplicar 1 ampola a cada 10 dias, tem risco se eu fizer com exames e ir acompanhando?

Tenho 25 anos 95 kg

Obrigado

Vc já usa algum medicamento? Já usou hormônios? Sua testo sempre foi assim ou está assim agora?

TRT não é tratamento para estimular sua testosterona. É usado para suprir uma falta quando os níveis naturais do corpo começam a cair decorrente da idade, e portanto, prescreve-se o uso constante e permanente da droga geralmente para pessoas mais velhas a partir dos 50 anos em média.

Se vc tem apenas 25 anos e resolve usar, sim, tem perigo de ficar broxa e infértil dependendo da dose e do tempo que se use. 

Se vc está injetando testo exógena, seu corpo entende que seus níveis normais estão muito altos e param a produção natural do corpo na tentativa de reduzir para o padrão de antes. 

Quando você resolver parar, seus testículos estarão atrofiados já que não estão mais trabalhando e aí vem a avalanche de merda como queda do rendimento, desânimo, libido zerada, perda de massa muscular até que seu corpo comece, aos poucos, a retomar a produção natural dele. E isso pode levar meses, muitos meses ou até mais de 1 ano.

Ter testo baixa não é sinônimo de má saúde, pode ser apenas como seu organismo trabalha. Tem que ver se isso te acarreta algum problema maior ou se é apenas vaidade sua em querer ter seus níveis mais altos.

O correto seria fazer isso com acompanhamento médico e exames regulares.

Não uso nada de medicamento, apenas suplementos, creatina, whey, tribulus, opti-men, glutamina, pre-treino, achei minha testosterona muito baixa, e sempre quis ter um shape monstro, já tomei dianabol quando tinha 16 anos, fiz a tpc de tamo+Clomid, 

O que eu pensei foi que se eu fizer um ciclo, dps minha testo pode ficar mais baixa que os 297 , então eu queria manter pra sempre nos 1000, vi num vídeo que se chegar nos limites naturais não teria tantos problemas se fosse eterno, mas como vc disse mesmo tomando pra sempre eu ficaria broxa? 

"Limite natural" é uma média calculada entre os homens que pode variar. O seu limite de produção é esse e isso não quer dizer que você seja doente. Seu organismo funciona muito bem assim equilibrado.

Doses mais baixas obviamente são menos agressivas do que doses mais altas e a consequência com colaterais é menor. Mas lembrando que você estará usando uma droga que aumenta a testosterona acima do SEU LIMITE e pode sim, acarretar problemas. Os efeitos que a testosterona dará no início uma hora vai diminuir. O aumento da libido que pode ocorrer no início uma hora irá estagnar. Vai perceber também que 1000ng/dl não é uma quantidade tão alta assim que te permita ficar "monstrão" e você provavelmente vai querer usar outra coisa junto.

Se quiser iniciar com calma, poderia começar com Androgel de 50mg. São 30 sachês de testosterona que você passa diariamente na pele. Custa em média 200,00.

Depois de 1 mês usando, refaça os exames para controlar quanto sua testo subiu.

Locemar já deu a aula sobre TRT.

Completaria apenas com dois pontos:

1) Refaça os exames em outro laboratório. 

2) Me chama a atenção LH e FSH baixos. Se isso for fato (comprovado por outro laboratório) vc pode ter um hipogonadismo muito precoce.

Poderia tentar uma terapia alternativa antes da testosterona... Um amigo do trabalho está fazendo há 2 semanas e já observa melhoras... Faria tamoxifeno 20mg /dia para estimular o aumento do LH e FSH, e HCG 500UI por semana (2x250ui)...

Assim, vc ficaria com a testosterona alta e não correria o risco de ficar infértil.

Mas caso queira partir para a testosterona, use para sempre HCG para não atrofiar os testículos e parar a produção de espermatozóides.

Por último, antes de pensar em fazer uma eterna TRT, faça exames para verificar a saúde (não há tumor ou hipertrofia) da hipófise, testículos, próstata. Como sua hipófise em tese está com problema faça dos outros 5 hormônios que ela secreta (ADH, TSH,...) Além do T4 livre...

17 minutos atrás, Bravo Costa disse:

2) Me chama a atenção LH e FSH baixos. Se isso for fato (comprovado por outro laboratório) vc pode ter um hipogonadismo muito precoce.

Poderia tentar uma terapia alternativa antes da testosterona... Um amigo do trabalho está fazendo há 2 semanas e já observa melhoras... Faria tamoxifeno 20mg /dia para estimular o aumento do LH e FSH, e HCG 500UI por semana (2x250ui)... 

Assim, vc ficaria com a testosterona alta e não correria o risco de ficar infértil.

Mas caso queira partir para a testosterona, use para sempre HCG para não atrofiar os testículos e parar a produção de espermatozóides.

Por último, antes de pensar em fazer uma eterna TRT, faça exames para verificar a saúde (não há tumor ou hipertrofia) da hipófise, testículos, próstata. Como sua hipófise em tese está com problema faça dos outros 5 hormônios que ela secreta (ADH, TSH,...) Além do T4 livre...

Irretocável, meu caro !

1 hora atrás, Bravo Costa disse:

Gloria Deuxxx.....Apreendeu!

Muito obrigado pelas dicas, vou fazer um plano na Unimed enquanto não der a carência de 3 messes vou tomar o tamoxifeno e o hcg como o amigo disse, pq se eu for fazer tudo isso que me indicaram sem plano vou ficar pobre, venho aqui dps relatar os exames que eu fizer depois do uso do tamoxifeno e o hcg, obrigado pessoal, vcs são incríveis. 

Meu caro o que tenho que falar para vc agora é algo bem mais simples que o que todos falaram acima.

Oscilações de testosterona são multimegafatorial!

As vzs vc estava estressado, sua testo despenca.  As vzs vc está se alimentando mal, sua testo despenca. As vzs treinando muito, sua testo despenca. As vzs dormindo mal, testo despenca. As vvzs usou alguma medicação por mais simplista que seja , sua testo despenca. Usou suplemento demais, estressou metabolismo, testo despenca. As vzs vc está na BAD por aquela mina (o), a testo despenca por neurotransmissores inibitórios. Seu colesterol está alterado, a testo despenca. Entendeu como a testo depende de muita coisa..........ela está montada em um carrinho de montanha russa!

Sobre seus exames eles estão todos dentro da faixa da normalidade não podendo analisar apena eles de forma isolada. Portanto faltam exames para conhecer mais sobre vc. Hábitos, horários, manias, vicios, a historia a ser colhida pode responde inúmeras perguntas, bem como não responder nada.

Antes de mais nada, repita seus exames e acrescente alguns outros ao quadro. ANTES DE FAZER QUALQUER COISA......

E lembre-se vc é de um jeito e seu irmão de outro.....portanto não escale comparações padronizadas para  seu corpo.

Obrigado Apollo, por incrível que parece meu irmão chama Apollo tb kkk, vc pode me passar uma lista dos exames que eu preciso? Ou indicar algum tipo de médico que posso procurar? Sobre o HCG onde posso conseguir e como aplicar ou eu acho isso facilmente no YouTube? Vou dar uma pesquisada aqui, desde já agradeço os comentários aqui feitos, gostei do fórum e sempre vou estar aqui relatando o que eu fizer, obrigado.

12 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Oscilações de testosterona são multimegafatorial!

É verdade ! Quem treina pesado a testosterona acusa nos exames mais baixa do que quem não treina, conforme Dr. Paulo Muzy. Quem sabe não é seu caso? Fique 03 dias antes do exame sem treinar e veja se altera algo.

Hemograma, Ureia, Creatinina,sodio, potassio, calcio, magnesio, fosforo, TGO, TGP, Glicemia em jejum,Colesterol Total, VLDL, LDL, HDL, Triglicerides, Testosterona Total, Testosterona Livre, SHBG, LH, FSH, Estrogenio, TSH, T4, T3, Prolactina, Cortisol, PSA, Vit. D3, 

Qualquer médico pode prescrever os exames.....

Se realmente tiver algum problema (o que acho difícil, mas não impossível) procure um endocrinologista .

Em 27/03/2019 em 04:14, Locemar disse:

Vc já usa algum medicamento? Já usou hormônios? Sua testo sempre foi assim ou está assim agora?

TRT não é tratamento para estimular sua testosterona. É usado para suprir uma falta quando os níveis naturais do corpo começam a cair decorrente da idade, e portanto, prescreve-se o uso constante e permanente da droga geralmente para pessoas mais velhas a partir dos 50 anos em média.

Se vc tem apenas 25 anos e resolve usar, sim, tem perigo de ficar broxa e infértil dependendo da dose e do tempo que se use. 

Se vc está injetando testo exógena, seu corpo entende que seus níveis normais estão muito altos e param a produção natural do corpo na tentativa de reduzir para o padrão de antes. 

Quando você resolver parar, seus testículos estarão atrofiados já que não estão mais trabalhando e aí vem a avalanche de merda como queda do rendimento, desânimo, libido zerada, perda de massa muscular até que seu corpo comece, aos poucos, a retomar a produção natural dele. E isso pode levar meses, muitos meses ou até mais de 1 ano.

Ter testo baixa não é sinônimo de má saúde, pode ser apenas como seu organismo trabalha. Tem que ver se isso te acarreta algum problema maior ou se é apenas vaidade sua em querer ter seus níveis mais altos.

O correto seria fazer isso com acompanhamento médico e exames regulares.

TRT não é apenas para tratar deficiencia de testosterona associada a idade. Na verdade, TRT é para tratar hipogonadismo, mesmo em pacientes com 18, 20, 30 anos. Existe diversos problemas e condições que levam à deficiência de testosterona, e alguns até nem têm causa específica.

Testosterona de 297, é sim para investigar, e TRATAR.

Em 27/03/2019 em 03:22, Athus Lucena disse:

Eai pessoal, eu fiz exames e constatei minha testo muito baixa, e pretendo fazer TRT com deposteron, quero minha testo nos 1000, eu e meu irmão fizemos os mesmos exames e a testo dele deu quase 600 e ele tem 28 anos, já a minha deu 297 e tenho 25 anos, estou treinando já faz 2 anos, vou por meus resultados aqui e queria a opinião de como fazer por conta própria, não quero gastar com endócrino, já gasto muito com exames, esse último que fiz deu 310 reais tudo, vamos aos dados

Testo. Total= 297.4 ng/dl (referência 300 a 900)

Quero minha testo no 1000, vcs podem me dar dicas? 

Tem perigo de ficar broxa ?

Tem perigo de ficar infértil 

Vou comprar deposteron e aplicar 1 ampola a cada 10 dias, tem risco se eu fizer com exames e ir acompanhando?

Tenho 25 anos 95 kg

Obrigado

Oi.

Primeiro que tudo, nós tratamos pessoas, e não exames de sangue. Os exames de sangue são apenas parte da correlação clinica para a abordagem diagnóstica ao individuo.

Por isso, como estão seus sintomas? Sente-se cansado, com fraqueza e dores musculares inespecificas? Baixa libido? Ginecomastia? Nota alteração no tamanho e volume do pénis e testículos? Como é seu padrão de distribuição de gordura? Acumula mais nas ancas, nádegas, coxas, parte de baixo da coluna lombar? Nota diferença no seu humor, hábitos de sono e memória? Tem depressão? Como são seus ganhos na academia?

Tudo isso é importante correlacionar. 

De resto, é preciso exames de sangue mais específicos. Hemograma, AST, ALT, Gama GT, fosfatase alcalina, creatinafosfoquinase total, ureia, creatinina, glicemia de jejum, insulina jejum, hemoglobina glicada, TSH, T3 e T4 livres, anti-peroxidase, colesterol total HDL e LDL e triglicéridos, testosterona total, testosterona livre e biodisponivel, SHBG, estradiol, LH, FSH, 25-hidroxivitamina D, Vitamina B12, ácido fólico, selénio plasmático, ferro, ferritina, PSA total. Isto para começar.

6 horas atrás, sci_med_bb disse:

Em 28/03/2019 em 17:40, Apollo Galeno disse:

Hemograma, Ureia, Creatinina,sodio, potassio, calcio, magnesio, fosforo, TGO, TGP, Glicemia em jejum,Colesterol Total, VLDL, LDL, HDL, Triglicerides, Testosterona Total, Testosterona Livre, SHBG, LH, FSH, Estrogenio, TSH, T4, T3, Prolactina, Cortisol, PSA, Vit. D3, 

Qualquer médico pode prescrever os exames.....

Se realmente tiver algum problema (o que acho difícil, mas não impossível) procure um endocrinologista .

Em 26/03/2019 em 23:22, Athus Lucena disse:

esto. Total= 297.4 ng/dl (referência 300 a 900)

Com esses exames apresentados pouco se diagnostica e pouco se pode falar do caso apresentado!

Inclusive o incentivo aqui é procurar um médico, colher mais exames e posteriormente reavaliar de uma maneira total.

Baseado no breve relato dele, acabamos por ter empatia como: Ele está preocupado com a testo baixa, e em nenhum momento relatou mais nada.  E se  nos 297 morasse algum perigo ele já tinha dado com a língua entre os dedos e relatado.....

6 horas atrás, sci_med_bb disse:

Primeiro que tudo, nós tratamos pessoas, e não exames de sangue. Os exames de sangue são apenas parte da correlação clinica para a abordagem diagnóstica ao individuo.

Concordo. E porque mesmo a sugestão de mais exames? rs

De qualquer maneira......cheiro um companheiro de GRANDE VALIA para debater e ajudar a galera aqui.......

Por Favor mantenha seus questionamentos e sugestões aqui....não ache que aqui o pessoal fala bobeira ou que não está ao nível teórico de vossa pessoa.....e nem se sinta mal pelos usuários te questionarem mediante evidências e vc ter que reconhecer que está  errado (comigo aconteceu várias vzs aqui...rs). 

Resumindo....esse fórum é um crescimento.......

TMj e seja bem vindo @sci_med_bb

Boa noite meus amigos, muito obrigado pelos debates e É sempre bom agregar conhecimentos.

Vamos aos fatos, treino desde os 15 anos, fazia parkour, Muay thai, karatê, natação, ou seja sempre fui muito ativo, mas fiquei 2 anos parado devido a um trabalho na rodovia (trecho) onde eu trabalhava e pagava busão pra ir pra faculdade a 80km de onde eu trabalhava, voltei a 1 ano e meio e treinar 5 vezes por semana, me alimento bem, mas nos últimos tempos tenho notado que eu já acordo cansado e com sono, não tô tendo os mesmo resultados que antes, parece que fico o dia inteiro estressado e procrastinando em tudo, por isso fui atrás de exames...

Nesses 1 ano e meio, eu pareço inchado, de camiseta até fico fortinho, mas sem camisa na região do abdômen está com acúmulo de gordura desproporcional, os famosos culotes grandes, mas minha sorte que meu peitoral é as costas são fortes, mas sem camisa fico estranho, tô em uma dieta agora é tá difícil perder gordura, antes era tão fácil, 15 dias em uma dieta já via muitos resultados, mas nesses últimos dias tá difícil... Meu mamilo não tem ginecomastia mas quando tá calor ele fica pontudinho, talvez seja uma leve ginecomastia, mas não tem caroço nem nada, acredito que seja só lipomastia... sobre a questão sexual, eu ainda tenho MT libido, mas as vezes acho que meu Malaquias está pequeno, mas depois das dicas aí de cima estou aplicando o HCG 500 ui por semana , e parece que tá top agora...

Consegui uma receita de durateston 9 caixas, acho que é 1 ampola por caixa né, estou planejando usar, 1 ampola por semana, e vou marcar um endócrino mas só dps de começar, porque eu gastei 250 reais em uma mulher aqui da minha cidade e ela não me passou nada, mesmo eu insistindo que eu queria a reposição, vou em outro e já explicar que é o que eu quero e pra ele ajudar reduzir os efeitos colaterais, daí ele não vai ter o que fazer, vai ter que me ajudar... Vou levar meus exames já feitos e dps vou fazer dnv mais exames, preciso esperar a carência do plano pra não gastar muito grana com os exames...

Usar a durateston 1ml por semana

E anastrozol será necessário? 0.5mg por dia?

Ola Dr Jogaib... Vc é o cara

13 horas atrás, sci_med_bb disse:

TRT não é apenas para tratar deficiencia de testosterona associada a idade. Na verdade, TRT é para tratar hipogonadismo, mesmo em pacientes com 18, 20, 30 anos. Existe diversos problemas e condições que levam à deficiência de testosterona, e alguns até nem têm causa específica.

Oi.

Por isso, como estão seus sintomas? Sente-se cansado, com fraqueza e dores musculares inespecificas? Baixa libido? Ginecomastia? Nota alteração no tamanho e volume do pénis e testículos? Como é seu padrão de distribuição de gordura? Acumula mais nas ancas, nádegas, coxas, parte de baixo da coluna lombar? Nota diferença no seu humor, hábitos de sono e memória? Tem depressão? Como são seus ganhos na academia?

Tudo isso é importante correlacionar. 

De resto, é preciso exames de sangue mais específicos. Hemograma, AST, ALT, Gama GT, fosfatase alcalina, creatinafosfoquinase total, ureia, creatinina, glicemia de jejum, insulina jejum, hemoglobina glicada, TSH, T3 e T4 livres, anti-peroxidase, colesterol total HDL e LDL e triglicéridos, testosterona total, testosterona livre e biodisponivel, SHBG, estradiol, LH, FSH, 25-hidroxivitamina D, Vitamina B12, ácido fólico, selénio plasmático, ferro, ferritina, PSA total. Isto para começar.

Dr Jogaib moro em São Paulo, como faço para ter uma consulta?

11 horas atrás, Apollo Galeno disse:

Com esses exames apresentados pouco se diagnostica e pouco se pode falar do caso apresentado!

Inclusive o incentivo aqui é procurar um médico, colher mais exames e posteriormente reavaliar de uma maneira total.

Baseado no breve relato dele, acabamos por ter empatia como: Ele está preocupado com a testo baixa, e em nenhum momento relatou mais nada.  E se  nos 297 morasse algum perigo ele já tinha dado com a língua entre os dedos e relatado.....

Concordo. E porque mesmo a sugestão de mais exames? rs

De qualquer maneira......cheiro um companheiro de GRANDE VALIA para debater e ajudar a galera aqui.......

Por Favor mantenha seus questionamentos e sugestões aqui....não ache que aqui o pessoal fala bobeira ou que não está ao nível teórico de vossa pessoa.....e nem se sinta mal pelos usuários te questionarem mediante evidências e vc ter que reconhecer que está  errado (comigo aconteceu várias vzs aqui...rs). 

Resumindo....esse fórum é um crescimento.......

TMj e seja bem vindo @sci_med_bb

Em momento algum eu acho que o pessoal fala bobeira. Se assim fosse, não teria me inscrito no forum. Eu gosto de aproveitar o meu tempo com coisas positivas, significantes, e que levam ao meu crescimento, tanto pessoal, como desportivo e profissional.

Não acho aqui que alguém tenha mais conhecimento que outrém. O conhecimento faz-se partilhando ideias, e discutindo as mesmas. Assim mesmo é que cresce a ciência. Questionando tudo, levantando novas hipóteses. Se há coisa que devemos desconfiar, é de toda a teoria que não é questionada, e não tem a "galera" do contra. :D. Isso mesmo é muito positivo. Por isso, em momento algum, eu levo a mal em questionarem-me. Tenho todo o gosto que o façam.:)

O que referi, é que uma testosterona a 297, para mim, é questão para levantar um "red flag", e que me levam a querer investigar melhor a fundo com exames, e com correlação clinica e semiológica. Tem testosterona a 297 e está assintomático? Tudo bem, vai tratar porquê? Mas ainda que não seja para tratar, é para ir monitorizando regularmente. Porque mesmo que essa testosterona se mantenha assintomática no individuo, pode levar a doenças silenciosas e perigosas, como sindrome metabólico, osteopenia e, consequentemente, osteoporose, anemia normocitica e normocrómica, hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes tipo 2, etc etc.

5 horas atrás, Atos night disse:

Boa noite meus amigos, muito obrigado pelos debates e É sempre bom agregar conhecimentos.

Vamos aos fatos, treino desde os 15 anos, fazia parkour, Muay thai, karatê, natação, ou seja sempre fui muito ativo, mas fiquei 2 anos parado devido a um trabalho na rodovia (trecho) onde eu trabalhava e pagava busão pra ir pra faculdade a 80km de onde eu trabalhava, voltei a 1 ano e meio e treinar 5 vezes por semana, me alimento bem, mas nos últimos tempos tenho notado que eu já acordo cansado e com sono, não tô tendo os mesmo resultados que antes, parece que fico o dia inteiro estressado e procrastinando em tudo, por isso fui atrás de exames...

Nesses 1 ano e meio, eu pareço inchado, de camiseta até fico fortinho, mas sem camisa na região do abdômen está com acúmulo de gordura desproporcional, os famosos culotes grandes, mas minha sorte que meu peitoral é as costas são fortes, mas sem camisa fico estranho, tô em uma dieta agora é tá difícil perder gordura, antes era tão fácil, 15 dias em uma dieta já via muitos resultados, mas nesses últimos dias tá difícil... Meu mamilo não tem ginecomastia mas quando tá calor ele fica pontudinho, talvez seja uma leve ginecomastia, mas não tem caroço nem nada, acredito que seja só lipomastia... sobre a questão sexual, eu ainda tenho MT libido, mas as vezes acho que meu Malaquias está pequeno, mas depois das dicas aí de cima estou aplicando o HCG 500 ui por semana , e parece que tá top agora...

Consegui uma receita de durateston 9 caixas, acho que é 1 ampola por caixa né, estou planejando usar, 1 ampola por semana, e vou marcar um endócrino mas só dps de começar, porque eu gastei 250 reais em uma mulher aqui da minha cidade e ela não me passou nada, mesmo eu insistindo que eu queria a reposição, vou em outro e já explicar que é o que eu quero e pra ele ajudar reduzir os efeitos colaterais, daí ele não vai ter o que fazer, vai ter que me ajudar... Vou levar meus exames já feitos e dps vou fazer dnv mais exames, preciso esperar a carência do plano pra não gastar muito grana com os exames...

Porque não marca com endocrino antes de começar a repor a testosterona? Seria o mais indicado. Ou procura um urologista com especialidade em andrologia.

Quanto ao anastrozol, por favor, não caia no erro de tomar diariamente. O ideal é tomar apenas se notar sinais e sintomas de excesso de estradiol, e tomar apenas DSDN, ou a cada 3 dias e ir controlando com exames de sangue.

Tomar essa dose diariamente vai baixar demasiado o estradiol, e vai se sentir pior do que antes. Vai zoar sua libido, seu perfil lipidico, deixar os seus ossos mais fracos também.

6 horas atrás, Rafael Severn disse:

Ola Dr Jogaib... Vc é o cara

Dr Jogaib moro em São Paulo, como faço para ter uma consulta?

kkkkkk.......

6 horas atrás, Rafael Severn disse:
7 horas atrás, Atos night disse:

Olha....minha postura e aconselhamento é mais assim:

@Atos night seus exames mostrados não tem nada de alterado, porém temos que ver mais exames. Já te passamos uma listinha ai........sua testosterona baixa não se resume apenas esses exames, e como citei lá em cima é mega multi fatorial. Ainda mais que a pistola está funcionando e respondendo bem......e pinto grande todo mundo queria ser kid bengala!!kkkkkk

Se for usar a testo use esse 1ml dividido em pelo menos 2 aplicações por semana (o ideal seria 3). Avalie aplicar por via Subcutanea.

Compre Anastrozol e deixe em mãos no caso da eventualidade de sentir sensibilidade em mama parta um comprimido em 4 partes e tome 1 parte por dia até acabar o comprimido que partiu (serão 4 dias então)......depois pare o uso. SÖ USE SE SENTIR SENSIBILIDADE.

Faça o uso das duras.......e quando acabar acredito que sua carência já será autorizada........

Estude sobre TPC...........

E colha seus exames apenas 1,5 a 2 meses depois de terminar as aplicações......se os valores se mantiverem ou diminuírem mais procure um endocrinologista.

Estaremos aqui para poder auxiliar caso duvidas........

A.....e pensando em um todo........abra aqui mesmo um relato ...que dai entramos com outras bases como dieta.....treino......etc...

1 hora atrás, Apollo Galeno disse:

kkkkkk.......

Olha....minha postura e aconselhamento é mais assim:

@Atos night seus exames mostrados não tem nada de alterado, porém temos que ver mais exames. Já te passamos uma listinha ai........sua testosterona baixa não se resume apenas esses exames, e como citei lá em cima é mega multi fatorial. Ainda mais que a pistola está funcionando e respondendo bem......e pinto grande todo mundo queria ser kid bengala!!kkkkkk

Se for usar a testo use esse 1ml dividido em pelo menos 2 aplicações por semana (o ideal seria 3). Avalie aplicar por via Subcutanea.

Compre Anastrozol e deixe em mãos no caso da eventualidade de sentir sensibilidade em mama parta um comprimido em 4 partes e tome 1 parte por dia até acabar o comprimido que partiu (serão 4 dias então)......depois pare o uso. SÖ USE SE SENTIR SENSIBILIDADE.

Faça o uso das duras.......e quando acabar acredito que sua carência já será autorizada........

Estude sobre TPC...........

E colha seus exames apenas 1,5 a 2 meses depois de terminar as aplicações......se os valores se mantiverem ou diminuírem mais procure um endocrinologista.

Estaremos aqui para poder auxiliar caso duvidas........

A.....e pensando em um todo........abra aqui mesmo um relato ...que dai entramos com outras bases como dieta.....treino......etc...

Voce faz Trt?

O que voce acha do uso de Trt junto com a finasterida 1mg? 

O Dr é totalmente contra o uso de inibidores de 5ar. 

Poderiam dar uma opnião ...

1 hora atrás, Rafael Severn disse:

Voce faz Trt?

O que voce acha do uso de Trt junto com a finasterida 1mg? 

O Dr é totalmente contra o uso de inibidores de 5ar. 

Poderiam dar uma opnião ...

Se não tem colaterais de DHT em excesso, porque vai tomar um fármaco que inibe de forma bem perigosa o enzima que produz o androgeno mais potente no corpo humano?

Os colaterais da finasterida são bem sérios. Há homens que ficam com o sistema hormonal zoado para o resto da vida.

Em 06/04/2019 em 15:15, sci_med_bb disse:

TRT não é apenas para tratar deficiencia de testosterona associada a idade. Na verdade, TRT é para tratar hipogonadismo,

Só uma observação para não ficar um entendimento equivocado para os futuros leitores.

TRT não trata a causa do hipogonadismo, nem vai ser uma "terapia" para melhorar a condição hormonal... Na verdade, vai piorar a situação hormonal (zerar LH e FSH) e causa uma "dependência" de testosterona exógena.

O que na verdade seria uma Terapia seria uma tentativa com tamoxifeno e/ou HCG para melhorar a produção natural de LH, FSH e testosterona.

3 minutos atrás, Bravo Costa disse:

Só uma observação para não ficar um entendimento equivocado para os futuros leitores.

TRT não trata a causa do hipogonadismo, nem vai ser uma "terapia" para melhorar a condição hormonal... Na verdade, vai piorar a situação hormonal (zerar LH e FSH) e causa uma "dependência" de testosterona exógena.

O que na verdade seria uma Terapia seria uma tentativa com tamoxifeno e/ou HCG para melhorar a produção natural de LH, FSH e testosterona.

Tamoxifeno e HCG não tratam todos os tipos de hipogonadismo. Na verdade, só trata, quando o hipogonadismo é central/hipogonadotrófico/secundário.

Agora, sci_med_bb disse:

TRT é uma opção muito válida para determinadas situações, especialmente quando a vida do individuo fica prejudicada seriamente. Não consigo entender o preconceito que existe em geral na sociedade, acerca deste assunto. Quando bem feita, bem aplicada, e bem monitorizada, a TRT tem mais beneficios, do que malefícios. E melhora a parte hormonal, sim. Lá por zerar a LH e FSH, que zera, não tem beneficios hormonais?

Será mesmo que um individuo com testosterona a 200, sintomático, sem ânimo, deprimido, com fragilidade ossea e muscular, sem libido, sem ereção, com comprometimento das capacidades cognitivas e sociais, se pode comparar quando inicia uma TRT devidamente acompanhada e monitorizada, mantém testosterona entre 600-800m e fica com qualidade de vida melhorada? Em todos os aspetos? Será mesmo que não tem beneficios hormonais e metabólicos em geral?

Edited by sci_med_bb

Individualidade e indicação de aplicabilidade de Trt....

Entendo bem o que o @Bravo Costa quis considerar e entendo bem o ponto de vista de aplicação do @sci_med_bb....

Ambos estão corretos a nível de informação:

1) @Bravo Costa costa cita que Trt não pode virar modinha a longo prazo e para qualquer publico. O que significa, que se estiver usando fora de um ambiente controlado (com medicações associadas para seu uso continuo) e sem indicação pode lhe fazer tão mal quanto se fizesse um ciclo MEGA pesado!! Aqui a quantia de pessoas que podem vir a utilizar de maneira indiscriminada e sem acompanhamento é MAIOR se comparada a população com indicação. Portanto vc falar não faça é  mesma coisa que falar faça.......

2) @sci_med_bb falou que a Trt bem aplicada em casos específicos serve como tratamento de algumas patologias e é muito bem utilizada dentro de ambiente controlado (exames, medicações e acompanhamento médico). A quantia de números que aqui se encaixa é bem pequena......porém é onde moram os melhores resultados pensando no individuo como um todo.  Aqui no forum vira e hora ou outra aparece indicações claras de Trt controlada.....bem como verás absurdos médicos com deposteron intervalado....doses cavalares......etc

Já que entramos nessa discussão : @sci_med_bb Qual ambiente vc julga seguro em termos de exames a solicitar, medicações a se utilizar e sinais a monitorar em pessoas que fazem uso de Trt, porém sem indicação??

TMJ

1 hora atrás, sci_med_bb disse:

Tamoxifeno e HCG não tratam todos os tipos de hipogonadismo. Na verdade, só trata, quando o hipogonadismo é central/hipogonadotrófico/secundário.

TRT é uma opção muito válida para determinadas situações, especialmente quando a vida do individuo fica prejudicada seriamente. Não consigo entender o preconceito que existe em geral na sociedade, acerca deste assunto. Quando bem feita, bem aplicada, e bem monitorizada, a TRT tem mais beneficios, do que malefícios. E melhora a parte hormonal, sim. Lá por zerar a LH e FSH, que zera, não tem beneficios hormonais?

Será mesmo que um individuo com testosterona a 200, sintomático, sem ânimo, deprimido, com fragilidade ossea e muscular, sem libido, sem ereção, com comprometimento das capacidades cognitivas e sociais, se pode comparar quando inicia uma TRT devidamente acompanhada e monitorizada, mantém testosterona entre 600-800m e fica com qualidade de vida melhorada? Em todos os aspetos? Será mesmo que não tem beneficios hormonais e metabólicos em geral?

Dr acompanho todos seus videos no you tube, e acredito que são poucos os médicos que defendem tanto a Trt como vc.

Voce indica Trt mesmo para quem tem níveis bons de testosterona, digo isso porque sempre fala que números nem sempre quer dizer algo.

Voce tem pacientes que tem niveis altos de testosterona, e mesmo assim se queixam de desanimo e fragilidade muscular? Abs

12 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

Individualidade e indicação de aplicabilidade de Trt....

Entendo bem o que o @Bravo Costa quis considerar e entendo bem o ponto de vista de aplicação do @sci_med_bb....

Ambos estão corretos a nível de informação:

1) @Bravo Costa costa cita que Trt não pode virar modinha a longo prazo e para qualquer publico. O que significa, que se estiver usando fora de um ambiente controlado (com medicações associadas para seu uso continuo) e sem indicação pode lhe fazer tão mal quanto se fizesse um ciclo MEGA pesado!! Aqui a quantia de pessoas que podem vir a utilizar de maneira indiscriminada e sem acompanhamento é MAIOR se comparada a população com indicação. Portanto vc falar não faça é  mesma coisa que falar faça.......

2) @sci_med_bb falou que a Trt bem aplicada em casos específicos serve como tratamento de algumas patologias e é muito bem utilizada dentro de ambiente controlado (exames, medicações e acompanhamento médico). A quantia de números que aqui se encaixa é bem pequena......porém é onde moram os melhores resultados pensando no individuo como um todo.  Aqui no forum vira e hora ou outra aparece indicações claras de Trt controlada.....bem como verás absurdos médicos com deposteron intervalado....doses cavalares......etc

Já que entramos nessa discussão : @sci_med_bb Qual ambiente vc julga seguro em termos de exames a solicitar, medicações a se utilizar e sinais a monitorar em pessoas que fazem uso de Trt, porém sem indicação??

TMJ

Eunão defendo TRT nesses propósitos. Defendo, sim, em determinadas situações. Tem individuo com testosterona a 200, mas não apresenta nenhum sintoma de hipogonadismo? Pede exames mais a fundo, mas não tem indicação para tratar com testosterona exógena, à partida.

Tem individuo com testosterona a 300, pede testosterona livre que se encontra no limite inferior do valor de referência, e individuo está sintomático? Tem que pedir mais exames, e tratar de acordo com a causa. Doseia-se LH, FSH, entre outras análises de sangue. Se for central, pede-se RMN, descarta-se determinados tumores (mesmo benignos), tenta HCG, menotropina ou derivados, clomifeno ou tamoxifeno. Não é central e é primário? Pede ultrasom testicular, eventual estudo genético, ou outros exames consoante os achados clinicos (os exames a pedir podem ser diversos).

Não é central, descartou possiveis causas reversíveis, e não tem hipótese de tratamento eficaz? Ou a causa é idiopática? Então porque não partir para TRT devidamente controlada?

Lembrem as seguintes premissas:

-  Todas as formas de testosterona vendidas na industria farmaceutica sob prescrição médica, foram feitas para tratar o hipogonadismo em individuos jovens. Existe uma panóplia enorme de condições médicas, que não têm cura nem tratamento clinico, levam ao hipogonadismo, e só podem ser controladas com testosterona exógena.

- A TRT, independentemente da causa, não trata o problema, mas trata os sintomas associados. Causa "dependência" de testosterona exógena? Claro que sim! Não podemos pensar que é feito um tratamento durante os meses, paramos, e volta tudo ao normal. TRT é para a vida.

- Posteriormente, começou a ser cogitado a utilização de TRT para tratar hipogonadismo associado ao avançar da idade. Aqui é que tem a maior polémica, porque as indicações da testosterona, não eram para tratar este tipo de hipogonadismo. Mas tem também imensos estudos a provar os beneficios da TRT para tratar hipogonadismo associado a idade, desde que o individuo esteja sintomático. A conhecida "andropausa".

- Mas uma coisa é certa... Um hipogonadismo sintomático não tratado, tem muito mais riscos, do que uma TRT bem feita e acompanhada. Aliás, uma TRT bem feita, e bem acompanhada, não tem praticamente riscos para a saúde. Há imensos estudos a mostrar isso mesmo.

Outro ponto importante... Utilizar TRT sem necessidade clínica (Testosterona em níveis normais para a faixa etária, e sem sintomas), não traz benefício algum. Nem tem qualquer necessidade. Não tem esse negócio de fazer TRT só para potenciar os efeitos anabólicos e androgénicos da testosterona. Isso não funciona com TRT.

Agora que fico sem entender porquê de tanto preconceito relativamente à TRT, fico mesmo! Porque raio é que vamos deixar um individuo sintomático e sem qualidade de vida, quando temos uma substância que reverte esses sintomas, e dá qualidade de vida? Isso é uma estupidez e burrice enorme. 

Se tem diabetes tipo 1, tem défice de insulina. Repõe insulina exógena. Se tem hipotiroidismo? Repõe com levotiroxina. Se tem insuficiência da adrenal? Repõe com corticosteróide. Tem défice de gH/nanismo? Repõe com gh. Porque raio é que se tem défice de testosterona, não repõe com testosterona? É pelos mitos associados à mesma? Não, a testosterona não causa cancer, não causa insuficiência cardíaca, nem sindrome da apneia obstrutiva do sono, nem infarto do miocárdio, nem nada desses problemas que a media tem bombardeado sobre nós. Tudo isso acontece quando a utilização da testosterona, é feita de forma errada.

Quanto a exames de sangue a pedir:

Hemograma, glicemia jejum, hemoglobina glicada, insulina jejum, ureia, creatinina, AST, ALT, Gama GT, fosfatase alcalina, colesterol total, colesterol LDL, colesterol HDL, colesterol não HDL, triglicéridos e respetivos rácios; TSH, T4livre, T3 livre, anti-peroxidase, Testosterona total, Testosterona livre direta (e não a calculada), SHGB, testosterona biodisponível, estradiol, estrona, prolactina, LH, FSH, DHT, S-DHEA, sódio, potássio, cloro, magnésio, cálcio, 25hidroxi vitamina D, vitamina B12, ácido fólico, zinco, selénio, ferro, ferritina, alfafetoproteína, proteína c reativa ultrasenssível, homocisteína, velocidade de hemossedimentação.

Isto seria o principal para avaliar o quadro clinico que leva a sintomas sugestivos de hipogonadismo. Existem outros, que só tem necessidade de ser pedidos, consoante achados semioógicos e no exame físico. Eventualmente, perfil do ciclo circadiano do cortisol, pode ser pedido.

Se LH e FSH altos, indicam hipogonadismo de causa testicular. Nesse caso, o correto é pedir ultrasom testiculo. Eventualmente estudo genético se suspeita de síndrome de klinfelter.

Se LH e FSH baixos ou ausentes, significa hipogonadismo de causa central, eo correto é pedir RMN cabeça, dosear ferro e ferritina e pedir estudo de hemocromatose.

Se hipogonadismo central, tentar HCG, menotropina, ou SERMs (clomifeno tem mostrado mais eficaz). Se o hipogonadismo for testicular e a causa não for reversivel, então aí só mesmo TRT para a vida. Não tem como. Ou faz TRT, ou fica sujeito aos malefícios e sintomas do défice de testosterona.

Se for hipogonadismo associado à idade, alteração de alguns estilos de vida podem ajudar. Hipogonadismo idiopático em pacientes jovens ou de idade, mas com marcadores de inflamação elevados, pode reverter com uma dieta e estilo de vida anti-inflamatório.

Se for para iniciar TRT, tem de pedir PSA total. Quando em TRT, fazer todos os exames periodicamente (eu peço sempre 6-6 meses), e adicionar PSA total, livre e complexado.

Benefícios da TRT, tanto em jovens como idosos:

- Melhora humor e depressão.

- Melhora funções cognitivas e sociais.

- melhora libido e toda função sexual.

- Previne demências.

- Melhora metabolismo em geral, e previne síndrome metabólica. Melhora os lípidos sanguíneos e aumenta sensibilidade à insulina.

- Melhora a qualidade de vida em geral.

- Melhora a composição corporal e óssea, aumentando densidade óssea, diminui gordura corporal e ajuda na densidade muscular. 

- Previne e trata a sarcopenia e a osteoporose associadas à idade.

E muitos outros. Amanhã coloco aqui links de vários estudos cientificos acerca deste assunto.

48 minutos atrás, Rafael Severn disse:

Dr acompanho todos seus videos no you tube, e acredito que são poucos os médicos que defendem tanto a Trt como vc.

Voce indica Trt mesmo para quem tem níveis bons de testosterona, digo isso porque sempre fala que números nem sempre quer dizer algo.

Voce tem pacientes que tem niveis altos de testosterona, e mesmo assim se queixam de desanimo e fragilidade muscular? Abs

Deve-me estar confundindo com alguém. Com certeza. lol