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Creatina faz mal para os rins? Existem estudos recentes?

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Seguindo orientação de minha endocrinologista, deixei de usar creatina. Meus exames sangüíneos apontavam uma taxa um pouco acima da normal para creatinina.

A suspeita era no sentido de que o uso de creatina estaria aumentando a creatinina.

Todavia, alguns meses depois de abandonar o uso da creatina, as taxas de creatinina continuam um pouco acima do normal, tendo sido descartada a relação deste pequeno desvio padrão com o uso de creatina.

Pretendo retomar a suplementação com creatina, porém, com certo receio quanto a possíveis prejuízos para os rins.

Alguém tem conhecimento sobre estudos recentes relacionando ou não o uso de creatina e eventuais danos aos rins?

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A creatina para fazer mal para os rins tem que ser utlizado em uma dose muito alta. Mas se você tomar na dose correta, você não terá problemas. O importante é respeitar o período de washout também, para que o suplemento seja mais efetivo. Pois depois de um tempo de uso, que vai depender do protocolo utilizado, seu corpo satura os estoques de creatina. Fazendo com que esse suplemento deixe de ser efetivo.

Até mesmo se você fizer uso crônico, para que faça mal, voê tem que utilizar em uma quantidade muito alta.

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1 hora atrás, Pedro Alvim Neto disse:

tomar na dose correta, você não terá problemas

Qual é a dose correta?

 

1 hora atrás, Pedro Alvim Neto disse:

utilizar em uma quantidade muito alta

Qual é a dose exagerada?

Poderia postar algum estudo nesse sentido?

Obrigado!!!

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Algumas referencias.....algumas....

  1. Persky, AM & Brazeau, GA (2001). Farmacologia clínica do suplemento dietético creatina monohidratada. Pharmacological Reviews, 53 (2), 161-176.
  2. Gualano, B., Novaes, RB, Artioli, GG, Freire, TO, Coelho, DF, Scagliusi, FB, ... e Lancha Jr, AH (2008). Efeitos da suplementação de creatina sobre a tolerância à glicose e sensibilidade à insulina em homens saudáveis sedentários submetidos a treinamento aeróbico. Aminoácidos, 34 (2), 245-250.
  3. Antonio J, Ciccone V. "Os efeitos da suplementação pré-versus pós-treino de creatina monohidratada na composição corporal e força". J Int Soc Sports Nutr. 6 de agosto de 2013, 10: 36.

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A dose correta vai depender do protocolo que você irá utilizar. 

1ª Protocolo (Hultman et al, 1996) Dose de sobrecarga:0,3g de Cr/kg peso/dia – (Duração de 5 dias) Dose de manutenção: 0,03g de Cr/kg peso/dia – (Duração de 28 dias)
2ª Protocolo (Hultman et al, 1996) 3g/ dia – (Duração de 28 dias) Aumentou em 20% a quantidade total de Cr muscular
3ª Protocolo (Pearson et al, 1999) 5g/ dia – (Durante 10 semanas)
4ª Protocolo (Burke et al, 2000) 0,1g/kg de massa corporal magra/dia – (Durante 21 dias) Gerou aumento significativo de força -Um dos primeiros estudos a sugerir que a suplementação de Cr fosse baseada em uma análise mais criteriosa da composição corporal
Washout period (Febraio et al, 1995; Volek et al, 1997 ;Maganaris CN, Maughan RJ, 1998) 28 a 30 dias são necessários após o término da suplementação de Cr para que os estoques musculares total de creatina voltem aos níveis basais.

Em relação a quantidade de creatina que começa a fazer mal para a saúde, não achei estudos que fale a partir de quanto que começa a fazer mal. Vai depender da individualidade biológica de cada um e de quanto cada organismo tolera. 

Respeitando- se o tempo de cada protocolo e o tempo de washout. Dificilimente você terá algum problema.

 

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      tenho 1,85 67 Kg
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      Gostaria de saber se realmente a suplementação pode dar algum problema de saúde, se vcs sabem de algum relato, e quais são...

      Valeu!
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