Jump to content
  • ×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

      Only 75 emoji are allowed.

    ×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

    ×   Your previous content has been restored.   Clear editor

    ×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Similar Content

    • By Renato França
      Muitas mulheres se queixam de dificuldade para ganhar massa muscular (mesmo com treino regular e dieta), flacidez, celulite, retenção hídrica e facilidade para engordar ou dificuldade de perder gordura. Não é novidade para ninguém que alimentação desequilibrada e sedentarismo contribuem para tudo isso. Mas hoje vou trazer algumas informações sobre outro fator, os anticoncepcionais, que pode ter relação com essas queixas e que está presente na vida de boa parte das mulheres em idade reprodutiva.

      O uso de anticoncepcionais é muito difundido hoje em dia e é prescrito para diversas finalidades, não só inibir a ovulação e agir como contraceptivo propriamente dito. Mas também, em alguns casos, para controle da oleosidade da pele e acne, síndrome dos ovários policísticos, irregularidades do fluxo menstrual, hirsutismo (produção excessiva de pêlos nas mulheres). O problema é que muitas vezes para controlar um desses aspectos, ocorre a desregulação de todo eixo dos hormônios sexuais e outros sintomas surgem, ou seja, “tampa de um lado e descobre de outro”. 

      Vários desses sintomas e queixas são gerados e/ou piorados por maus hábitos de vida, resistência à insulina, dieta com alta carga inflamatória, deficiências nutricionais, má gestão do stress, etc. Então, se melhorar a dieta e atuar na correção desses desequilíbrios, não haveria necessidade do uso dos anticoncepcionais para fins secundários. Já para o fim primário, a contracepção, há métodos não hormonais que podem ser usados e isso tem de ser conversado e acordado com o ginecologista de acordo com o caso de cada paciente.

      A maior parte dos contraceptivos, seja por via oral (pílula), transdérmico (adesivo) ou anel vaginal, são contraceptivos combinados, compostos de um tipo de estrogênio associado a uma progestina. Ambos são hormônios sintéticos e, portanto, são interpretados de forma diferente do estrogênio e progesterona produzidos pelo corpo, o que leva a uma cascata de alterações hormonais. Vou falar de algumas delas que podem levar a uma maior resistência na obtenção de resultados de hipertrofia muscular e redução do percentual de gordura com a dieta e treino.

      Os hormônios sexuais, como a testosterona, circulam no sangue com uma parte ligada a albumina, parte ligada a globulina ligadora dos hormônios sexuais (SBGH) e uma parte livre (fração ativa do hormônio). É bom salientar que a testosterona é produzida em maior quantidade por homens, mas as mulheres também produzem testosterona (10 a 25 vezes menos) e ela tem funções fisiológicas importantes também no corpo feminino.

      Quando uma mulher toma um anticoncepcional composto por hormônios sintéticos, eles se ligam muito mais a albumina sérica do que a globulina ligadora dos hormônios sexuais (SBGH) e ocorre uma resposta exacerbada na produção de SHBG. Com uma quantidade de SHBG muito maior do que o necessário para transportar os hormônios sexuais produzidos pelo corpo, praticamente toda a testosterona fica ligada a SHBG e sobra uma fração ínfima de testosterona livre (fração ativa da testosterona). Essa baixa testosterona livre, mesmo que o valor de testosterona total esteja normal, pode levar a sintomas de deficiência de testosterona como: maior dificuldade para ganho de massa muscular, maior tendência ao ganho de gordura e retenção hídrica, baixa libido, maior sensação de fadiga e cansaço físico e mental.

      Essa alterações hormonais são confirmadas nos exames de sangue que solicito e analiso das minhas pacientes em uso de anticoncepcionais. Algumas delas demonstram maior dificuldade em evoluir em resposta a dieta e treino. Vamos a alguns dados da literatura:

      Um estudo feito por Piltonen e colaboradores (2012), no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia de Oulu na Finlândia, verificou que o uso de anticoncepcionais combinados tanto por via oral, transdérmica e vaginal, em mulheres jovens e com peso normal, levou ao aumento de marcadores de inflamação crônica (proteína C reativa), piora da sensibilidade à insulina, aumento da SHBG e consequentemente redução da testosterona livre. Ou seja, independente da via de administração as alterações metabólicas são as mesmas.

      Lee e colaboradores (2009) analisaram a resposta em mulheres jovens (18 a 31 anos) a 10 semanas de treino resistido e verificaram um ganho muscular 40% menor em mulheres que faziam uso de contraceptivos orais em comparação às mulheres que não faziam uso. Os autores concluíram que esse resultado negativo no grupo que tomava anticoncepcional se deveu aos menores níveis de DHEA e S-DHEA (importantes para síntese de testosterona), IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina – importante para a construção muscular) e maior nível de cortisol (hormônio do stress, que tem ação catabólica).
      Além disso, os autores comentaram que outro fator que limitou o ganho muscular foi que as progestinas que compõe o anticoncepcional se ligam competitivamente aos receptores de testosterona, impedindo a ligação da própria testosterona ao seu receptor e assim reduzindo seus efeitos.

      Não comentei sobre o risco de trombose venosa, pois não era o foco do texto. Mas, basta uma lida rápida na bula de um anticoncepcional que você verá o tanto de ressalvas e alertas quanto ao aumento do risco de eventos tromboembólicos. 

      A minha dica é, pense 2 vezes em tomar ou continuar tomando anticoncepcionais hormonais e converse com um médico ATUALIZADO e com visão global da sua saúde. Também não se engane pensando que os que são de baixa dosagem são inofensivos, pois essas alterações são observadas inclusive nesses casos (vejo isso na prática nos resultados dos exames de pacientes). Se quiser tirar a dúvida, minha dica é que faça regularmente exames de sangue completos para monitorar todas essas variáveis e não colocar sua saúde em risco, nem limitar seus resultados da dieta e treino.

      Por fim, não quero dizer que mulheres que tomam anticoncepcionais não podem conseguir alcançar bons resultados estéticos, porque tenho pacientes que mesmo tomando chegam a excelentes resultados. No entanto, provavelmente se não tomassem chegariam um pouco mais longe.
      Por Nutricionista Renato França
      Sócio-proprietário da Clínica de Nutrição Esportiva e Funcional Renato França em Brasília - DF Diplomado pelo The Institute for Functional Medicine (EUA) Especialista em musculação e treinamento de força pela UnB Instagram: https://www.instagram.com/nutricionistarenatofranca/ Fanpage: https://www.facebook.com/renato.franca1
    • By fisiculturismo
      No dia 13/1/2018, foi comemorado o aniversário da atleta Jackeline Leite (@wonder.jackie) com um treinão na academia Clube Coat, em Brasília/DF. Cada atleta deu uma dica para quem deseja ser fisiculturista.
      Marcelo Alvarenga (@marcelo_bodybuilder): "Ser fisiculturista não é nada fácil. É uma tarefa bem árdua. Exige muita disciplina e lidar com muita pressão. Ser bodybuilder, ser fisiculturista, para você que quer iniciar,  o primeiro passo é ter disciplina, uma boa alimentação e um lifestyle bem bacana".
      Canuto Júnior (@canutopersonal): "Muita gente fica me perguntando, acha que é uma vida fácil, fácil competir, mas quero deixar uma dica aqui. A gente acha que muitas vezes treino é tudo, anabolizante é tudo. Não é. Alimentação é 70% (setenta por cento)".
      Alexandre Cardoso (@alexandreifbbpro): "Uma dica para você que quer entrar no esporte fisiculturismo: não mexe com isso não! Quando você entrar num pre-contest, vixi... vai ser uma merda sua vida! Zoeira galera! Tô brincando. É um esporte que está crescendo, vai virar potência no país e é bacaninha, vale a pena, você vira outra pessoa depois que você sobre no palco".
      Kleber Caramello (@drcaramello😞 "Qual é a dica para o cara que quer ser fisiculturista? Eu tenho uma dica, e eu já fui levantador de peso: às vezes você começa a pegar muita ideia com um cara, começa a pegar muita ideia com outro coach e você acaba misturando dez receitas e não está chegando no final que é o bolo. E aí? Como é que fica uma receita de bolo com dez dicas? Por isso eu digo: siga um mestre de cada vez ".
      Pedro Machado (@pedrofmachado): "O segredo para ser fisiculturista é funcionar a cabeça, sem cabeça, sem psicológico, nada vai para frente. O segredo é a mente. É um esporte que tem um controle mental dia após dia, 24 horas, 7 vezes por semana. Se você não tiver isso, cancela".
      Rafael Varela (@rafawsa): "Fisiculturismo não é só treinamento, não é só dedicação, é criar um hábito alimentar. São vários fatores que levam a uma competição de alto nível. Há classificação e há vitória. E isso requer dedicação. E a dedicação é na alimentação principalmente. Se você quiser secar, ou entrar numa fase de bulking para ganho de massa muscular, não é só jogar coisa para dentro, é necessário dedicação e hábito alimentar".
      Tiago Paiva (@tiagopaivva): "Para quem vai seguir a vida do fisiculturismo, tem que ter dedicação, estudar muito, sem estudo você não é nada. Além disso, foco, determinação e garra. E tem que juntar músculos com cérebro. Juntando esses dois parceiro, ninguém te vence".
      Caio Murata (@caiomurata): "A dica é: nunca perca o foco".
      Bruno Mangabeira (@brunomangabeira): "Uma dica para quem pretende ser um fisiculturista é persistência, consistência, perseverança, disciplina e foco. É isso aí. Não tem segredo. Se você tiver garra, tiver força, e tiver realmente vontade, acontece".
      Daniel Miranda: "A melhor dica que posso dar sobre fisiculturismo para quem quer começar é consistência, fisiculturismo é um esporte de tempo, leva-se muito tempo para se construir um físico legal para competição. Dedique-se ano após ano que você chegará num físico competitivo".
      Bruno Rua (@brunorua.nut): "Minha dica para a galera é: procurar um profissional que já conheça o que é necessário em termo de dieta, treino, e toda a preparação para poder te encaminhar até o resultado final. Dificilmente alguém vai conseguir chegar sem orientação de alguém que já passou por tudo isso. São muitas variáveis, muitas características individuais. Quando você tem um bom preparador para te ensinar tudo isso, o caminho fica bem mais curto e você certamente chegará no sucesso mais rapidamente".
      Leonny Fontes (@leonnyfontes): "Bodybuilding, fisiculturismo, fitness é um estilo de vida, um lifestyle. É buscar manter a constância, manter uma rotina diária, ter motivação para fazer a mesma coisa todos os dias, mas vale a pena. Você faz muitos amigos e consegue levar isso para outras áreas da vida e ter sucesso. Não é só uma brincadeira, é coisa séria e vale a pena. Tentem fazer que vocês irão gostar. É saúde, muita alegria e amizade".
      Carla Lobo (@carlalobopersonal): "Primeiro de tudo é acreditar em si. Acreditar que você pode. E, baseado nisso, foco, determinação, persistência, e é isso".
      Jackeline Leite (@wonder.jackie): "Quem quiser ser fisiculturista, não é fácil, mas é só ter perseverança. É sempre uma luta diária, mas o que importa é sempre vencermos nossos desafios, e quem quiser ser bikini, boto a maior fé".
      Agradecimentos pela realização do evento:
      Academia Clube Coat (@academiaclubecoat); Workout Nutrição Esportiva (@workoutnutricao); Cláudio Andrade (@claudio.andrade); Mamma Fitness (@mammafitnessdf).
    • By FTerassan
      Ola, sou nova aqui e gostaria de ajuda pra melhorar minha dieta, passei com nutricionista faz um tempinho e de lá pra cá fui ajustando conforme pesquisava. Consegui comendo muito carbo limpo sair do 47 kilos para os 54 porém mal distribuídos, pernas e glúteos melhoraram mas a barriga apareceu junto. Treino a 1 ano e meio/2 mas era só por indicação médica (psiquiatra só queria retirar o antidepressivo caso eu fizesse atividade física e assim comecei mas sem levar a sério). Treinando sério fazem 6 meses e agora gostei desse estilo de vida. Quero chegar nos 60 kilos mas de uma forma mais limpa e melhorar meus ganhos, sinto que meus ombros e costa estão melhores que membros inferiores e quero deixar isso proporcional.
      Idade: 25 anos
      Altura: 1,63
      Peso: 54,750
      Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivos, anti hipertensivo, etc...): Nenhuma no momento
      Problemas de Saúde: Depressão controlada e ansiedade generalizada
      Tempo de treino: 1 ano e meio, pegando firme 6 meses
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: Nenhum
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: Nenhum
      Divisão de treino e horario do mesmo: divisão ABC, com 15 minutos de hiit após musculação, faço as 17:00 
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia: 120gr de proteína, 380gr de carbo e 35gr de gordura.
      Não tenho costume de tomar refrigerante, sou adepta a tudo sem açúcar (café, chá, suco natural), não costumo comer doces, lanches etc, as porcarias que como são misturas de fruta, hipercalórico, canela, aveia que invento as vezes.
      Alimentação:
      6:30 Café da manhã: crepioca com recheio de 2 ovos mexidos ou frango desfiado 50gr
      Café preto
      1 fruta
      9:30 Lanche: 3 scoops de hipercalórico da Max Titanium (esse horário no trabalho não consigo comer)
      12:00 Almoço: 350gr de arroz branco (se comer feijão tiro um pouco de arroz e completo 350gr com o feijão) , 150gr de frango ou carne vermelha, 1 ovo e salada/legumes a vontade
      15:00 Café da tarde/pré treino: 2 ovos mexidos ou omelete com 2 ovos
      Iogurte natural com 50gr de aveia ou 2 bananas com 50gr de aveia
      2 scoops de hipercalórico da Max Titanium
      1 fruta
      Café preto
      17:00 Treino
      19:30 Jantar: Mesmo do almoço - 350gr de arroz branco (se comer feijão tiro um pouco de arroz e completo 350gr com o feijão) , 150gr de frango ou carne vermelha, 1 ovo e salada/legumes a vontade
      Depois do jantar já não consigo comer mais nada porque encho bastante e durmo 21:00, quando consigo até antes.
      Tomo 3,5 litros de água diariamente, desses 1,5l é durante o treino.
      Faço hiit por 15 minutos após musculação.
       
      Nas fotos estava bem inchada, período menstrual mas ainda sim o abdômen está grande demais pro meu gosto fora do período.
      Gostei bastante desse peso que ganhei, precisava muito mas foi de uma forma irregular, sei que a barriga iria aparecer com carbo alto mas agora quero dar uma melhorada nela, fazer aparecer a cintura que sumiu.



    • By Andressa Souza
      Idade: 34 anos
      Altura: 1,69
      Peso: 65,3kg
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Nenhuma
      Problemas de Saúde: Nenhum
      Tempo de treino: + de 4 anos, mas treinando consciente, há + ou - 1 ano
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: Nenhum
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: Oxandrolona 5mg (Landerlan) por 12 semanas
      1 a 4 semanas= Oxandrolona 5 MG/DIA. as 10:30
      5 a 10 semanas = Oxandrolona 10 MG/DIA.  AS 10:30hs E 17 hs.
      10 a 12 semanas= Oxandrolona 5 MG/DIA. as 10:30 hs.
      Divisão de treino e horário do mesmo: Horário de treino: 11:30hs
      A = Quadríceps
      B= Bíceps / Costa
      C= Tríceps / Ombro / Peito
      D= Posterior / Glúteos
      A: Quadríceps 
      Agachamento livre ( semana A 5 x 15/12/10/8/6 cargas progressivas ) ( semana B 5 x 8 x 70% 1RM )
      Terra romeno 5 x carga que consiga de 8/12 saindo lagrimas nas 3 ultimas repetições 
      Passadas 3 x 10 passadas + agacho entre cada uma delas ( usar halteres )
      Leg 45 ( Semana A 4 series com cargas moderadas e pause de 3 seg antes da subida ) ( semana B 4 series com cargas progressivas
      indo até a pré falha )
      Cadeira extensora 3 series cargas alta até falha + drop-set até falha + rest pause
      Cadeira abdutora...3 x falha aumentando a carga segurando
      Panturrilha (escolha 1 exercício e de o máximo)
      Faça um circuito de abdominais com exercícios funcionais
      B:  Costa e Bíceps 
      Remada cavalo 2 aberta/ 2 fechada "ou" curvada 2 supinada e 2 pronada x 12 + remada alta 2 abertas e 2 fechadas
      Pulldown 4 x falha + rest pause + Crucifixo inverso halteres ou cross
      Puxada alta 2 fechada + 2 aberta x falha ( procure fazer uma semana com aberta com pegada neutra )
      Puxada Hammer aberta + remada Hammer supinada 3 x 12
      Bi-set rosca direta + rosca martelo 3 x 12/15
      Escolha 3 exercício abs 
      C : Peito/Ombro/Tríceps 
      Supino reto ( semana A 5 x 15/12/10/8/6 cargas progressivas ) ( semana B 5 x 8 x 70% 1RM )
      Crucifixo reto HBC.  ..3 x falha aumentando a carga gradativamente(60")
      Desenvolvimento militar 4 x pré falha + desenv máquina falha
      Elevação lateral 4 x drop-set + rest pause
      Tríceps testa ou frances + pulley pirâmide decrescente 3/4 series
      Faça um circuito de abdominais com exercícios funcionais
      D : Glúteos/Posterior
      Terra sumo ( semana A 5 x 15/12/10/8/6 cargas progressivas ) ( semana B 5 x 8 x 70% 1RM )
      Stiff 5 x 8 carga moderada execução super cadenciada com pause de 3 seg embaixo
      Afundo no banco barra ou halteres 3 series x 8/10 execução bem cadenciada
      Flexora escolha 1 exercício cada semana 3 series com drop-set e a ultima com rest pause
      Elevação de quadril  3 series
      Extensão de quadril  3 series
      Panturrilha ( escolha 1 exercício e de o máximo )
      Escolha 3 exercício abs
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
       
      DIETA 
      06:00 água + limao espremido 
      09h 
      4 ovos, 1 Banana + cafe + hibisco
      Treino as 11:30  -120mg cafeina + 5 mg ioimbina
      1L de água durante treino 
      Pós imediato, 1 banana + 1 dose whey com 25g de proteina
      14:00
      150 gr proteína + 150 g de batata da sua escolha ou mandioca  + 70g de feijão + 100 legumes (brócolis, couve, couve flor, cenoura, vagem...)+ 1 colher de sopa de azeite extra virgem+ cafeina da sua escolha (café ou capsula) + Salada Verde
      18hs 
      150 gr proteína  + 150 g de batata da sua escolha ou mandioca + 70g de feijão + 100 legumes (brócolis, couve, couve flor, cenoura, vagem...)  + Salada Verde  + 1 colher de sopa de azeite extra virgem
      20h
      1/2 abacate ou 1 col. Pasta de amendoim + 3 ovos 
      22h chá de Hibisco 
       
    • By vivi09
      Olá , bom dia! 
      Estou precisando de ajuda com a minha dieta e treino pra ganho de massa, eu venho de uma dieta bem restrita, meu percentual de gordura estava em 34% , eu tenho muita dificuldade de ganhar massa e tendência a acumular gordura na barriga, gostaria de ajuda de vocês pra ver se eu consigo crescer essas pernas kkkkk estou pensando se faço uso oxandrolona 
      Minha dieta foi montada por nutricionista e sigo nessa tem 3 semanas. 
      Idade: 30 anos
      Altura: 1.54
      Peso: 46,2 
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): nenhum
      Problemas de Saúde: nenhum 
      Tempo de treino: 1 ano 
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: nenhum
      Ciclo PROPOSTO com Aes (Marca) dose e tempo: -
      Divisão de treino e horario do mesmo: treino as 05:30 
      Treino A)
      Glúteo chute cabo + glúteo reto cabo + cadeira abdutora tronco para frente -3x 10 chute+ 10 reto (bem concentrado) + 15x segurando 2s (abdutora)
      Agachamento sumor com Step -2x 10 fazendo 3 curtinhas + 10 lentos direto
      -1 x até a falha (cadência 5/5)
      Recuo no smith com step (aumentando a carga a cada série ) -1x 15
      -1x 12
      -1x 10
      subida no banco com caneleira -3x 15 lentas
      Mesa flexora + Stiff com halteres -3x 15 segurando 3 segundos em cima + 15x (stiff)
      Panturrilha na máquina 3x até a falha + tríceps corda 3x 20  
      Tríceps banco + tríceps Frances (os dois até a falha) Abdominal supra no Cross + supra com peso banco declinado -3x 30/30
       
      B)
      Leg Press 45 super série -3x 10x (pesado)/ diminui a carga falha/ diminui a carga falha
      Agachamento smith completo + sumor com pés paralelos no step -3x 15 (subida e descida em 4 tempos ) / falha (sumor)
      Agachamento terra pés paralelos + Sissi -3x 15 / falha Sissi
      Cadeira extensora + Puxada no pulley pela frente e por trás -3x 10 lentas + 30 curtinhas (cadeira) / 10x por trás/ 10 pela frente (puxada)
      Remada baixa com triângulo + serrote -3x 12 segurando 3s embaixo(puxada) + 15 serrote
      Rosca bíceps 21 3x abdominal infra reto com caneleira + infra banco com caneleira -3x 20/20
       
      C)
      Mesa Flexora -3x unilateral (aumenta carga) 10 diretos bilateral
      Stiff com halteres (aumentando a carga a cada série + posterior na bola -1x 15 + 15 (bola)
      -1x 12 + 15 (bola)
      -1x 10 + 15 (bola)
      Flexora em pé na máquina ou com caneleira -3x 20
      Cadeira flexora + Desenvolvimento com halteres -3x 15 lentas + 10 curtinhas embaixo / Falha (desenvolvimento)
      Gráviton (glúteo ) + elevação frontal no Cross -3x 15 / 15 (elevação )
      Glúteo elevação pelve + elevação lateral combinada -3x 15 segurando 2s em cima /10 (elevação )
      Panturrilha em pé + abdominal lateral Cross -3x 60 (30 lentas + 30 rápidas ) / 20 abdominais p cada lado
       
      Treino de segunda a sexta ( de 05:30 as 06:40 ) 
       
      15 minutos de bike 2 vezes na semana 
       
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia:
      Refeição 1- 5:00(30 minutos antes do treino)
      2 ovos inteiros 1 banana 30g de aveia em flocos Canela/ cacau a gosto Pós treino: 
      1 scoop whey  15g de aveia  5g de glutamina 5g de creatina   
       
      Entre almoço e café da manhã :
      2 ovos inteiros  
      Refeição 3- 12:00
      Refeição 2- Almoço 30 min após o treino 
      100g de Frango ou Peixe  100g de batata doce ou batata Baroa ou aipim  Vegetais A a vontade (escolher 4 tipos) 50g de vegetais B  1 capsula de ômega 3   
       
      Refeição 4- 16:00 
      Panqueca de whey
      2 ovos inteiros 20g de aveia 2 ovos inteiros 20g de whey proteíin Recheio de : 15g de pasta de amendoim Refeição 5- 20:00 
      60g de Frango ou Peixe ou carne moída 2 ovos inteiros  4 tipos de vegetais A a vontade  Temperos naturais a gosto e 5ml de azeite de oliva extravirgem   
       


×
×
  • Create New...