Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Joaninha

Post Destacado

13 horas atrás, Marcos...V disse:

Eu ter ou intestino preso ou solto, nunca estar regulado tem algo haver com a disgetão tb? Eu nunca estou no padrão.

 

OBS.: Nunca mais aceito alguém falar que eu peido, eu crio substrato enxofrosos!!!

Sem dúvida! Haha amei a observação 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Em 25/11/2019 em 23:26, ResilientSoul disse:

@Andressa Souza

@Apollo Galeno e @Joana Darc sb

Agradeço o interesse e de antemão digo que fico muito contente com a abertura. Digestibilidade é um assunto muito delicado e cheio de repúdios e más interpretações. Assim que eu parar, entre hoje e amanhã introduzo essa pauta com mais detalhes. Lembrando que é MUITO individual a resposta digestiva de cada qual, mas de costume existe um grupo de alimentos mais irritantes, digamos assim. Até breve, boa noite proceis

Gente formadora de gases enxofrosos! Não esqueci de vocês, pelo Contrário, elaborei um texto bem (até demais) cheio de informações. Achei muito e extenso. Estou resumindo ele para postar com a intenção de que todos leiam sem preguiça e, ao surgirem dúvidas eu respondo aos poucos, ok? 
 

bjs digestivos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, ResilientSoul disse:

Estou resumindo ele para postar com a intenção de que todos leiam sem preguiça e, ao surgirem dúvidas eu respondo aos poucos, ok?

Manda ver! Estamos aqui pra aprender! Nada de preguiça! 
 

20 minutos atrás, ResilientSoul disse:

bjs digestivos

😘

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ResilientSoul mulher, adorei a sua didática e seu humor na explicação! 
adorei as dicas, da batata doce assada, sem casca, dos feijões (confesso que deixo de molho com vinagre, mas não fazia a troca da água, somente dispensava a água do molho. 
adorei a sugestão de combinações da carne vermelha, e dos outros vegetais! Tudo anotadinho e nem ficou dúvida! Rs

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@ResilientSoul adorei, obrigada! 

Meu intestino andava meio irritado mesmo.. Vegetais crus, comer frutas com bagaço, graos integrais fazia eu me sentir bem pesada. O que me ajudou bastante também foi fazer umas horinhas de jejum, 12-15 h. Isso fez minha digestao melhorar bastante. 

To optando sempre por alimentos mais fáceis de serem digeridos. Batata doce assada é uma delicia mesmo . Vou tentar incluir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ResilientSoul disse:

Bom então como prometido...

Vamos começar falando da batata doce de modo geral como um vegetal que quase todos aspirantes a musculosos consomem kkk 

É um alimento rico em amilose e, com um teor maior (comparados a outras batatas) de açúcares (frutose e sacarose) portanto, em um intestino desregulado,  há chances destes 3 tipos de carboidratos fermentarem no intestino pela deficiência de produção enzimática (amilase, é a mais comum) e/ou alimentarem patógenos oportunistas. Neste caso o que seria considerado benéfico em função da complexidade de digestão acaba atrapalhando a saúde. 

 

 Sobretudo a batata-doce e outros vegetais não deveriam ser tão difíceis de digerir. As pessoas com intestino saudável   (Regulado) não apresentam sintomas, pois teriam as enzimas necessárias e uma flora microbiológica saudável...

 

 O motivo pelo qual pode haver intolerância a esses vegetais todos, como falei incialmente, parte de um intestino permeável, inflamado devido a:

alguma sensibilidade/alergia alimentar desconhecida

estresse físico e psicológico crônico

desequilíbrio entre micro-organismos  na flora, vermes ou até resquícios de alguma infecção intestinal mal curada... 

Então quem tem problemas intestinais, mas quer ter paz no bucho, deve procurar curar as possíveis inflamações deste intestino, exigindo menos dele, por um tempo... sabe quando você tem uma diarreia e tem que fazer aquela dieta sem graça, porém de extrema leveza, pois não pode sobrecarregar o organismo? Então, seria o caso de usar  essa dieta como um princípio... reduzir fibras, especialmente as insolúveis, cozinhando beeeem os vegetais, evitar misturar carnes gordas com carboidratos, pegar leve nos açúcares ou nem consumir, evitar frutas com bagaço, especialmente junto com a comida... ou seja, devemos FACILITAR e pré digerir determinados alimentos para ajudar essa barriga lesionada...

Vamos às saídas e providências para evitar formação de gases e e irritação intestinal:

 

apesar do IG mais alto a batata doce assada teria menos amilose e mais sacarose, ou seja tem mais facilidade de ser digerida. Assar até que fique macia no meio, sem partes cruas! Neste momento não queremos o tal do amido resistente... 

 

tirar pontos escurecidos depois de assada E a casca (sim!) “Ah mas daí vou comer amido puro.” Não, você não vai, pois na sua refeição já tem outras diversões pro intestino dar conta e desacelerar o aumento da glicose sérica. E Você não tem diabetes, você quer deixar de ser peidorreiro... mas mesmo se fosse diabético batata doce sem casca não é um veneno se for bem dosada...

Combinação: sabendo da complexa digestão da batata/feijão/repolho, prefira combiná-los com proteínas leves (peito de frango/ peixe branco)

Apesar de maravilhosa (minha opinião) a carne vermelha é mal vista porque exige um cenário intestinal e gástrico propícios para ser bem digerida. Quanto mais mistureba vc fizer com carne vermelha no meio, mais guerra vai rolar nas tripa. Ou seja, consumir carne vermelha (magra ou gorda) com acompanhamentos leves é a chave para aproveitar todos os seus nutrientes sem ser presenteado com má digestão, afinal, não queremos passar mal nem perder absorção por conta de bagunças de cardápio. Escolhe 1 vegetal verde mais cenoura (cenoura é coringa, especialmente quanto for levemente cozida, “al dente”) e no máximo uma quantidade pequena de batata branca ou arroz branco/parbolizado pra acompanhar. Churrasco pesa? experimente fica na carne e na salada e não comer farofa, arroz, pão com alho e maionese, PLIM, misteriosamente você não vai virar um Baiacú, mesmo que coma uma quantidade maior que de costume de carne. Sobre cerveja não preciso nem falar... mas enfim. Seria isto, basicamente.

 

E os protocolos para alguns alimentos comuns:

Feijão (todos os tipos): deixar de molho por 24h em meio ácido (1 col chá de limão ou vinagre de maçã/ litro) trocando a água 2 ou 3 x, inclusive o último demolho.

Lentilha/grão de bico: mesma coisa do feijão, por 12h

Brócolis, couve flor: deixar de molho com vinagre e sal por algumas horas antes de cozinhar

Repolho: já ouviu falar em chucrute? Pois é, nossos antepassados tinha o costume de fermentar previamente os vegetais, justamente pra eles não fazerem isto dentro da gente. Pesquise sobre “vegetais fermentados” no Google, e caso faça questão de consumir esses complicadinhos, fica a sugestão de como pré-preparar eles para sua barriga melhor aceitar...

Banana: quanto mais madura, melhor digerida!

Orgânicos: vale a tentativa de preferir por eles observar os efeitos...

Enfim, tem mais, muito mais para falar. Agora vou deixar vocês absorverem e como disse o @Thiagonino, “digerirem” toda essa indo. 

Beijos e uma boa noite sem enxofre 😄

Perfeito!!! Posso pedir para vc replicar nesse POST abaixo do nosso amigo @Batata...???

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...