Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

45 anos + climatério: ainda há esperanças?


Alchmena

Post Destacado

Prezados, boa noite.

Gostaria de alguns conselhos para o meu problema. Terei consulta no endocrinologista dia 06 de janeiro de 2021, e nessa data ele vai colocar um implante de reposição hormonal, porque já estou no climatério desde maio de 2020. Farei um breve resumo do histórico recente.

Sempre gostei de esportes, e em 2015, eu corria treinando para uma maratona, e fazia musculação para atender a corrida, que era minha atividade esportiva principal. Nove dias antes da maratona, sofri um acidente e meu joelho direito foi destruído (menisco, LCA, etc). Enquanto esperava a cirurgia de reconstrução do LCA, perdi o equilíbrio e caí, e meu fêmur entrou no corte do menisco, bloqueando meu joelho (ficou travado!!!), numa situação chamada "lesão de menisco de alça de balde". Nessa época eu descobri uma capacidade de suportar a dor que eu não sabia que tinha, tinha dificuldade até de respirar, ficava tonta, etc (essa informação será importante no final do relato). Pois bem, no meu caso, o desbloqueio (destravamento do joelho) só seria possível através de cirurgia. Então em novembro de 2015 fiz a cirurgia de desbloqueio, em fevereiro de 2016 fiz a reconstrução do ligamento, e fiz fisioterapia e musculação e voltei a correr (com dificuldade) em agosto de 2016.

Em 2017 tive mudanças no trabalho e não consegui mais manter a regularidade nem na corrida nem na academia (treinava quando dava); por causa disso, e somado à idade, comecei a ter aumento de peso e dificuldade de controlar.

Em dezembro de 2019 rompi de novo o LCA (aquele que foi reconstruído em fevereiro de 2016). Novamente, fiquei muito abalada. Fiz a cirurgia em MARÇO DE 2020 (junto com o início oficial da pandemia no Brasil). Em maio (2020) entrei oficialmente no climatério. O endocrinologista, após investigação minuciosa, me sugeriu reposição hormonal, visto que sou elegível (atendo os critérios: falhas na menstruação, quedas hormonais descartados outros motivos que não o climatério, ausência de mioma ou histórico de câncer, etc).

Em junho de 2020, descobri que fiquei com uma seqüela das cirurgias: uma dor crônica devido a uma provável lesão no nervo da minha perna operada, o que me causava dores sem motivo aparente. Nisso perdi muito tempo em fisioterapias, até procurar um especialista em Dor, e ele propôs um tratamento entre outras coisas, com antidepressivos e anticonvulsivantes (embora eu não tivesse depressão nem convulsão, mas esse é o tratamento para o quadro de dor crônica periférica). Não fazia nenhuma atividade física, porque as dores eram limitantes. Pois bem, a medicação resolveu o problema da dor, mas também aumentei de peso; por outro lado, consegui ir para a academia. Não suportei o tratamento com os medicamentos, pois eles me causaram uma prisão de ventre perturbadora (sempre funcionei muito pontual, diariamente). Pensei muito, e entre a dor e a prisão de ventre e ficar escrava da laxante pelo resto da vida, fiz a escolha pela dor, e parei a medicação por conta própria. A dor voltou, e eu até estava preparada para uma dor muito maior (lembra que falei do meu limiar de dor ampliado lá no início dessa novela?). Pois bem, a musculação fortaleceu minha perna, e a dor já quase não existe, e fiquei livre dos remédios.

O que me traz então a esse fórum? 

Gostaria de um aconselhamento a respeito dos seguintes pontos:

1) Pelos resultados dos meus exames (logo abaixo), devo solicitar ao endocrinologista algum suplemento além do implante hormonal?

2) Será que consigo uma transformação no meu corpo considerando esse quadro de idade, situação hormonal/implante, minha boa memória muscular? estou seguindo um treino e dieta mas não estou obtendo resultados, pelo contrário, estou engordando (talvez devido aos hormônios...). Possivelmente eu não poderei mais correr, então quero me dedicar à musculação, e caso haja a perspectiva realista de transformação, gostaria de encarar o desafio.

A seguir, atendendo a PADRONIZAÇÃO DE NOVOS POSTS, segue meu preenchimento:

Idade: 45

Altura: 1,65m

Peso: 78kg

Medicações em uso (Anticoncepcional, antidepressivo,anti hipertensivo, etc...): atualmente não tomo nada; mas tomei anticoncepcional por mais de 10 anos; uso o suplemento Colágeno UCII para o joelho.

Problemas de Saúde e história de cirurgias: cesariana; meniscectomia (retirada de 1/3 de menisco); reconstrução de LCA.

Exames de sangue hormonais recentes OU que tiver recente: logo abaixo. Os exames são de junho de 2020, pois foram feitos a pedido do endócrino para saber se eu era elegível para fazer o implante hormonal; além dos exames de sangue, fiz ecografia transvaginal e ecografia de tireóide e alguns outros exames, mas neles estava tudo bem. A colocação do implante hormonal será em janeiro de 2021.


Tempo de treino: julho de 2020 (ao longo da vida, o histórico é maior; mas continuamente, sem interrupção, há 5 meses).

 

Divisão de treino e horario do mesmo

TREINO A (segunda, quarta, sexta)

Supino inclinado: 2 séries 10 a 12 rep

Remada unilateral em pé: 2 séries 10 a 12 rep

Pulley frente: 2 séries de 10 a 12 rep

Elevação frontal: 2 séries de 10 a 12 rep

Supino inclinado com halter: 2 séries de 10 a 12 rep

Elevação lateral: 2 séries de 10 a 12 rep

Cárdio: após o treino, com 10 tiros de 30 segundos e pausa de 10 segundos (elíptico)

 

TREINO B (terça e quinta)

Leg press 45º: 2 séries 10 a 12 rep

Abdôme reto solo: 3 séries de 10 a 12 rep

Agachamento livre peso nas mãos: 3 séries de 10 a 12 rep

Mesa flexora: 2 séries de 10 a 12 rep

Prancha estática abdominal: 3 séries 30 segundos

Panturrilha com pernas estendidas: 2 séries de 10 a 12 rep

Cárdio: após o treino, com 10 tiros de 30 segundos e pausa de 10 segundos (elíptico)

 

Dieta: a dieta foi indicada por nutricionista

CAFÉ DA MANHÃ

2 fatias de pão de forma ou 2 colheres de tapioca

2 ovos ou 2 fatias de queijo minas frescal

1 banana

1 colher de sopa de aveia

ALMOÇO

100g carne bovina magra ou frango 

100g arroz branco (ou 80g de macarrão, ou 180g de arroz integral)

50g feijão

50g cenoura (ou 80g abóbora ou 100g tomate)

50g brócolis (ou 50g couve-flor ou 50g couve cozida ou 50g repolho cru)

2 folhas de alface (ou 6 folhas de rúcula ou 1 ramo médio de agrião)

1 laranja peqena (ou 1 fatia de abacaxi)

LANCHE DA TARDE

café

1 Iogurte Danio Danone (ou 2 fatias de queijo minas frescal)

2 bananas (ou 1 manga ou 1 goiaba)

JANTAR

100g carne bovina magra ou frango 

100g mandioquinha cozida (ou 100g mandioca cozida, ou 100g batata inglesa ou 100g batata doce cozida)

50g cenoura (ou 80g abóbora ou 100g tomate)

50g brócolis (ou 50g couve-flor ou 50g couve cozida ou 50g repolho cru)

2 folhas de alface (ou 6 folhas de rúcula ou 1 ramo médio de agrião)

1 laranja peqena (ou 1 fatia de abacaxi)

CEIA

2 ovos (ou 2 fatias de queijo minas frescal ou 1 iogurte protéico)

 

 

 

 

 

 


 

 

 

Arquivo_000.jpeg

Arquivo_001.jpeg

Arquivo_002.jpeg

Arquivo_003.jpeg

Arquivo_005.jpeg

Arquivo_006.jpeg

Arquivo_007.jpeg

Arquivo_008.jpeg

Arquivo_009.jpeg

Arquivo_010.jpeg

Arquivo_011.jpeg

Arquivo_012.jpeg

Arquivo_013.jpeg

Arquivo_015.jpeg

Arquivo_018.jpeg

Arquivo_019.jpeg

Arquivo_014.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


10 horas atrás, Alchmena disse:

1) Pelos resultados dos meus exames (logo abaixo), devo solicitar ao endocrinologista algum suplemento além do implante hormonal?

Bom Dia.

Quais suplementos vc pensa?

Suplementos excelentes e que não precisa de endocrino prescrever (todos importados de preferencia)= Vitamina D3 5000ui, Creatina 5g, Magnésio 300mg, Whey (esse pode ser nacional).

O que eu acho que faltou= vários exames hormonais . Acredito que tudo tem que ser visto antes de começar qualquer reposição.

10 horas atrás, Alchmena disse:

2) Será que consigo uma transformação no meu corpo considerando esse quadro de idade, situação hormonal/implante, minha boa memória muscular? estou seguindo um treino e dieta mas não estou obtendo resultados, pelo contrário, estou engordando (talvez devido aos hormônios...). Possivelmente eu não poderei mais correr, então quero me dedicar à musculação, e caso haja a perspectiva realista de transformação, gostaria de encarar o desafio.

Consegue chegar onde quiser....depende se vai querer andar no caminho certo ou fazer de conta.

Os cardios= vc não precisa de correr. Precisa de fazer caminhadas, isso sim vc pode fazer sem comprometer seus joelhos. Consegue treinar perna tranquilamente?

Quanto aos hormonios= podem interferir sim, porem acredito que possui algumas coisas que pode melhorar.

Quanto ao que debater com seu endocrino= solicitar mais exames (inclusive ecocardiograma e um exame abdominal de imagem tc ou usg). Outro ponto de pode ser disuctido é o uso de dispositivo percutaneo que misture os hormonios de reposição + 1 androgenico (testo ou trembolona). Eles são mais caros, mais duram ai seus 2 anos. Se colocar na ponta do lápis as vzs vale a pena pelo combo que oferece.

Não vou entrar no mérito do diagnostico, mas= quais sintomas sentiu de "climatério"?

Vamos lá:

Shape TEM indicação de uso de Aes no momomento.(feito por médico)

Precisamos primeiro adequar os pilares principais de todo grande crescimento no fisiculturismo/musculação/modelamento corporal que são= DIETA (1) , AEROBICOS (2), TREINOS (3), DESCANSO (4)

Por gentileza que darei o norte.....o restante vc faz.

1) Baixe um aplicativo que conte macronutrientes 

2) Calcule na sua dieta diária (

# Proteina= 115 g/dia

# Carboidrato= 200 g/ dia

# Gordura= 70g /dia
# Salada= 2x ao dia.

Agua/dia= 3,9 litros/dia minimo.

3) Aerobicos/hits por semana= 7 vezes/semana . (o segredo aqui é vc caminhar na esteria por 40 minutos com frequencia cardiaca maxima de 110 bpm.). Acredito que a velocidade da esteria fique em 4, mas tem que acertar isso verificando sua frequencia cardiaca.

4) Novas fotos se quiser nova avaliação=Aguardo dieta montada com horarios, quantidades e nomes das refeições (incluso citar quais refeições serão pre treino e pos treino)

TMJ

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado @Apollo Galeno, obrigada por responder. Só isso já me enche de ânimo  e até deu vontade de mudar o nome do post!

 

57 minutos atrás, Apollo Galeno disse:

 

Quais suplementos vc pensa?

Suplementos excelentes e que não precisa de endocrino prescrever (todos importados de preferencia)= Vitamina D3 5000ui, Creatina 5g, Magnésio 300mg, Whey (esse pode ser nacional).

 

 

Então, quanto aos suplementos, não sei ao certo, me sinto perdida, mas suas indicações já são um bom início. No caso do Whey, que marcas você sugere? Li a respeito e parece que é melhor se for hidrolisado e isolado, é isso mesmo? Qual o melhor momento pra tomar no meu caso?

 

 

Editado por Alchmena
foi publicado sem que eu tivesse terminado; falta de experiência
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Apollo Galeno disse:

 

 

Os cardios= vc não precisa de correr. Precisa de fazer caminhadas, isso sim vc pode fazer sem comprometer seus joelhos. Consegue treinar perna tranquilamente?

 

 

 

Minha relação com a corrida é passional mesmo, difícil de entender. O prazer depois de correr é viciante, endorfina pura. Quem sabe um dia eu volte a correr...  Já sofri muito por isso, e já aceitei que pode ser que nunca mais volte a correr, então, nesse sentido, o que vier é lucro, já me conformei. No meu caso, atividades de impacto (ainda que baixo impacto, como a caminhada) são recomendadas, por causa da osteogênese, dá pra fazer sem problemas. Outros treinos também consigo, inclusive agachamentos (segundo meu médico, DEVO FAZER AGACHAMENTOS pelo resto da vida por causa do meu joelho, para ter sempre a musculatura forte para não comprometer a articulação problemática). Alguns exercícios ainda não consigo fazer com carga elevada (tipo legpress, por exemplo), porque perdi massa muscular (andei de muleta muito tempo, o que fortaleceu uma perna enquanto a outra perdia massa muscular), mas já melhorei muito com relação a isso (inclusive é possível ver na foto, a minha coxa direita é um pouco mais "fina" do que a esquerda).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Alchmena disse:

Então, quanto aos suplementos, não sei ao certo, me sinto perdida, mas suas indicações já são um bom início. No caso do Whey, que marcas você sugere? Li a respeito e parece que é melhor se for hidrolisado e isolado, é isso mesmo? Qual o melhor momento pra tomar no meu caso?

Faça o manejo da dieta conforme lhe pedi....e poste a dieta aqui. Ai eu coloco os melhores momentos para uso.

24 minutos atrás, Alchmena disse:

Minha relação com a corrida é passional mesmo, difícil de entender. O prazer depois de correr é viciante, endorfina pura. Quem sabe um dia eu volte a correr...  Já sofri muito por isso, e já aceitei que pode ser que nunca mais volte a correr, então, nesse sentido, o que vier é lucro, já me conformei. No meu caso, atividades de impacto (ainda que baixo impacto, como a caminhada) são recomendadas, por causa da osteogênese, dá pra fazer sem problemas. Outros treinos também consigo, inclusive agachamentos (segundo meu médico, DEVO FAZER AGACHAMENTOS pelo resto da vida por causa do meu joelho, para ter sempre a musculatura forte para não comprometer a articulação problemática). Alguns exercícios ainda não consigo fazer com carga elevada (tipo legpress, por exemplo), porque perdi massa muscular (andei de muleta muito tempo, o que fortaleceu uma perna enquanto a outra perdia massa muscular), mas já melhorei muito com relação a isso (inclusive é possível ver na foto, a minha coxa direita é um pouco mais "fina" do que a esquerda).

A pergunta feita eu já sabia a indicação médica/fisioterapia para tal....vc está fazendo corretamente.

Quanto a corrida entenda que a limitação é momentanea....diminuindo o peso e fortalecendo as articulações acho tudo possivel,

Resumindo= Esperança encontrada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Apollo Galeno disse:

 

Quanto ao que debater com seu endocrino= solicitar mais exames (inclusive ecocardiograma e um exame abdominal de imagem tc ou usg). Outro ponto de pode ser disuctido é o uso de dispositivo percutaneo que misture os hormonios de reposição + 1 androgenico (testo ou trembolona). Eles são mais caros, mais duram ai seus 2 anos. Se colocar na ponta do lápis as vzs vale a pena pelo combo que oferece.

Não vou entrar no mérito do diagnostico, mas= quais sintomas sentiu de "climatério"?

 

 

 

 

Então, eu tenho vários exames cardíacos e também abdômen total, mas eles são de fevereiro de 2020, e foram feitos a pedido do cirurgião (do joelho) para avaliar o risco cirúrgico (que é um índice que é feito a partir de vários exames, principalmente cárdio-respiratórios, para avaliar o risco de um paciente que será submetido a cirurgia que envolve anestesia e sedação). O meu risco cirúrgico teve um resultado muito bom para a minha idade, o que se deve principalmente à corrida; a perda de massa muscular também teria sido muito maior se eu não corresse/fizesse musculação; isso também contribuiu para minha rápida recuperação. Se quiser coloco aqui.

 

Acredito (e espero) que o implante tenha mesmo algum hormônio androgênico, pois  minha testo está praticamente zerada. Progesterona muito baixa, também.

 

Com relação aos sintomas do climatério: eu já estava sentindo insônia, ansiedade, irritação, cansaço (ligado à insônia), redução da libido, ressecamento da pele (e conseqüentemente, coceiras pelo corpo), aumento de peso, aumento da gordura abdominal, irregularidade menstrual (antes era bem certinho; a primeira irregularidade ocorreu em junho2020). Além desses, existem outros sintomas ligados ao climatério, mas eu tive somente esses até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Apollo Galeno, boa noite. 

Mais uma vez, muito obrigada pela gentileza em me aconselhar. Suas palavras me encheram de esperança como uma planta quase morta de sede que recebe um aporte de água: tudo se renova! (olha aí, fiquei até poética).

Segue então, conforme solicitado, a dieta que o nutri me passou; preferi colocar do jeito que ele fez pra te mostrar primeiro, e só depois ajustar se necessário. Já de início eu gostaria de eliminar, se possível, os ovos da ceia, porque acho muita coisa pra comer logo antes de dormir.

Tenho ido treinar 17 ou 17:30, e o pré-treino fica sendo mesmo o lanche da tarde (o nutri recomendou 15h, mas eu como 16:30), e o pós-treino fica sendo o jantar.

 

08:00      CAFÉ DA MANHÃ        
     calorias carbo gorduras    proteína          fibra  
pão Nutrella 2 fatias (21gfatia) 171 28 3 8 4  
2 ovos 160 2 12 12 0  
café com adoçante (1 xícara) 10 0 0 0 0  
aveia em flocos (1 col)(25g) 107 16 2 5 3  
1 banana (75g) 67 17 0 1 2  
TOTAL 515 63 17 26 9  
             
12:00      ALMOÇO          
  calorias carbo gorduras proteína  fibra  
frango, 100g 165 2 3 21 1  
arroz, 100g 126 28 0 3 0  
feijão carioca, 50g 38 7 0 2 0  
brócolis refogado, 50g 41 3 3 1 2  
alface, 2 folhas 30 14 0 0 1  
1 laranja 62 15 0 1 3  
TOTAL 462 69 6 28 7  
             
16:30      LANCHE DA TARDE        
  calorias carbo gorduras proteína fibra  
café com adoçante 10 0 0 0 0  
iogurte Danio 128 18 4 35 0  
banana 67 17 0 1 2  
TOTAL 205 35 4 36 2  
             
19:30      JANTAR          
  calorias carbo gorduras proteína fibra  
frango, 100g 165 2 3 21 1  
mandioquinha, 100g 104 25 0 1 1  
brócolis refogado, 50g 41 3 3 1 2  
alface, 2 folhas 30 14 0 0 1  
1 laranja 62 15 0 1 3  
TOTAL
 
402 59 6 24 8  
             
22:00      CEIA          
  calorias carbo gorduras proteína fibra  
2 ovos 160 2 12 12 0  
iogurte Danio 128 18 4 35 0  
TOTAL 288 20 16 47 0  
             
  calorias carbo gorduras proteína fibra  
TOTAL DIÁRIO: 1872 246 49 161 26  
             
             

 

Se for preciso, posso mudar o horário do treino, inclusive fracionar, porque por enquanto estou trabalhando parcialmente em home office, farei o que for melhor.

 

O que você achou dos treinos?

 

Seguem novas fotos com iluminação melhor:

 

 

WhatsApp Image 2020-12-30 at 20.07.59 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-30 at 20.07.59 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-30 at 20.07.59.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Alchmena disse:

Se quiser coloco aqui.

Se puder coloque apenas o laudo do ECO e do exame de imagem de abdomen que vc possuir.

18 horas atrás, Alchmena disse:

Acredito (e espero) que o implante tenha mesmo algum hormônio androgênico, pois  minha testo está praticamente zerada. Progesterona muito baixa, também.

Isso ai vc tem que bater o pé com ele! Se ele não quiser colocar, troque de profissional! Por tudo demonstrado até aqui vc não tem nenhuma contra indicação (ainda não vi eco/imagem abs).

18 horas atrás, Alchmena disse:

certinho; a primeira irregularidade ocorreu em junho2020). Além desses, existem outros sintomas ligados ao climatério, mas eu tive somente esses até agora.

Mas vc menstruou depois de junho de 2020 ?

11 horas atrás, Alchmena disse:

Mais uma vez, muito obrigada pela gentileza em me aconselhar. Suas palavras me encheram de esperança como uma planta quase morta de sede que recebe um aporte de água: tudo se renova! (olha aí, fiquei até poética).

Honey Bees Vintage GIF

11 horas atrás, Alchmena disse:

gue então, conforme solicitado, a dieta que o nutri me passou; preferi colocar do jeito que ele fez pra te mostrar primeiro, e só depois ajustar se necessário. Já de início eu gostaria de eliminar, se possível, os ovos da ceia, porque acho muita coisa pra comer logo antes de dormir.

Seguinte....

Por favor adeque os macronutrientes (proteina/carbo/gordura) conforme eu sugeri. Depois vc coloque aqui.

A dieta que vc postou está fora do solicitado.

Use um aplicativo de contar macros e adeque por favor. Não é dificil. Monte sua propria dieta com o que vc costuma ou conseguiria comer por 1 mes.

20 horas atrás, Apollo Galeno disse:

) Aerobicos/hits por semana= 7 vezes/semana . (o segredo aqui é vc caminhar na esteria por 40 minutos com frequencia cardiaca maxima de 110 bpm.). Acredito que a velocidade da esteria fique em 4, mas tem que acertar isso verificando sua frequencia cardiaca.

O que penso do seu cardio está acima. Não sugiro fazer hit ou tiros na esteira por hora.

O treino está bom para iniciante.......com o decorrer da sua evolução se adequa as coisas.

Aguardo dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde.

Segue aí minha dieta corrigida conforme sua recomendação, @Apollo Galeno:

 

08:00 CAFÉ DA MANHÃ        
  calorias carbo gorduras proteína fibra
pão Nutrella  fatia (21g/fatia) 85 14 2 4 2
manteiga (1 col) 77 0 9   0
3 ovos 240 3 18 18 0
café com adoçante (1 xícara) 10 0 0 0 0
aveia em flocos (1col)(25g/colher) 107 16 2 5 3
1 banana (75g) 67 17 0 1 2
TOTAL 586 50 31 28 7
           
12:00 ALMOÇO        
  calorias carbo gorduras proteína fibra
frango, 100g 165 2 3 21 1
mandioquinha, 100g 104 25 0 1 1
           
brócolis refogado, 50g 41 3 3 1 2
alface, 2 folhas 30 14 0 0 1
1 laranja 62 15 0 1 3
azeite extravirgem (1 col) 108 0 12 0 0
TOTAL 510 59 18 24 8
           
15:00 LANCHE DA TARDE        
  calorias carbo gorduras proteína fibra
café com adoçante 10 0 0 0 0
           
iogurte Danio 128 18 4 35 0
aveia em flocos (1col)(25g/colher) 107 16 2 5 3
banana 67 17 0 1 2
TOTAL 312 51 6 41 5
           
19:30 JANTAR        
  calorias carbo gorduras proteína fibra
frango, 100g 165 2 3 21 1
mandioquinha, 75g 78 18,75 0 0,75 0,75
brócolis refogado, 50g 41 3 3 1 2
alface, 2 folhas 30 14 0 0 1
azeite extravirgem (1 col) 108 0 12 0 0
TOTAL 422 37,75 18 22,75 4,75
           
22:00 CEIA        
  calorias carbo gorduras proteína fibra
           
           
TOTAL 0 0 0 0 0
           
  calorias carbo gorduras proteína fibra
TOTAL DIÁRIO: 1830 197,75 73 115,75 24,75
         

 

 

Seguem também os seguintes resultados de exames:

1) Ecocardiograma transtorácico

2) Ecografia de Abdômen total (nefrolitíase = uma pedrinha no rim)

 

O meu endócrino pediu um check up bastante completo;  além desses aí, tenho também:

-Holter;

-Teste ergométrico em rampa (no laudo, "capacidade física excelente"; naquela época, né... agora já era :(

-Eletrocardiograma de repouso (aqui, uma conclusão interessante: "bradicardia sinusal", que corresponde a batimentos lentos em repouso; como eu era corredora de resistência, tinha - provavelmente não tenha mais - um coração hipertrofiado);

-Densitometria óssea;

-Ecodoppler colorido de artérias renais;

-Duplex scan venoso e arterial dos membros inferiores e superiores (em busca de varizes ocultas, trombos/placas.

 

No mais, um excelente 2021, e até o ano que vem!!!

 

 

 

 

WhatsApp Image 2020-12-31 at 17.27.24.jpeg

WhatsApp Image 2020-12-31 at 17.27.24 (2).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-31 at 17.27.24 (1).jpeg

WhatsApp Image 2020-12-31 at 17.27.24 (3).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu não quero ser chato...mas sendo (e vc la na frente vaie entender que isso é melhor).

Essa sua dieta esta correta porem por favor digite ela para eu poder modificar algumas coisas. Em forma de tabela fica complicado demais.

Se fizer hj ja arrumo hj (promessa prometida juro! kkkk)

E ai ja colocamos o ponteiro para correr.

exames de imagem= otimos! Nada a se preocupar e não precisa de repetir! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...