Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína Isolada de Soja


Ems

Post Destacado

Como havia prometido assim que tivesse material esclarecedor suficiente para conclusoes iria postar um topico sobre o assunto...

PROTEÍNA DE SOJA

O grande avanço das proteínas no momento.

Durante muito tempo no campo da suplementação com proteína de soja, ela era somente usada por vegetarianos, isto porque todo mundo olhava com uma certa indiferença para a proteína texturizada de soja porque provinha de uma fonte vegetal e era incompleta, e até certo ponto eu concordo (ou concordava) com esta afirmação. Isto porque durante os últimos anos uma companhia em St. Louis no Missouri , chamada Protein Technologies International (uma divisão da Ralston Purina), mudou drasticamente a forma de extração, concentração e qualidade das proteínas de soja. O nome desta proteína é PROTEÍNA ISOLADA DE e contem mais de 90% de proteína.

Embora seja relativamente nova, seu fabricante não desperdiçou tempo e colocou seu produto para o teste em pesquisa clínica.

Primeiro eles submeteram seu produto para testes comparativos contra o leite e a carne vermelha de vaca. No de qualidade de proteína chamado de" PDCAAS "ou seja Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score (Facilidade de Digestão de Proteína Corrigida de Aminoácidos) desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo hoje a maneira mais moderna de classificação de proteínas. O valor máximo estabelecido por este padrão é 1.0, sendo assim toda proteína que alcançar este valor é considerada completa para humanos. A Proteína Isolada de Soja, junto com a caseína e a proteína do ovo, marcou 1.0 perfeito, enquanto que a carne vermelha de vaca só marcou 0.92.

Nos estudos seguintes eles fizeram a seguinte pesquisa para determinar os efeitos da proteína isolada de soja contra a carne de vaca, em retenção de nitrogênio em homens jovens saudáveis. Os dois grupos foram alimentados com cerca de 0.8 gramas de proteína por quilo de peso por dia , cada grupo com um tipo de proteína. Este estudo foi realizado a longo prazo e estas eram as únicas fontes protéicas fornecidas. O resultado encontrado foi semelhante nos dois grupos, não achando deterioração corporal em nenhum deles. E o grupo de Cientistas então declararam, "A qualidade nutricional da Proteína Isolada de Soja é alta, e esta proteína vegetal pode servir como fonte exclusiva de aminoácidos essenciais e nitrogênio para a manutenção protéica em adultos". Palavras bem fortes, não?

Assim sabemos que esta proteína tem uma qualidade alta e provê um solido perfil de aminoácidos essenciais. Mas o que mais ela pode fazer ? Quais suas características com relação às Propriedades funcionais? Aí se encontra a maior e mais rara qualidade deste tipo incomparável de proteína como veremos a seguir:

A Proteína Isolada de Soja ostenta o maior percentual de aminoácidos chamados de "Agrupamento Critico", que são BCAA`s e os dois aminos Glutamina e Arginina. Estes 5 aminos compõem cerca de 36.2% do produto. Sendo que a Glutamina sozinha conta cerca de 19.1% , esta forma de aminos críticos podem ser particularmente úteis aos atletas durante uma fase de dieta.

Uma grande quantidade de estudos mostraram que uma ingestão regular de Proteína Isolada de Soja pode aumentar a produção endógena de Tiroxina(T4), hormônio estimulante de tireóide (TSH) e Triodotironina(T3), e manter a insulina estável quando comparada com outros tipos de proteína como caseína e proteínas de peixe. A Tiroxina é o principal regulador da taxa metabólica, ou seja, mais Tiroxina mais rápido o metabolismo. Este suporte é bastante útil para atletas em fase de definição muscular quando se tenta perder o máximo possível de gordura corporal. Uma pesquisa mostrou que a proteína isolada de soja causou uma maior retenção de nitrogênio e maior perda de gordura corporal, durante uma fase de pouca ingestão calórica quando comparada com Caseína.

A pesquisa animal mais interessante sugere, que um dos isoflavones achados na Proteína isolada de soja (Daidzen) pode ter um efeito específico na produção do hormônio sexual masculino. Animais machos em laboratórios experimentaram uma maior excreção de testosterona e hormônio de crescimento como também um maior crescimento de músculo.

Proteína de soja parece ter um efeito lipolítico no sangue e uma interessante habilidade em diminuir a viscosidade sangüínea, e esta propriedade funcional pode ajudar na circulação de apoio e entrega de nutrientes durante o trabalho muscular.

E finalmente até mesmo a Proteína Isolada de Soja de mais alta qualidade pode custar metade do preço das concorrentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Informacoes presentes no rótulo...

NUTRISOY

Proteína Isolada de Soja com Isoflavonas, contendo 60 mg de isoflavonas em 20g de

proteína e sais minerais, equivalente a duas colheres das de sopa, indicado para a nutrição esportiva. A proteína isolada de soja contém maiores quantidades dos aminoácidos anabólicos: Arginina e Glutamina, além de apresentar grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada:BCAA (isoleucina, leucina

e Valina).

Sugestão de uso:

10 g (01 colher das de sopa em média) meia hora antes do treino e 10 g

até os primeiros 45 minutos após o

término dos exercícios, adicionados ao

leite, ou de acordo com a necessidade, de

1,0 a 1,2 g por quilo de peso total para

maior desenvolvimento da massa muscular.

NUTRISOY é uma proteína de soja isolada, isto é, isenta de gorduras e carboidratos que por ser de origem vegetal, apresenta uma alta digestibilidade, em torno de 93% com absorção imediata pelo organismo, vantagens estas que a diferenciam da proteína da dieta comum(carne, leite e ovos).

Em outubro de 1999 o FDA(órgão que fiscaliza alimentos e remédios nos Estados Unidos), aprovou o "claim" sobre proteína de soja e doenças cardíacas: "a ingestão diária de 25g de proteína de soja numa dieta com baixos níveis de colesterol e de gordura saturada pode reduzir o risco de doenças cardíacas coronarianas".

Porção de 20g (*) %VD ou IDR(**) Em 100g do prod.

Valor Calórico 70kcal 3 370 kcal

Carboidratos 0g 0 0g

Proteínas 18g 37 92g

Gorduras Totais 0g 0 0g

Gorduras Saturadas 0g 0 0g

Colesterol 0mg 0 0g

Fibra Alimentar Menor que 1g 3 4g

Cálcio 40mg 5 200mg

Ferro 3,60mg 26 18mg

Sódio 200mg 8 1000mg

Isoflavonas 60mg

Aminograma

Em 100g da proteína

Alanina

4,2

Arginina

8,0

Ácido Aspártico

12,1

Ácido Glutâmico

20,4

Cisteína

1,4

Glicina

4,2

Histidina

2,7

Isoleucina

4,3

Leucina

7,8

Lisina

6,5

Metionina

1,4

Fenilalanina

5,4

Prolina

5,3

Serina

5,7

Treonina

3,6

Tirosina

4,1

Triptofano

1,0

Valina

4,5

Na embalagem esta indicado que o gosto é agradavel...

Bem , se a qualidade for boa e realmtente estiver a risca com o q esta no rotulo é uma otima pedida em termos de proteinas.

No mais, espero ter contribuido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Será que a proteína isolada de soja da PeterFood substitui bem o whey protein? Da mesma marca, o whey é 2 vezes mais caro.

Meu objetivo agora é manter massa muscular e perder gordura, que tá um pouco alta, pra definir um pouco, e depois continuar a hipertrofia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que vou levar um puxao de orelha por este meu comentario mas na minha simples e humilde opiniao proteina isolada de soja nao deve ser usada como primeira opcao em suplementacao proteica. Tudo bem que esta proteina esta sendo muito usada em suplementos e ate mesmo adicionada a alimentos, mas para nos que visamos aumento de massa no menor tempo, procure proteinas de origem animal. Alem do mais, as isoflavonas presentes na soja sao muito boas para mulheres entrando na menopausa e nao para homens visando manter um alto nivel de testosterona circulante (provocado por exercicios de alta intensidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...