Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Somatotipos: existem ectomorfos barrigudos e endomorfos secos?


g_roots

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • 3 anos depois...

Olá pessoal!

Sou estudante de Educação Física, estou cursando o 4º ano e quero fazer meu TCC sobre os somatotipos e sua enfluência no treinamento de hipertrofia muscular, porém não conheço muitas bibliografias sobre o assunto vcs podem me indicar alguma?

Obrigado por enquanto, um abraço! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:DPor favor alguem pode reponder minha pergunta sobre os somatotipos, a pergunta já esta registrada a duas semanas mas ninguem respondeu, até parece que estou sozinho aqui. Ou então me ajudar como selecionar a resposta pois no começo das do tópico posso ver que tenho duas resposta mas não consigo acessa-las, por favor mais uma vez me ajudem!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

G_ROOTS: Somatotipos são uma classificação básica e não uma lei, portanto, a resposta a sua pergunta é: sim, pode existir individuos com características de outros somatotipos.

Essa classificação é utilizada atualmente, para descrever os tipos físicos do ser humano, assim determinados de acordo com seus principais tecidos: ossos, músculos e reserva de gordura.

A teoria foi desenvolvida pelo psicólogo americano William Sheldon na década de 40 e, possuía uma abrangência maior do que a espécie humana. Segundo o cientista, os somatotipos seriam classificações básicas dos tipos corporais dos animais, de acordo com a proeminência de diferentes tecidos.

Após estudar os corpos de cerca de 4.000 homens, fotografados frontalmente, lateralmente e posteriormente, o cientista nomeou os somatotipos de acordo com as três camadas responsáveis pelo crescimento embrionário: o endoderma, que se transforma no trato digestivo, o mesoderma, que desenvolve músculos, veias, artérias e o coração, e o ectoderma, responsável pela formação do sistema nervoso.

Todos os três somatotipos podem ser encontrados em um só indivíduo, em maiores ou menores proporções. Sua classificação é feita, portanto, através da característica predominante.

Sheldon também defendeu uma associação entre os somatotipos e o temperamento humano, tese que, considerada extremamente simplista, foi prontamente combatida pela comunidade científica.

WELLINGTON RAN: Seu tcc provavelmente será baseado em várias outras fontes e não só diretamente sobre o assunto como:

BEAN, Anita. The complete guide to strength trainning. 1ª ed. London: A&C Black, 1997. 220p. ISBN 0-7136-4389-7.

BODY Types. Disponível em: https://www.jefit.com/exercise-tips/three-different-body-types. Acesso em: 17 mar. 2001.

BÖHME, Maria Tereza Silveira. Cineantropometria - componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79, 2000.

CONHEÇA melhor o seu tipo físico I e II. Disponível em: https://www.biotreino.com.br/dicas/hipertrofia/endomorfo-ectomorfo-e-mesomorfo-como-saber-o-seu-biotipo-fisico/. Acesso em 17mar. 2001.

FERRIGNO, Lou. Lou Ferrigno's guide to personal power, bodybuilding and fitness. 1ª ed. Chicago: Contemporary Books, 1996. 186p.

FILHO, Domingos Parra; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos. Monografia, TCC - Teses - Dissertações. 3ª ed. Futura, 2000.

FONTANA, Keila Elizabeth; RIELH, Osmar. Biometria. Brasília; UNB, Faculdade de Educação Física, 2000, 93 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

MICHELS, Glaycon. Aspectos históricos da cineantropometria e desempenho humano. Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 106-110, 2000.

PENA, Jimmy. The bodytype diet. Joe Weider's Muscle & Fitness. Woodland Hills, vol. 61, n° 02, p. 138-142, fev. 2000.

PETROSKI, Edio Luiz et al. Antropometria, técnicas e padronizações. Porto Alegre: Palotti, 1999.

SOUZA, Romeu Rodrigues de. Avaliação Biométrica em Educação Física. 1ª ed., Brasília: MEC/SEED.

Existem um trabalho simples em que você pode ter uma idéia da coisa em: http://www.efdeportes.com/efd96/perfil.htm

Preze pela metodologia, estrutura, sujeitos experimentais, protocolos, somatocartas, avaliações e etc...

Fiquem com Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...