Jump to content
Sign in to follow this  
g_roots

Somatotipos: existem ectomorfos barrigudos e endomorfos secos?

Rate this topic

Recommended Posts

eu sou endomorfo e tava com uma pancinh até uns 4 meses tars.. agora q tomei vergonha na kra e passei a fazer aerobico s q trinco a parada..

achu q deve te sim...... barriga já num depende so de genotipo.....

Olá pessoal!

Sou estudante de Educação Física, estou cursando o 4º ano e quero fazer meu TCC sobre os somatotipos e sua enfluência no treinamento de hipertrofia muscular, porém não conheço muitas bibliografias sobre o assunto vcs podem me indicar alguma?

Obrigado por enquanto, um abraço! :lol:

:DPor favor alguem pode reponder minha pergunta sobre os somatotipos, a pergunta já esta registrada a duas semanas mas ninguem respondeu, até parece que estou sozinho aqui. Ou então me ajudar como selecionar a resposta pois no começo das do tópico posso ver que tenho duas resposta mas não consigo acessa-las, por favor mais uma vez me ajudem!!

Abraço!!

G_ROOTS: Somatotipos são uma classificação básica e não uma lei, portanto, a resposta a sua pergunta é: sim, pode existir individuos com características de outros somatotipos.

Essa classificação é utilizada atualmente, para descrever os tipos físicos do ser humano, assim determinados de acordo com seus principais tecidos: ossos, músculos e reserva de gordura.

A teoria foi desenvolvida pelo psicólogo americano William Sheldon na década de 40 e, possuía uma abrangência maior do que a espécie humana. Segundo o cientista, os somatotipos seriam classificações básicas dos tipos corporais dos animais, de acordo com a proeminência de diferentes tecidos.

Após estudar os corpos de cerca de 4.000 homens, fotografados frontalmente, lateralmente e posteriormente, o cientista nomeou os somatotipos de acordo com as três camadas responsáveis pelo crescimento embrionário: o endoderma, que se transforma no trato digestivo, o mesoderma, que desenvolve músculos, veias, artérias e o coração, e o ectoderma, responsável pela formação do sistema nervoso.

Todos os três somatotipos podem ser encontrados em um só indivíduo, em maiores ou menores proporções. Sua classificação é feita, portanto, através da característica predominante.

Sheldon também defendeu uma associação entre os somatotipos e o temperamento humano, tese que, considerada extremamente simplista, foi prontamente combatida pela comunidade científica.

WELLINGTON RAN: Seu tcc provavelmente será baseado em várias outras fontes e não só diretamente sobre o assunto como:

BEAN, Anita. The complete guide to strength trainning. 1ª ed. London: A&C Black, 1997. 220p. ISBN 0-7136-4389-7.

BODY Types. Disponível em: https://www.jefit.com/exercise-tips/three-different-body-types. Acesso em: 17 mar. 2001.

BÖHME, Maria Tereza Silveira. Cineantropometria - componentes da constituição corporal. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 72-79, 2000.

CONHEÇA melhor o seu tipo físico I e II. Disponível em: https://www.biotreino.com.br/dicas/hipertrofia/endomorfo-ectomorfo-e-mesomorfo-como-saber-o-seu-biotipo-fisico/. Acesso em 17mar. 2001.

FERRIGNO, Lou. Lou Ferrigno's guide to personal power, bodybuilding and fitness. 1ª ed. Chicago: Contemporary Books, 1996. 186p.

FILHO, Domingos Parra; SANTOS, João Almeida. Apresentação de trabalhos científicos. Monografia, TCC - Teses - Dissertações. 3ª ed. Futura, 2000.

FONTANA, Keila Elizabeth; RIELH, Osmar. Biometria. Brasília; UNB, Faculdade de Educação Física, 2000, 93 p.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.

MICHELS, Glaycon. Aspectos históricos da cineantropometria e desempenho humano. Florianópolis, vol. 02, n° 01 p. 106-110, 2000.

PENA, Jimmy. The bodytype diet. Joe Weider's Muscle & Fitness. Woodland Hills, vol. 61, n° 02, p. 138-142, fev. 2000.

PETROSKI, Edio Luiz et al. Antropometria, técnicas e padronizações. Porto Alegre: Palotti, 1999.

SOUZA, Romeu Rodrigues de. Avaliação Biométrica em Educação Física. 1ª ed., Brasília: MEC/SEED.

Existem um trabalho simples em que você pode ter uma idéia da coisa em: http://www.efdeportes.com/efd96/perfil.htm

Preze pela metodologia, estrutura, sujeitos experimentais, protocolos, somatocartas, avaliações e etc...

Fiquem com Deus.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this  

• Similar Content

• By Cassiao
      Bom dia, boa tarde e boa noite
      Gostaria de relatar aqui o meu cutting
      Eu era e ainda sou obeso estava com 148 kg e graças a Deus consegui chegar a 120( só que com dieta muito restrita acho que não comia 1500 calorias)
      E agora quero fazer uma dieta mais certinha.
      Fiz o cálculo do meu gasto calórico e deu cerca de 3.300 calorias, pois eu me exército bastante no meu trampo trabalho em expedição e ando o dia todo.

Tomo de 5 a 6 litros de água por dia
      Suplementos : whey 80% da growth, multivitaminico da growth, creatina growth, vitamina c growth, omega 3 growth
      Treino ABC 2x (6 dias na semana)
      Tempo de treino 7 mês
      Seg peito/tricipes e ABS e 50 min de caminhada ( vou de ape para a academia cerca de 20min ida e volta e 30 min de esteira)
      Terça costa/bíceps e lombar (20 min Caminhada)
      Quarta pernas completo e panturrilha e ombros (50 min Caminhada)
      Quinta peito e tricipes e abs (20 min Caminhada)
      Sexta costa e bíceps e lombar (50 min Caminhada)
      Sábado pernas completo e pantu e ombros (20 mim Caminhada)
      Dieta

1 refeição 6:30 - 7:00 hr
      1 cápsula multivitaminico 1 omega 3 e 1 vitamina c
      200ml leite desnatado
      30 gramas de aveia integral
      30 gramas de cereal ama Vita sem açúcar
      50 gramas de whey 
      30 gramas de pasta de amendoim

Almoço 11 hrs
      3 ovos cozidos
      150 gramas de peito de frango (pesado cru)
      250 arroz integral
      100 g brócolis cozido, 100 tomate e 100 de beterraba cozida

Pré treino 16 hrs
      300 ml de leite desnatado
      200g de banana
      50g de whey
      7g de creatina

Pós treino 19:30-8hrs
      30g de cereal ama vita

Janta 8;30-9hrs
      1 cápsula omega 3
      200g peito Franco pesado cru
      150g de arroz integral
      100g de ovo pesado cru( faço omelete ou frito na frigideira antiaderente)
      100g de tomate
      50 grama de alface
      50g de pasta de amendoim

Total calorias 2900, carbo 305, proteina 244, gordura 80
      Obs perdoe qualquer erro e por favor avaliem pois pesquisei muito para fazer isso obrigado

• By jackiechan06
      Acabei de ler o Artigo ( Treino de Hipertrofia para o Ectomorfo ) no seguinte link ( ) e notei q o recomendado pelo artigo eh MUITO diferente do meu treino atual. Gostaria de saber a opiniao de voces sobre esse treino:

Todos os exercicios sao 4 series ( 10-8-6-15 ).

Dia 1 – Peito, Biceps e Antebraço
      Supino Reto
      Supino Inclinado
      Crucifixo(Reto, Inclinado ou Declinado)
      Rosca Direta
      Rosca Alternada
      Rosca Inversa

Dia 2 – Descanso

Dia 3 – Pernas, Ombros e Trapézio
      Agachamento
      Leg Press
      Extensora
      Desenvolvimento com Halteres
      Elevação Lateral
      Encolhimento

Dia 4 – Descanso

Dia 5 – Costas e Triceps
      Levantamento Terra
      Remada Curvada
      Pulley Frontal
      Rosca Testa
      Pulley Triceps

Eu tenho disponibilidade de treinar 5x por semana, caso achem melhor treinar 5 dias por favor postar aqui.

Valeu.
    • By langua
      so um classico ectomorfo estou tendo mt difilcudade com a hipertrofia e ganho de massa qria saber qual é a melhor forma de treino qtos exercicios para kda musculo,qtas series e qtas repetiçoes é ideal para esse tipo de pessoa e dieta esta bem.to suplementado com whey malto e creatino e um jack3d no pre tbm
    • By Toca
      Ola a todos, sou novo aqui no fórum mas já os acompanho a algum tempo.
      Antes de começar gostaria de esclarecer que estou com o eixo hormonal alterado, em julho do ano passado voltei a treinar depois de 8 meses parados e obtive resultados bons,  mas novembro do ano passado comecei a perceber os sintomas mais comuns de baixa testosterona. Passei com endocrinologista e ele pediu um hemograma, quando eu vi o resultado fiquei muito abalado, a testosterona estava em níveis muito baixos - aproximadamente 9 ng/L - acabei por realizar 2 hemogramas para confirmar o resultado. Fiz vários exames posteriores para identificar o problema mas tudo estava em condições para funcionar corretamente. O endocrinologista me receitou um tratamento hormonal com a utilização de 1 ampola de deposteron 200mg a cada 21 dias. Na metade da segunda ampola (vem 3 na caixa) eu comecei a tomar zma e um fitoterápico antes de dormir. Após 45 dias da utilização da ultima ampola refiz o hemograma e estou com hormônios altos.
      Voltei a treinar nesta semana e gostaria de ajuda no que for possível.
      Altura: 1,72 m
      Peso: 64 kg
      Medicações em uso (Anticoncepcional, etc...): Nenhum
      Problemas de Saúde: Nenhum
      Tempo de treino: 1 ano com consistência - parado a 6
      Ciclos FEITOS com dose e tempo: Nenhum
      Divisão de treino e horario do mesmo: Divisão ABC
      Horario de treino: Período de aula - das 6:40 até 7:50 -- Férias: 16:00 até 17:10
      A - Peito/Ombro/Triceps/Panturrilha
       - Supino inclinado com halter - 4 x 10 - Carga: 20kg/lado
       - Supino Reto com barra -  4 x 10 - Carga: 16 kg/lado
      - Paralelas - 3 x 8 
      - Crucifixo no banco inclinado com polia - 3 x 10 - Carga: 5 kg/lado
      - Elevação lateral em pé na polia - 4 x 12 - Carga: 6 kg/lado (coloco um haltere de 1 kg na polia 😑)
      - Desenvolvimento sentado com halter - 3 x 10 - Carga: 10kg/lado - (Pensando em reduzir carga ou repetição) 
      - Extensão tríceps francês inclinado - halter (30º ou 45º) - 4 x 10 - Carga: 9kg/lado
      - Puxada de tríceps na polia - 4 x 10 - Carga: 30kg-total
            Panturrilha ( treino segunda/quinta/sábado) - Esquema de 10 repetições com o pé voltado pra frente e 10 repetições com os pés voltando para dentro
           Panturrilha em pé no smith - 3x20 - Carga: 25kg/lado
           Elevação de panturrilha sentado - 3x20 - Carga: 20kg/total
           Elevação panturrilha no leg 45º - 3x20 - Carga: 40kg/lado

B - Costas, Biceps e antebraço 
       - Barra fixa - 3 x (10,8,6) - Carga: Peso corporal
      - Remada curvada com barra - 4 x 10 - Carga: 15kg/lado
      - Encolhimento com barra - 4 x 10 - Carga: 15kg/lado
      - Remada unilateral no banco inclinado 45º - 4 x 10 - Carga: 20kg
      - Peckedeck Reverso - 3 x 15 - Carga 25kg/total
      - Posterior de ombro com halter no banco inclinado - 3 x 10 - Carga: 6kg/lado
      - Rosca direta com barra - 4 x 10 - Carga 1º e 2º série: 9kg/lado -  Carga 3º 4º série: 7kg/lado
      - Rosca martelo - 4 x 10 - Carga: 8kg/lado
      - Rosca concentrada - 4 x (12,12,10,10) - Carga: 7 kg
      - Rosca inversa com halter - 3 x 15 - Carga: 3kg

C - Quadríceps, lombra e abdomen
      - Agachamento livre com barra - 4 x 10 - Carga: 10kg/lado (aumento 10kg a cada série, mantendo o maximo de carga em 30kg)
      - Agachamento frontal com barra na frente - 3 x 10 - Carga 10kg/lado
      -Leg press inclinado - 4 x 10 - Carga: 40kg/lado
      - Agachamento afundo com barra, apoiado num banco - 3 x 8 - Carga: 7kg/lado
      - Extensão de pernas - 4 X 10 - Carga 1º e 2º série: 40kg - Carga 3º e 4º série: 45kg
      - Flexão de pernas sentado maquina - 4 x 10 - Carga: 35 kg
      -Hipertensões com anilha: 3 x 10 - carga: 5kg
      -Abdominal reto: 15 x 3
      - Abdominal com rolinho: 10 x 3
      - Abdominal com elevação das pernas: 15 x 3 
      Dieta com quantidade de proteina/carboidrato/gordura por dia: 
      Proteina: 130 g
      Carboidrato: 240g
      Gordura: 60g

Meididas:
      Ombro: 110 cm
      Peitoral: 94 cm
      Braço D : 35,5 cm
      Braço E: 35 cm
      Antebraço D : 28 cm
      Antebraço E : 27,5 cm
      Cintura: 73 cm
      Quadril: 89 cm
      Perna D : 53 cm
      Perna E : 53,5 cm
      Panturrilha D : 35 cm
      Panturrilha E : 35,5 cm
      Segue abaixo meu mais recente hemograma, como disse acredito que esteja com disfunção hormonal e vou passar com outro endocrinologista...

Bom, acredito que seja isto. Como disse gostaria de receber ajuda em todos os aspectos possíveis, criei este relato aqui porque quero maximizar minha evolução mas principalmente para aprender.
      PS: Sobre os alimentos da dieta ainda não consegui estabelecer quais usar, estou procurando os mais naturais possíveis que sejam de faço preparo e com um bom custo beneficio - estou estudando sobre IG para otimizar a dieta, assim que tiver uma que seja eu acredite ser eficiente e com um bom custo e a trago aqui pra vocês avaliarem.
      Obrigado.

• By Malu.lu
      Olá, tenho 32 anos já treino a 12 anos. Sou geneticamente magrela. Hoje peso 62kg tenho 1,71mt. Quando eu tinha 22 anos fiz uns ciclos bem irresponsável.  Tomei essas drogas contrabandeadas, em um período de uma ano e meio fazia um ciclo e dava um intervalo de 4 meses e fazia outro, tomei; oxandrolona 20mg dia com stano em comprimidos, tomei oxandrolona com stano injetável e por último tomei stano e Deca injetável. Eu não me alimentava corretamente. Meu corpo na época ficou bom lógico que uma vitalização surgiu. E nunca mais Tomei.. porém aos 27 anos eu fiquei um ano e meio sem treinar devido minha rotina a de estudos. E fiquei com 56kg,
      Voltei a treinar e até então treinava mas não tinha força (meu trabalho é cansativo), comecei fazer acompanhamento com nutricionista que sigo mas não ganho massa magra. Eu parei de tomar anticoncepcional e tomei tribulus e creatina e ganhava um quilo.
      Fui então em em um médico que falou que a droga ideial para mim seria a Deca, mas como eu tenho medo de vitalização e ele disse que como eu já tomei estanazol os meus percursores de hormônios masculinos está na memória, onde eu posso ter uma vitalização terrível ou não. Então ele decidiu me dá oxandrolona sendo que podemos interromper com mais facilidade caso me de vitalização.
      Ele me prescreveu 30 MG por dia cada 8h. Por 2 meses.
      Eu achei muito, inicie faz 4 dias tomando 20mg dia (10mg a cada 12h)
      O que vocês acham que devo seguir o médico ou vou com calma com 20mg dia?
      Minha dieta não sigo exatamente um cálculo de proteínas e carboidratos. 
      Mas como a cada 3h, proteína e carboidratos complexos, gorduras boa e fibras. E que me atrapalha é que trabalho a noite em escala de 12/36. Então a rotina alimentar é bem louca. Mas não fico sem comer. Tomo whey com uma colher de maxy whazi após o treino.
      Meu treino é um dia só  membros superiores e no outro dia só membros inferiores. Faço todos os dias abdômen e 15 minutos de bike nos dias de MS
      Tenho 5 treinos diferente para MI, que vou intercalando.
      O treino de MS e o mesmo para 30 dias . Eu só não tenho ele para postar
      MI 1
      1: agachamento 4 x 12 subida lenta
      2: leg press 3 x 10 normal 10 lenta
      3: afundo no Smith 3 x 12
      4: extensora 5 x 50 / 40 / 30 / 20 / 10
       um minuto de descanso
      5: adutora 3 x 50, 45 segundos de descanso
       MI 2
      1: agachamento 4 x 12
      2 leg 6 x 6
      3: extensora 5 vezes 15 com