Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Maltodextrina é carboidrato complexo sim!!!! Não teimem!


Bomber User

Post Destacado

Maltodextrina é um tipo de carboidrato complexo, que apresenta características de carboidrato simples por ter um alto índice glicêmico.

Utilizada como suplemento durante a atividade física, se

a mesma for prolongada e se o requerimento de carboidratos for necessário.

Ela mantém a glicemia e repõe estoques de glicogênio muscular e hepático. Ou seja, deve ser utilizada quando realmente houver necessidade.

Tem gente enganada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 25
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

  • 1 ano depois...

é o seguinte galera eu não sou nutricionista nem nada, mas eu pesquisei bastante sobre o assunto e descobri o seguinte:

existem três tipos de carboidratos conforme sua composição: monossacarídeos formados por apenas uma molécula de açucar, que são os mais simples como a dextrose, os dissacarídeos ou oligossacarideos que possuem de duas até vinte moléculas de açucar, é neste grupo que entra a maltodextrose e os polissacarideos, que são os mais complexos que são os amidos e etc com mais de vinte moléculas de açucar. Ou seja, a maltodextrose é complexa porque possui mais do que uma molécula de açucar em sua composição, porém não faz parte do grupo dos mais complexos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maltodextrina é um carboidrato complexo. A maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar.

Apesar da maltodextrina ser um carboidrato complexo, a união dos compostos que formam a maltodextrina e a tornam um carboidrato “complexo” são fracos e extremamente simples o que faz com que a digestão dela seja somente um pouco mais lenta que a da dextrose.

Em relação ao IG, quanto maior o índice glicêmico do carboidrato maior vai ser o pico de insulina. Quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes (por isso malto e dextrose são utilizados junto de whey, creatina, etc).

De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e conseqüentemente a insulina, no qual a dextrose tem o valor de 111 contra 105 da maltodextrina. Ambos são elevados e a maltodextrina pode gerar um pico de insulina quase tão alto quanto o da dextrose.

Se o seu objetivo for usar a malto para a reposição de glicogênio que foi perdido durante o treino e elevação da insulina para aumentar a absorção de outros nutrientes como proteína, vai conseguir fazer o trabalho com certa eficácia.

Eu costumo tomar maltodextrina com whey e bcaa 1 hora antes do treino e durante o treino (para aproveitar a hiperemia): dextrose (em razão do IG e da taxa de absorção mais alta que a da malto), whey, bcaa/leucina, creatina, beta-alanina, glutamina e AAKG. No pós-treino eu faço uma refeição decente: batata doce e frango (e tem dia que eu inverto a ordem para não cair na rotina - frango e batata doce).

Max

Treinar, comer e dormir: SEMPRE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...