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toira

Movimento curto ou até o fim? Amplitude máxima?

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Nunca faça exercícios parciais por um longo período, sempre faça os exercícios com a amplitude total.

naum entendi muito bem,vc quer que por exemplo, se faça o agachamento completo ?

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Guest Claudio Schenker

naum entendi muito bem,vc quer que por exemplo, se faça o agachamento completo ?

Já que você citou esse exercício...sim você e todos mais podriam fazer o agachamento com a amplitude total, se não possuirem problemas na coluna e nas articulações dos joelhos etc. isso pode ser muito benéfico, mas se os problemas existirem faça o leg press.

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naum entendi muito bem,vc quer que por exemplo, se faça o agachamento completo ?

De todos os exercícios, o agachamento completo é o único que eu particularmente evito fazer .(faço até +- 90º ). O problema do agachamento profundo ou completo é que esse exerc. propicia uma grande sobrecarga sobre o joelho e a coluna lombar, e é feito em uma condição de instabilidade(sem apoio), por isso exige uma boa técnica na sua execução para se evitar lesões, e muita gente não faz esse exercício com a postura correta.

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...já ouvi muitos especialistas sérios falar q o movimento curto não causaria lesões se o movimento for feito controladamente...

Sim, é verdade. Mas a questão é a PROBABILIDADE da lesão ocorrer, que é maior devido a elevada sobrecarga aliada ao desprezo aos devidos cuidados. Também não se pode esquecer que esse método não deve ser utilizado por iniciantes. De todo modo, o risco da lesão ocorrer está intimamente relacionado à postura e descuidos durante o exercício.

...inclusive em alguns casos como a rosca scott, se diz q não se deve esticar totalmente o braço e q isso sim poderia causar lesões.

A extensão total das articulações é desaconselhável para qualquer tipo de exercício. Além de sobrecarregar as articulações perde-se em potência, pois nesse caso parte da força é transferida para o cotovelo para dar início ao movimento. Cabe lembrar que mantendo as articulações em semi-flexão garante-se a tensão contínua durante o exercício, o que nem sempre ocorre durante a extensão total.

...E com relação a musculos encurtados, já ouvi muitos falarem q isso não tem muito a ver q o fato de a pessoa terem músculos curtos seria mais por falta de alongamento e outros q é algo genético, inclusive um destes é o Claudio e aí vc poderia até debater isso com ele.

As duas afirmações estão corretas, cada uma em um contexto. Uma pessoa que não faz alongamentos pode perder gradativamente a flexibilidade com o tempo. Essa perda varia de acordo com a flexibilidade de cada um, que apesar de ser definida desde que nascemos pode ser melhorada com exercícios específicos.

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Em 16/08/2003 em 13:52, toira disse:

O certo é fazer os movimentos dos exercicios até o fim, tipo encostar a barra do supino quase no peito ou fazer mais curto, descer menos?

Em nossa seção de exercícios sempre é recomendada a amplitude máxima se o executante não tiver nenhuma limitação motora:

https://fisiculturismo.com.br/exercícios/

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Em 02/11/2019 em 15:38, Apollo Galeno disse:

Poderia fazer uma lista de links do forum que falam sobre como montar uma dieta para iniciantes, calculadoras....sei lá......para poder direcionar iniciantes bem bem iniciantes.......????

Acredito que o melhor link que temos no momento é este:

Caso precise de algo mais detalhado, favor enumerar todos os pontos de conteúdo para que possamos pedir para algum colaborador produzir uma matéria específica.

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    • By Leena Fabrini
      Realizar exercícios de treinamento de peso fazendo o movimento completo produz maior ganho de força do que o proporcionado pelo movimento parcial, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores brasileiros.
      Foram comparados ganhos em homens jovens que fizeram exercícios com o movimento completo e com o movimento parcial. Constatou-se que é 50% mais efetivo executar a gama completa de movimento no treino do que o de alcance restrito.
      Por outro lado, sabe-se que a gama parcial na formação do movimento também oferece maior resistência. Todavia, caso queira maiores ganhos de força, faça os exercícios com seu movimento completo.
      Fontes: Jornal Strength Conditioning Research, 26: 2140-2145, 2012 e Revista Muscular Development, janeiro/2013, pp. 68.
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