Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estresse e hipertrofia: o temido cortisol


torque

Post Destacado

Já vi em vários tópicos muita gente preocupada com o fato dos exercícios aeróbios poderem atrapalhar o processo de hipertrofia muscular.

Isso realmente pode ocorrer se o volume de treinamento aeróbio for alto, mas o fato é que muitos não se dão conta de que o cortisol, o hormônio catabólico que é o maior vilão do crescimento muscular, é segregado para a corrente sanguínea não apenas pelo estímulo do estresse físico, mas também pelo estresse mental ou emocional.

Assim, pessoas que ficam muito tensas, agitadas, ansiosas, e deprimidas durante o dia , têm também uma maior concentração desse hormônio no sangue, e seus músculos terão uma maior dificuldade em hipertrofiar, já que o cortisol rivaliza com a testosterona durante o processo de recuperação e anabolismo das proteínas contráteis no descanso entre as sessões de treinamento.Sei que é difícil não se estressar nos dias de hoje, mas para potencializar a hipertrofia é importante buscar relaxar o máximo possível, fazer atividades de lazer ou que sejam prazeirosas e esquentar menos a cabeça com problemas do dia-a-dia.Os seus músculos e todo o seu corpo com certeza agradecerá.

stress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

Putz, ótimo conteúdo informacional, acho uma boa fixá-lo por um tempo.

O q acha torque?

Realmente, o mais certo mesmo seria evitar qualquer stress durante o dia. Mas caso o stress diário se torne inevitável, mas um motivo para se evitar um stress maior ainda durante o treino, não concorda torque?

Ou seja, os volumes altos poderiam ainda contribuir p/atrapalhar ainda mais a hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E' exatamente nisso que deve-se alem de malhar e desenvolver os musculos, desenvolver tambem a mente.... ter o equilibrio mental pra conseguir vivenciar o dia-dia stressante que temos, onde todos tem problemas, sem influenciar seu bem estar durante o treinamento...

Aquela velha estoria dos gregos... Mente e corpo saudaveis

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E' exatamente nisso que deve-se alem de malhar e desenvolver os musculos, desenvolver tambem a mente.... ter o equilibrio mental pra conseguir vivenciar o dia-dia stressante que temos, onde todos tem problemas, sem influenciar seu bem estar durante o treinamento...

Aquela velha estoria dos gregos... Mente e corpo saudaveis

[]'s

Acho q vou fazer um curso de psicologia q nem o Arnold rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, ótimo conteúdo informacional, acho uma boa fixá-lo por um tempo.

O q acha torque?

Realmente, o mais certo mesmo seria evitar qualquer stress durante o dia. Mas caso o stress diário se torne inevitável, mas um motivo para se evitar um stress maior ainda durante o treino, não concorda torque?

Ou seja, os volumes altos poderiam ainda contribuir p/atrapalhar ainda mais a hipertrofia.

Acho interessante sim thiago, mantê-lo por algum tempo no fixo.

Essa coisa da secreção do cortisol é um pouco complexa, pois ela é proporcional tanto à intensidade quanto ao volume do treinamento.Uma coisa porém é certa: o treino para hipertrofia deve ter um volume que seja apenas o suficiente para potencializar o estresse sobre o músculo. O que for feito além disso, acarretará um acréscimo desnecessário de hormônios catabólicos que com certeza vai prejudicar o anabolismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q vou fazer um curso de psicologia q nem o Arnold rs.

Eu concordo, corpo e mente são unidos e o estado mental correto, nos proporciona um ganho melhor. Quando fazia um ano que treinava, não sabia porque não aumentava os pesos, e ficava um tempão na academia, depois que comecei a perceber que faltava alguma coisa, e comecei a treinar mais concentrado e NÃO DAR VALOR EXCESSIVOS A PROBLEMAS que não tinham tanto valor assim ou que já haviam passado, meu desenvolvimento se mostrou a olhos vistos, com certeza o estado mental é muito importante em qualquer esporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Já vi em vários tópicos muita gente preocupada com o fato dos exercícios aeróbios poderem atrapalhar o processo de hipertrofia muscular.Isso realmente pode ocorrer se o volume de teinamento aeróbio for alto, mas o fato é que muitos não se dão conta de que o cortisol, o hormônio catabólico que é o maior vilão do crescimento muscular, é segregado para a corrente sanguínea não apenas pelo estímulo do estresse físico, mas também pelo estresse mental ou emocional.Assim, pessoas que ficam muito tensas, agitadas, ansiosas, e deprimidas durante o dia , têm

também uma maior concentração desse hormônio no sangue, e seus músculos terão uma maior dificuldade em hipertrofiar, já que o cortisol

rivaliza com a testosterona durante o processo de recuperação e anabolismo das proteínas contráteis no descanso entre as sessões de treinamento.Sei que é difícil não se estressar nos dias de hoje, mas

para potencializar a hipertrofia é importante buscar relaxar o máximo possível, fazer atividades de lazer ou que sejam prazeirosas e esquentar menos a cabeça com problemas do dia-a-dia.Os seus músculos e todo o seu corpo com certeza agradecerá.

Posso? Existem também alguns mal hábitos que podem potencializar a produção de cortisol, como por exemplo dormir pouco ou dormir mal, fumar, etc. O cortisol também reduz a resposta imunológica. Uma substância utilizada para inibir a produção de cortisol é a melatonina (proibida a venda), que era amplamente utilizada pelos fisiculturistas. Uma das formas de estimular a melatonina é dormir bem e evitar muita claridade. Alguns aqui ja devem ter visto fotos de fisculturistas treinando de óculos escuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...