Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estresse e hipertrofia: o temido cortisol


torque

Post Destacado

Visitante .:The Phoenix:.

Posso? Existem também alguns mal hábitos que podem potencializar a produção de cortisol, como por exemplo dormir pouco ou dormir mal, fumar, etc. O cortisol também reduz a resposta imunológica. Uma substância utilizada para inibir a produção de cortisol é a melatonina (proibida a venda), que era amplamente utilizada pelos fisiculturistas. Uma das formas de estimular a melatonina é dormir bem e evitar muita claridade. Alguns aqui ja devem ter visto fotos de fisculturistas treinando de óculos escuros.

O q exatamente no cigarro causa isso ? a ação da nicotina ? poderia explicar melhor essa parte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O q exatamente no cigarro causa isso ? a ação da nicotina ? poderia explicar melhor essa parte ?

Como bem lembrou o unabomber, a nicotina sanguínea estimula a hipófise

a liberar uma maior quantidade de ACTH, que é o hormônio que estimula a supra-renal a liberar o cortisol, mas me parece que a sua ação é maior sobre a dopamina e a noradrenalina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante .:The Phoenix:.

Desculpe..atravessei o papo de vcs ai pq esse assunto interessa bastante.Eu tou fazendo um estudo sobre substâncias psicotrópicas e qquer informação sobre Nicotina q vcs me passarem pode me ajudar a ir pesquisar about e fazer algo mais elaborado.

Sobre o Cortisol realmente não sei em relação a nicotina.Acabei de aprender agora com vcs.Mas a afirmação sobre ela ser dopaminérgica e noradrenérgica é verdadeira.Essa parte eu já estudei ! vou ver se acho coisas mais relevantes e ai eu repasso!

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stress realmente é um grande problema. Muitas pessoas que sofrem de stress intenso realmente perdem muito peso. Deve ser essa a ação cruel do cortisol. Isso já aconteceu comigo, em uma fase meio problemática da minha vida. Realmente, é difícil manter a calma nos dias de hoje... mas depois de ler esse tópico cheguei à conclusão de que devo relaxar total mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NA realidade a nicotina não é noradrenérgica ela é NICOTINÉRGICA, hehehe, os receptores pre sinapticos podem ser muscarinicos ou nicotinicos, e é ai que a nicotina age, direto no SNC.... Claro que um estimulo PRE sinaptico nicotinico vai gerar uma resposta POS sinaptica noradrenérgica, mas, o importante é saber que ele tem um receptor proprio...

quanto a ativação do cortisol, o mecanismo nao esta muito bem esclarecido, mas é fato que como o cortisol é regulado pelo eixo HPA, e a entrada de um neurotransmissor externo como a nicotina pode desbalancear esse equilibrio... O fato é que o corpo se acostuma com a nicotina rapidamente, mas logo apos a "fumada", o corpo sente falta dela, gerando um estimulo hipotalamico, interpretado como stress (stressor), que vai culminar com a sintese de cortisol...

A AUSENCIA da nicotina gera essa resposta, por isso é usada como monitoramento de pacientes em sindrome de abstinencia de cigarros...

Claro que o ato de fumar por si so, gerando uma hipoxia e uma depressao secundaria do sisntam nervoso já é suficinete pra se configurar stress, mas a ação mesmo é quando se suspende a nicotina e o corpo pede mais, aí vem o stress, e co cortisol correndo atras... Bye bye massa magra... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante .:The Phoenix:.
NA realidade a nicotina não é noradrenérgica ela é NICOTINÉRGICA, hehehe, os receptores pre sinapticos podem ser muscarinicos ou nicotinicos, e é ai que a nicotina age, direto no SNC.... Claro que um estimulo PRE sinaptico nicotinico vai gerar uma resposta POS sinaptica noradrenérgica, mas, o importante é saber que ele tem um receptor proprio...

quanto a ativação do cortisol, o mecanismo nao esta muito bem esclarecido, mas é fato que como o cortisol é regulado pelo eixo HPA, e a entrada de um neurotransmissor externo como a nicotina pode desbalancear esse equilibrio... O fato é que o corpo se acostuma com a nicotina rapidamente, mas logo apos a "fumada", o corpo sente falta dela, gerando um estimulo hipotalamico, interpretado como stress (stressor), que vai culminar com a sintese de cortisol...

A AUSENCIA da nicotina gera essa resposta, por isso é usada como monitoramento de pacientes em sindrome de abstinencia de cigarros...

Claro que o ato de fumar por si so, gerando uma hipoxia e uma depressao secundaria do sisntam nervoso já é suficinete pra se configurar stress, mas a ação mesmo é quando se suspende a nicotina e o corpo pede mais, aí vem o stress, e co cortisol correndo atras... Bye bye massa magra... :P

Pharma, nicotina libera noradrenalina porém em menos proporção do que a dopamina.Tanto é q é considerado um termogênico até.

Tenho absoluta certeza disso.Na pior das hipóteses eu li errado ou fiz alguma confusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante .:The Phoenix:.

Achei alguma coisa

La nicotina pasa a la sangre y luego al cerebro y en sólo siete segundos estimula los receptores cerebrales produciendo liberación de dopamina y noradrenalina que actúan como mecanismos de recompensa de la conducta, convirtiendo al tabaco en un regulador de estados de ánimo, que estimula a quienes están deprimidos y tranquiliza a quienes se sienten angustiados.

La sinapsis noradrenérgica: sintetiza, acumula y libera noradrenalina o norepinefrina . El neurotransmisor proviene de la conversión del aminoácido precursor, la tirosina, a través de varios pasos enzimáticos, hasta noradrenalina: la tirosina- hidroxilasa convierte la tirosina en DOPA; la DOPA-descarboxilasa la convierte en dopamina, y la dopamina -b- hidroxilasa en noradrenalina. Ésta puede almacenarse junto con otras proteínas sinápticas y con ATP para de allí liberarse, directa o indirectamente. Una vez liberado, el neurotransmisor puede ocupar receptores postsinápticos, metabolizarse por la enzima catecol -O- metiltransferasa (COMT), recaptarse para su eventual reutilización u ocupar autorreceptores (AR) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, isso aí é diferente... O que ocorre é que o fumante, ou o usuário de nicotina, num primeiro momento apresenta um estimulo do SNC (produção de noradrenalina) seguido de uma depressão do SNC prolongada (aquele sono pos cigarro, leveze, e sensação de de-stress)..

Outra coisa é a sintese de noradrenalina, DOPAMINA NAO LIBERA NORADRENALINA, ELA VIRA NORADRENALINA.. Se nao me engano o ciclo é tirosina -> DOPA -> DOPAMINA -> NORADRENALINA...

O segredo dos anti parkinsonianos está na na elevação de dopamina no cérebro... Eles usam um mecanismo pra levar a dopa até o cerebro mais ela nao atravessa a barreira hemato encefálica.... Ai o que inventaram.. Um precusor de dopa chamado Levodopa, junto colocaram uma INIBIDOR DE DOPA DESCARBOXILASE... A Dopa descarbolilase esta presente no corpo e no SNC, se o paciente usa a dopa sem o inibidor, a dopa vira dopamina e nao atravessa a barreira. Ai vc usa o inibidor de dopa descarboxilase pra levar a Levo dopa inalterada (atravessando a barreira) pra o cerebro.. Lá denbtro somente ela vai virar dopa e em seguida dopamina... :P

A noradrenalina liberada pela nicotina é também proveniente do prazer de fumar... So quem fumou sabe o que é... Mas, lembre-se que depois do primeiro momento, o comportamento é igual ao do alcool, estimula pra depois deprimir o SNC...

Muita gente acho inclusive que o alcool é estimulante do SNC o que é um grave erro de interpretação...

O pior é que se deixar eu falo desse assunto até o natal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Li o tópico e acho interessante dizer uma experiêcnia minha.

Para quem não acredita que problemas psicológicos podem atrapalhar seriamente o nosso crescimento corporal, eu a pouco tempo atras, uns (5 meses) eu entrei em depressão, uma depressão profunda mesmo, muitos problemas pessoais, na faculdade, auto estima abaixo do chão, minha namorada havia terminado comigo, enfim eu estava um lixo, um verdadeiro estrume ambulante, até cachorro tava melhor.

Comecei a comer muito mal, andava muito a pé, não tinha grana pra por gasolina no meu fusca, que hoje já até vendi, antes dessa minha terrivel fase eu tinha 87 quilos, era bem aparentado, derrepende, minhas calças ficaram largas, e as pessoas começavam a me perguntar porque eu estava emagrecendo. A PIOR PERGUNTA QUE SE PODE FAZER A UM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO É, PORQUE VOCÊ ESTÁ EMAGRECENDO???

no sentido de estar mal!!!

eu parei com 70 quilos, exatamente 70 quilos e 1,83, minha auto estima não existia mais, fiquei doente com isso, achava que estava era pra morrer, e que só podia ter hiv, cancer, enfim essas merdas... na hora do aperto bati tudo quanto é paranóia desse mundo na nossa cabeça, relutei em fazer esames de rotina, e mais ainda relutei para fazer esames especificos para dst's.... não havia necessidade acreditem, eu estava louco!!! resumindo criei coragem, fiz todo o tipo de esames e deu tudo negativo... finalmente respirei denovo!!

Esqueci de ressaltar que nessa época eu estava malhando, só que eu malhava com a cabeça totalmente virada para os problemas, eu cheguei a ascender um cigarro um dia na praça aonode eu fazia apoio e barras, e me dei conta depois de metade dele fumado ( mais que merda eu estou fazendo ) malhando e fumando, eu não podia estar legal concordam?

É isso ai, hoje me recuperei, to voltando a ativa, com 85 kilos já, perdi tudo o que eu era, nunca mais serei o mesmo creio. Mais quem sabe não chego lá!

com a depressão perdi 14 kilos, minha massa magra tinha ido pro saco! isso tudo em pouco mais de um mês.

eu não acreditava que um problema psicológico poderia trazer tandos danos a minha condição fisica... mais é isso ai galera, isso existe sim e tomem cuidado!

depressão + malhação = magrelão!

isso sim!!!

fui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...