Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estresse e hipertrofia: o temido cortisol


torque

Post Destacado


Não sei se entendi errado, mas há alguma relação entre exercicio aerobico em excesso e cortisol?

O problema é saber o que é excesso...

O cortisol tem ação catabólica. Sua secreção aumenta durante o exercício e é proporcional tanto à intensidade quanto à duração do mesmo. Mesmo após o término do exercício, sua concentração plasmática ainda se mantém elevada por algumas horas. A preocupação com a concentração elevada de cortisol no organismo, depende dos objetivos. Um fundista(por ex. um corredor de maratona) que treina aeróbio de 1 a 2 horas por dia de forma intensa, não está preocupado com isso, pois o seu objetivo

é obter a máxima potência aeróbia, mesmo que isso possa lhe custar uma eventual perda de massa magra. Já para um atleta que visa hipertrofia muscular, um aeróbio com volume alto pode prejudicá-lo, pois o cortisol ativa a amino-transferase, que é a enzima responsável pelo catabolismo dos aminoácidos, o que favorece a perda de massa muscular,

quando em excesso. Para se saber se os níveis de cortisol estão em excesso, o que caracterizaria um início de overtraining, além dos sinais e sintomas caracterísiticos dessa síndrome, existe um marcador sanguíneo

utilizado por laboratórios que trabalham com esportistas que é a relação testosterona/cortisol obtida através de amostragem sanguínea.Ela é usada como marcador de recuperação para se tentar diagnosticar de forma preventiva o overtraining, de tal forma que se a relação testosterona/cortisol for menor que 1 , significa que a produção de hormônios catabólicos é maior que a de anabólicos e o atleta terá maiores dificuldades em se recuperar, devendo rever o seu treinamento

de forma a evitar que a síndrome de overtraining se estabeleça. Caso essa relação seja maior que 1, a produção de hormônios anabólicos estará maior que a de catabólicos, propiciando ao atleta se recuperar com maior facilidade, tornando mínimos os riscos de overtraining.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Li o tópico e acho interessante dizer uma experiêcnia minha.

Para quem não acredita que problemas psicológicos podem atrapalhar seriamente o nosso crescimento corporal, eu a pouco tempo atras, uns (5 meses) eu entrei em depressão, uma depressão profunda mesmo, muitos problemas pessoais, na faculdade, auto estima abaixo do chão, minha namorada havia terminado comigo, enfim eu estava um lixo, um verdadeiro estrume ambulante, até cachorro tava melhor.

Comecei a comer muito mal, andava muito a pé, não tinha grana pra por gasolina no meu fusca, que hoje já até vendi, antes dessa minha terrivel fase eu tinha 87 quilos, era bem aparentado, derrepende, minhas calças ficaram largas, e as pessoas começavam a me perguntar porque eu estava emagrecendo. A PIOR PERGUNTA QUE SE PODE FAZER A UM PRATICANTE DE MUSCULAÇÃO É, PORQUE VOCÊ ESTÁ EMAGRECENDO???

no sentido de estar mal!!!

eu parei com 70 quilos, exatamente 70 quilos e 1,83, minha auto estima não existia mais, fiquei doente com isso, achava que estava era pra morrer, e que só podia ter hiv, cancer, enfim essas merdas... na hora do aperto bati tudo quanto é paranóia desse mundo na nossa cabeça, relutei em fazer esames de rotina, e mais ainda relutei para fazer esames especificos para dst's.... não havia necessidade acreditem, eu estava louco!!! resumindo criei coragem, fiz todo o tipo de esames e deu tudo negativo... finalmente respirei denovo!!

Esqueci de ressaltar que nessa época eu estava malhando, só que eu malhava com a cabeça totalmente virada para os problemas, eu cheguei a ascender um cigarro um dia na praça aonode eu fazia apoio e barras, e me dei conta depois de metade dele fumado ( mais que merda eu estou fazendo ) malhando e fumando, eu não podia estar legal concordam?

É isso ai, hoje me recuperei, to voltando a ativa, com 85 kilos já, perdi tudo o que eu era, nunca mais serei o mesmo creio. Mais quem sabe não chego lá!

com a depressão perdi 14 kilos, minha massa magra tinha ido pro saco! isso tudo em pouco mais de um mês.

eu não acreditava que um problema psicológico poderia trazer tandos danos a minha condição fisica... mais é isso ai galera, isso existe sim e tomem cuidado!

depressão + malhação = magrelão!

isso sim!!!

fui

amigo,

entendo perfeitamente o q vc passou, pois estou passando exatamente a mesma coisa. Parei de treinar a uns 5 meses por problemas estomacais, nao conseguia comer direito e tal e a um mes minha namorada largou de mim,to sem grana, e deprimido. cara ja emagreci 6 ou 7kg!! to me sentindo um lixo, todo mundo chega em mim e pergunta se eu estou doente ou com problema, o pessoal fala q eu to magro e q eu emagreci, eu tenho trauma disso!! eh mto ruim ouvir isso!!

mas tenho certeza q vou me recuperar cara...

valew,

abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo,

entendo perfeitamente o q vc passou, pois estou passando exatamente a mesma coisa. Parei de treinar a uns 5 meses por problemas estomacais, nao conseguia comer direito e tal e a um mes minha namorada largou de mim,to sem grana, e deprimido. cara ja emagreci 6 ou 7kg!! to me sentindo um lixo, todo mundo chega em mim e pergunta se eu estou doente ou com problema, o pessoal fala q eu to magro e q eu emagreci, eu tenho trauma disso!! eh mto ruim ouvir isso!!

mas tenho certeza q vou me recuperar cara...

valew,

abraços a todos.

putz depressão é foda..

uma coisa q vem.. e é foda... já tive.. ficava em casa o dia inteiro..

não ia ao shopping nem a tiro, muito menos sair pra balada..

soh ia na musculação..

e hoje graças a deus isso passou, todo sabado to saindo, isso é um cu

o q salvou foi q eu não parava de ir na musculação.. ia todo santo dia menos sabado e domingo..e foi isso q me fez voltar ao normal

hoje em dia... eu notei q é mais facil ganhar massa, q quando eu estava todo complexado ( levei um fora hehehe.. foda mulher neh )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 16 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
×
×
  • Criar novo...