Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

vcs estaum sabendo pq a creatina brasileira foi suspensa???


marcos_fng

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Vindo de ti, Gui...

sei não... não levo fé que seja isso...

Tu já disse que uma pesquisa que tá pra sair confirma que Whey Protein faz mal... diminui a testosterona em 40%.... Diz que Midway é a melhor marca do mundo... etc, etc, etc...

Mas sobre a Creatina... Países como EUA tem uma tecnologia bem superior para avaliar esses produtos... isso já teria sido descoberto a muito tempo...

deve ter outro motivo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que é verdade, quero dizer, proibiram realmente a venda de creatina aqui no Brasil, mas nada a ver com câncer (a propósito, Gui o que são células sistólicas?).

A creatina está proibida pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sem sustentação científica, apenas se baseando na França que é o único outro país a proibir a creatina. Esta proibição será até que sejam efetuados estudos de seus efeitos a médio e longo prazo.

Acho um absurdo a proibição da creatina enquanto tantas outras coisas realmente prejudiciais são até legalizadas, como o cigarro, por exemplo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem aih pessoal:

FONTE: http://www.gease.pro.br/Creatina_cancer.htm

Sinceramente eu não me preocupei muito com o alarde do possível efeito carcinogênico atribuído a creatina, na verdade estou relativamente habituado a receber este tipo de noticias, e para mim esta era apenas mais uma. Porém os efeitos do posicionamento francês tomaram proporções monstruosas, no mundo inteiro se comentou e ainda comenta-se o assunto. Portanto resolvi, mesmo que um pouco tarde, dar o MEU posicionamento sobre o assunto.

CANCER

Muito se ouve falar sobre câncer, mas pouco realmente sabe-se sobre suas causas, para esclarecer um pouco a questão, tentarei ajudar com o meu humilde conhecimento sobre o assunto.

O câncer é causado por mutações e/ou atividades anormais da célula, desregulando seu crescimento e sua mitose, fazendo com que as células cancerosas não tenham limitações no desenvolvimento e espalhem-se com facilidade, competindo com as células saudáveis pelos nutrientes.

Apesar da incrível precisão com que as células são formadas e das diversas medidas de segurança que o corpo toma para evitar a produção de células mutantes, pode ser que uma em alguns milhões ainda venha com defeito. Ainda assim, apenas uma pequena fração destas células mutantes poderá gerar câncer, tento em vista sua baixa capacidade de sobrevivência, controle de feedback e ação do sistema imunológico, além disso, para o desenvolvimento de um câncer são necessárias ocorrências simultâneas de determinadas mutações (efeitos combinados de oncogenes). Portanto o aparecimento do câncer é a combinação de muitos fatores aliados a uma tremenda falta de sorte.

Alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de câncer são:

· Radiação.

· Substâncias irritantes.

· Hereditariedade.

· Alguns tipos de vírus.

· Substâncias químicas (onde querem incluir a creatina).

A ORIGEM DO TUMULTO

O posicionamento da AFSSA (Agence française de sécurité sanitaire des aliments) publicado em 23 de janeiro deste ano (2001) fala sobre a possibilidade de se encontrar impurezas na creatina e sugere um risco potencial de câncer, alegando falta de estudos epidemiológicos em longo prazo. Na verdade este famigerado trabalho não passa de um texto “anticientífico” com quatro páginas escritas por alguém sem muito conhecimento no assunto, repleto de erros e afirmações questionáveis. Textos como esse podem ser encontrados em milhares de páginas na internet e revistas como Boa forma e cia, não há nele requisitos que sugiram credibilidade nem muito menos originalidade, todo o furor foi gerado pela divulgação que se deu ao assunto, não sei quem começou, mas que fez um baita estrago fez.

CREATINA X CÂNCER

Apesar de tentativas incompreensíveis e inacreditáveis de relacionar este peptídeo ao câncer nenhum deles deve ser levado a sério, na verdade existem alguns estudos sugerindo um efeito positivo da creatina no combate ao câncer (JEONG et al, 2000; KRISTENSEN et al, 1999; SCHIFFENBAUER et al, 1996; ARA et al, 1998 e MILLER et al, 1993).

· JEONG et al (2000) usaram ciclocreatina (substância análoga a creatina) para tratar o câncer no fígado induzido por substâncias químicas e como resultado obtiveram inibição da gênese das células cancerosas.

· KRISTENSEN et al, (1999) relatam que tanto a ciclocreatina quanto a creatina em si tem mostrado efeito inibitório no crescimento de tumores. Os autores realizaram um experimento com a finalidade de verificar estas afirmações e obtiveram resultados positivos com ambas substâncias, sendo que a quantidade total de creatina nos tecidos obteve a melhor correlação com a inibição do tumor.

· SCHIFFENBAUER et al, (1996) afirmam que a ciclocreatina inibe tanto o crescimento quanto à proliferação de tumores e verificou este efeito em carcinomas no ovário humano.

· ARA et al, (1998) usou análogos de creatina e fosfato de creatina após implantações de tumores e encontraram efeitos positivos com estas substâncias, além de alterações hormonais favoráveis.

· MILLER et al, (1993) verificaram os efeitos da ciclocreatina e da creatina na proliferação de tumores. Neste estudo o uso de creatina chegou a inibir o desenvolvimento de tumores em mais de 50%!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em primeiro lugar, o posicionamento da AFSSA não deve ser levado em conta, por favor, ignorem reportagens que se refiram a ele ou similares. O autor cometeu vários erros graves, ele não explicou de onde tirou sua teoria e não deu nenhuma referência suportando-a, além disso, não há no texto nenhuma referência dos estudos nem dos especialistas que o posicionamento francês afirma existirem. Um alerta do posicionamento francês que não pode ser negado é o risco de encontrarmos impurezas dentro dos suplementos de creatina, por isso deve-se adquiri-la de marcas confiáveis e que tenham sido testadas por órgãos específicos.

Tendo em vista a dificuldade em afirmar como, quando ou porquê o câncer se desenvolve não há como eu lhe assegurar que o uso de creatina será seguro em todas as circunstâncias. Mas posso dizer com certeza que não existe suporte suficiente para ligar a suplementação de creatina ao desenvolvimento de células cancerosas. Como disse em outro artigo (Creatina), a creatina é um dos suplementos mais estudados da história e se alguém disser que não existe pesquisa suficiente sobre o tema, ou é pessimamente informado ou deve estar procurando no lugar errado.

Resumindo, a creatina tem sido usada há mais de dez anos e pelo que sabemos de fisiologia, bioquímica e mecanismos de atuação deste peptídeo acho improvável que seu uso possa levar a produção de células cancerosas, pelo contrário existem evidências que ela pode ajudar a combater o desenvolvimento de tumores.

ARA G, GRAVELIN LM, KADDURAH-DAOUK R, TEICHER BA Antitumor activity of creatine analogs produced by alterations in pancreatic hormones and glucose metabolism. In Vivo 1998 Mar-Apr;12(2):223-31

JEONG KS, PARK SJ, LEE CS, KIM TW, KIM SH, RYU SY, WILLIAMS BH, VEECH RL, LEE YS. Effects of cyclocreatine in rat hepatocarcinogenesis model. Anticancer Res 2000 May-Jun;20(3A):1627-33

KRISTENSEN CA, ASKENASY N, JAIN RK, KORETSKY AP. Creatine and cyclocreatine treatment of human colon adenocarcinoma xenografts: 31P and 1H magnetic resonance spectroscopic studies. Br J Cancer 1999 Jan;79(2):278-85

MILLER EE, EVANS AE, COHN M. Inhibition of rate of tumor growth by creatine and cyclocreatine.Proc Natl Acad Sci U S A 1993 Apr 15;90(8):3304-8

SCHIFFENBAUER YS, MEIR G, COHN M, NEEMAN M. Cyclocreatine transport and cytotoxicity in rat glioma and human ovarian carcinoma cells: 31P-NMR spectroscopy. Am J Physiol 1996 Jan;270(1 Pt 1):C160-9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vcs viram que a creatina foi proibida? Eu procurei e não achei nada a respeito na net. Os suplementos que foram proibidos pela Anvisa são:

Animal Cuts (Universal Nutrition), Animal Stak (Universal Nutrition), AndroStack (Universal Nutrition), AndroTech (Universal Nutrition), 19-NorandroStack (Universal Nutrition), DHEA (Universal Nutrition), DHEA (Ultimate Nutrition), Hot Shot (Universal Nutrition), Rage (Universal Nutrition), Renewal Work Out for Men (Always Young), Renewal HGH (Always Young), Ripped Fast 2 (Universal Nutrition) e Unidyne (Universal Nutrition).

FALOW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vcs viram que a creatina foi proibida? Eu procurei e não achei nada a respeito na net. Os suplementos que foram proibidos pela Anvisa são:

Animal Cuts (Universal Nutrition), Animal Stak (Universal Nutrition), AndroStack (Universal Nutrition), AndroTech (Universal Nutrition), 19-NorandroStack (Universal Nutrition), DHEA (Universal Nutrition), DHEA (Ultimate Nutrition), Hot Shot (Universal Nutrition), Rage (Universal Nutrition), Renewal Work Out for Men (Always Young), Renewal HGH (Always Young), Ripped Fast 2 (Universal Nutrition) e Unidyne (Universal Nutrition).

FALOW

É o que eu soube foi da creatinaXcâncer. Po a Universal Nutrition praticamente barrada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relacionar o uso da creatina com o câncer é por enquanto pura especulação. Nenhuma pesquisa conseguiu achar qualquer evidência que a creatina leve a mutações ou anomalias no processo mitótico que possa desencadear uma proliferação anormal de células cancerígenas (vide próprio Paulo Gentil).

Teseu, esse artigo é de fevereiro de 2002, e essa possível proibição da creatina teria ocorrido agora recentemente. Perguntei para um amigo que trabalha em uma loja de suplemento alimentar e ele disse não saber de nada até o momento. Eles continuam vendendo normalmente a creatina, assim como praticamente todos os sites da net. Vou procurar me informar melhor, e qualquer coisa posto aqui novamente.

FALOW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...