Jump to content
Sequinho

Para definir preciso reduzir o consumo de sal? Ele causa retenção hídrica?

Rate this topic

Recommended Posts

reduzi drasticamente o meu consumo de sal (nem coloco mais sal cru à gosto) e percebi que fiquei mais definido.

o sal provoca retenção hídrica? parece que sim né.

então dica pra galera que quer definir.

se falei alguma merda me corrijam por favor.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest bl0ww

nao tem nao.. eh indispensavel pra definição =)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Seria melhor trocar o sal refinado pelo sal grosso e comprar aquele triturador de sal grosso, sabe? Tem gente que tritura outras coisas também...É só jogar sal nele e espremer...Mas bem, NÃO TIRE TODO O SAL DA SUA DIETA ! Sal retém líqüido sim mas você precisa de um pouquinho...Nem que for nos alimentos que você ingerir...É que tem algo a ver com a tireóide...Não sei explicar bem isso mas já assiti a um documentário sobre isso e não podemos sem sal, pelo menos um "tiquinho" é necessário...Fiquem de olho no sal grosso...É melhor por não passar por processo de refinação com aquelas químicas todas e pra quem pensar em açúcar...O açúcar mascavo é uma boa opção (com moderação também, claro) ou para quem quer algo diferente, é maravilhoso o xarope de bôrdo (maple syrup) que é produzido no norte do Canadá...Acho que é mais difícil de se encontrar no Brasil mas vale a pena pesquisar/procurar ou para quem gosta de importados, veja com alguém que importe, algum site...

Falowww...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prezados colegas,

A eliminação total do sal, também, leva à retenção de água.

Quando a ingestão de sódio aumenta ou abaixa ocorre a liberação de dois hormônios: a aldosterona pela glândula supra-renal e o ADH (hormônio anti-diurético em inglês) pela glândula hipófise.

A aldosterona age retendo sódio nos rins e consequentemente aumentando a água do corpo. O ADH age aumentando diretamente a absorção de água nos rins. O mecanismo de controle da água do corpo é muito sensível e eficiente, o que se compreende pela importância da boa hidratação do organismo para a manutenção da vida. A melhor conduta para evitar a retenção de água e garantir a hidratação muscular é ingerir sal e água em quantidades normais em todas as fases do treinamento.

A única modificação que parece ser útil é diminuir um pouco a quantidade de sal nos últimos dois ou três dias da preparação para campeonatos de musculação, o que acredito que não é o caso da grande maioria dos frequentadores deste fórum, pois até hoje só escutei falar de um competidor e, mesmo assim, amador.

Outro ponto que deve ser abordado com relação à eliminação do sal na dieta é a questão do transporte de aminoácidos e de glicose para dentro das células que depende, essencialmente, de adequada concentração de sódio no organismo.

Assim sendo, a síntese de proteínas e de glicogênio podem ser prejudicadas pela restrição de sódio.

Ressalto que tais efeitos podem prejudicar a hipertrofia a longo prazo

Posto isso, está claro a total inadequação da restrição total do sal numa dieta.

Fonte: LINK QUEBRADO

Um abraço,

Até mais...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest bl0ww

entao eu me expressei mal ok?? nao tem problema cortar o sal TOTALMENTE, mas um pouco é necessario. ta bom agora?

e qnto a definição, pra ter definição tem sim que cortar o sal.. nao totalmente, mas usar mto pouco

e pelo que vi vc copia materia e cola né, pq uma hora voce disse e afirmou num topic ai que é melhor tomar o whey antes do treino (optimiza os resultados) .. eu pelo menos me expressei mal, nao foi falta de conhecimento igual a tua, olha o jeito que voce fala comigo, le meus posts e comments antes de dizer que nao sei explicar ok?

nao to te desmereçendo nem falando que vc nao manja nada, mas ve o que vc faz antes de falar dos outros.

alias esse seu ultimo comentario nao acrescentou absolutamente nada no topic, vc postou soh pra aparecer mesmo.. advogado parece ser mais velho mas a atitude eh de moleke

um abraço POR TRAZ,

Share this post


Link to post
Share on other sites

A RENINA vai , na baixa de sodio, estimular a angiotensina II a estimular a aldosterona a não deixar os rins liberarem o sódio do corpo, e pra manter o sódio é necessária uma quantidade de água pra carrea-lo.

A resposta da aldosterona é Sódio dependente, é é ativada pra manter os niveis basais eletrolitos (cloreto, sodio, potassio).

o hormonio anti diuretico ( ADH), cujo nome é vasopressina NAO ANTAGONIZA a aldosterona, mas sim inibe a liberação de água pelos rins por meio do controle dos poros do tubulo renal, impedindo ou liberando a AGUA ELETROLITO INDEPENDENTE.

O outro mecanismo do corpo pra controlar o nivel de agua nos tecidos é o de tranferencia contra gradiente de concetração (ATP dependente).

O hormonio que antagoniza esses dois mecanismos é o peptideo natriurético que estimula a liberação de agua e eletrolitos pelos rins.

O fato é que o corpo NAO PODE GUARDAR AGUA COM OSMOLALIDADE MUITO BAIXA senão , por osmose , iria turgir os tecidos e em seguida retirar o sal intracelular.

Logo, o paciente hiposódico apresenta uma quadro de HIPOVOLEMIA com perda de água devido a falta de ions sódio para reter a auga na devida concentração no corpo.

O paciente hiposódico além de ter hipovolemia, apresenta hipotensao arterial, desidratação falha em processos bioquimicos e outros problemas, mas NAO APRESENTA ANASARCA OU EDEMA (retenção de liquido sistemica ou localizada).

Resumindo, o corpo so consegue manter a agua dentro por causa dos ions, se vc cortar os ions sua capacidade de armazenar agua também diminui, e ai vc perde agua. Ocorre desidratação.

A eliminação total do sal, também, leva à retenção de água

Podia explicar melhor? Vc explicou os hormonios anti diuréticos direitinho, a aldosterona direitinho, então como sem o sodio a aldosterona vai reter liquido? Realmente não entendi.

O que ocorre é que acaba o sodio do sangue, ai o corpo tira o sodio de dentro da celula pra ajudar a buscar agua, so que so sai sódio se sair agua de dentro da célula. Ai a célula murcha e a água não é reabsorvida por falta de MAIS sodio, e vc entra em choque hipovolêmico.

UMA SITUAÇÃO EM QUE OCORRE EDEMA É SE OS RINS APRESENTAREM PROBLEMA E DEIXAREM SAIR O SODIO E A PESSOA CONTINUAR A BEBER ÁGUA. Aí o corpo tenta guardar agua por algumas horas dentro do espaco celular, ai incha o cérebro, e NORMALMENTE A PESSOA MORRE SE NÃO HOUVER INTERVENÇÃO - MAS COMO ESTAMOS FALANDO DE INDIVÍDUOS NORMAIS SUGERINDO A SUSPENSAO DO SÓDIO DAS DIETAS, ISSO NAO SE APLICA

Mas isso nao acontece em casos normais so pela restrição de sal da dieta.

Lembre-se que 99% dos alimentos contém ions sódio, potassio e cloreto. Então, NAO SE PRECISA USAR SAL pra sobreviver, afinal na alimentação a gente consegue mais que o suficiente pra viver uma vida toda, OU VOCE ACHA QUE OS HOMENS DA CAVERNA TEMPERAVAM A CARNE COM SAL?

Agora, realmente, se vc quiser render o máximo possível na musculação não deve deixar de suplementar com potássio, sódio e cloreto (gatorade, e claro, cálcio responsável pelas contrações musculares.

Finalmente, hiponatremia só se vc beber agua em altos volumes muito mais rapido do que seu corpo consegue libera-lá, OU, em casos de desidratação severa OU em distúrbios patologicos. Mas se suspender o sal completamente, pode deixar que não vai morrer não... Tem muita gente que jejua só a base de agua por 40-60 dias e nao morre. Nem sempre o ser humano utilizou sal como alimento, e não é essencial a nossa vida. Mas que dá um bom gosto a comida, isso sim.

Abração;)

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest bl0ww

valeu pharma, acrescentou algo util ao topic e tirou duvidas de quem tinha e aumentou o conhecimento de quem ja sabia algo. Sem duvidas esclareceu o topic..

um abraço,

Share this post


Link to post
Share on other sites
Mas isso nao acontece em casos normais so pela restrição de sal da dieta.

Lembre-se que 99% dos alimentos contém ions sódio, potassio e cloreto. Então, NAO SE PRECISA USAR SAL pra sobreviver, afinal na alimentação a gente consegue mais que o suficiente pra viver uma vida toda, OU VOCE ACHA QUE OS HOMENS DA CAVERNA TEMPERAVAM A CARNE COM SAL?

Agora, realmente, se vc quiser render o máximo possível na musculação não deve deixar de suplementar com potássio, sódio e cloreto (gatorade, e claro, cálcio responsável pelas contrações musculares.

Eu ia falar isso! :P

Só para dar um exemplo derivados do leite , alimentos processados possuem sódio.

Não é só no sal que existe sódio. Muitos alimentos o possuem.

Esse sal de cozinha tem sua importancia mais comumente devido a ele ser iodado, pois o iodo tem sua importância na fabricação de hormônios da tireóide. MAS tb não é essa a única fonte de sódio; frutos do mar, vegetais de solo rico em iodo tb são fontes de iodo.

Como o uso do sal é quase inevitável (comer arroz sem sal é cruel) ele passa por um processo e recebe iodo.

Abraços.

ps.: quando o texto não é nosso, por favor coloquem a referencia de onde foi tirado:

Se for seu, desculpe-me!

Quando a ingestão de sódio aumenta ou abaixa, e quando a ingestão de água diminui, ocorre a liberação de dois hormônios: a aldosterona pela glândula supra-renal e o ADH (hormônio anti-diurético em inglês) pela glândula hipófise. A ingestão de grandes quantidades de água não altera a produção desses hormônios, apenas aumentando a eliminação de urina diluída pelos rins. A aldosterona age retendo sódio nos rins e consequentemente aumentando a água do corpo. O ADH age aumentando diretamente a absorção de água nos rins. O mecanismo de controle da água do corpo é muito sensível e eficiente, o que se compreende pela importância da boa hidratação do organismo para a manutenção da vida. A melhor conduta para evitar a retenção de água e garantir a hidratação muscular é ingerir sal e água em quantidades normais em todas as fases do treinamento. A única modificação que parece ser útil é diminuir um pouco a quantidade de sal nos últimos dois ou três dias da preparação para campeonatos de musculação.

Share this post


Link to post
Share on other sites
.Finalmente, hiponatremia só se vc beber agua em altos volumes muito mais rapido do que seu corpo consegue libera-lá, OU, em casos de desidratação severa OU em distúrbios patologicos. Mas se suspender o sal completamente, pode deixar que não vai morrer não... Tem muita gente que jejua só a base de agua por 40-60 dias e nao morre. Nem sempre o ser humano utilizou sal como alimento, e não é essencial a nossa vida. Mas que dá um bom gosto a comida, isso sim.

Abração;)

O que significa que NA PRATICA o sujeito pode cortar o sal da comida, sim. Aquele sal que voce adiciona à batata frita, por exemplo, é um sal A MAIS, DESNECESSÁRIO.

Pro cara ter um deficit de sodio tem que comer muito mal... só morando na Etiópia...

Share this post


Link to post
Share on other sites
A RENINA vai , na baixa de sodio, estimular a angiotensina II a estimular a aldosterona a não deixar os rins liberarem o sódio do corpo, e pra manter o sódio é necessária uma quantidade de água pra carrea-lo.

A resposta da aldosterona é Sódio dependente, é é ativada pra manter os niveis basais eletrolitos (cloreto, sodio, potassio).

o hormonio anti diuretico ( ADH), cujo nome é vasopressina NAO ANTAGONIZA a aldosterona, mas sim inibe a liberação de água pelos rins por meio do controle dos poros do tubulo renal, impedindo ou liberando a AGUA ELETROLITO INDEPENDENTE.

O outro mecanismo do corpo pra controlar o nivel de agua nos tecidos é o de tranferencia contra gradiente de concetração (ATP dependente).

O hormonio que antagoniza esses dois mecanismos é o peptideo natriurético que estimula a liberação de agua e eletrolitos pelos rins.

O fato é que o corpo NAO PODE GUARDAR AGUA COM OSMOLALIDADE MUITO BAIXA senão , por osmose , iria turgir os tecidos e em seguida retirar o sal intracelular.

Logo, o paciente hiposódico apresenta uma quadro de HIPOVOLEMIA com perda de água devido a falta de ions sódio para reter a auga na devida concentração no corpo.

O paciente hiposódico além de ter hipovolemia, apresenta hipotensao arterial, desidratação falha em processos bioquimicos e outros problemas, mas NAO APRESENTA ANASARCA OU EDEMA (retenção de liquido sistemica ou localizada).

Resumindo, o corpo so consegue manter a agua dentro por causa dos ions, se vc cortar os ions sua capacidade de armazenar agua também diminui, e ai vc perde agua. Ocorre desidratação.

Podia explicar melhor? Vc explicou os hormonios anti diuréticos direitinho, a aldosterona direitinho, então como sem o sodio a aldosterona vai reter liquido? Realmente não entendi.

O que ocorre é que acaba o sodio do sangue, ai o corpo tira o sodio de dentro da celula pra ajudar a buscar agua, so que so sai sódio se sair agua de dentro da célula. Ai a célula murcha e a água não é reabsorvida por falta de MAIS sodio, e vc entra em choque hipovolêmico.

UMA SITUAÇÃO EM QUE OCORRE EDEMA É SE OS RINS APRESENTAREM PROBLEMA E DEIXAREM SAIR O SODIO E A PESSOA CONTINUAR A BEBER ÁGUA. Aí o corpo tenta guardar agua por algumas horas dentro do espaco celular, ai incha o cérebro, e NORMALMENTE A PESSOA MORRE SE NÃO HOUVER INTERVENÇÃO - MAS COMO ESTAMOS FALANDO DE INDIVÍDUOS NORMAIS SUGERINDO A SUSPENSAO DO SÓDIO DAS DIETAS, ISSO NAO SE APLICA

Mas isso nao acontece em casos normais so pela restrição de sal da dieta.

Lembre-se que 99% dos alimentos contém ions sódio, potassio e cloreto. Então, NAO SE PRECISA USAR SAL pra sobreviver, afinal na alimentação a gente consegue mais que o suficiente pra viver uma vida toda, OU VOCE ACHA QUE OS HOMENS DA CAVERNA TEMPERAVAM A CARNE COM SAL?

Agora, realmente, se vc quiser render o máximo possível na musculação não deve deixar de suplementar com potássio, sódio e cloreto (gatorade, e claro, cálcio responsável pelas contrações musculares.

Finalmente, hiponatremia só se vc beber agua em altos volumes muito mais rapido do que seu corpo consegue libera-lá, OU, em casos de desidratação severa OU em distúrbios patologicos. Mas se suspender o sal completamente, pode deixar que não vai morrer não... Tem muita gente que jejua só a base de agua por 40-60 dias e nao morre. Nem sempre o ser humano utilizou sal como alimento, e não é essencial a nossa vida. Mas que dá um bom gosto a comida, isso sim.

Abração;)

>>> Realmente você disse tudo e mais um pouco...Brigadão...E quanto ao sal, é verdade que ninguém vai morrer sem colocá-lo a mais já que os alimentos o contêm. Mas um dedinho não faz mal a ninguém. Eu uso o mínimo se eu puder...

Valewww...

Share this post


Link to post
Share on other sites
Guest WARSTEINER

eu tentei diminuir bem a quantidade de sal ingerida e eu fiquei meio tonto na hora do treino.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu ia falar isso! :P

Só para dar um exemplo derivados do leite , alimentos processados possuem sódio.

Não é só no sal que existe sódio. Muitos alimentos o possuem.

Esse sal de cozinha tem sua importancia mais comumente devido a ele ser iodado, pois o iodo tem sua importância na fabricação de hormônios da tireóide. MAS tb não é essa a única fonte de sódio; frutos do mar, vegetais de solo rico em iodo tb são fontes de iodo.

Como o uso do sal é quase inevitável (comer arroz sem sal é cruel) ele passa por um processo e recebe iodo.

Abraços.

ps.: quando o texto não é nosso, por favor coloquem a referencia de onde foi tirado:

Se for seu, desculpe-me!

Hehehehe, eu sei que o que escrevi é meu... Não costumo copiar e colar sem apresentar referências, :P...

Ótimo texto por sinal...

Quanto a ingesta de sal, pra tornar prático, selecione uma tampa de caneta BIC cheia de sal. Essa é a quantidade ideal de sal para uma pessoal que busca a saúde. É pouco, mas é saudável... :P

Share this post


Link to post
Share on other sites

Leiam esta matéria:

Atualmente o sal que costuma ser mais recomendado pelos nutrólogos e nutricionistas é a flor de sal, ou sal integral, por não conter tratamentos químicos e estar repleto de minerais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


  • Similar Content

    • By Nega.
      Boa tarde
      Não sei se estou fazendo da forma correta essa postagem, caso não, me avise que ajeito! 
      Comecei o uso da oxandrolona a 4 dias, com uma dosagem de 5mg 3 vezes ao dia, totalizando 15mg ao dia. Gostaria de saber se é normal ter retenção principalmente nas coxas e dor de cabeça?!
      Tenho 30 anos, malho a 2 anos e faço acompanhamento nutricional. Hoje estou com 14% de gordura e 59 kg
    • By seila
      sal retem liquido certo? ele te incha certo? entao se eu comer bastante sal eu vou inchar né?
    • By Vladimir Viktorovitch
      Fakhri Mubarak, um especialista em treinamento de fisiculturistas, trata de erros que comumente ocorrem na preparação de um atleta para uma competição de fisiculturismo. Siga as dicas abaixo e evite os erros:
      a) nutrição:
      o teor de proteína deve ficar nos limites de 3 a 4 gramas por kilo de peso corporal; os carboidratos devem ser baixo índice glicêmico, tais como: arroz integral, aveia e espaguete integral; as gorduras devem ser saudáveis (insaturadas) para reduzir a retenção de água. b ) treinamento:
      o excesso de cardio leva à perda de músculos se a dieta não fornecer os nutrientes balanceados, o cardio deve se limitar apenas a queimar o excesso de gordura localizada do corpo, sem contudo queimar músculos. Percentual de 4% a 5% de gordura no palco é perfeito. c) retenção hídrica
      como o tecido muscular é composto de 70% de água, não é conveniente retirar a água de modo que os músculos pareçam murchos e achatados. Por sete dias, a ingestão de água deve variar entre 2 a 4 litros a mais do que se ingere normalmente. A água é o melhor diurético. Sua baixa ingestão determina a perda da beleza dos músculos. Nos três dias antes da competição, a água deve ser cortada de um terço à metade do excedente. No dia anterior à competição deve-se monitorar a ingestão de água. Não deve ser cortada totalmente. Há diuréticos vegetais que ajudam a eliminar o excesso: folha de dente de leão, milfolhas, chá verde, espinheira e sementes de aipo.Todos esses vegetais podem ser combinados para a melhor sinergia. Fonte:
      Revista Flex, abril 12, página 60, artigo de Fakhri Mubarak.
    • By Ruiva25
      Pessoal, estou com um problema para secar.  Muita retenção. Tive uma sobrecarga renal...parei com tudo quando descobri mas desde então tenho tido esses problemas retendo água. Meu primeiro ciclo foi final do ano passado onde tomava 30mg de oxandrolona ao dia e 1ml de primobolan a cada 4 dias. Fora isso tomava em conjunto tamoxifeno e anastrozol.  Resultado.  Tive problemas e gostaria de contar com a experiência de vocês para saber o que eu posso tomar para tirar essa água. Atualmente estou com gh e stano oral e com uma dieta de pouco carbo. Agradeço desde já. 
    • By salbreal17
      Fiz outro post bastante extenso e massivo (que aliás gostaria de editar mas não sei como) mas esse aqui é de relato.
      Resumo do histórico: Sempre fui cheinha (60~70kg) mas desde 2010 comecei a ganhar muito peso. Cheguei aos incríveis 120kg em 2013 e decidi que isso deveria mudar e que se fosse pra fazer sacrifício e ter disciplina, melhor sem a faca. Tentei várias dietas no decorrer dos anos 2014 e 2015, cada ano baixando cerca de 10kg. Ano passado comecei academia (de novo) e passei por um nutrólogo, uma nutricionista e dois endocrinos. Nesses últimos 4/5 meses emagreci 20kg. Como tenho me dito desde ano passado, é emagrecer e ficar fit ou morrer tentando! Não suporto mais ter horror a mim mesma.
      Assim, inspirada pelos maravilhosos relatos aqui, o qual destaco o do Frutuoso, resolvi começar o meu para que possa ter uma motivação extra e dicas 
      Tenho mantido uma boa disciplina alimentar, bem próxima a paleo e agora sem glúten e sem lactose, mas de exercícios é difícil... Adoro aeróbicos, sempre fiz algum, mas confesso que fugir da musculação acontece com certa frequência.
      Meu objetivo: Secar mais 24kg até final de Julho. E começar a definir (vou ter que aprender a amar musculação)
      Não sei se me animo a postar horríveis fotos atuais mas vou tentar tirar na academia hj. Também vou fazer uma nova avaliação física essa semana e posto os resultados. Semana que vem vou fazer uma bateria de exames e posto os resultados.
      Com respeito a dieta, o último endócrino me passou uma bem genérica e sibutramina (que não tomo porque já tenho pouco apetite e ela me da aversão até a água) além de um composto: 5htp 60mg, senne ext seco 150mg, furosemida 10mg, bupropiona 150mg, picolinato de cromo 200mcg, menta 30mg, aloina 60mg, gymnema 180mg, orlistat 60 mg, glucomannan 180mg, sertralina hcl 38mg, ranitidina 100mg.
      Depois posto resumidamente a dieta do endocrino x do nutrólogo e a dieta que adaptei. (calculo no fatsecret)
      Quanto a musculação, o treino ta bem a desejar o que talvez seja parte do meu desanimo. Basicamente AB sendo anterior e posterior a muito tempo. A noite quando chegar posto ambos. Tomo 4.1 de bcaa, 5g glutamina, 2g de vit c, e o purant de cada dia por causa do hipo. Não consigo tomar/comer nenhum pré treino porque me da refluxo, e por incrível que pareça, treino melhor (muito!) pela manhã em jejum, então to pensando em ir as 06.
      Peso atual: 83,8kg   Idade: 30   Altura:  1,58  
×
×
  • Create New...