Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para minimizar o efeito catabólico do alcool.


albmello

Post Destacado

Tenho 37 anos e faço musculação a muitos anos. Como tenho uma vida social muito agitada, praticamente tenho que beber umas cervejas ou doses de uísque ao longo da semana. Mas, outro dia conversando com um professoar da minha academia, ele me falou sobre o efeito "catabolizante" do alcool no organismo. Gostaria de uma orientação de vocês de como eu posso minimizar este efeito. Sei que tenho que me alimentar de pelo menos em 3 em 3 horas, respeitando a reposição de glicogênio no pós treino e, a ingestão de proteínas. Contudo, numa noite em que eu vou sair para algum evento social, o que eu deveria fazer? Levar uns suplementos e intercalar com a ingestão de alcool?

Muito obrigado pela atenção.

Mello

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

na minha opniao a solução é nao beber.

nao existe nenhuma receita mágica para evitar o catabolismo causado pelo alcool, afinal entre o alcool e a proteina o nosso corpo prefere o alcool e nao a proteina, bebendo vc dificulta a assimilação dela :o

um abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, apesar do alcool ser metabolito primario... A ingestao de glicose, ou algum carboidrato de rapida absorcao logo apos ou durante a ingestao do alcool pode ajudar sim a diminuir os efeitos catabolicos... Pois o pico da substancia no sangue ira diminuir, diminuindo tb assim o pico da liberacao do cortisol diretamente, o q em tese, diminuiria os efeitos catabolicos em geral....

Logicamente q isto nao vai resolver nada, ms pode ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou incrementar a pergunta então...

- Eu malho pela manhã, depois tomo os meus suplementos, almoço, lancho, janto e só depois saio para algum evento aonde eu bebo um pouco. Ao chegar, eu como algo e tomo algum suplemento a base de proteína antes de dormir. Pergunta: Após o treino pela manhã, a quantidade de proteína que eu ingiro até a noite ficaria mesmo assim prejudicada pelo alcool depois de tantas horas?

- Eu quando parar de beber depois de um evento noturno, começar a me hidratar com algum isotônico por exemplo, e logo após suplementar com proteínas, não me ajudaria para que eu não perdesse o treino do dia? Ou seja, aquele músculo, ou músculos, trabalhados naquele dia não teriam o seu desenvolvimento e síntese proteica normais, sendo que eu me alimentei adequadamente a maior parte do dia e da tarde, e só à noite, ter tomado algumas doses de alcool?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou incrementar a pergunta então...

Pergunta: Após o treino pela manhã, a quantidade de proteína que eu ingiro até a noite ficaria mesmo assim prejudicada pelo alcool depois de tantas horas?

quote]

É claro que essa proteina nao sera prejudicada. Nunca.

E concerteza existem coisas que podem ajudar a a minimzar seu catabolismo.

Algo básico que acho que deve ser do seu interesse:

- glutamina

- Vitamina C 500mg 2x ao dia (muito importante isso)

- Whey Protein.

Algo necessário é a ingesta de carboidratos rapidos quando estiver ingerindo alcool. E tambem logo apos o treino uma Dextrose com Glutamina no seu shaque seria uma boa.

bons treinos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do alcool nao é só o efeito catabólico que ele vai ter, é, também, que ele se transforma em gordura. Se tu bebe e ingere algum carboidrato depois, vai ser muito dificil pra ti manter um visual definido, sobretudo pq tu não é mais um guri... depois duma certa idade, o cuidado deve ser muito maior. Então, se não dá pra não beber, te mata nos aeróbicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na presença de alcool, (tome-se um periodo de cerca de 8-12 horas apos a ingestao consideravel de alcool - 1-2 doses de whisky ou equivalente), o corpo fica com a capacidade diminuida ou suspensa de gerar glicose a partir de carbos complexos e de quebrar a reserva de glicogenio em glicose... Logo, o unico jeito é ingerir glicose ou dimeros de carbohitrados para manter os niveis glicemicos adequados. Por isso aquela estoria de comer chocolate são resolve muito... No entanto, experimenta tomar 1 ampola de glicose 10 ml - 25% + 1 ampola de 10 ml de NaCl 0,9 + 1 Ampola de Metoclopramida... Nossa, Vc fica prontinho pra correr uma maratona...

Mas o catabolismo muscular é cruel. Já percebeu que os alcoolatras de verdade perdem massa muscular.. E os alcolatras sociais, ingerem gordura demais e ficam barrigudos...É por aí...

A absorção de nutrientes como vitaminas, proteinas, etc fica sim extremamente prejudicada. A absorção de gorduras acaba resistindo por mais tempo, mas mesmo assim, as vitaminas lipossoluveis nao sao adequadamente absorvidas.

Resumo da opera. Bebeu hoje...

Alimente-se de carbos simples, use a vitamina C e na manha seguinte use um polivitaminico. A proteina é descartavel pois o corpo vai deixa-la "passar direto" com absorção precaria.

No fundo, vale mais a pena evitar o alcool Ou se conformar com uma barriginha normal. Não se pode ter o melhor dos dois mundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...