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Para quem entende de Dextrose e Maltodextrina


canadion
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Olá de volta...

Enquanto www.fisiculturismo.com.br ficou offline por uns tempos, eu tomei a oportunidade de dar uma olhada no forum do www.bodybuilding.com e li que a dextrose é melhor que a maltodextrina por ter menos moléculas e, assim, ser absorvida mais rapidamente. É verdade isso? Quem puder responder, por favor... :D

P.S.: Pessoal, não tem nada melhor do que esse forum mesmo...hehe

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Bom, inicialmente, dextrose nada mais é que glicose, um açúcar simples que podemos encontrar em vários alimentos. O Salshishãozinho

está correto em dizer que a absorção dela é mais rápida que a da malto, mas o índice glicêmico (IG) da glicose é muito maior que a da malto (é considerada valor comparativo de 100). Isso porque a liberação de insulina é mais rápida com a glicose, uma vez que ela é liberada mais lentamente na corrente sangüínea.

Eu indicaria a dextrose para durante a atividade física (quando a insulina não é liberada em altas quantidades, devido a alta quantidade de glucagon e similares circulando) e a malto para antes e/ou depois da atividade, como repositor dos estoques de glicogênio (e aumentando mais lentamente a glicemia).

B-jos. :wink:

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A maltodextrina é um carboidrato de rápida absorção e altíssimo IG (maior até que a glicose). Ambos suplementos (dextrose e maltodextrina) devem ser utilizados no pós treino e praticamente com a mesma eficácia...

Para quem quer ter uma idéia da tabela de IG:

https://saude.novartis.com.br/diabetes-tipo2/alimentos-e-seus-indices-glicemicos-e-cargas-glicemicas/

FALOW

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Maltodextrina e um polimero de glicose (cadeia de moleculas de glicose).

Dextrose = glicose.

No entando, ambos tem altissimo indice glicemico. Quando se faz a analise de indice glicemico dos alimentos, a glicose recebe um valor de 100 por ser uma unica molecula e ser utilizada diretamente na glicolise pelo organismo. Depois disto e so comparar a velocidade com que insulina e liberada e/ou velocidade que a glicose entra na corrente sanguinea para cada alimento.

A maltodextrina, apesar de ser um polimero de glicose, tem um indice glicemico pouco maior que 100.

Conclusao: ambas formas de carboidrato devem ser ingeridas logo apos o treino para inibir a continua liberacao de cortisol (hormonio catabolico), liberar insulina (hormonio anabolico) e repor os estoques de glicogenio muscular e hepatico.

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