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Qual o seu BIOTIPO? (com imagem)

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Como prometido, posto aqui as características dos 3 biotipos. O seu biotipo predominante é aquele que prevaleceria caso você não treinasse, e isso é herança genética, não há como mudar. Não se engane, você pode treinar e atingir proporções diferentes, mas se parar com os ferros a tendência é que seu corpo volte ao seu biotipo original.

Usei o termo "predominante" porque é muito difícil, apesar de possível, alguém ser 100% um só tipo. Normalmente somos a combinação de dois deles, com características de ambos. Eu, por exemplo, sou predominantemente ecto, mas tenho algumas características de meso. Assim sendo, sou ecto-mesomorfo.

Quem iniciou esse estudo foi o psicólogo norte-americano Willian Sheldon (1898-1977), ele dedicou sua vida a estudar os tipos físicos. Isso nos diz muito sobre nosso corpo, ajuda a nos conhecer melhor. Um detalhe interessante é que isso pode ser observado em diversos animais também, não só em humanos.

Aí vão:

> ECTOMORFO:
Características básicas:
- Magro, longilíneo
- Altura maior do que o peso, leves
- Baixo percentual de gordura
- Dificuldades em ganhar massa
- Aparência frágil
- Pele fina
- Postura curvada
- Peito plano
- Escápulas aladas
- Ombros estreitos e levemente caídos
- Ossos leves
- Articulações pequenas
- Braços, pernas, dedos e pescoço longos
- Cintura alta (tórax pequeno)
- Cabeça estreita
- Cabelos são finos e crescem rápido

Ectomorfos normalmente são pessoas sensíveis. Podem sentir mais frio do que o normal devido ao baixo percentual de gordura e calor em virtude da grande área corporal em relação a massa. Quando treinam pesado, atingem ótima definição muscular mas com pouca massa. Tem uma constituição física boa para esportes de resistência, demoram para cansar.

Ecto famosos: Brad Pitt, Gisele Bundchen, Fernando Scherer, Lenox Lewis. A grande maioria dos nadadores são ecto, bem como as modelos femininas de passarela, jogadores de basquete e maratonistas.

Animais ecto: Cães de corrida, guepardo, girafa.

> MESOMORFO:
Características básicas:
- Corpo atlético, forma retangular
- Peso e altura equivalentes
- Boa relação massa/altura
- Boa massa muscular
- Boa postura
- Ganham músculos facilmente
- Pele espessa
- Acumulam mais gordura do que ectomorfos
- Ombros largos
- Cumprimento médio de braços e pernas
- Boa estrutura óssea
- Cintura baixa (tórax grande)
- Ossos e músculos da face proeminentes
- Cabeça em forma cúbica
- Cabelos grossos

Mesomorfos tendem a ter ótimos ganhos. Possuem boa definição muscular por natureza e atingem altos níveis de hipertrofia e explosão muscular. É, sem dúvida, o melhor biotipo para marombeiros.

Meso famosos: Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis, Sylvester Stallone, Michael Johnson, fisiculturistas em geral.

Animais meso: Pitbulls, leões, touros.

> ENDOMORFO:
Características básicas:
- Alto percentual de gordura
- Peso maior do que altura, pesados
- Acumulam gordura facilmente, principalmente na região da barriga
- Corpo de aparência redonda
- Dificuldade em perder peso
- Baixa definição muscular
- Musculatura relativamente desenvolvida, escondida pela gordura
- Braços e pernas curtos
- Mãos e pés pequenos em comparação ao corpo
- Pele macia
- Cabelo fino
- Cabeça em forma esférica
- Rosto largo

Endomorfos comem bastante e devem fazer bastante aeróbicos para perder peso e dieta com baixas calorias. Ficam obesos facilmente, mas isso não quer dizer que não atinjam boa hipertrofia, o que ocorre é que a musculatura fica escondida embaixo da camada adiposa.

Endomorfos famosos: Fausto Silva, Jô Soares, George Foreman, Luciano Pavarotti, lutadores de sumô.

Animais endo: Foca, elefante, baleia, vaca.

saude-03-pop.gif

E aí, qual biotipo é o seu?

Espero ter sido útil! smile.png

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Visitante Vit04

Po não sabia dessa do cabelo. Mas acho que tem alguma razão sim.

Sou meso graças a Deus, e tenho o cabelo muito grosso.

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Cabelo??? Pele??? Lenox Lewis, ecto ??? :D

Sim, pele e cabelo também fazem parte do corpo, biotipo não diz respeito somente aos músculos, ossos e percentual de gordura mas sim ao corpo como um todo. A análise de Sheldon sobre os tipos físicos foi profunda vai além disso... Por exemplo, ele descobriu que ectomorfos possuem o intestino mais curto do que os outros. Analisou também a parte psíquica, mas isso não vem ao caso agora.

Sim, Lennox Lewis é ecto, embora apresente algumas características de meso. Tem 1.94m de altura e 2.14m de envergadura, braços desproporcionalmente compridos. Observe o corpo dele e verá que suas pernas e braços são bastante compridos e sua cintura alta. Isso não te diz nada?

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BOMMM TOPICO.. DEVIAM PENDURAR ESSE TOPICO!

:D graças a deus eu sou "mesomorfo" :D

muito bom topico!

.. e obs: tenho cabelo grosso, tenho ombro largo, tenho forma retangular, e tenho acumulo de gordura um pouco maior q a maioria dos meus amigos ( tudo tem 11% e eu tenho 14% ), e tb tenho a pele mais grossa do q eles, mesmo quando eu era magro ( mesmo assim tinha 12% de gordura, e não era trincadasso, e sim trincado ).

..

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Caraca, eu tenho algumas caracteristicas do ectomorfo outras do mesoformo, mas sou bem mais mesoformo.

Isso deve ter alguma influencia pela genetica, pois minha mãe tem caracteristicas ectomorfo e meu pai caracteristicas mesomorfo, ou será que todo sexo feminino tem que ser especificamente ecto??? pq eu nunca vi mulher com caracteristicas meso... :D ou será que seriam as conhecidas gostosas?? bom, semana que vem eu vou postar umas fotos minhas aki, ai a gente discute qq eu sou.. (meso, ecto).

bjus 8)

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Ae fiquei feliz agora....... :D

Sou quase full endomorfo, poucas características meso, nenhuma ecto.. :D

Em dietas de baixíssima caloria, não perco nada de massa, por isso posso me dedicar bastante à definição, pois se eu perder massa, perco pouca, e não dá tempo de acumular gordura novamente e a hipertrofia vem + rápido.

O negócio é tamanho..... 8)8)8)

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Ae fiquei feliz agora....... :D

Sou quase full endomorfo, poucas características meso, nenhuma ecto.. :D

Em dietas de baixíssima caloria, não perco nada de massa, por isso posso me dedicar bastante à definição, pois se eu perder massa, perco pouca, e não dá tempo de acumular gordura novamente e a hipertrofia vem + rápido.

O negócio é tamanho..... 8)8)8)

eu nao , por exemplo agora , to perdendo 5kg a cada 15 dias e nao to perdendo quase nada de massa , isso q minha dieta tah mt foda 1,500 calorias +/- , e tenho mta facilidade de ganha massa.. mais dependendo doq eu como acumula uma gordura na barriga , ou seja , nao sei oq sou :)

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graças a Deus eu nasci assim...

meu pai é ecto e minha mãe eu não sei oq é ...

mas ela deve ser meso .. pq eu nasci assim...

eu ganho musculo com mta facilidade , mais q o normal ...

vlw ae pelo tópico , ÓTIMO topico , vc tá de parabens

flw !!!!

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DEVO SER ENTRE ECTO E MESO...

CABELO +OU-... TÓRAX+O-...CINTURA ALTA,

OMBROS MEIO CAÍDOS E BEM FORTES...

PERNAS FORTES E GROSSAS SEM MALHAR.

DEFINIÇÃO MODERADA , MAS BOA.

GORDURA CONCENTRADA MAIS NOS MEMBROS INFERIORES

DA CINTURA PRA CIMA QUASE NAO TEM!

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    • Por cupertino
      TREINAMENTO ECTOMORFO

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      Inclua bastante movimentos de potência para um programa que desenvolva massa muscular máxima. Seu programa deve estar voltado para o peso pesado e repetições baixas (na faixa de 6 a 8 repetições após aquecimento adequado).
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      Lembre-se: você está tentando transformar a energia do alimento em massa, portanto, tenha o cuidado de não queimar muita energia com quantidades excessivas de outras atividades, tais como aeróbica, corrida, natação e outros esportes. Um pouco de exercícios cardiovasculares é agradável e necessário para uma boa saúde, mas qualquer pessoa que despenda horas por dia gastando grandes quantidades de energia fora da academia terá muito mais trabalho para desenvolver músculo quando estiver na academia.

      TREINAMENTO MESOMORFO

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      TREINAMENTO ENDOMORFO

      Geralmente, o endomorfo não terá muita dificuldade para desenvolver músculo, mas deverá preocupar-se em perder peso de gordura e também ter muito cuidado com a dieta para não recuperar esse peso. Portanto, para o endomorfo faço as seguintes recomendações:

      Uma proporção maior de treinamento de séries e repetições altas (não inferiores à faixa de 10 a 12 repetições), com períodos de descanso muito curtos, de forma a eliminar o máximo de gordura possível. É uma boa idéia realizar algumas séries extras de alguns exercícios adicionais enquanto estiver tentando emagrecer.
      Exercícios aeróbicos adicionais tais como andar de bicicleta, correr ou outras atividades que consumam energia. Treinar na academia queima calorias, mas não tanto quanto exercícios cardiovasculares realizados continuamente por 30 a 45 minutos ou mais por vez.
      Uma dieta baixa em calorias que contenha o equilíbrio nutricional necessário. Não zere nada, mas ingira a quantidade mínima de proteína, carboidratos e gorduras com suplementos vitamínicos e minerais para garantir que o corpo não esteja sendo privado de qualquer nutriente essencial.

      FONTE: TREINO ORG.
    • Por hhatual
      Tenho 1,75 de altura e estou pesando 78 Kg.
      Quero ganhar massa em todo o corpo e força.

      Pela foto aparento ter qual biotipo? Ou qual se sobressai?
      Ecto, meso ou endo? Gostaria que me dissessem comentando sobre o meu corpo.

      eu acho que sou um pouco ecto.


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