Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treinamento para impulsao.


Birigui

Post Destacado

Ola pessoal.

Tipo, fasso basquete a 2 anos, tenho 14 anos de idade, queria saber algum exercicio bom para aumentar minha impulsao no pulo, e que tambem nao prejudiquem a mim, tipo causando desgastes no juelho essas coisas.

Valeu pessoal, espero uma ajuda, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Bem cara tive a mesma dúvida q vc a algum tempo atrás e a postei aki tb... me indicaram exercícios pliométricos ( pra saber legar oq são pesquise num cade? ou yahho da vida q aparecem mts páginas sobre)...

realmente são mt efetivos, muitos desses exercícios são usados por jogadores d volei...

tipo outro dia vi uma matéria com o Nalbert e ele tava fzndo um exercício bem simples pra recuperar sua impulsão, e estava fzndo saltos para subir em um banco, com pés paralelos e parado de frente para o banco ( aproximadamente uns 50cm axo q era a altura desse banco)...

bem espero ter t ajudado guerreiro.... c alguém puder acrescentar + ae será q bom proveito pra mim tb! =)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O idealizador desse método foi o Professor Doutor Yury Verkhoshanski, uma das maiores autoridades mundiais em treinamento desportivo. Chamado por ele de método de choque, a pliometria surgiu no final dos anos 50 e rapidamente começou a ser difundida por todo mundo, uma vez que ótimos resultados haviam sido obtidos por Verkhoshanski, que na ocasião era o principal treinador de Moscou e da sociedade estudantil de atletismo russa.

De acordo com Verkhoshanski, o método de choque (pliometria) é destinado ao desenvolvimento da força rápida e da capacidade reativa do aparelho neuromuscular (VERKHOSHANSKI, 1998). O treinamento consiste em aprimorar a capacidade de realizar a reversão da fase excêntrica para a fase concêntrica o mais rápido possível, possibilitando que os músculos aproveitem o potencial de tensão elástica da fase excêntrica e a somem à energia cinética da ação concêntrica, resultando em um aumento da capacidade de gerar força total. Em outras palavras, esse trabalho é caracterizado pelo estiramento rápido dos músculos colocados previamente em tensão, que desenvolvem um esforço potente e explosivo nesse momento. Existem várias formas de treinamento pliométrico, e o simples fato de saltar barreiras ou mesmo pular cordas pode ser considerado como pliometria. Entretanto os métodos mais conhecidos e eficientes são os saltos profundos e saltos com barra. O salto profundo consiste em cair de um banco ou plinto e saltar imediatamente, pode ser utilizado com o peso do próprio corpo e variando a altura do plinto, ou também com coletes para aumentar a carga. Salto com barra consiste em realizar saltos rápidos e consecutivos com uma barra nas costas.

Diversos estudos tem demonstrado a eficiência da pliometria na performance dos saltos (MATAVULIJ et al, 2001; MCLAUGHLIN, 2001; NEWTON et al, 1999), com aumentos significativos na capacidade de salto em altura de até 10,2cm em indivíduos não treinados (FLECK & KRAEMER, 1999). Outros benefícios também podem ser obtidos com a implementação desse método de treinamento. MASAMOTO e colaboradores, em 2003, fizeram um estudo onde comprovaram que a realização de saltos profundos antes do teste de 1RM aumentava significativamente a performance do agachamento em indivíduos treinados, demonstrando que o pliometria ajuda em esportes como halterofilismo. Outro efeito positivo da pliometria pode ser relacionado ao retardo do início da fadiga muscular durante saltos consecutivos (MCLAUGHLIN, 2001) e também na melhora da economia da corrida em corredores de longa distância (TURNER et al, 2003).

Treinos pliométricos também podem ser utilizados na prevenção de lesões. Um estudo realizado em 1996 demonstrou efeitos significativos na estabilização dos joelhos e prevenção de lesões em atletas do sexo feminino. Segundo os autores um programa de treinamento pliométrico diminui o pico de impacto no momento da aterrisagem em até 22%, graças ao aprimoramento e controle neuromuscular decorrentes dos treinos de saltos (HEWETT et al, 1996). Outro estudo demonstrou que o ligamento cruzado anterior pode ser melhor "protegido" por atletas de futebol que realizam treinos pliométricos. A explicação disso deve-se ao fato da pliometria desenvolver a velocidade de resposta do aparelho neuromuscular, possibilitando assim que os atletas realizem manobras rápidas e inesperadas com menor grau de risco ( DIALLO et al, 2001). O treino pliométrico realizado por um longo período de tempo também ajuda no aumento da massa óssea (WITZKE et al, 2000) prevenindo assim a osteoporose.

A pliometria é uma arma poderosa para desenvolver a potência muscular e pode ser engajada em qualquer modalidade que necessite de velocidade, força, explosão, saltos etc. Porém é importante salientar que existe o risco de lesões, e geralmente elas ocorrem pela falta de preparação muscular do desportista, volume de treinamento exagerado e uso de alturas de plintos incorretas ou mesmo pavimento e área de aterrisagem impróprios. Um estudo aprofundado do tema é necessário para poder prescrever de forma segura e eficiente um treinamento pliométrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo mais esses exercicios mesmo nao usando um bom tenis q amortece ira prejudicar meus juelhos mesmo assim, isso q eh o duro de fazer esses exercicios, nao tem jeito mesmo de evitar esses desgastes no juelho ???

Ou tipo existe palmilhas de tenis q vc compra separado q amortece bem, tem tb tipo esses colchonetes q vc pode pular em cima, mais ai, atrapalha nos exercicios ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...