Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Movimento excêntrico = micro lesões! Por Quê?


Johnn

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Membros mais ativos neste tópico

Todo mundo sabe que é na fase excêntrica do exercício que ocorre maior número de micro lesões, mas minha pergunta é o seguinte: Como isso ocorre? e pq ocorre com maior intensidade nessa afse?

bem, acho que:

na fase excentrica, vc esta alongando o musculo, fazendo de forma devagar ( negativa, negativa acentuada ou uma cadencia mais forte na negativa) vc passa a submeter seus musculos a uma pressaõ muito grande

podendo surgir dai não só micro como grandes lesoes (como eu tive no ombro)!

vc quando começa a malhar (no inicio da rotina), vc esta forte, podendo aguentar grandes cargas e são nestas etapas que as lesoes ocorrem, ja no final, os riscos diminuem em muito, or isso que é interessante vc começar de forma piramide, assim vc vai aquecendo aos poucos seus musculos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, acho que:

na fase excentrica, vc esta alongando o musculo, fazendo de forma devagar ( negativa, negativa acentuada ou uma cadencia mais forte na negativa) vc passa a submeter seus musculos a uma pressaõ muito grande

podendo surgir dai não só micro como grandes lesoes (como eu tive no ombro)!

vc quando começa a malhar (no inicio da rotina), vc esta forte, podendo aguentar grandes cargas e são nestas etapas que as lesoes ocorrem, ja no final, os riscos diminuem em muito, or isso que é interessante vc começar de forma piramide, assim vc vai aquecendo aos poucos seus musculos

Flavio, eu sempre malhei usando negativa de, no mínimo 3 segundos, e nunca tive lesão por isso. De repente isso aconteceu com vc pq vc não fez um bom aquecimento, já foi jogando peso e usando uma boa cadência no exercício, ou outro exercício causou essa lesão... pode ser até um overtraninng.....

Vc falou que no início do treino, por aguentar mais carga, a pessoa está sujeita a lesão, mas se antes for feito um bom aquecimento, ainda mais nesse frio, será bastante benéfico! Eu procuro, no treino de peito por exemplo, fazer peck deck com a carga baixíssima, só pra dá uma esquentada no músculo, até mesmo no supino, com 40% da carga....

Flavio, valeu aí pela força, mas ainda estou com a dúvida de como são caudas essas micro lesões, se alguém puder dá uma forcinha aí tb..... falow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo sabe que é na fase excêntrica do exercício que ocorre maior número de micro lesões, mas minha pergunta é o seguinte: Como isso ocorre? e pq ocorre com maior intensidade nessa afse?

Johnn,

As microlesões ocorrem em função do deslizamento das pontes cruzadas

da miosina sobre os filamentos finos de actina. Durante a fase excêntrica essas microlesões ocorrem em maior intensidade porque a tensão sobre o sarcômero durante essa fase é maior que durante a fase concêntrica.

Isso porque na fase excêntrica, além da tensão proveniente da contração muscular para segurar o peso, ocorre também a tensão proveniente do alongamento do músculo pela ação dos elementos elásticos do sarcômero. Assim, a soma dessas duas tensões superam a tensão gerada

na fase concêntrica apenas pelos elementos contráteis do sarcômero. E quanto maior a tensão sobre as fibras durante o deslizamento das pontes cruzadas, maior serão as microlesões sobre as mesmas.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...