Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tríceps ou bíceps antes?


Bodu

Post Destacado

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Meu jovem, o certo é não malhar 2 músculos encontrados no mesmo grupo muscular por dia, ou seja, seria mais cabível você malhar Costas e tríceps (ou bíceps) em um dia, n'outro vc malharia peito e bíceps (ou tríceps), Já trapézio e ombros seriam melhores que fossem trabalhados junto ao peito.

Nunca bíceps e tríceps, minha irmã é formada em Ed. Física e dá aulas de musculação, sempre me avisa sobre tal. Malho há 6 anos nesse estilo. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca bíceps e tríceps, minha irmã é formada em Ed. Física e dá aulas de musculação, sempre me avisa sobre tal. Malho há 6 anos nesse estilo. Espero ter ajudado.

As sessoes de treino podem ser elaboradas de forma localizada por articulacao, que pode ser de modo completa ou agonista/antagonista.

Alias as sessoes de treino podem ser elaboradas de qualquer jeito. Mania que voces tem de ficar botando regras na musculacao!!! :evil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu jovem, o certo é não malhar 2 músculos encontrados no mesmo grupo muscular por dia, ou seja, seria mais cabível você malhar Costas e tríceps (ou bíceps) em um dia, n'outro vc malharia peito e bíceps (ou tríceps), Já trapézio e ombros seriam melhores que fossem trabalhados junto ao peito.

Nunca bíceps e tríceps, minha irmã é formada em Ed. Física e dá aulas de musculação, sempre me avisa sobre tal. Malho há 6 anos nesse estilo. Espero ter ajudado.

Poderia nos responder o motivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, minha irmã que é formada em EFI ñ eu.

Pelo que saiba, trabalhando dois musculos no mesmo agrupamento muscular o rendimento cai e tais músculos se "cansam" ou "estressam" com maior rapidez. Não sou expert no assunto, perguntarei a ela para maiores explicações mas, como dito, trabalhando um agonista e um antagonista no mesmo agrupamento o efeito de ambos é contrario e estressante.

Eu melho grupos diferentes e os efeitos são bons além de não cansar com facilidade, dando um intervalo máximo de 1 min para as repetições e séries.

Creio que vocês devem concordar, não ?

Caso esteja errado, meus pêsames. Não estou aqui para colocar regras, mas sim discutir um assunto que muito me interessa, caso seja melhor malhar bíceps e tri no mesmo dia e comprovarem isso, é claro que malharei, mas não malharei de acordo com meu saco sendo que pode ser prejudicial, se eu seguisse meu "saco" transaria sem camisinha todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por via de dúvidas, resolvi pesquisar sobre tal antes de tirar conclusões precipitadas como estava tirando, aí vai um artigo que aborda vários tipos de séries para musculação e, como percebe-se, qualquer tipo de treinamento pode ser realizado, mas o desgaste quando trabalhado 1 grupamento muscular é maior.

Abraços

Musculação: princípios de Joe Weider

Luciano Meireles de Pontes *

Se fossemos eleger um pai para a musculação, certamente seria o norte-americano Joe Weider. Criticado por muitos do mundo da ciência, Weider foi o organizador dos principais métodos de treinamento com pesos, principalmente através de suas revistas Muscle & Fitness e Flex...

Desde o início dos anos 40, Weider, além de publicar bons artigos e fotos sobre a musculação avançada, também organizou os principais métodos de treinamento, registrando e dando nomenclatura aos sistemas que eram utilizados pelas grandes estrelas do fisiculturismo da época. Por exemplo, Larry Scott, não chamou sua técnica de rosca "scott" (ao utilizar um banco de orador para fazer rosca) e Sipes não percebeu que estava utilizando o método de carga regressiva. Mas, graças a observação de Joe Weider, todos tiveram acesso a essas valiosas técnicas de treinamento.

Os princípios de treinamento de Weider são uma coleção das melhores técnicas do treinamento avançado já criadas. Mesmo sendo uma didática baseada no empírico, e com pouca base científica, hoje esses princípios são utilizados e preconizados por milhares de treinadores e praticantes de musculação por todo o mundo, principalmente aqueles geneticamente privilegiados que buscam performance atlética de alto nível. Assim, podemos afirmar que a indústria do fisiculturismo tem seu alicerce nos princípios de Joe Weider.

Princípios de Joe Weider:

1. Treinamento Progressivo: refere-se a adição de cargas progressivas, ou seja, para que o músculo se torne maior e mais potente, é necessário adicionar mais carga periodicamente, bem como aumentar o número de séries e de sessões de treino e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de repouso entre as séries.

2. Treinamento em série: este princípio preconiza a realização de 3 a 4 séries para cada exercício a fim de chegar à completa exaustão de cada grupo muscular e obter assim máxima hipertrofia.

3. Treinamento isolado: um músculo pode trabalhar relativamente isolado ou auxiliado por outros músculos. Cada músculo colabora de alguma forma para o movimento, funcionando como estabilizador, com agonista ou sinergista. Para desenvolver um músculo ao máximo é necessário isolá-lo da ação destes músculos auxiliares. Isto se consegue por meio da mudança de posições anatômicas.

4. Confusão muscular: este princípio evita que o músculo se adapte a um determinado tipo de exercício ou a uma rotina específica de treinamento. Os músculos nunca devem se acomodar, pois para crescer, necessitam estar continuamente em estresse. Para isto varia-se constantemente o exercício, série, repetições, ângulos de pressão, de forma que não se dê oportunidade para que o músculo de acomode.

5. Treinamento prioritário: preconiza o treinamento dos pontos corporais mais fracos em primeiro lugar quando a energia corporal é maior. O músculo se desenvolve com um certo grau de intensidade de treinamento e esta intensidade só é atingida quando a energia está em alto grau.

6. Treinamento em pirâmide: o objetivo deste princípio é aquecer o músculo progressivamente antes de utilizar a carga máxima para um determinado exercício e assim evitar riscos de ruptura de tecido mole.

7. Treinamento dividido: Segundo Weider, após um período de adaptação de 3 meses realizando um treino básico, três vezes por semana, pode ser que o indivíduo queira aumentar a intensidade de treinamento. Para isso é proconizado a divisão do treino em duas partes, sendo que na primeira, treina-se a parte superior do corpo utilizando-se aproximadamente 8 exercícios, e na Segunda, treina-se a parte inferior com a realização de 6-8 exercícios.

8. Treinamento por fluxo: segundo este princípio, para obter ótimo crescimento é necessário haver suficiente irrigação sangüinea permanente em um determinado músculo. Para conseguir isto, treina-se de 3 ou 4 exercícios para um mesmo músculo em seqüência, sem realizar nenhum outro exercício para outro grupo muscular entre estes exercícios específicos. Desta forma, todo o fluxo sangüíneo é direcionado para uma região específica.

9. Super-série: este é um princípio bastante comentado que preconiza agrupar dois exercícios para grupos musculares opostos e realizá-los alternadamente, como é o caso do bíceps e do tríceps.

10. Série combinada: neste princípio dois exercícios diferentes para um mesmo músculo são executados um após o outro sem intervalo. O objetivo deste princípio é utilizar todo o potencial do músculo treinado em angulações diferentes para atingir o maior número possível de fibras musculares.

11. Treinamento em ciclo: durante uma parte do treino anual, deve-se desenvolver rotinas para desenvolver massa e força muscular. Durante outra parte do ano, deve-se desenvolver rotinas com menos pesos e mais repetições e pouco repouso entre as séries. Desta forma, evitam-se lesões musculares enquanto se obtém desenvolvimento progressivo.

12. Isotensão: Consiste em tensionar um músculo e mantê-lo em tensão máxima por 3-6 segundos. A tensão isométrica deve ser realizada 3 vezes. Este tensionamento melhora o controle neuromuscular e auxilia a obter definição e pico muscular.

13. Repetição forçada: Ocorre quando um companheiro de treino ajuda a execução de mais algumas repetições após você ter atingido o seu ponto máximo do esgotamento muscular para o determinado exercício, queremos dizer, quando seria impossível realizar mais uma repetição em boa forma.

14. Drop set: neste princípio uma série é realizada até o esgotamento total, quando então o peso é diminuído(aproximadamente em 40%); a série é então imediatamente continuada até novamente obter o esgotamento total. Normalmente, esta diminuição de peso só é realizada uma vez, mais uma tripla ou quadrupla diminuição eventualmente é utilizada.

15. Pré-exaustão: quando se treina um grupo muscular começando-se com um exercício básico, como o supino para o peitoral, um músculo menor envolvido no movimento, como o tríceps, no caso, normalmente irá se esgotar antes do que o peitoral, de forma que o músculo alvo não poderá treinar em toda a sua capacidade. Para evitar isso, primeiro se utiliza um exercício que tenha como objetivo atingir o músculo alvo diretamente, sem que se utilize significativamente nenhum outro músculo menor. Desta forma você estará exaurindo o músculo alvo, quando passar para o exercício básico, o músculo alvo não será prejudicado pelo músculo menor, pois aquele já estará "fatigado".

16. Série negativa: neste princípio o companheiro de treino auxilia toda a fase positiva do movimento após você ter alcançado o esgotamento total.

Referências bibliográficas

1) GUIMARÃES NETO, W. M. Musculação: Anabolismo total: nutrição, treinamento, uso de esteróides anabólicos e outro ergogênicos. 5. Ed. Guarulhos: Phorte, 2002.

2) GUIMARÃES NETO, W. M. Musculação total: técnicas de execução dos exercícios. Vol. 1. Guarulhos: Phorte, 1999.

Nota: * Professor de Educação Física e Pós-graduando em preparação física pela Universidade Gama Filho

Para citar este artigo como referência:

PONTES, Luciano Meireles de. Musculação: princípios de Joe Weider. Revista Virtual EFArtigos, Natal, v. 1, n. 17, fev. 2004.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom



×
×
  • Criar novo...