Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o percentual de gordura (BF)?


Post Destacado

1 - Multiplique a massa corporal total em libras (1 libra = 0,434 Kg) por 1.082 e somar 94.42.

2 - Multiplicar o perímetro da cintura em polegadas e pela altura do umbigo (1 polegada = 2,53 cm) por 4,15 e subtrair o produto do número obtido no item 1. Essa é a sua massa muscular magra (M) ou massa livre de gordura.

3 - Para obter a percentagem de gordura corporal, subtrair a massa muscular magra (obtida no item 2) da massa corporal total, multiplicar esse número por 100 e dividir o produto pela massa corporal total.

Exemplo: o atleta pesa 92 Kg = 212 libras

a cintura mede 86 cm = 34 polegadas

1 - 1.082*212+94.42 = 323,80

2 - 4.15*34 = 141,10

323.80-141.10 = 182,70 ►esta é a massa muscular magra ( em libras )

3 - 212-182,70*100 = 2930 ► 2930 : 212 = 13,82% ► esta é a percentagem de gordura corporal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Madrugão suplementos

Não jogue dinheiro fora

Compre suplementos bem mais baratos com o cupom de desconto do FISIculturismo.com.br

Clique aqui para obter seu cupom

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Membros mais ativos neste tópico

Para avaliar a composicao corporal existem 3 metodos:

Direto: Dissecação

Indireto: Densitometria, Dexa, Ultra Som, etc.

Duplamente Indiretos: Antropometria

Para cada metodo aumenta a possibilidade de erro de cerca de 5%.

Nao sei de onde voce tirou esses calculos malucos, mesmo se eles estiverem corretos, sera um resultado quem nem podemos chama-lo de aproximado. A melhor maneira de avaliar a composicao corporal ainda eh a antropometria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz avaliação física na semana passada e deu 5,5% de gordura por esse cálculo deu 5,39%!

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Isso mesmo, agora eu pergunto:

Alguem ainda acha que essa formula funcionaria pra um fisiculturista?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Tenho 1,77 e 80kg!! Quando fiz a avliação nem eu acreditei q tava com percentul tão baixo pois o único aeróbico q faço são 7 minutos pra ir e mais 5 minutos pra voltar da faculdade de bike!! E quanto a antropometria, isso é quela parda q mede a gordura com akele aparelho tipo uma pinça??

Valew galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta 100% gratuita!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora




×
×
  • Criar novo...