Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
CarinhaQuerendoCresce

Como calcular o percentual de gordura (BF)?

Avalie este tópico:

Post Destacado

1 - Multiplique a massa corporal total em libras (1 libra = 0,434 Kg) por 1.082 e somar 94.42.

2 - Multiplicar o perímetro da cintura em polegadas e pela altura do umbigo (1 polegada = 2,53 cm) por 4,15 e subtrair o produto do número obtido no item 1. Essa é a sua massa muscular magra (M) ou massa livre de gordura.

3 - Para obter a percentagem de gordura corporal, subtrair a massa muscular magra (obtida no item 2) da massa corporal total, multiplicar esse número por 100 e dividir o produto pela massa corporal total.

Exemplo: o atleta pesa 92 Kg = 212 libras

a cintura mede 86 cm = 34 polegadas

1 - 1.082*212+94.42 = 323,80

2 - 4.15*34 = 141,10

323.80-141.10 = 182,70 ►esta é a massa muscular magra ( em libras )

3 - 212-182,70*100 = 2930 ► 2930 : 212 = 13,82% ► esta é a percentagem de gordura corporal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para avaliar a composicao corporal existem 3 metodos:

Direto: Dissecação

Indireto: Densitometria, Dexa, Ultra Som, etc.

Duplamente Indiretos: Antropometria

Para cada metodo aumenta a possibilidade de erro de cerca de 5%.

Nao sei de onde voce tirou esses calculos malucos, mesmo se eles estiverem corretos, sera um resultado quem nem podemos chama-lo de aproximado. A melhor maneira de avaliar a composicao corporal ainda eh a antropometria.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Fiz avaliação física na semana passada e deu 5,5% de gordura por esse cálculo deu 5,39%!

Valew

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz avaliação física na semana passada e deu 5,5% de gordura por esse cálculo deu 5,39%!

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Compartilhar este post

Link para o post
Sinceramente, acho totalmente furado essas fórmulas que estimam

a massa magra e o % de gordura baseados na massa corporal e no perímetro da cintura. A antropometria que é a forma mais barata e comum de se avaliar o % de gordura corporal, como disse o Hunt, é duplamente indireta, pois além da margem de erro do equipamento e da leitura do mesmo, existe a margem de erro da equação utilizada a partir das medidas das dobras cutâneas, e se o aparelho e o avaliador que fizer a 2ª avaliação não forem os mesmos da 1ª, pode ter certeza que a margem de erro provavelmente será ainda maior.

Isso mesmo, agora eu pergunto:

Alguem ainda acha que essa formula funcionaria pra um fisiculturista?

Compartilhar este post

Link para o post
aquelas balanças q medem %bf medem errado tb neh?

Eu acho que nao, porque eh por um metodo que seria o mais correto (eletrico, mede a resposta da corrente que passa no seu corpo).

ACHO

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante ToM CRuiSe

num é mais pratico e seguro fazer o exame em um Lab? hehe

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quando se usa uma equacao para medir o percentual de gordura eh necessario que se saiba a amostragem para saber a qual grupo ela esta direcionada. Pode ser que voce tenha se encaixado nesse perfil, por exemplo: atletas de natacao de 15 a 21 anos, do sexo masculino, etc etc.

Contudo, seria prudente examinar antes a procedencia dessa equacao.

Agora, soh por curiosidade: 5,5% de gordura? Qual sua estatura e peso?

Tenho 1,77 e 80kg!! Quando fiz a avliação nem eu acreditei q tava com percentul tão baixo pois o único aeróbico q faço são 7 minutos pra ir e mais 5 minutos pra voltar da faculdade de bike!! E quanto a antropometria, isso é quela parda q mede a gordura com akele aparelho tipo uma pinça??

Valew galera

Compartilhar este post

Link para o post
E quanto a antropometria, isso é quela parda q mede a gordura com akele aparelho tipo uma pinça??

Valew galera

Antropometria eh o estudo das medidas do corpo humano.

E esse aparelho tipo uma pinça a que voce se referiu eh o plicômetro.

Falaram aih tambem da bioimpedancia, que usa uma corrente eletrica pra medir o % de gordura. Mas tambem nao eh muito confiavel.

Compartilhar este post

Link para o post

a bioimpedancia é mais confiavel do que a antropometria??

qual o aparelho de bioimpedancia mais confiavel, aquele que é uma balança (a corrente passa pelas pernas) ou aquele que vc segura na mão (a corrente passa pelo tronco)?

ex:

http://www.submarino.com.br/beautyhealt ... ST=BF18835

ou

http://www.submarino.com.br/beautyhealt ... ST=BF22850

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma conta em nossa comunidade! É rápido, fácil e grátis!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

• Conteúdo Similar

• Por gdamasceno
      Bom dia pessoal,
      Anteriormente postei um tópico sobre um ciclo que eu gostaria de fazer, fui alertado pela galera mais experiente aqui no fórum para eu não fazer no momento pois meu bf% estava muito alto etc... estou seguindo minha dieta de 2426 kcal diárias usando o app MyFitnessPal porém, gostaria de uma ajuda para tirar melhor proveito e conseguir maximizar ainda mais os resultados. Abaixo vou mostrar como é minha alimentação diária de segunda a segunda.

Café da manhã:
      2 bananas prata
      2 fatias de pão de forma integral com pastinha de frango c/milho

Lanche da manhã:
      2 bananas ou 1 maçã 
      2 torradas integral 

Almoço: Pode variar o cardápio aqui na empresa que trabalho.. mas é basicamente assim:
      2 ovos fritos ou bife boi acebolado ou frango grelhado ambos 2 pedaços médios
      2 colheres de sopa de arroz branco
      tomate, alface, beterraba, cenoura, batata doce a vontade..

Lanche da tarde:
      2 bananas ou 1 maçã
      2 torradas integral

Jantar/Pré treino:
      3 pedaços grandes de frango grelhado apenas na água
      2 pedaços grandes de batata doce
      2 ou 3 ovos cozidos

Lanche pós treino:
      2 fatias de pão integral com pastinha de frango c/milho
      3 bananas com aveia em flocos

Vou anotando tudo no app MyFitnessPal conforme vou fazer a refeição, aceito críticas e conselhos para melhorar isso.. consegui baixar meu bf%23 para %20.1 em 3 semanas seguindo firme nessa dieta e com treino pesado e fazendo hit 3x por semana 15 min a 10km/h na esteira. Estou com uma personal nova, ela fez uma nova série pra mim ABC bem forte com exercícios rest-pause e drop-set, vou pegar a série na academia hoje e postar o treino completo para vocês. Hoje vou fazer avaliação para ver como estão as medidas e o bf% atual e posto aqui também quando tiver em mãos.

Meu projeto e chegar em uma %bf boa para poder iniciar um ciclo de durateston futuramente, já tenho 10ml comprados junto ao stanozol 100 comprimidos que estão guardados.
      Vou tirar algumas fotos para pode acompanhar junto com vocês o progresso e posto aqui já já!!

Estou muito empolgado com esse projeto, espero que possam me ajudar!!!
    • Por Jaque123
      Por favor, alguém encontre o erro, não consigo baixar meu BF!
      Treino 5x por semana + aeróbico 4x por semana, (em jejum ou em pós treino) sigo dieta, e estou totalmente estagnada no peso, não consigo diminuir nada! Não sei o que posso estar fazendo de errado..
      Tenho 1.70 -  Peso: 75 kg -
      Ja fiz uso do clembuterol e muitos outros termos, antes me ajudou um pouco, dessa vez estou usando o clemb novamente ( conforme todas orientações de como usá-lo, a primeira vez de usei tive resultados excelentes!) dessa vez não tenho visto resultados. Não uso suplementação, só alimentação, a unica coisa que utilizo é o Whey no pós-treino. Tenho certa facilidade em ganho de massa, porém muita dificuldade em perder gordura, então fico sempre no limite... não vou nem pra frente, nem pra trás.. 
      Estava pensando em recorrer ao oxandrolona, pra me dar um UP.. estou desanimada com a situação... Agradeço muito se alguém puder ajudar!
      Prévia da dieta:
      Manha 07:00
      2 col. sopa tapioca + 3 claras - 1 gema c/ recheio, geléia sem acucar, ou banana.. afins.
      1 xicara de café com leite ( pouco leite);
      meio da manha 10:00
      Mix de castanhas ( varia entre castanhas(4) ou castanho de caju) ameixa, ou damasco.) OU 1 fruta.
      2 claras - 1 gema
      meio dia 12:00
      Salada á vontade ( evitando beterraba, cenoura por conta do açucar);
      1 Salada crua e 1 refogada
      Carne ou frango grelhado;
      tarde 15:00
      iorgut 0% gordura + 2 col. sopa granola c/ chia;
      2 claras;
      TREINO - 
      pré treino 18:30
      - 1 Porção pequena de carboidrato ( batata doce ou arroz integral);
      Porção de carna ou frango magros;
      21:00 Whey -
       21:40 pós treino - 40minutos depois refeição
      1 Proteina 
      As vezes + 1 fruta + gelatina sem acuçar;
      OBS: BEBO MUITAAAAAAAAAA AGUA! 
      GENTE O QUE MAIS DEVO FAZER? 

• Por danthegomes
      Ai galera, eu sei que ja tinha um post desses aki, mas, não consegui achar... por isso estou postando

Eu queria saber quais sao os metodos para medir %bf e qual o mais confiavel..

valew.. abraços
    • Por Gabriel CBX
      Então pessoal, eu fiz a avaliação física na academia semana passada, e eu estou com 69.6Kg de Massa Magra e 8.4Kg de Gordura (BF de 10.8%), porém meu abdômen não aparece nesse BF que é baixo, eu treino a 6 meses, porém não acho que sou magro e nem gordo mas tenho essa barriga chata, eu gostaria de perder ou abaixar um pouco a gordura para começar uma fase de ganho. O que vcs acham que seria a causa do ABS não aparecer?

• Por Vinicius Idelfonso Tonioli
      Um erro grotesco cada vez mais crescente e alarmante ao se medir resultados ou traçar metas é tomar por base os quilos que você ve na balança.
      A balança está longe de ser o melhor parâmetro para medições de resultados. Quer um exemplo simples? Jay Cutler, um dos maiores fisiculturistas do mundo pesa cerca de 125kg em competição, e isso com apenas cerca de 4 , 5% de gordura corporal. Enquanto isso, um senhor obeso qualquer no mundo, tem o mesmo peso que Jay Cutler, porém com mais de 30% de gordura corporal.
      O espelho não mente, a balança sim. De que adianta voce se enganar feliz por ter perdido 10 kg, se estes foram de massa muscular e na frente do espelho você ainda tem uma aparencia flácida e gorda?
      Ou de que adianta voce se vangloriar por ter ganhado 10kg se estes foram de pura banha?
      Acompanhe sempre a relação de seu IMC com seu BF, e trace metas reais, em cima disso, e tome cuidado com a empolgação da balança, pois ela passa na verdade uma falsa informação do que a realidade mostra.
      Bons treinos!
  • Criar novo...